link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Informe Ensp

Notícias

Reforma Trabalhista – a desvalorização do tempo e da vida

Com a Reforma Trabalhista em vigor, o tempo, que é tão valorizado economicamente em uma sociedade que exige um ritmo veloz de produtividade, será cada vez mais escasso na vida do trabalhador, especialmente da mulher, que tem dupla e às vezes tripla jornada. Considerando as horas perdidas pelo trabalhador no transporte público nas idas ao trabalho e nas voltas para casa, no pouco tempo que sobra para o lazer e para os cuidados com a saúde, a situação pode se agravar com o provável aprofundamento da Reforma Trabalhista.

Como e Por que as Desigualdades Fazem Mal à Saúde

Aliando praticidade a novos formatos literários, a Editora Fiocruz lançou seu segundo e-book interativo: Como e Por Que as Desigualdades Sociais Fazem Mal à Saúde. O livro de autoria de Rita Barradas Barata, que teve sua primeira edição impressa em 2009, apresenta breves considerações teóricas sobre a temáticadas desigualdades sociais em saúde, apontando correntes e tendências existentes na pesquisa epidemiológica sobre o assunto.
 

Entrevista: Aluna da ENSP fala sobre a criação do Coletivo Negro

Mayra da Cruz Honorato, estudante do primeiro ano do mestrado acadêmico em Saúde Pública na ENSP, formada em psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e integrante do Grupo Preto de Psicologia Ìmárale fala sobre a criação do Coletivo Negro na Fiocruz, por um grupo de estudantes, e a participação da população negra na academia. 

Confira respostas às dúvidas frequentes sobre imunização e segurança das vacinas

As vacinas são seguras? A imunidade proporcionada por elas é melhor do que a oferecida pelas infecções naturais? Uma criança pode receber mais de uma vacina por vez? Existe alguma relação entre vacinas e autismo? Confira as respostas da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) para perguntas frequentes da população sobre imunização.

Nota da comunidade acadêmica brasileira ligada ao campo da educação ambiental

Nota da comunidade acadêmica brasileira ligada ao campo da educação ambiental para os Senhores Presidente da República, Ministros da Educação e Meio Ambiente, para a Sociedade Brasileira e a Comunidade Internacional

Saúde é Meu Lugar: mostra de vivências nos territórios encerra mais um ciclo

Os números falam por si só e definem o nível de qualidade de um projeto tão inspirador: 1.485 histórias publicadas; 700 narradores inscritos; 1.500 pessoas cadastradas; e 55 mil visualizações do site na mostra on-line. 24 mostras presenciais realizadas; 22 estados contemplados e 2.115 participantes. Nas redes sociais, 2.500 seguidores, mais de 1 milhão de visualizações e 5 mil compartilhamentos. 

Ceensp abordou saúde e resistência da população negra

O Centro de Estudo Miguel Murat de Vasconcelos (Ceensp) realizou, no Salão Internacional da ENSP, a mesa "Vidas negras - saúde e resistência", que contou com a participação da Conselheira Nacional de Saúde, Altamira Simões, do pesquisador do Instituto de Saúde Luís Eduardo Batista e da mestranda em Saúde Pública da ENSP Mayra da Cruz Honorato. O evento foi coordenado pela pesquisadora da ENSP Vera Lucia Luiza, que também participou da mesa.

Cesteh/ENSP realizou o seminário Democracia, Trabalho e Saúde

O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) realizou o seminário Democracia, Trabalho e Saúde. Na ocasião, contou com a participação da professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Uerj) e participante do colegiado Fórum de Saúde e Frente Nacional Contra a Privatização na Saúde, Maria Inês Bravo, e do docente do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IMS/Uerj), André Mendonça, para dialogar e debater sobre a situação do país nessas áreas. 

 
 
Sábado, 19 de Janeiro de 2019

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.