link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
DRENAGEM URBANA SUSTENTÁVEL COMO SOLUÇÃO PARA PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS E PREVENÇÃO DE ENCHENTES NA REGIÃO OCEÂNICA DE NITERÓI " ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Departamento: DSSA - DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E SAÚDE AMBIENTAL

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: SANEAMENTO E SAÚDE AMBIENTAL - PSP

Grupo: DESENVOLVIMENTO LOCAL, DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE E DO AMBIENTE E HABITAÇÃO SAUDÁVEL

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
Monografia do aluno Osmar Soares Filho, aluno do Curso de Especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental orientado por Márcia Moisés.

As chuvas em regiões urbanas são agentes de poluição e propagação de doenças. Independentes da intensidade, carream todos os tipos de resíduos provenientes das atividades humanas para os corpos hídricos receptores. Poluem, assoreiam, alteram o bioma e diminuem as vazões e/ou capacidade de armazenamento destes corpos. Nas enchentes os problemas se agravam, pois misturam esgotos domiciliares, comerciais e industriais. Contaminam o solo, os imóveis, as plantas, os animais, enfim, todo o meio alagado, tornando-se um veículo de propagação de doenças. As soluções de drenagem devem preservar o ecossistema dos recursos hídricos locais e evitar acúmulo abrupto da água em determinadas áreas,
A drenagem sustentável tem como objetivo a manutenção, no tempo e na qualidade, dos diversos modos de uso e de circulação das águas pluviais na terra. Apresenta soluções de manejo dessas águas que preservam o seu ciclo natural. Serão utilizadas nos diversos processos da manutenção da vida, evaporarão, escoarão e retornarão, completando o ciclo.
As técnicas de Drenagem Urbana Sustentável (DSU) procuram garantir que ocorra a infiltração destas águas no solo, alimentando os curso subterrâneos, que sejam utilizadas pelas plantas e demais seres vivos nos suas variadas necessidades e que o volume escoado superficialmente apresente uma qualidade que preserve, sobre todos os aspectos, os rios e receptores finais.
A manutenção do ciclo hidrológico e o saneamento ambiental são meio e fim das técnicas de Drenagem Sustentável, que buscam garantir às gerações futuras existirem.
Este trabalho tem como objetivo apresentar o uso destas técnicas como solução para preservação dos recursos hídricos e prevenção de enchentes. São medidas estruturais e não-estruturais que permitem a detenção/retenção ou infiltração das águas pluviais, amortecendo, em volume e velocidade, sua chegada ao corpo hídrico.
O estudo está calcado em pesquisas documental, bibliográfica e de campo realizadas no Município de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, no período de outubro de 2008 a março de 2009. Foram analisadas 8 sub-bacias contribuintes da Lagoa de Itaipu e as 13 micro bacias do Rio João Mendes, principal contribuinte pela sua dimensão e grau de ocupação populacional. Os meios utilizados foram: análise cartográfica e de textos; observações de campo; pesquisa e análise de fotos documentais e registros fotográficos de todas as bacias.
Foram encontradas bacias com alto grau de ocupação populacional (com invasão das áreas de preservação) e redes de macro drenagem mal dimensionadas, impossibilitando a utilização de soluções de drenagem que direcionem, diretamente e rapidamente, toda a água pluvial para os corpos receptores.
Ao contrário das soluções tradicionais, baseadas na idéia de escoar-se as águas pluviais o mais rápido possível, a DUS baseia-se no princípio de manutenção, detenção e/ou retenção das águas nas áreas onde se precipitam, preservando o ciclo hidrológico. Assim, controla-se a qualidade das águas afluentes e a vazão de escoamento, evitando-se alagamentos à jusante da bacia. Estas são referenciadas como mMedidas não estruturais tendo como exemplificação a limpeza das vias públicas que garantem melhor qualidade das águas. A drenagem sustentável requer ações não estruturais visando à educação ambiental dos responsáveis pelos projetos urbanos e da população em geral.
Há necessidade de alterações e acréscimos nos currículos das escolas e das universidades, inserindo matérias que insiram e integrem a Educação Ambiental e a Educação em Saúde como meios de Promoção da Saúde, fim de qualquer intervenção humana no meio ambiente e conseqüência natural dos processos sustentáveis.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2008

Ano do fim do projeto: 2010

Coordenador: MÁRCIA MOISÉS

Participante Interno:

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 18 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.