link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Levantamento de Insetos Vetores do Centro de Adestramento Militar da Ilha da Marambaia, Mangaratiba, Rio de Janeiro.

Departamento: DCB - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: EPIDEMIOLOGIA DE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS

Grupo: AMBIENTE, VETORES E SAÚDE PÚBLICA

Subárea de Conhecimento: 21303002

Descrição do projeto:
O Município de Mangaratiba, situado no Litoral Sul do Estado do Rio de Janeiro, apresenta áreas endêmicas de Leishmaniose Tegumentar Americana e também considerado área de notificação esporádica de Leishmaniose Visceral. Epidemiológicamente, o município de Mangaratiba, cujo acesso ocorre pela rodovia Rio &8211; Santos, está sob a influencia de municípios endêmicos de LTA e LVA (Município de Angra dos Reis e Itaguaí) e de casos esporádicos de Malária importada (Paraty e Angra dos Reis). Não deixando de ressaltar as constantes manobras envolvendo militares oriundo de varias regiões do Brasil, principalmente na Ilha da Marambaia. Inquéritos sistemáticos envolvendo buscas ativas de insetos vetores de doenças são imprescindíveis para elaboração de planos de prevenção de doenças metaxênicas. A elaboração de relatórios técnicos científicos envolvendo a caracterização de espécies de vetores, suas densidades e o georeferenciamento destas espécies, são armas indispensáveis para futuros planejamento e ações visando à implantação e ou redução de determinadas endemias transmitidas por insetos vetores.
Tendo em vista a integração com o município de Mangaratiba e a implantação do Programa de Monitoramento de Vetores no estado do Rio de Janeiro, elaboramos um projeto integrado de vetores de endemias.





Objetivo Geral
Intensificar as ações de monitoramento de vetores no município de Mangaratiba, Estado do Rio de Janeiro, mantendo a níveis sustentáveis de controle, monitorando o surgimento de epidemias localizadas, reduzindo a sua gravidade e conseqüentemente, o número de casos de doenças transmitidas por vetores.


Objetivos Específicos:
- realizar treinamento técnico científico envolvendo insetos vetores de doenças para os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Mangaratiba;
- Identificar as espécies de insetos de importância epidemiológica na transmissão de endemiasna Ilha da Marambaia;
- relacionar os dados das condições meteorológicas das regiões selecionadas, com as densidades de vetores, características epidemiológicas das doenças, georeferenciamento e possíveis criadouros.
- Orientar trabalhos de campo e laboratório envolvendo alunos de cursos de graduação, especialização e de Pós-graduação de Universidades Estaduais, Federais e particulares.

Características Gerais
Plano de Intensificação das Ações de Controle de Vetores, a ser aplicado no município de Mangaratiba, visa apoiar a estruturação dos sistemas local de saúde, capacitando-o para a coordenação e execução das ações do programa de controle de vetores e, desta forma, fortalecer o processo de descentralização e garantir a sua sustentabilidade.
Com a inserção das atividades das equipes do Programa de Controle de Vetores (PCV), espera-se, também, aperfeiçoar as ações básicas de saúde do município, envolvendo programas de endemias.
Aliado a isto, a manutenção e ampliação do programa de treinamento para profissionais de níveis superior e médio, para aumentar a demanda do município com relação à deficiência de monitoramento de vetores, é outra importante medida a ser adotada. Integrar ao Sistema de Informação Geográfica -SIG a proposta de Vigilância e Monitoramento de Vetores, em cooperação com a FIOCRUZ e com outras instituições.Esta integração considera a possibilidade de mapeamento eletrônico que permitirá a organização das informações de diversos componentes (epidemiológicos, ambientais, operacionais e sócio-econômicos), fundamental para a análise multicausal das freqüências das diferentes endemias do estado do Rio de Janeiro.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2008

Ano do fim do projeto: 2010

Coordenador: MARCOS BARBOSA DE SOUZA

Participante Interno:

Participante Externo:

Editais
Links para Agências
 
Sábado, 20 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.