link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Informe Ensp

Notícias

RedEscola comemora 10 anos com encontro nacional e homenagens

Com o propósito de enfrentar desafios comuns e alcançar objetivos coletivos, foi criada a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola), que completa dez anos de existência em 2018. Para celebrar a data, será realizado, de 3 a 5 de setembro, um Encontro Nacional da RedEscola.

Residência Multiprofissional em Saúde da Família: inscrições prorrogadas até 10/9

Foram prorrogadas, até 10 de setembro, as inscrições para a Residência Multiprofissional em Saúde da Família, ano 2019/2021. Com a oferta de 34 vagas, o curso destina-se a capacitar profissionais graduados em enfermagem, odontologia, psicologia, nutrição, serviço social, farmácia e educação física para atuar nas Equipes de Saúde da Família e nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional homenageia pesquisador da ENSP

O pesquisador Paulo Amarante, da ENSP/Fiocruz, foi agraciado na manhã desta quinta-feira (30/8) com a Medalha de Honra ao Mérito Dr. Fernando Lemos, oferecida pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Segunda Região.

Brasil reduz em 44,6% número de fumantes passivos no ambiente do trabalho

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, o país comemora a queda em 44,6% no percentual de fumantes passivos no local de trabalho nos últimos nove anos. O percentual de fumantes passivos nesse ambiente passou de 12,1% em 2009, para 6,7% em 2017. Os dados são do último levantamento do Vigitel 2017, do Ministério da Saúde.

Aula aberta abordará a psicanálise e seu ensino nesta quinta-feira (30/8)

Nesta quinta-feira, 30 de agosto, será realizada aula aberta no âmbito do Curso de Atualização em Fundamentos da Experiência Psicanalítica, coordenado pela pesquisadora do Cesteh/ENSP, Clarice Gatto. A aula A Psicanálise e seu ensino em intensão e extensão, proferida por José Antônio Pereira da Silva, psicólogo e psicanalista, será aberta a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia.

Desigualdades sociais: Cine Saúde tratará da temática em nova exibição nesta quinta-feira

A quinta edição do Cine Saúde trará o filme Que horas ela volta?, uma história que trata dos conflitos entre uma empregada doméstica e seus patrões de classe alta, criticando as desigualdades da sociedade brasileira. A sessão está marcada para o dia 30/8, às 14h, na sala Mário Sayeg (gaiola), ao lado do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP.  

Palestras alertam para risco provocado pela exposição à radiação de celulares e antenas de telefonia

Depressão, falta de sono, déficit de atenção, fadiga e câncer. De acordo com a engenheira Adilza Condessa Dode, todos esses sintomas estão fortemente associados à radiação não-ionizante provocada por celulares e antenas de telefonia. Palestrante do Centro de Estudos da ENSP da última quarta-feira (22/8), ela apresentou dados de sua tese de doutorado na UFMG.

Pesquisa analisa acesso a medicamentos para doenças crônicas não transmissíveis

No dia 29 de agosto, defesa de tese de doutorado em Saúde Pública Acesso a medicamentos para doenças crônicas não transmissíveis no contexto de distintas fontes de provisão, por Samara Ramalho Matta, a partir das 9h30, na sala 928 do prédio da ENSP. 

 
 
Quinta, 20 de Setembro de 2018

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.