link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Informe Ensp

Notícias

Entrevista: Paulo Amarante fala sobre a proposta de reformulação da Política Nacional de Saúde Mental

Paulo Amarante, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e presidente de honra da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme) fala sobre a proposta de reformulação da Política Nacional de Saúde Mental.  

Ceensp discutiu sistemas alimentares e suas implicações para saúde e políticas públicas

Debater a entrada das grandes corporações da indústria alimentícia nos países da América Latina e nos lugares mais pobres desses países foi o principal objetivo do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcelos realizado em 8 de novembro. Com o tema A guerra (não tão) surda entre dois sistemas alimentares: implicações para a saúde e políticas públicas, o Ceensp contou com a participação do pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Nutrição e Saúde (NUPENS), Carlos Augusto Monteiro, e da pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da ENSP, Rosana Magalhães. A sessão foi coordenada por Letícia Cardoso, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP e pesquisadora do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos da Escola. A palestra está disponível na íntegra no canal da ENSP no Youtube. Confira!
 

Ajuste fiscal e injustiças em saúde - comentário de pesquisadora da ENSP ao relatório do Banco Mundial 2017

A pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, Lígia Giovanella, critica, no comentário abaixo, as assertivas pró-ajuste do governo brasileiro, apresentadas e defendidas no relatório Um Ajuste Justo: Análise da eficiência e da equidade do gasto público no Brasil, do Banco Mundial, em especial, no que se refere ao capítulo sobre o financiamento do setor da Saúde. O comentário resultou da participação da pesquisadora em um debate sobre o documento, realizado no Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) em 6 de Dezembro de 2017. "Embora o documento seja difundido em um envoltório técnico e científico, o cunho é em seu cerne, político", inicia Ligia. Segundo ela, o texto enfatiza as supostas ineficências do setor Saúde para defender os cortes, desconsiderando o subfinanciamento crônico a que está submetido. A pesquisadora aponta que o documento nega as heterogeneidades sociodemográficas nacionais e a determinação social dos processos saúde-doença.

Pesquisa analisa a ética organizacional como uma perspectiva inclusiva

No dia 12 de dezembro, defesa de tese de doutorado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva A ética organizacional como uma perspectiva inclusiva, por Claudia Borges e Souza Paraizo, a partir das 13 horas, na sala 1 do Serinf/ENSP. 

Fiocruz debate SUS e democracia no VIII Congresso Interno

Na manhã desta segunda-feira (11/12), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) inicia seu VIII Congresso Interno. Durante quatro dias, os trabalhadores da Fundação estarão mobilizados para debater e aprovar as grandes estratégias e diretrizes institucionais para o período 2017-2020. O tema desta edição é A Fiocruz e o futuro do SUS e da democracia. O Congresso Interno é a instância máxima de deliberação da Fiocruz, parte central do modelo de gestão democrática e participativa implementado inicialmente em 1988, durante a gestão do presidente Sergio Arouca. Desde então, o presidente eleito pelos servidores da Fundação, ao assumir seu mandato, convoca e preside os trabalhos do Congresso Interno. 

Seminário discute impacto da violência armada nas escolas de periferias nesta quarta-feira (13/12)

A Cooperação Social da Fiocruz organiza na próxima quarta-feira, 13 de dezembro, o seminário Violência armada e Saúde em escolas localizadas em periferias urbanas, de 8h30 às 13h no auditório do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), no Campus Manguinhos. O evento integra o ciclo de debates promovido pelo órgão da presidência da instituição como parte do seu Programa de Promoção de Territórios Urbanos Saudáveis. Ao longo do dia, pesquisadores, professores e alunos da rede pública de ensino, e profissionais de saúde discutirão os reflexos da violência armada na rotina das escolas de periferias urbanas, bem como na saúde dos estudantes e trabalhadores - fatores como sofrimento psíquico e adoecimento serão debatidos em uma das mesas.

MPRJ assina com a Fiocruz convênio para estudos sobre a saúde da população carcerária

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Assessoria de Direitos Humanos e de Minorias (ADHM/MPRJ), assinou, na terça-feira (5/12), convênio com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para a realização de pesquisas visando à melhoria das condições de saúde nas prisões do Estado. Inicialmente, o plano de trabalho priorizará duas linhas de pesquisa: a saúde materno-infantil, incluindo atenção pré-natal, parto e assistência às crianças, e o estudo de óbitos da população carcerária, com a identificação de suas causas.

Foco no Aedes pode invisibilizar determinantes sociais do zika

A epidemia do vírus zika no Brasil em 2016 teve determinantes sociais, como a desigualdade social e a ausência de saneamento básico, que correm o risco de ser invisibilizados caso o combate à doença foque-se exclusivamente no mosquito Aedes aegypti, afirmou a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima. A declaração foi concedida no simpósio Intervenção e diagnóstico precoces em malformações do neurodesenvolvimento pediátrico, onde Nísia fez a apresentação O impacto social da síndrome pós-zika, ao lado do pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) Gustavo Corrêa da Matta.
 

 
 
Quarta, 17 de Janeiro de 2018

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.