link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Escherichia coli enteroagregativa (EAEC): investigação de marcadores epidemiológicos em um enteropatógeno emergente

Departamento: DCB - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

Grupo: VIGILÂNCIA DE BASE LABORATORIAL DE DOENÇAS INFECCIOSAS

Subárea de Conhecimento: 2.12.00.00-9

Descrição do projeto:
A Escherichia coli enteroagregativa (EAEC) é reconhecida como agente etiológico da doença diarréica, estreitamente associada com casos persistentes acometendo, principalmente, crianças de países em desenvolvimento. Uma característica que vem sendo observada e ainda mais importante do que a sua associação com diarréia persistente, é a sua correlação com o retardo no crescimento infantil. Devido ao seu crescente envolvimento em doenças diarrêicas, EAEC é hoje considerada como um enteropatógeno emergente. Os mecanismos envolvidos na patogenia das infecções causadas por estes microrganismos não estão completamente elucidados, considerando-se que esteja associada a uma aparente multiplicidade de fatores de virulência codificados tanto por genes cromossômicos quanto plasmidiais.O emprego de métodos moleculares para a identificação e diferenciação destes microrganismos tem se tornado um importante instrumento de investigação possibilitando uma caracterização mais precisa.
Objetivo Geral: Investigar a presença de marcadores biológicos e epidemiológicos em amostras de E. coli enteroagregativa (EAEC) isoladas em nossa comunidade através de diversas técnicas moleculares.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2002

Ano do fim do projeto: 2006

Coordenador: ADRIANA HAMOND REGUA MANGIA

Participante Externo:

 
Domingo, 17 de Novembro de 2019

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.