link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Informe Ensp

Notícias

Dia Mundial de Luta contra a Aids: Castelo da Fiocruz será iluminado de vermelho

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1981, o Castelo Mourisco da Fiocruz vem emprestando, ao longo dos anos, sua fachada centenária para expressar o posicionamento da instituição em temas relevantes para o Brasil e a saúde pública. De hoje (30/11) até o próximo domingo (2/12), será a vez de marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, no dia 1º de dezembro. A data será celebrada com a tradicional iluminação do Castelo, na cor vermelha, símbolo da campanha. 

70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Dihs/ENSP promove seminário comemorativo

Este ano, a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos. Para celebrar o septuagenário da afirmação dos direitos humanos no mundo, o Dihs/ENSP realizará, de 10 a 12 de dezembro, o X Seminário Internacional Direitos Humanos e Saúde e XIV Seminário Nacional Direitos Humanos e Saúde: 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Os interessados devem se inscrever até 9 de dezembro.

Fiocruz lança Twitter para notícias em inglês

A Fiocruz acaba de lançar seu Twitter em inglês. O objetivo da ferramenta é divulgar as notícias da instituição que tenham interesse para a comunidade internacional. Com parcerias em mais de 50 países e 100 instituições, a Fundação já conta com um boletim de notícias internacional, que acabou de completar dois anos. 

Tempos de construção da Frente Democrática, por Sonia Fleury

Lutas pela igualdade, justiça social e a democracia em um mundo turbulento foi o tema do Primeiro Fórum Mundial do Pensamento Crítico, promovido pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso), de 19 a 23 de novembro de 2018, em Buenos Aires. A conferência internacional contou com a participação de mais de 50 mil pessoas e mais de 7 mil trabalhos inscritos. 

 

Pesquisa analisa desafios metodológicos da análise espacial aplicada à investigação de surtos epidêmicos

No dia 30 de novembro, defesa de tese de doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública Desafios metodológicos da análise espacial aplicada à investigação de surtos epidêmicos, por Ana Luisa Bessa Bacellar Gomes, a partir das 14 horas, na sala 39 do prédio do Cesteh/ENSP. 

Webinar Proqualis terá a participação de pesquisadora da ENSP

O evento, que acontece nesta quinta-feira, 29/11, a partir das 14 horas , trará a pesquisadora Claudia Tartaglia Reis, tutora do curso internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), da Universidade Nova de Lisboa (Portugal), que falará sobre a importância da avaliação da cultura do paciente e também do papel da liderança.
 

Cuidado aos pacientes com suspeita de morte encefálica propicia doação de órgãos e continuidade da vida

Uma pesquisa publicada no Cadernos de Saúde Pública buscou compreender como os médicos do maior pronto-atendimento de uma metrópole brasileira orientam o cuidado aos pacientes graves com suspeita de morte encefálica e potenciais doadores de órgãos. ?Essa nova condição de morte propiciou a doação de órgãos e a continuidade da vida.?

Centro de Estudos da ENSP debateu mapeamento das vulnerabilidades a desastres

A última sessão do mês de outubro de Centro de Estudos da ENSP teve como tema Metodologias participativas para mapeamento das vulnerabilidades a desastres. O Ceensp aconteceu no âmbito do Curso Internacional Brasil-Portugal, e contou com a participação dos professores portugueses Manoel Mendes e José Zêzere, e dos professores brasileiros Christovam Barcellos e Antenora Siqueira. As apresentações estão disponíveis em vídeo, no Canal da ENSP, no Youtube.

 
 
Sábado, 15 de Dezembro de 2018

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.