link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Pesticidas e desenvolvimento infantil

Departamento: não informado

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA E MEIO AMBIENTE

Linha: ENSINO

Grupo: SUBSTÃNCIAS QUÍMICAS: IMPACTO SOBRE A SAÚDE HUMANA E O AMBIENTE

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
O objetivo do projeto principal refere-se a um estudo longitudinal de desenvolvimento de população infanto juvenil em área rural, abordando-se três aspectos do sistema em desenvolvimento, que incluem o estado nutricional, o desenvolvimento neurológico através de testes de motricidade, e a avaliação dos estágios de maturação sexual nos adolescentes. Exames clínico-laboratoriais fornecerão os elementos para a investigação da ocorrência de anemia e verminoses, fatores de risco de desnutrição nos lactentes e pré-escolares, e permitirão o acompanhamento dos estágios de desenvolvimento através da análise dos níveis dos hormônios do eixo hipotálamo-hipofisário-gonadal. Paralelamente serão avaliados indicadores de dose interna e de efeito na exposição a agrotóxicos organofosforados e organoclorados, entre outras análises.
Uma das etapas iniciais do projeto é o levantamento dos registros de desfechos da gravidez em um grupo de mulheres dessa região, com um acompanhamento das grávidas desde o primeiro trimestre da gravidez até o parto. Sendo assim, o objetivo proposto para o trabalho a ser executado, através do apoio do Convênio Fiocruz/FAPERJ, é avaliar a contaminação por poluentes orgânicos persistentes, os organoclorados, e além destes, analisar as atividades ezimáticas da Acetil e Butirilcolinesterase, e com bases nos resultados investigar a possível associação entre esses níveis na população e efeitos sobre o desenvolvimento infantil, começando pelos desfechos adversos na gravidez de mulheres residentes na área rural da região de Nova Friburgo.

Natureza: não informado

Ano do início do projeto: 2006

Ano do fim do projeto: 2008

Coordenador: PAULA DE NOVAES SARCINELLI

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 28 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.