link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Informe Ensp

Notícias

ENSP e Procuradoria Regional do Trabalho do RS realizam pesquisa com trabalhadores expostos ao asbesto

Visando avaliar a exposição de trabalhadores ao asbesto em uma empresa de fibrocimento da cidade de Sapucaia do Sul, no Rio Grande do Sul, e os efeitos dessa exposição à saúde humana, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca acaba de assinar um termo de cooperação técnica com a Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª Região para a realização de tal pesquisa. O termo foi assinado pelo diretor da ENSP, Hermano Castro, e pela procuradora do trabalho, Aline Zerwes Bottari Brasil durante o II Seminário Internacional Brasil Sem Amianto, ocorrido em São Paulo, na segunda quinzena de maio. Castro é coordenador adjunto do estudo, sendo a coordenação geral de responsabilidade da pesquisadora do Centro de Estudos do Trabalhador e Ecologia Humana, Maria Juliana Moura Corrêa. 

Chamada pública seleciona estudos sobre resistência aos antimicrobianos: últimos dias de inscrição

A Organização das Nações Unidas (ONU) advertiu, em 2017, para um aumento da resistência a antimicrobianos, provocado pelo uso indiscriminado de medicamentos e disseminação de alguns produtos químicos no meio ambiente. Nesse sentido, o Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Bill e Melinda Gates e o CNPq, apresenta oportunidade de financiamento de projetos voltados para o desenvolvimento de soluções para o problema, que pode matar 50 milhões de pessoas até 2050. As inscrições estão abertas até o dia 28 de maio.

Defesa de mestrado sobre o cuidado da pessoa com demência será realizada na ENSP

Defesa de mestrado em Saúde Pública O cuidado com a pessoa com demência por familiares e por profissionais de saúde, por Hellen Guedes do Nascimento, no dia 23/5, às 13h30, na sala 700 do Claves/ENSP, prédio da expansão. O trabalho foi orientado por Ana Elisa Bastos Figueiredo. 

Estudo aponta coinfecção por dengue e zika em Aedes

Um estudo realizado pelo Grupo de Entomologia Médica da Fiocruz Minas, em parceria com a Fundação Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado, mostrou que o Aedes aegypti pode ser infectado simultaneamente por vírus da zika e da dengue. Os pesquisadores também descobriram que, ao picar um hospedeiro vertebrado, o mosquito coinfectado transmite preferencialmente o vírus da zika. O estudo foi publicado recentemente na revista Journal of Infectious Diseases, órgão oficial da Sociedade Americana de Doenças Infecciosas.

Cine Saúde faz homenagem ao Dia Mundial de Luta Antimanicomial

Na quinta-feira, 24/5, às 14h, acontecerá uma nova sessão do projeto Cine Saúde. O filme deste mês de maio é Nise ? O coração da loucura. Segundo o coordenador do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) e idealizador do projeto, André Pereira Neto, este filme foi escolhido como uma homenagem ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, comemorado nesta sexta-feira, 18/5. ?Em 2018, comemoramos também o segundo ano de funcionamento do Centro de Atenção Psicossocial Carlos Augusto Magal (Caps-Manguinhos). Para tanto, traremos para o debate o psicólogo Washington Barros, que é integrante do Caps e trabalhou com Nise da Silveira. A exibição é aberta ao público em geral e acontecerá na sala Mário Sayeg, localizada perto da entrada do Centro de Saúde.

Pesquisadores esclarecem dúvidas sobre influenza em transmissão ao vivo

Pesquisadores da Fiocruz estarão à disposição do público na próxima segunda-feira, 21/5, a partir das 15h, para esclarecer dúvidas sobre influenza em uma transmissão ao vivo pela página da Fiocruz no Facebook. Além da participação on-line, a comunidade Fiocruz também poderá assistir ao evento e tirar suas dúvidas presencialmente.

Tese aborda saúde mental, loucura e diversidade cultural

Na próxima segunda-feira, 21/5, na ENSP, apresentação de tese de doutorado em saúde pública Saúde mental, loucura e diversidade cultural: inovação e ruptura nas experiências de arte-cultura da Reforma Psiquiátrica e do campo da Saúde Mental no Brasil, por Eduardo Henrique Guimarães Torre. 

Diversas atividades celebram o mês da Luta Antimanicomial

No mês da Luta Antimanicomial, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca abriu as comemorações do movimento que reivindica o fechamento dos manicômios, a adoção de modelos alternativos de tratamento e reforço dos vínculos familiares e sociais, sem o isolamento dos indivíduos. A primeira atividade aconteceu dia 2 de maio, no Centro de Estudos que celebrou 40 anos da Lei Basaglia e homenageou o "Marco Cavalo", ícone da desmontagem dos manicômios de Trieste, na Itália. As ações prosseguiram nesta sexta-feira (18/5), Dia Nacional da Luta Antimanicomial, com um ato no centro do Rio de Janeiro, e continuam em 28 de maio, ocasião em que a ENSP/Fiocruz receberá a ex-usuária da psiquiatria Laura Delano, que contará suas experiências no serviço.

 
 
Sexta, 22 de Junho de 2018

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.