link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Informe Ensp

Notícias

Expediente do Serviço de Gestão Acadêmica na sexta-feira

A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) informa que que não haverá expediente no Serviço de Gestão Acadêmica (Seca) nesta 6ª feira, dia 11 de janeiro, por motivo de realização do Serviço de Higienização. Informamos, contudo, que excepcionalmente as matrículas dos candidatos selecionados para os cursos stricto sensu da ENSP com entrada em março de 2019 e, também, a entrega dos Formulários referentes aos Agendamento das Defesas e de Qualificação serão recebidas pelos funcionários Fabrício e Lilian, na sala 106, do prédio Torres Homem.

ENSP oferece curso sobre Cuidados Paliativos com ênfase na APS

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca está com inscrições abertas, até dia 8 de fevereiro, para o Curso de Especialização em Cuidados Paliativos com Ênfase na Atenção Primária - 2019. O Curso é destinado a profissionais de nível superior da área de saúde, com prioridade para aqueles que atuam na atenção primária da rede pública. Seu objetivo é capacitar profissionais da área de saúde para a assistência em cuidados paliativos, em uma perspectiva interdisciplinar com ênfase na atenção primária. São ofertadas 25 vagas, sendo 3 para ações afirmativas. Leia o edital e faça sua inscrição aqui.

ENSP e Fiocruz MS formarão doutores na região Centro-Oeste

A ENSP/Fiocruz, por meio do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública, e a Coordenação de Ensino da Fiocruz Mato Grosso do Sul firmaram convênio para realização do doutorado em "Epidemiologia, Equidade e Saúde Pública". O curso despontou da necessidade de formação de doutores na região, e o processo seletivo, encerrado dia 19 de dezembro, aprovou 14 candidatos.

Inscrições abertas para o curso internacional Saúde Coletiva em Diálogo com as Epistemologias do Sul

O curso internacional Saúde Coletiva em Diálogo com as Epistemologias do Sul, oferecido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Pública da ENSP/Fiocruz, terá a participação dos docentes convidados: João Arriscado Nunes (investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra), Bruno Sena Martins (investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra) e Charles Tesser (Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina). A coordenação do curso está a cargo do docente Marcelo Firpo Porto (Fiocruz/RJ) e contará com a participação dos docentes da Fiocruz/RJ: Paulo Amarante, Gil Sevalho, Roberta Gondim, Diogo Ferreira Rocha e Marina Fasanello.

Inscrições abertas para o curso internacional Abordagens Colaborativas e Participativas no Campo da Avaliação

O curso internacional Abordagens Colaborativas e Participativas no Campo da Avaliação é ofertado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Pública, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e apoiado com recursos do Proex/Capes.
 
 

ENSP parabeniza os sanitaristas

Sabidamente responsável pela formação de milhares de sanitaristas em todo o país, a ENSP/Fiocruz saúda esses valorosos profissionais pela incansável atenção, presteza e compromisso com a saúde da população brasileira, em alinhamento aos preceitos da Constituição Federal. O dia 2 de janeiro legitima a importância da atuação dos trabalhadores que se dedicam em defender os princípios e valores do Sistema Único de Saúde.

Altos custos de tecnologia evidenciam sustentabilidade de acesso a tratamento de câncer, diz pesquisa da ENSP

Os anticorpos monoclonais (mABs) têm sido indicados como tecnologia inovadora para o tratamento de alguns tipos de câncer. Seus altos custos, porém, colocam em questão a sustentabilidade do acesso. Um estudo da ENSP identificou 14 anticorpos com ação em sete antígenos-alvo diferentes.

'Burnout' médico é tema de artigo do Observatório da Medicina

O Observatório da Medicina (ObMed), site do portal da ENSP, publicou um artigo sobre burnout médico. ?O acúmulo de trabalhos e a carga horária excessiva podem ter repercussões sobre a saúde do médico, e dificultar ou mesmo impossibilitar as atividades de formação continuada?, diz relatório Demografia Médica no Brasil ? 2015.

 
 
Sábado, 19 de Janeiro de 2019

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.