link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Informe Ensp

Notícias

Associação dos Expostos ao Amianto celebra decisão do STF em evento na ENSP

O núcleo do Rio de janeiro da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto se reuniu na Escola Nacional de saúde Pública (ENSP/Fiocruz), na terça-feira (19/12), para celebrar a decisão do Supremo Tribunal Federal de banir o amianto em território nacional e promover um balanço das ações realizadas em 2017. Presente no encontro, a auditora fiscal do Trabalho e fundadora da Abrea, Fernanda Giannasi, afirmou que a decisão do Supremo é uma vitória dos trabalhadores, enquanto o diretor da ENSP, Hermano Castro, alertou a todos para a necessidade de criação de um sistema eficaz de vigilância, em razão de o câncer provocado pela exposição à fibra poder se manifestar décadas depois do contato.

Debate sobre a crise da saúde no Rio de Janeiro está disponível em vídeo

A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), dedicada há mais de seis décadas à formação profissional em saúde, pesquisa, desenvolvimento tecnológico, formulação de políticas públicas e prestação de serviços de referência em saúde, não poderia ficar imune à crise da saúde no Rio de Janeiro. Demissões, salários atrasados, falta de insumos, medicamentos, exames complementares e a ausência de contratos de manutenção e limpeza são alguns dos exemplos que expõem a situação vivida pelos cariocas. Diante desse contexto, a ENSP promoveu, no dia 23 de novembro, o debate A crise na Saúde no Município do Rio de Janeiro. Coordenada pelo médico, vereador da Comissão de Saúde da Câmara Municipal e professor colaborador da ENSP, Paulo Pinheiro, a atividade contou com a participação do Presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, Ronaldo Moreira Paes, do Presidente da Associação dos Médicos de Família e Comunidade, Moisés Vieira Nunes, da Subsecretária Geral Executiva da Secretaria Municipal em Saúde, Ana Beatriz Busch Araújo, e do Representante do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, Ricardo Levorato. Confira, nos vídeos abaixo, o debate na íntegra ou acesse o Canal a ENSP no Youtube.

Doutorado em Saúde Pública 2018: resultado final

O resultado final dos candidatos aprovados para o Doutorado em Saúde Pública - 2018 já está disponível na Plataforma Sigass e no Portal de Ensino da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). A matrícula deverá ser realizada de 2 a 12 de janeiro de 2018, e os candidatos selecionados poderão enviar toda documentação exigida via Sedex ou entregar no Serviço de Gestão Acadêmica da ENSP (informar no envelope: Matrícula Curso de Doutorado em Saúde Pública). O candidato selecionado que deixar de efetuar sua matrícula até o dia 12/01/2018 será considerado desistente. Confira toda documentação e os endereços no edital.

Ufac homenageia (in memoriam) pesquisador Sergio Koifman

O pesquisador Sergio Koifman, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), foi homenageado (in memoriam) pela Universidade Federal do Acre (Ufac) durante a inauguração das instalações que atenderão os programas de pós-graduação em Saúde Coletiva e Produção Vegetal da universidade acriana. Falecido em 2014, Koifman foi um dos responsáveis pela criação do primeiro mestrado em Saúde Coletiva na região Norte do país, desenvolvido por meio da associação temporária promovida pela Capes, e coordenou o programa de pós-graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente - que serviu de base para a parceria. "Não somente eu, mas toda família está extremamente honrada com a homenagem da reitoria da Ufac. A proposta do Sergio sempre foi extramuros, sempre esteve atrelada à qualidade do ensino, da pós-graduação. É bonito observar como os alunos incorporaram a filosofia de vida acadêmica dele. A grande contribuição dessa parceria está em mostrar que é possível fazer. Essa é a grande lição", orgulhou-se a pesquisadora Rosalina Koifman, viúva do professor Sergio.

Paulo Amarante lança livro de memórias

No dia 21 de dezembro, o pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) Paulo Amarante lançará o livro Lugares da Memória: causos, contos e crônicas sobre loucos e loucuras (Zagodoni Editora), que retrata a história da Reforma Psiquiátrica na visão de um dos seus mais importantes militantes e traz um misto de recordações, estórias e histórias, fantasias e desejos do pesquisador. A cerimônia será no Carioca Zen, na Rua Humaitá, 154 - Humaitá, das 16h às 20 horas.

10 Anos do Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas (Next Fiocruz)

Há dez anos, no dia 4 de dezembro de 2007, foi criado o Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas (Next), em um evento da Fiocruz que discutia o uso da WEB na instituição. O Núcleo serviria para experimentar as tecnologias interativas que emergiam com a Web 2.0, como um caminho para incorporar a Internet e as práticas interativas e colaborativas na pesquisa, comunicação, informação, educação e serviços na saúde no SUS e na Fiocruz. Na época, o Skype era proibido em praticamente toda a Fiocruz, e julgava-se que não se podia deixar os servidores e estudantes perderem tempo e se distrair com a Internet. A preocupação era bloqueá-la e se criava todo tipo de ?filtro? para impedir que os funcionários usassem os sistemas de busca para acessar "conteúdos inapropriados". Confira o depoimento sobre a década de atuação do Next.

Conheça o novo site do Dihs/ENSP

Já está no ar o novo site do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da ENSP. Elaborado e gerenciado pela equipe de T.I da Coordenação de Comunicação Institucional, a página expressa a dinâmica e a produção do departamento, com seções sobre inserção do Dihs na pós-graduação lato e stricto sensu da ENSP, a produção científica, os eventos e a linha do tempo da construção da área direito e saúde no âmbito institucional. A principal inovação está no Armazém do Conhecimento, um espaço para publicação de textos, trabalhos, artigos e pesquisas, nacionais e internacionais, sobre o tema Direito e Saúde. 

Seminário Internacional da ENSP debate sobre os sistemas de saúde da América Latina

Agendas e Reformas dos Sistemas de Saúde na América Latina foi um dos temas debatidos durante o seminário internacional promovido pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Pública (PPGSP/ENSP), e organizado pelas docentes Cristiani Vieira e Luciana Dias de Lima, da ENSP, em 11/12. Na ocasião, foi lançado o volume 33 suplemento 2 de Cadernos de Saúde Publica (CSP/ENSP), que enfoca a mesma questão do evento. À tarde, as pesquisadoras Célia Almeida, da Escola; Monica Uribe-Gómez, da Universidade Nacional de Colômbia; e Oliva López-Arellano, da Universidad Autônoma Metropolitana-Xochimilco, México, compuseram a mesa, coordenada por Luciana Dias de Lima. O debate contribuiu para o entendimento de que, nas décadas de 1980/1990, os Estados latino-americanos passaram por processos de liberalização econômica e de democratização, com implicações para as políticas sociais. O suplemento temático de CSP, enfatiza que a eleição de governos de centro-esquerda em alguns países, nos anos 2000, suscitou expectativas de mudanças nos modelos de desenvolvimento havendo na região experiências positivas da redução das desigualdades. Entretanto, em meados da década de 2010, evidencia-se uma nova inflexão em várias nações latino-americanas, cujo cenário passa a se caracterizar por instabilidade econômica e política, ascensão de governos de perfil neoliberal e neoconservador, ameaças à democracia e a direitos sociais.

 
 
Quinta, 18 de Janeiro de 2018

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.