link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Tuberculose em Populações Indígenas da Amazônia: Uma Abordagem Interdisciplinar entre os Suruí, Rondônia

Departamento: não informado

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: ENSINO

Grupo: SAÚDE, EPIDEMIOLOGIA E ANTROPOLOGIA DOS POVOS INDÍGENAS

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
A tuberculose é importante problema de saúde entre os povos indígenas no Brasil. Estudo recente realizado pelo nosso grupo de pesquisa sobre a epidemiologia da tuberculose em Rondônia revelou taxas de incidência da doença 10 vezes maiores entre povos indígenas quando comparadas àquelas da população geral do Estado. Em outro estudo foi analisada a série histórica de casos de tuberculose entre os Suruí notificados ao PCT do Municípiode Cacoal, no período de 1991-2002. O coeficiente de incidência médio de tuberculose verificado entre os Suruí foi de 2518,9/100.000 habitantes. Foi observado ainda que 45% dos casos ocorreram em crianças < 15 anos e 63,3% eram do sexo masculino. Em somente 43,2% dos casos notificados foi registrada confirmação baciloscópica. O objetivo deste estudo interdisciplinar é ampliar o conhecimento sobre a tuberculose entre os índios Suruí de Rondônia, baseado num plano de trabalho com abordagem sócio-epidemiológica. Pretende-se investigar: (1) a relação entre BCG e reatividade ao PPD; (2) o risco de infecção por TB e sua variabilidade entre as comunidades Suruí; (3) a taxa de incidência da doença na população.

Natureza: não informado

Ano do início do projeto: 2005

Ano do fim do projeto: 2007

Coordenador: CARLOS EVERALDO ALVARES COIMBRA JUNIOR

Editais
Links para Agências
 
Sexta, 29 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.