link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Informe Ensp

Notícias

Cesteh/ENSP debate o papel do professor com Roda de Conversa

O Cesteh/ENSP promoveu uma Roda de Conversa em homenagem ao Dia dos Professores, celebrado em 15 de outubro. Com o tema A dor e a delícia de sermos professoras e professores: relações de gênero, saúde e trabalho docente, a atividade contou com a participação da professora da UFRJ, Regina Simões Barbosa. O debate foi coordenado pelo Grupo de Pesquisa Sintheses e pela coordenadora do Cesteh, Kátia Reis.

Mais da metade dos jovens acompanhados no SUS têm alimentação inadequada

Os adolescentes acompanhados pelos serviços de atenção básica, do SUS, estão se alimentando mal. Dados do SISVAN, apontaram que, em 2017, 55% deles consumiram produtos industrializados regularmente, como macarrão instantâneo, salgadinho de pacote ou biscoito salgado. Além disso, 42% desses jovens ingeriram hambúrguer e/ou embutidos; e 43% biscoitos recheados, doces ou guloseimas.

Guerra semiótica, políticas sociais e saúde: oficina aborda o tema

Quais as possibilidades de se empregarem estratégias de guerra semiótica na defesa de políticas sociais, em especial, da política de saúde e seu financiamento? Como lidar com o cenário atual, em que símbolos conhecidos convertem-se em ícones, rapidamente massificados e viralizados, em que em que o SUS e a educação pública têm seus significados alterados pelo uso dos armamentos dessa guerra? Essas questões orientarão a oficina Guerra semiótica, políticas sociais e saúde. 

Campanha 'SUS é Vida' celebra os 30 anos do Sistema Único de Saúde

Para celebrar os 30 anos do Sistema Único de Saúde, foi lançada a campanha SUS é Vida. São diversos materiais, como cartazes, spots de rádio e peças para redes sociais e aplicativos. O vídeo foi produzido pela TVT e conta com a participação de gestores, usuários, profissionais e artistas que vestem a camisa do SUS. A campanha SUS é Vida é fruto do projeto Direitos Sociais e Saúde: Fortalecendo a Cidadania e a Incidência Política, realizado pelo Programa Justiça Econômica. Confira o vídeo. 

ENSP/Fiocruz recebe ônibus da Justiça Itinerante nesta quarta-feira (26/9)

A ENSP/Fiocruz receberá, na quarta-feira, 17 de outubro, o ônibus do programa Justiça Itinerante. A iniciativa é conduzida na Fiocruz pelo Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (Dihs/ENSP) e pela Coordenação de Cooperação Social. A parceira é fruto de um acordo de cooperação técnica firmado recentemente entre a Fiocruz e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). 

Editora Fiocruz oferece desconto de 30% em homenagem ao Dia do Professor

Todo o catálogo está em promoção para comemorar o Dia do Professor e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Para acessar as publicações das áreas de saúde pública, ciências biológicas e biomédicas, pesquisa clínica, e ciências sociais e humanas em saúde, acesse a Livraria Virtual. 

30 anos de SUS: Opas/OMS lança publicação sobre experiências acumuladas com o Brasil

No marco dos 30 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) lançou a versão preliminar de uma publicação que sintetiza alguns dos maiores conhecimentos e experiências acumuladas em toda sua história de cooperação técnica com o Brasil.

Curso internacional abordará vulnerabilidade e suas implicações para o risco de emergências e desastres

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP/Fiocruz promoverá o Curso internacional Metodologias participativas para abordagem da vulnerabilidade e suas implicações para a análise do risco de emergências e desastres: Brasil-Portugal. O objetivo do curso é propor uma abordagem analítica, baseada na ecologia de saberes que consolide epistemologias cidadãs pertinentes à vulnerabilidade social, às mudanças climáticas e aos modos de vida sustentáveis.

 
 
Quinta, 18 de Outubro de 2018

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.