link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Informe Ensp

Notícias

Saiba o que funcionará na ENSP nos 29 e 30/5

O CD Fiocruz, em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (28/5), avaliou as consequências da paralisação dos caminhoneiros e definiu a suspensão do expediente nos dias 29 e 30/5, exceto para as atividades essenciais de produção e de assistência e aquelas necessárias a dar suporte a essas atividades nos campi do Rio de Janeiro. Na ENSP, o Centro de Saúde atenderá normalmente e as defesas de teses e dissertações também estão mantidas. O laboratório e o ambulatório do Centro de Referência Professor Hélio Fraga operarão em regime de plantão (todos os pacientes já agendados serão atendidos). O setor de Pneumologia do Ambulatório do Cesteh funcionará dia 30/5.

Semana do Meio Ambiente: ENSP realiza diversas atividades

Entre rios cariocas: rios e valões. Com este tema, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca celebrará o Dia do Meio Ambiente - com foco na questão das águas. O intuito é pensar soluções sustentáveis para a gestão dos recursos hídricos. A programação engloba palestras, debates, a exibição de filmes e documentários e ainda a realização de uma roda de conversa. As atividades acontecerão nos dias 5 e 6 de junho no auditório da ENSP. Não é necessária a inscrição prévia. O projeto Livro em Movimento e a Feira Agroecológica Josué de Castro também terão edição especial durante o evento. Participe.

Boletim celebra dois anos de monitoramento da indústria do tabaco

Boletim 3 do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco, da ENSP/Fiocruz, já está no ar. O editorial ressalta os dois anos de atuação da plataforma, e a edição traz textos sobre o painel da Agência Nacional de Vigilância Sanitária sobre a regulação dos dispositivos eletrônicos para fumar e a visita da líder da Bloomberg Philanthropies, Kelly Henning, à Fiocruz. A publicação também destaca a ratificação do Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito de Produtos de Tabaco. Com a ação, o país assume o compromisso de adotar medidas para eliminar todas as formas de comércio ilícito de produtos de tabaco, por exemplo, o contrabando de cigarros.

Brasil implementará protocolo de eliminação do comércio ilícito de cigarros

Um encontro entre especialistas nacionais e internacionais para auxiliar o Brasil na implementação do Protocolo para Eliminação do Comércio Ilícito de Cigarros e de Outros Produtos do Tabaco foi promovido nos últimos dias 21 e 22, em Brasília, pelo Inca e pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O Protocolo está vinculado ao artigo 15 da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT) da Organização Mundial da Saúde (OMS) e é a principal política de regulação da oferta para reduzir o uso do tabaco e suas consequências para a saúde e para a economia. No Brasil, por exemplo, será medida fundamental para evitar que os cigarros baratos do contrabando enfraqueçam a política adotada pela Receita Federal de aumento de impostos e do preço do cigarro para reduzir o tabagismo, especialmente entre jovens. O prazo para que o Brasil ratifique e deposite sua adesão ao protocolo nas Nações Unidas se encerra em 2 de julho.

Fiocruz recebe líder da Bloomberg Philanthropies

A epidemiologista Kelly Henning, representante da Bloomberg Philanthropies, esteve no Brasil para cumprir uma agenda de visitas que engloba países como Vietnã, China, Indonésia, Filipinas, Paquistão, Bangladesh e Índia intencionando observar os sucessos e desafios no enfrentamento às doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs). O "Global Health Checkup" teve início no Inca, veio à Fundação Oswaldo Cruz e contou com presença da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e de parceiros, da Johns Hopkins University, da Vital Strategies, da The UNION, além de representantes de instituições nacionais como o Inca, ACTBr e da Fiocruz, tais como Tânia Fonseca, da Coordenação de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência, Sergio Rabello, da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Valeska Figueiredo, coordenadora do Centro de Estudos Sobre Tabaco e Saúde da ENSP/Fiocruz, Silvana Turci, coordenadora do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco.

Apresentação de mestrado em epidemiologia em saúde pública

No dia 25 de maio acontecerá a apresentação de mestrado em epidemiologia em saúde pública Difusão espacial das epidemias de febre Zika no município de Salvador - Bahia, 2015-2016: a dispersão dessa doença possui o mesmo padrão das epidemias de dengue e fefre chikungunya?, por Laís Santos Santana, às 10h, na sala 406 da ENSP. A pesquisa foi orientada por José Ueleres Braga e Elvira Maria Seixas Godinho Maciel. 

 

Coordenação de Desenvolvimento Educacional e EAD realiza seminário interno

A Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância (Cdead/ENSP), implementou, no ano de 2017, a realização de oficinas que visam promover trocas, discussões, debates e maior integração das equipes de trabalhadores e consensos em torno do repensar sobre suas concepções e processos internos. 

Serviços farmacêuticos na Atenção Primária: inscrições seguem abertas até 20/6

Estão abertas as inscrições para o curso Serviços Farmacêuticos na Atenção Primária em Saúde. Ao todo, 30 vagas estão disponíveis para profissionais de nível médio com atuação em serviços farmacêuticos da atenção primária do município do Rio de Janeiro, vinculados formalmente à Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. O curso, uma realização da ENSP em parceria com a SMS-RJ, está apoiado em metodologias ativas de aprendizagem, com ensino baseado em problemas e a discussão de casos. As inscrições vão até o dia 20 de junho. 

 
 
Sexta, 22 de Junho de 2018

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.