link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Projeto Multicêntrico em Saúde Indígena ENSP/FIOCRUZ-UNIR: Saúde e Demografia em Contextos de Mudanças Sociais, Econômicas e Culturais na Amazônia Ocidental

Departamento: não informado

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: ENSINO

Grupo: SAÚDE, EPIDEMIOLOGIA E ANTROPOLOGIA DOS POVOS INDÍGENAS

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
O projeto tem como objetivo o estudo de processos de mudanças ligados à saúde e à demografia de povos indígenas da Amazônia ocidental, com ênfase naqueles situados em Rondônia. Visa fomentar a pesquisa sobre saúde de populações indígenas em Rondônia e Mato Grosso tomando por base as instituições locais de ensino superior e pesquisa, em especial a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), através do Centro de Estudos em Saúde do Índio de Rondônia (CESIR), em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública. Dentre as estratégias a serem adotadas, destaca-se a ênfase na formação e na capacitação de recursos humanos especializados em saúde de populações indígenas, priorizando-se capacitação teórica e ensino de metodologias e técnicas de investigação, através do treinamento de quadros ligados a agências e serviços de saúde (governamentais e não-governamentais) que atuam entre os povos indígenas situados em Rondônia. O projeto contempla apoio para infraestrutura (inclusive de biblioteca especializada), pesquisa de campo e bolsas de estudo para alunos de graduação e pós-graduação que estejam conduzindo pesquisa de campo na região.

Natureza: não informado

Ano do início do projeto: 2000

Ano do fim do projeto: 2007

Coordenador: CARLOS EVERALDO ALVARES COIMBRA JUNIOR

Editais
Links para Agências
 
Sexta, 29 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.