link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Informe Ensp

Notícias

Entrevista para aplicação de testes de Zika e Chikungunya

Entre julho e setembro de 2018 a Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz desenvolverá o estudo sobre soroprevalência de Zika, Dengue e Chikungunya no município do Rio de Janeiro, o Projeto de Pesquisa ZDC. Como ainda não se conhece o percentual de indivíduos no Rio de Janeiro que tiveram contato com os vírus de Zika e Chikungunya, sobretudo porque alguns casos são assintomáticos e confundem o quadro clínico no início da infecção, o objetivo do projeto consiste em desvendar a porcentagem da população que teve contato no passado ou recentemente com os vírus dessas doenças, possibilitando o conhecimento de sua distribuição e a realização de estratégias de controle mais eficazes. Para isso, profissionais contratados pela Fiocruz visitarão 1.500 domicílios, em todos os bairros da cidade, para entrevistar e realizar testes rápidos para detecção de Zika, Dengue e Chikungunya.Entrevista para aplicação de testes de Zika e Chikungunya do Projeto ZDC.

Estudo da ENSP aborda fatores associados à morte por tuberculose

A tuberculose resistente a medicamentos (DR-TB) representa uma séria ameaça ao controle da tuberculose (TB) no Brasil e no mundo. Um estudo da ENSP, publicado no Cadernos de Saúde Pública de maio de 2018, investigou fatores associados ao abandono e óbito no curso do tratamento para DR-TB em um centro de referência terciária, na cidade do Rio de Janeiro.

Austeridade fiscal na saúde: pesquisadora da ENSP fala sobre seus efeitos em nova publicação

Políticas Sociais e Austeridade Fiscal ? Como as políticas sociais são afetadas pelo austericídio da agenda neoliberal no Brasil e no mundo é o nome da nova publicação do Cebes. O material busca evidenciar esses mecanismos e discutir saídas para o debate que se trava atualmente no que diz respeito às políticas sociais. 

Novo marco legal regula pesquisa clínica com seres humanos

Mauro Brandão Carneiro, vice-diretor de Ensino e membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Intituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz), fala sobre os pontos considerados avanços pela comunidade científica no texto aprovado pela CCTCI. 

Ciclo de Debates discutiu os descaminhos na Atenção Primária

A luta contra a PEC da Morte (PEC 241) e a Portaria 83/2018 foram o tema central de discussão do terceiro dia do Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. A integrante do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Liu Leal, e o presidente da Federação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias (Fenasce), Luiz Cláudio de Souza, foram os convidados. ?Estamos vivendo um conjunto de adversidades?, afirmou Liu Leal. Confira os vídeos, na íntegra, da mesa-redonda Descaminhos na Atenção Primária: a atual Política Nacional de Atenção Básica e a Portaria nº 83/2018.

Ex-usuária defende afastamento seguro das drogas psiquiátricas

A ENSP/Fiocruz recebeu a escritora e ex-paciente psiquiátrica Laura Delano para participar da mesa "Experiência dos sobreviventes da psiquiatria: como deixar de ser paciente psiquiátrico?". Liderança do movimento dos "Sobreviventes da Psiquiatria" nos EUA, ela dá suporte técnico aos que querem se "livrar" do sistema psiquiátrico. 

Apresentações de dissertação de mestrado e tese de doutorado em 15 de junho

Na sexta-feira, 15 de junho, apresentação de dissertação de mestrado e tese de doutorado em Saúde Pública na ENSP. Confira!

Caso Marielle completa 3 meses e ENSP cobra solução de assassinatos

Passados três meses, as execuções da vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes ainda não têm solução. A ENSP, que luta diariamente pela saúde universal, os direitos humanos e condições de vida digna para a população, reitera sua posição: quer respostas para esses assassinatos, assim como para os diversos outros que vêm ocorrendo no país, na cidade e, em especial, no território de Manguinhos. No próximo sábado, 16/6, às 9h, a Universidade Popular dos Movimentos Sociais, o Museu da Maré, o Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré e a Fiocruz promoverão a sessão pública Marielle Vive!.  
 

 
 
Quinta, 19 de Julho de 2018

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.