link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Acesso à assistência oncológica – mapeamento dos fluxos origem-destino

Departamento: não informado

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: ENSINO

Grupo: MODELAGEM EM SAÚDE E AMBIENTE

Subárea de Conhecimento: 4.06.01.00-5

Descrição do projeto:
Considerando que uma questão fundamental para o planejamento da saúde é a distribuição no espaço geográfico dos serviços bem como a acessibilidade aos mesmos, o principal objetivo deste projeto é mapear o fluxo de pacientes com câncer de mama e colo uterino entre local de residência e local de assistência oncológica do SUS, a partir dos Sistemas de Informações em Saúde. Serão analisados os dados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH) e do Sistema de Informações Ambulatoriais de Alta Complexidade em Oncologia (APAC). A primeira análise será em nível de Brasil, com detalhamento para o Estado do Rio de Janeiro, neste caso por município de origem e local de atendimento (hospitalar ou ambulatorial). Dentro do município do Rio de Janeiro se analisará a origem por bairro. Os dados serão processados no TabWin e no Sistema de Informações Geográficas TerraView.
Espera-se identificar redes de alerta para problemas de acesso, sinalizar áreas com poucas opções, configurar pontos de estrangulamento, ou oportunidades de desconcentração e regionalizações alternativas, e a classificar os fluxos quanto à adequação da acessibildade dos grupos de maior risco aos serviços de maior complexidade.

Natureza: não informado

Ano do início do projeto: 2007

Ano do fim do projeto: 2009

Coordenador: MARILIA SÁ CARVALHO

Editais
Links para Agências
 
Quarta, 24 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.