link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Informe Ensp

Notícias

ENSP abre chamada especial para candidatos externos em disciplinas de verão e dos programas de pós

No dia 19 de janeiro de 2018, os programas de Pós-Graduação em Saúde PúblicaSaúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública divulgarão a relação das disciplinas de verão - disciplinas eletivas do programa oferecidas nos meses de janeiro e fevereiro - com vagas disponíveis para candidatos externos. Em 23 de janeiro será a vez de os três programas da ENSP publicarem a relação das disciplinas previstas na grade com vagas disponíveis para candidatos externos no 1º semestre/2018. O período de inscrição, em ambos, será de 24 de janeiro a 1º de fevereiro, e podem se inscrever alunos de pós-graduação stricto sensu da ENSP/Fiocruz; alunos de outros cursos de pós-graduação stricto sensu da Fiocruz; alunos de outros de pós-graduação stricto sensu de instituições públicas e/ou privadas; e graduados. Será permitida a inscrição em, no máximo, quatro disciplinas no âmbito dos três programas, sendo necessário o preenchimento do Formulário de Inscrição on-line para cada uma delas. Veja abaixo a chamada especial para Candidatos Externos à ENSP e Fiocruz em disciplinas de verão e em disciplinas oferecidas pelos três programas da ENSP (2018.1).

Icict lança série sobre Clima e Saúde

O ano de 2004 ficou marcado pelos 270.295 focos de incêndio em todo o país - o ápice do número de queimadas no século 21. Na época, apenas no bioma Amazônia, que ocupa cerca de 40% do território nacional e onde estão os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, e também partes do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso, foram 145.251 focos.

50 anos pensando e fazendo a saúde pública brasileira

Uma trajetória que se confunde com a histórica luta pelo direito à saúde no Brasil. No final do ano passado, ex-alunos, antigos e atuais coordenadores, docentes e pesquisadores da ENSP e de outras instituições se reuniram no auditório térreo da Escola para celebrar os 50 anos de seu Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. Um encontro de amigos, de companheiros de luta, pessoas que têm em comum o orgulho de fazerem parte dessa história. Orgulho que se mostrou nas falas, abraços, lágrimas, no ato de sublinhar o próprio nome num grande banner com os nomes dos mais de mil e seiscentos mestres e  quase setecentos doutores que, mais do que um título, tiveram na ENSP a porta de entrada para pensar e fazer a saúde coletiva do Brasil. Uma manhã festiva, com homenagens e reflexão crítica.

Gestor da OMS reconhece importância do Brasil no monitoramento das estratégias da indústria do tabaco

Tibor Szilagyi, líder da equipe de relatórios e gestão do conhecimento do Secretariado da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (Framework Convention on Tobacco Control - WHO FCTC), concedeu entrevista ao boletim do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco e destacou a importância da criação desse tipo de plataforma a nível mundial. Ele também disse ser fundamental monitorar os passos da indústria.
 

A distribuição da leucemia no mundo: egresso do mestrado e doutorado ENSP publica artigo na revista The Lancet

Egresso dos programas de Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola, Adalberto Miranda Filho publicou, na edição de janeiro da revista The Lancet Haemaetology, artigo sobre a disitribuição da leucemia no mundo. Foram analisados dados dados 184 países, coletados por meio da base Globocan da Agencia Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC/Franca), onde Adalberto faz seu pós-doutorado. Os resultados do artigo, escrito em conjunto com outros cinco pesquisadores, são relativos ao meu projeto chamado "Global burden of haematological malignancies", da agência.

 

Especialização em Saúde Pública prorroga prazo para entrega de documentos

O curso de Especialização em Saúde Pública da ENSP prorrogou, até o dia 22/1/2018, o prazo da entrega dos documentos de inscrição no Serviço de Gestão Acadêmica. O adiamento é destinado somente aos candidatos que realizaram a inscrição via internet e efetuaram o pagamento no prazo estipulado no edital. A especialização em Saúde Pública oferece 33 vagas e obteve mais de 400 candidatos inscritos. Acesse o aditivo de prorrogação.
 

Brasil organizará evento preparatório da Health Systems Global

No dia 25 de janeiro, a professora Ligia Bahia, do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc/UFRJ), ministrará a palestra Mix público privado na perspectiva de acesso e cobertura do sistema universal de saúde: polêmicas e possibilidades, via webinar, como pré-conferência, no Brasil, do 5º Simpósio Mundial da Health Systems Global. Programado para outubro de 2018, em Liverpool, na Inglaterra, o evento discutirá os Avanços dos Sistemas de Saúde para Todos na Era dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A pesquisadora Vera Lúcia Luiza, do Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica da ENSP, faz parte da comissão científica. O Webinar será das 14h às 17h. Clique aqui para participar.

Fiocruz atua no esclarecimento de surto de hepatite A no Rio de Janeiro

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) integra, por demanda da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, o esforço para esclarecimento do surto de hepatite A na comunidade do Vidigal, na Zona Sul da cidade. De acordo com a secretaria, 75 casos da doença foram confirmados. O Instituto concluiu a análise de amostras de água coletadas na comunidade. De acordo com os laudos informados à secretaria de saúde, e tornados públicos pela instância no quarta-feira (10/1), três das 10 amostras recebidas foram positivas. A atividade foi conduzida pelo Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental e pelo Laboratório de Desenvolvimento Tecnológico em Virologia do IOC.

 
 
Sexta, 19 de Janeiro de 2018

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.