link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Transição Nutricional no Povo Suruí, Terra Indígena Sete de Setembro, Rondônia

Departamento: não informado

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: ENSINO

Grupo: SAÚDE, EPIDEMIOLOGIA E ANTROPOLOGIA DOS POVOS INDÍGENAS

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
Os povos indígenas no Brasil apresentam um complexo e dinâmico quadro sanitário e nutricional, diretamente relacionado a processos históricos de mudanças sociais, econômicas e ambientais atreladas à expansão e à consolidação de frentes demográficas e econômicas da sociedade nacional nas diversas regiões do país. Uma dimensão particularmente pouco conhecida da epidemiologia dos povos indígenas no Brasil diz respeito à emergência de doenças crônicas não-transmissíveis. O objetivo geral desse projeto é o de realizar uma investigação de recorte epidemiológico com vistas a caracterizar o processo de transição nutricional em um povo indígena de Rondônia, os Suruí. Investigações anteriores conduzidas por nosso grupo de pesquisa, nas décadas de 1980 e início dos anos 90, apontaram para mudanças nutricionais importantes na população, associadas a alterações nas condições gerais de subsistência, mobilidade, condição sócio-econômica, dentre outros fatores, resultando no surgimento de casos de sobrepeso, de obesidade e de doenças crônicas não-transmissíveis, na presença de elevadas prevalências de desnutrição em crianças.

Natureza: não informado

Ano do início do projeto: 2004

Ano do fim do projeto: 2007

Coordenador: CARLOS EVERALDO ALVARES COIMBRA JUNIOR

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 28 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.