link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Informe Ensp

Notícias

'HIV/AIDS: Avanços e Desafios' é o tema do Sala de Convidados

Início dos anos 80: é identificada a doença que anunciava um grande risco à vida das pessoas. Ainda pouco conhecida na época, apesar dos indícios de que o vírus que a originou datava da década de 30, na África Central, o HIV/AIDS, também conhecido como SIDA (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida) matou cerca de 12 milhões de pessoas até a virada do ano 2000. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também registrou, neste mesmo período, aproximadamente 30 milhões de infectados no mundo, 500 mil no Brasil.

Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública celebra 10 anos

O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP completou, este ano, 10 anos de atuação. Para marcar a data, realizou uma celebração no âmbito do II Seminário de Ensino da Escola. Remanescente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, o PPGEPI foi criado, no contexto de reestruturação da pós-graduação na ENSP, a partir da necessidade de desenvolver um programa que não abarcasse somente a epidemiologia metodológica, mas fosse capaz de oferecer uma abordagem multidisciplinar do ensino.

Dia Mundial de Luta contra Aids: óbitos diminuem e desafio da prevenção persiste

Mundialmente, em 1º de dezembro, celebra-se o Dia de Luta Contra a Aids. No Brasil, chegamos a três décadas de luta contra a Aids e o HIV, com mais de um milhão de pessoas vivendo com HIV/Aids registradas. Nos últimos dez anos, os óbitos, por causa básica associada à Aids, têm se mantido em patamares muito altos. A cada ano, registra-se em média 40 mil novos casos de Aids. Os números absolutos são alarmantes e inadmissíveis para um país que já foi considerado referência mundial no controle do HIV/Aids. 

Claves/ENSP celebra 30 anos debatendo privação de liberdade e direitos humanos

O Claves/ENSP realizará nesta terça e quarta-feira, 4 e 5 de dezembro, o Seminário Internacional Privação de Liberdade e Direitos Humanos: o direito à saúde em debate. A atividade marca a celebração dos 30 anos do departamento, que desde sua fundação tem como missão a pesquisa estratégica e a formação de pessoas, além do subsídio de políticas públicas e de saúde. O encontro é aberto aos interessados e acontecerá, a partir das 9 horas, no auditório térreo da ENSP.

Especialistas discutem impactos das políticas de austeridade sobre o futuro

Para refletir de forma estratégica sobre os futuros possíveis para seguridade social, a equidade e o bem estar no país, o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz e o Núcleo de Inteligência de Futuro da Fiocruz Brasília promovem, de 3 a 5 de dezembro de 2018 a oficina Diálogos Prospectivos - Políticas de austeridade e seus impactos sociais. As palestras terão transmissão on-line.

 

ENSP promove Conferência Internacional sobre sustentabilidade em 10/12

No dia 10/12, das 9 às 17h, o Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP) realizará evento que discutirá as implicações das relações entre Desenvolvimento Sustentável, Proteção à Saúde e Democracia na Governança Global, no Salão Internacional da ENSP. 

ENSP promove Oficina para elaboração do novo repositório

A Oficina para elaboração do novo repositório da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) ocorreu em dois dias, na sala do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), organizada pela Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ENSP) e pela Vice-Direção de Pesquisa e Inovação (VDPI). 

Entrevista: pesquisadora da ENSP fala sobre mortalidade materna, violência obstétrica e racismo

Silvana Granado, pesquisadora ENSP/Fiocruz, e uma das coordenadoras da pesquisa 'Nascer no Brasil: Inquérito Nacional sobre parto e nascimento', fala sobre mortalidade materna, violência obstétrica e racismo institucional. 

 
 
Sábado, 15 de Dezembro de 2018

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.