link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca

Perfil - Documentos

Documentos

Programa de disciplina
Contém o programa da disciplina \"Educação popular e construção compartilhada de conhecimento em saúde\" oferecida no Curso de Pós-Graduação em Saúde Pública, sub-área \"Processo de saúde-doença, território e justiça social\".
Visualizar: ARQUIVO


A conferência de Asilomar
Contém texto da disciplina \"Educação popular e construção compartilhada de conhecimento em saúde\" oferecida no Curso de Pós-Graduação em Saúde Pública, sub-área \"Processo de saúde-doença, território e justiça social\".
Visualizar: ARQUIVO


A mina desceu à cidade
Texto da disciplina \"Educação popular e construção compartilhada de conhecimento em saúde\".
Visualizar: ARQUIVO


Educação popular em saúde
Escrito com Helena M S L David e Vera J Bornstein, foi publicado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venancio/Fiocruz em 2007 como capítulo no livro \"Educação profissional e docência em saúde: a formação e o trabalho do agente comunitário de saúde\", organizado por Carla Macedo Martins e Anakeila de B Stauffer.
Visualizar: ARQUIVO


Aprendizagem de pesquisadores científicos com agricultores: reflexões sobre uma prática em Sumidouro (RJ), Brasil
Escrito com Magali Gonçalves Muniz Barreto e Marisa da Silveira Soares (IOC), o artigo apresenta e discute os significados do aprendizado de pesquisadores dos campos científicos da Biologia e da Sociologia, com agricultores familiares do município de Sumidouro (RJ), a respeito da importância do trabalho educativo no controle da esquistossomose.
Visualizar: ARQUIVO


EPIDEMIA DE DENGUE E RESPONSABILIDADE DAS AUTORIDADES SANITÁRIAS: É POSSÍVEL FUNDAR UM ETHOS PÚBLICO NA SAÚDE?
Texto apresentado ao VIII Seminário do projeto integralidade: saberes e práticas no cotidiano das instituições de saúde, Rio de Janeiro, 10 a 12 de setembro de 2008, na mesa-redonda &8220;Responsabilidade e decisão no cuidado: é possível fundar um ethos público na saúde?&8221;, foi publicado como capítulo do livro \"Cuidar do Cuidado: responsabilidade com a integralidade das ações de saúde\", organizado por Roseni Pinheiro e Ruben A de Mattos. Publicação do IMS/UERJ e ABRASCO, 2008.
Visualizar: ARQUIVO


Enfoques sobre Educação e Saúde
Texto publicado pelo Ministério da Saúde em 2007 como capítulo no Caderno de Educação Popular e Saúde, Série B. Textos Básicos de Saúde. Disponível no link http://www.saude.gov.br/bvs
Visualizar: ARQUIVO


Uma aula de Sociologia
Comentários e reflexões elaborados a partir de uma aula sobre sociedade e conhecimento no Curso de Especialização em Educação e Saúde, ministrada em 2003 na Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz
Visualizar: ARQUIVO


O observador e a observação
Reflexão sobre uma fotografia de Augusto Malta nos põe diante de uma questão filosófica, referente ao processo de conhecimento: se estamos implicados na observação, o que conhecemos é objetivo ou subjetivo? É possível conhecer a realidade &8220;objetivamente&8221;? Outra forma de situar a questão é: a realidade existe independentemente do observador?
Visualizar: ARQUIVO


A Saúde Coletiva como projeto científico
Capítulo do livro \"ciências Sociais e Saúde\", organizado por Ana Maria Canesqui e publicado pela Editora Hucitec em 1997, foi apresentado no 1o.Congresso Brasileiro de Ciências Sociais em Saúde, realizado na cidade de Curitiba, Paraná, de 7 a 10 de novembro de 1995.
Visualizar: ARQUIVO


Educação popular nos movimentos sociais da saúde
O texo analisa historicamente experiências do movimento social da saúde comprometidas com modos coletivos de aprendizado, de crítica da realidade e de aperfeiçoamento das lutas populares. Situa estas experiências no contexto do reformismo autoritário, da Medicina Comunitária e da Educação Popular nos anos entre 1975 e 1985 em Goiás (Meio Grito, Porto Nacional) na Zona Leste de São Paulo e em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro.
Visualizar: ARQUIVO


Promoção da saúde e cultura política
O texto fez uma análise das ações de promoção da saúe e empowerment.
Visualizar: ARQUIVO


Buscar Pessoas Busca avançada

Atualizações

Blog



 
Quarta, 24 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.