link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Percepção e Comunicação de Riscos sobre Agrotóxicos na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro

Departamento: não informado

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA E MEIO AMBIENTE

Linha: ENSINO

Grupo: GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM COMUNICAÇÃO DE RISCO (RISCARE - RISK COMMUNICATION ADVANCED GROUP)

Subárea de Conhecimento: 4.06.00.00-9

Descrição do projeto:
O presente projeto objetiva a aplicação de uma abordagem antropológica de diagnóstico rápido da percepção de riscos no trabalho rural em localidades agrícolas da região serrana do estado do Rio de Janeiro. Tal abordagem baseia-se na triangulação de métodos como observações participantes nas localidades, entrevistas semi-estruturadas com informantes-chave, selecionados entre os produtores rurais da região (aproximadamente 30.000), e avaliação do processo de trabalho local. A análise dos dados levantados em campo vem desvelando uma série de questões relacionadas com a percepção de riscos da população estudada, incluindo o desenvolvimento de estratégias de defesa frente aos perigos vivenciados no trabalho, a importância da comunicação na construção dos referenciais de risco entre os trabalhadores, as respostas subjetivas frente a situações de potencial dano à saúde e o papel da percepção individual e coletiva dos riscos na determinação da exposição a produtos químicos perigosos, sobretudo os agrotóxicos. Os resultados apontam para a importância das análises de percepção de riscos no processo de construção de estratégias de intervenção no meio rural, sobretudo políticas e campanhas educativas e de comunicação de riscos.

Natureza: não informado

Ano do início do projeto: 1998

Ano do fim do projeto: 2008

Coordenador: FREDERICO PERES DA COSTA

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 28 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.