link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Informe Ensp

Notícias

ENSP condena ação policial na Clínica Victor Valla

A violência que acomete o Estado do Rio de Janeiro ocasionou mais um episódio de insegurança aos profissionais, usuários e moradores do território de Manguinhos, onde está localizada a Clínica da Família Victor Valla (CFVV). Na segunda-feira (4/6), após intervenção policial na região com disparos, por volta das 15h, policiais ingressaram na UPA de Manguinhos e na CFVV em busca de um indivíduo supostamente baleado. Armados, entraram nos consultórios perguntando se havia algum paciente ferido por projetil em atendimento. Os profissionais de saúde e pacientes que aguardavam consulta ficaram aterrorizados com a atuação dos policiais nas dependências das unidades.
 

Inscrições seguem abertas para Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social

Estão abertas, até 4 de julho, as inscrições para o curso de Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social. Ao todo, são oferecidas 32 vagas, sendo 2 delas para candidato estrangeiro, com possibilidade de remanejamento caso não sejam ocupadas. O curso tem como objetivo formar profissionais da área da Saúde, da Educação e afins que façam interface com o setor Saúde, membros de organizações comunitárias, gestores do SUS e das diferentes esferas do governo para desenvolver práticas de Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social. Acesse o edital e faça sua inscrição. 

Vice-diretora de Escola de Governo profere palestra sobre formação interprofissional na prática institucional

A vice-diretora de Escola de Governo da ENSP, Rosa Souza, participou do 13º Congresso Internacional da Rede Unida. Palestrante no V Fórum Internacional de Educação na Saúde, abordou o tema A formação interprofissional na prática institucional: experiências no campo da saúde pública em Manaus/AM.

Confira a programação desta quarta na semana do Meio Ambiente

Nesta quarta-feira, dia 6 de junho, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) exibirá o documentário Quem são os donos do saneamento no Brasil?, de Silvia Noronha, e o filme Rio Valão, de Rejany Ferreira. A atividade, que também contará com uma roda de conversa sobre Acesso à Àgua e ações do Livro em Movimento e da Feira Agroecológica Josué de Castro, faz parte da semana do Meio Ambiente da ENSP. Confira os horários e a programação completa abaixo.

Fiocruz celebra aniversário com audiência de prestação de contas

A Presidência da Fiocruz promoveu, no dia 28 de maio, no auditório do Museu da Vida, no Campus de Manguinhos (RJ), audiência pública para prestação de contas dos primeiros 16 meses de gestão da presidente Nísia Trindade Lima. O evento, que fez parte das comemorações dos 118 anos da Fundação, começou com a apresentação de um vídeo com depoimentos da diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Carissa Etienne, e de pacientes e a alunos que comentaram seus vínculos com a instituição e agradeceram o atendimento, o acolhimento e o aprendizado. A prestação de contas deste ano teve um formato diferente: foi um talk show comandado pela coordenadora-geral do Canal Saúde, Márcia Corrêa e Castro.
 

Contra os cortes na saúde para subsidiar o diesel

O governo agravou mais uma vez a saúde dos brasileiros e o Sistema Único de Saúde recebeu mais um duro corte após o anúncio da Medida Provisória 839 publicada em edição extraordinária do Diário Oficial da União nesta quinta-feira, 31, que detalha o corte de gastos feito pelo governo para tentar acomodar o gasto extra de R$ 9,58 bilhões para bancar o subsídio ao diesel.
 

Revista 'Ciência e Saúde Coletiva' destaca doenças e agravos não transmissíveis

O novo número da revista Ciência e Saúde Coletiva (vol.23 n.5), de maio de 2018, é dedicado às Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dant), questão fundamental perante o desafio contemporâneo no enfrentamento desses agravos que combinam dois grupos de eventos: as doenças crônicas não transmissíveis - DCNT (como as cardiovasculares, neoplasias, respiratórias crônicas e diabetes) e as causas externas (acidentes e violências). De acordo com as pesquisadoras Deborah Carvalho Malta, da Universidade Federal de Minas Gerais, e Marta Maria Alves da Silva, da Universidade Federal de Goiás, o aumento da carga de DCNT afeta mais as pessoas de baixa renda e reflete os efeitos negativos da globalização, das desigualdades no acesso aos serviços de saúde, urbanização rápida, vida sedentária, da alimentação com alto teor calórico e marketing que estimula o uso do tabaco e do álcool.

Saiba o que funcionará na ENSP nos 29 e 30/5

O CD Fiocruz, em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (28/5), avaliou as consequências da paralisação dos caminhoneiros e definiu a suspensão do expediente nos dias 29 e 30/5, exceto para as atividades essenciais de produção e de assistência e aquelas necessárias a dar suporte a essas atividades nos campi do Rio de Janeiro. Na ENSP, o Centro de Saúde atenderá normalmente e as defesas de teses e dissertações também estão mantidas. O laboratório e o ambulatório do Centro de Referência Professor Hélio Fraga operarão em regime de plantão (todos os pacientes já agendados serão atendidos). O setor de Pneumologia do Ambulatório do Cesteh funcionará dia 30/5.

 
 
Sexta, 22 de Junho de 2018

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.