link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Informe Ensp

Notícias

Pesquisa analisa os desafios na execução do PAC no âmbito esgotamento sanitário

No dia 21 de janeiro, apresentação de dissertação de mestrado profissional em Saúde Pública Os Desafios na Execução do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC): o caso do esgotamento sanitário, por Ricardo José Ahmad Cerqueira, a partir das 11 horas, na sala 404 do prédio da ENSP. 

ENSP e UFAC celebram 10 anos do primeiro mestrado em saúde coletiva na região Amazônica

O primeiro mestrado em Saúde Coletiva na Região Amazônica, fruto da parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca e a Universidade Federal do Acre, completou 10 anos. Para celebrar, em dezembro de 2018, as instituições promoveram o 1º Simpósio em Saúde Coletiva, a fim de relembrar a trajetória de criação do programa e debater a formação na região, que também conta com o curso de doutorado.
 

Inscrições abertas para curso de Antropometria aplicada à avaliação nutricional em serviços de saúde

A ENSP/Fiocruz está com inscrições abertas para o Curso de Qualificação Profissional em Antropometria aplicada à avaliação nutricional em serviços de saúde. Oferecido em nível de aperfeiçoamento, na modalidade presencial, o curso tem o objetivo de capacitar e treinar profissionais de saúde para aferir medidas antropométricas com qualidade em indivíduos das diversas etapas da vida. As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de fevereiro, na Plataforma SigaLS. Acesse o edital. 

Quer receber o 'Informe ENSP'? Saiba como se cadastrar

O novo portal ENSP, lançado pela Coordenação de Comunicação Institucional da Escola, oferece aos usuários um conteúdo dinâmico, com maior clareza de informações e mais agilidade em sua atualização. Uma grande novidade é o cadastramento para rebecer o boletim do 'Informe ENSP', canal institucional que divulga para seus usuários atividades de ensino, pesquisa e cursos, além de eventos do campo da Saúde Coletiva. Basta clicar na aba 'ASSINE O INFORME' para fazer seu cadastro. É fácil, prático e rápido. Receba o 'Informe ENSP' e fique por dentro de tudo que acontece na área da saúde pública. 

ENSP/Fiocruz se posiciona contrária à exportação do amianto

A ENSP/Fiocruz se une a outras entidades para reforçar sua posição contrária à exportação do amianto. A Eternit, ex-gigante do amianto no Brasil, informou que deixou de usar a fibra cancerígena na produção de telhas. Porém, comunicou que continuará exportando as fibras de amianto para dezenas de países em desenvolvimento. O diretor da ENSP, Hermano Castro, reforça ser inaceitável que o Brasil mantenha a produção de um produto comprovadamente carcinogênico apenas para a exportação, sem se incomodar com a saúde das populações.

Inscrições abertas para Especialização em Gestão e Tecnologias do Saneamento 2019

A ENSP/Fiocruz torna pública as normas para o processo de seleção do Curso de Especialização em Gestão e Tecnologias do Saneamento 2019. Sob a coordenação dos pesquisadores do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Escola, Paulo Bruno e Rosália Oliveira, o curso é destinado aos profissionais de nível superior com atuação ou interesse nas áreas de Saneamento e Saúde Ambiental. As inscrições estão abertas até o dia 22 de fevereiro e devem ser feitas por meio da Plataforma SigaLS

Atenção Primária e os efeitos do mercúrio na saúde pautaram seminário na ENSP

O Centro de Saúde Escola, da ENSP promoveu, ao final de 2018, o seminário A Atenção Primária à Saúde e os efeitos do mercúrio na saúde. Na ocasião, estiveram em debate a Convenção de Minamata, a vigilância de populações expostas, a gestão de resíduos odontológicos em unidades de saúde, o uso da restauração de amálgama em consultórios do Rio de Janeiro, entre outros assuntos. A atividade contou com a participação de pesquisadores da ENSP, do Ministério da Saúde e da UFRJ. As apresentações estão disponíveis no Canal da ENSP, no Youtube.

Avanço dos fungos no Brasil: Radis alerta sobre infecções fúngicas que deixam sequelas e podem levar à morte

A imagem é de um exército de micro-organismos que marcham em várias frentes e promovem uma invasão constante e silenciosa no corpo humano e, também, no território: os fungos ocupam cada vez mais espaço e se alastram de Norte a Sul. No Brasil, estimativas do Ministério da Saúde, de 2016, sugerem que mais de 3,8 milhões de indivíduos sofram de alguma infecção fúngica séria. A reportargem 'Avanço dos Fungos' compõem a edição 196, de janeiro de 2019, da Revista Radis. 

 
 
Sábado, 19 de Janeiro de 2019

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.