link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Informe Ensp

Notícias

Seminário de Ensino ENSP 2017 prossegue com debate sobre formação acadêmica e profissional

Nesta quinta-feira, 30 de novembro, prosseguem as atividades do Seminário de Ensino ENSP 2017, com debates a respeito dos desafios para o mestrado profissional e da qualificação profissional. A partir das 9 horas, no salão internacional, haverá a mesa Perspectivas para a formação humana na atualidade: desafios para o mestrado profissional, que contará com a palestra de Liliam do Valle, da Faculdade de Educação da Uerj, e das debatedoras Virgínia Hortale, pesquisadora da ENSP, e Maria de Souza Gomes, coordenadora do Mestrado Profissional Saúde da Criança e da Mulher, do IFF. A mesa será coordenada por Simone Oliveira, da ENSP. A tarde, a partir das 14 horas, haverá a mesa Perspectivas da formação humana na atualidade: desafios para o Lato Sensu e a Qualificação profissional, com a palestra de Nara Maria Pimentel, do MEC, tendo como debatedoras Milta Neide Torrez, do CDEAD, Inês Nascimento Reis, da ENSP, e coordenada por Rafael Arouca, também da Escola. 

Seminário visa fortalecer fiscalização de produtos fumígenos

Aprimorar e fortalecer as ações de controle e fiscalização dos produtos fumígenos, derivados ou não do tabaco. É este o objetivo do seminário nacional sobre o tema que a Anvisa está promovendo nos dias 28 e 29 de novembro. Além do aprimoramento, o seminário servirá para definir formas de monitoramento e avaliação e propor formas de parceria e troca de informações entre as Vigilâncias de estados e municípios e a Anvisa. O evento, que conta com representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz e de diversas áreas da Anvisa, aborda marcos regulatórios aplicáveis à área de controle do tabaco, além de citar as condições de embalagens dos fumígenos e as advertências sanitárias, que consistem nas imagens e frases de advertências.

Cebes publica Moção de Repúdio pelo adiamento da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde

Os membros do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) reunidos em seu V Simpósio Nacional repudiam o adiamento da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS) informado no dia 24/11/17 em nota conjunta emitida pelo Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Saúde que surpreendeu os milhares de participantes que já haviam se organizado em suas bases com destino à Brasília-DF. A Conferência que estava prevista para ser realizada no período de 28/11 a 1/12/2017 foi adiada sem previsão de nova data com a justificativa de não haver prazo legal para a conclusão do processo licitatório devido a recursos impetrados por empresas concorrentes. Tal fato incorreu em enormes transtornos e perdas econômicas do recurso público e de participantes oriundos de diferentes espaços de representação que tem investido no aprofundamento do debate no tema vigilância em saúde.

Disponível edição de novembro do 'Cadernos de Saúde Pública'

Na nova edição do Cadernos de Saúde Pública (volume 33 número 11) o tema central é o 10º Congresso Brasileiro de Epidemiologia: uma construção solidária, ocorrido em outubro de 2017 com a participação de 3.100 participantes e cerca de 250 convidados, reforçando sua posição entre os maiores congressos de epidemiologia do mundo. Os pesquisadores Maria Amelia de Sousa Mascena Veras e Antonio Fernando Boing, responsáveis pelo editorial da revista, esclarecem que o evento aconteceu em um contexto de sérias ameaças ao Sistema Único de Saúde (SUS), ao desenvolvimento da ciência brasileira e às diversas políticas sociais que vêm sendo construídas desde a Constituição Federal de 1988. ?Debatemos sobre o papel crucial do desenvolvimento científico e metodológico na superação das crises econômicas, analisando evidências que contrariam a atual política implementada no Brasil, de cortes dramáticos nos recursos destinados à ciência e tecnologia.?

Centro de Referência Professor Hélio Fraga promove sessões científicas nos dias 4 e 6 de dezembro

O Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) promoverá, nos dias 4 e 6 de dezembro, as sessões científicas Gerencimento da Qualidade de Redução de Desvios em Estudos Clínicos e Quando iniciar TARV em pacientes coinfectados TB x HIV já em uso de tuberculostáticos/ Revisão de Literatura: Diagnóstico Clínico e Laboratorial da Zika, respectivamente. A sessão do dia 4 de dezembro, sobre gerencimento da qualidade, será proferida por Glauce Santos, e está marcada para às 13h30, no auditório 1 do Hélio Fraga. A segunda sessão, que acontecerá no dia 6 de dezembro, às 14 horas, também no auditório 1 do Centro de Referência, tratará de dois assuntos diferentes - redução de desvios e revisão de literatura - , e para isso contará com a participação de Ricardo Ibiapina Oliveira e José da Rocha Camões. Ambas atividades são abertas aos interessados e não necessitam de inscrição prévia. 

Abrascão 2018: propostas de atividades podem ser enviadas até 30/11

Faltam 170 dias para o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, a Abrascão 2018, que acontecerá na capital fluminense. As propostas de atividades para o congresso (mesas e palestras) deverão ser submetidas até quinta-feira (30/11), para avaliação da Comissão Científica, através de formulário. Já as propostas de atividades pré-congresso (cursos, oficinas e reuniões) deverão ser enviadas até o dia 12 de março, também por meio de formulário. Todas as atividades pré-evento do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva ocorrerão nos dias 24 e 25 de julho, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Epidemiologia em Saúde Pública 2018: inscrições para 2ª entrada terminam nesta sexta-feira (15/12)

A chamada pública para 2ª entrada do Mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública (Seleção 2018) está disponível na Plataforma Siga Stricto Sensu Fiocruz. O curso oferece 50 vagas, distribuídas nas seguintes áreas de concentração: Epidemiologia Geral; Epidemiologia das Doenças Transmissíveis; Epidemiologia, Etnicidade e Saúde; e Métodos Quantitativos em Epidemiologia. Neste ano, do total de vagas destinadas ao mestrado, 10%, ou seja, 5 vagas, serão providas para candidatos que se declararem pessoa com deficiência ou se autodeclararem negros (pretos e pardos) ou indígenas. As inscrições terminam nesta sexta-feira, 15 de dezembro. O edital da 2ª Chamada para o Mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública - Seleção 2018 está disponível na Plataforma Sigass e no Portal de Ensino
 

Questões éticas e de integridade em pesquisa em debate no Ceensp nesta quarta-feira (29/11)

Os problemas e desafios na condução e relato de estudos científicos estarão na pauta da próxima sessão do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP(Ceensp) na quarta-feira, dia 29 de novembro. A atividade, coordenada pela professora do Instituto de Saúde Coletiva da UFRJ e editora do Cadernos de Saúde Pública da ENSP, Cláudia Medina Coeli, terá como palestrante a pesquisadora do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro Sônia Vasconcelos. O Ceensp faz parte de uma série de atividades que integram o Seminário de Ensino ENSP 2017. O evento, aberto ao público, está marcado para as 15 horas no salão internacional da ENSP.

 
 
Quarta, 17 de Janeiro de 2018

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.