link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Informe Ensp

Notícias

ENSP convoca assembleia dia 6/12 para eleição de delegados no VIII Congresso Interno Fiocruz

A direção da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) informa que a Eleição de Delegados para o VIII Congresso Interno Fiocruz acontecerá na próxima quarta-feira, 6 de dezembro, das 9 às 13 horas, no auditório térreo da Escola. É fundamental a participação de todos.

'Banimento do amianto é uma vitória da sociedade brasileira'

Hermano Castro, diretor da ENSP, comentou a decisão do Supremo Tribunal Federal, nesta quarta-feira, 29 de novembro, que coloca um ponto final na luta pelo banimento do amianto em território nacional. Hermano, que dedicou boa parte de suas pesquisas em Saúde do Trabalhador e Ambiente a estudar os efeitos nocivos do amianto, acredita que o caminho agora é a elaboração de um projeto de vigilância em saúde do trabalhador, tanto para se observar a possibilidade de surgimento de doenças, uma vez que o câncer demora muitos anos para se desenvolver, como para a elaboração de um plano para a substituição de caixas d`água e telhas de amianto. 

Prazo prorrogado para submissão de atividades ao Abrascão 2018

Foi prorrogado, até 7 de dezembro, o prazo para submissão de atividades ao 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o Abrascão 2018. As propostas de atividades para o congresso (mesas e palestras) deverão ser submetidas até a próxima quinta-feira (7/12), para avaliação da Comissão Científica, através de formulário. Já as propostas de atividades pré-congresso (cursos, oficinas e reuniões) deverão ser enviadas até o dia 12 de março, também por meio de formulário. Todas as atividades pré-evento do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva ocorrerão nos dias 24 e 25 de julho, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Ceensp aborda desafios e perspectivas das Ciências Sociais e Saúde Coletiva nesta quinta-feira (7/12)

A última sessão de 2017 do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcelos da ENSP acontecerá na quinta-feira, 7 de dezembro, e terá como tema Ciências Sociais e Saúde Coletiva: desafios e perspectivas. Coordenado pelo pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da ENSP, Carlos Otavio Fiuza Moreira, o Ceensp contará com a participação do professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Luiz Antonio de Castro Santos, e do professo do DCS/ENSP, Nilson do Rosário. O Ceensp está marcado para às 9 horas, no salão internacional da ENSP. A atividade é aberta a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia. 

Seminário encerra especialização em saúde mental em Aracaju

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e a Secretaria Municipal de Aracaju promovem, entre os dias 30/11 e 1/12, o Seminário de encerramento do Curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial na cidade de Aracaju, em Sergipe. Na ocasião, os alunos apresentarão os trabalhos de conclusão de curso para a banca composta por professores da ENSP e das instituições locais. A especialização é coordenada pelo pesquisador Paulo Amarante.

Seminário de Ensino ENSP 2017 prossegue com debate sobre formação acadêmica e profissional

Nesta quinta-feira, 30 de novembro, prosseguem as atividades do Seminário de Ensino ENSP 2017, com debates a respeito dos desafios para o mestrado profissional e da qualificação profissional. A partir das 9 horas, no salão internacional, haverá a mesa Perspectivas para a formação humana na atualidade: desafios para o mestrado profissional, que contará com a palestra de Liliam do Valle, da Faculdade de Educação da Uerj, e das debatedoras Virgínia Hortale, pesquisadora da ENSP, e Maria de Souza Gomes, coordenadora do Mestrado Profissional Saúde da Criança e da Mulher, do IFF. A mesa será coordenada por Simone Oliveira, da ENSP. A tarde, a partir das 14 horas, haverá a mesa Perspectivas da formação humana na atualidade: desafios para o Lato Sensu e a Qualificação profissional, com a palestra de Nara Maria Pimentel, do MEC, tendo como debatedoras Milta Neide Torrez, do CDEAD, Inês Nascimento Reis, da ENSP, e coordenada por Rafael Arouca, também da Escola. 

Seminário visa fortalecer fiscalização de produtos fumígenos

Aprimorar e fortalecer as ações de controle e fiscalização dos produtos fumígenos, derivados ou não do tabaco. É este o objetivo do seminário nacional sobre o tema que a Anvisa está promovendo nos dias 28 e 29 de novembro. Além do aprimoramento, o seminário servirá para definir formas de monitoramento e avaliação e propor formas de parceria e troca de informações entre as Vigilâncias de estados e municípios e a Anvisa. O evento, que conta com representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz e de diversas áreas da Anvisa, aborda marcos regulatórios aplicáveis à área de controle do tabaco, além de citar as condições de embalagens dos fumígenos e as advertências sanitárias, que consistem nas imagens e frases de advertências.

ENSP celebra 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública nesta quarta-feira (29/11)

São cinco décadas pensando, criando e fazendo a Saúde Pública brasileira. São cinquenta anos marcados por muita luta. Desde a repressão dos militares às ameaças atuais de desfinanciamento, são diversos os desafios que professores, coordenadores, funcionários e alunos enfrentaram para fazer da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) referência internacional quando o tema é a produção acadêmica no campo da Saúde Coletiva. Para celebrar o cinquentenário do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP, além de homenagens e uma mesa de debates, será lançado um livreto comemorativo e um vídeo. A atividade é aberta aos interessados e não necessita de inscrição prévia. A comemoração faz parte das atividades do Seminário de Ensino ENSP 2017

 
 
Quarta, 17 de Janeiro de 2018

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.