link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Informe Ensp

Notícias

'Privacidade do participante de pesquisa é um direito constitucional'

A responsabilidade médica, sobretudo na garantia do sigilo dos dados e da privacidade do paciente, esteve na pauta no Centro de Estudos promovido pelo Comitê de Ética em Pesquisa da ENSP. O evento, que recebeu a professora da Faculdade de Medicina da Bahia (Fameb/Ufba) e especialista na área de Direito do Paciente Camila Vasconcelos, aprofundou-se na relação médico-paciente, dimensionando as responsabilidades, os direitos e o dever de cada um, bem como a situação de vulnerabilidade dos participantes de pesquisa. O Ceensp Confidencialidade dos dados de pesquisa e direito à privacidade dos participantes pode ser assistido na íntegra no Canal da ENSP no Youtube.

Abrascão 2018: Prazo de inscrições prorrogado até 25 de abril

O 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2018) prorrogou o prazo para inscrições com preços promocionais, que agora podem ser feitas até o dia 25 de abril. O evento será realizado no Campus Manguinhos da Fiocruz entre os dias 26 e 29 de julho de 2018, com o objetivo de fortalecer o SUS, os direitos e democracia. Acesse o site do Abrascão e veja como se inscrever.

Evento no Hélio Fraga discute desenvolvimento de pesquisas no contexto de cortes no país

O Centro de Referência Professor Hélio Fraga, instituição nacional de referência do SUS para tuberculose e outras pneumopatias, promoverá, no dia 19 de abril, às 14h, a sessão científica Ciência e Pesquisa no CRPHF. O evento será conduzido pelo pesquisador Caetano Antunes e pretende discutir o papel e a importância da ciência no cotidiano do Hélio Fraga, assim como as propostas e desafios para a realização de pesquisas. A sessão acontecerá no auditório do CRPHF e é aberta ao público.

Ministério da Saúde esclarece que não existe vírus H2N3 no Brasil

O Ministério da Saúde informa que não existe uma cepa H2N3 de vírus da influenza no Brasil. Essa é uma informação inverídica que está circulando nas mídias sociais. Os vírus de influenza que atualmente circulam no Brasil são o influenza A/H1N1pdm09, A/H3N2 e influenza B. A vacina contra gripe, cuja campanha inicia no segunda quinzena de abril, protege contra estes tipos de três vírus. O Ministério da Saúde se mantém vigilante quanto à circulação de vírus influenza no Brasil.

Abrascão 2018: pesquisadora da ENSP representa Comitê de Assessoramento em C&T e Inovação em Saúde

Graduada em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre e doutora em Saúde Pública (IMS/Uerj e ENSP, respectivamente), Celia Maria de Almeida é pesquisadora titular da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), tendo ocupado inúmeros cargos e funções à frente de cursos e postos da Fundação, como a coordenação do mestrado profissional em Saúde Global e Diplomacia da Saúde e a direção do Escritório Regional de Representação da Fiocruz na África, instalado em Maputo, Moçambique. Integra e representa o Comitê de Assessoramento em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Associação.

Biologia sintética e segurança da saúde é tema de debate

No dia 16 de abril, será realizado o segundo encontro do Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública. O evento terá como tema Biologia Sintética em Perspectiva Dual: conquistas e ameaças à saúde global e será realizado no salão internacional da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), na Fiocruz, campus de Manguinhos, às 14h.

Inscrições abertas para Especialização em Saúde do Trabalhador em SP

Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, que objetiva qualificar profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) a incorporar as relações entre Produção, Ambiente e Saúde às práticas de saúde, de modo a solucionar problemas concretos, considerando o trabalho como determinante do processo saúde-doença e da degradação ambiental. Acesse o edital

Debate oferece perspectiva crítica à intervenção militar no Rio

O tema era urgente: discutir a intervenção militar no Rio de Janeiro sob uma perscpectiva ampla, buscando as contribuições possíveis entre a área da saúde, os movimentos sociais e entidades da sociedade civíl. Mas no cenário atual, de degradação vertiginosa da vida em sociedade, uma urgência pode se tornar uma emergência. Quando agendou o debate "Intervenção pra quem?", o conselho deliberativo da ENSP não imaginaria que a poucos dias do evento, Marielle Franco, uma vereadora e líder que vinha se notabilizando na luta contra as injustiças e o genocídeo da juventude negra no Brasil, seria brutalmente assassinada junto com seu motorista Anderson Gomes.

 
 
Quinta, 26 de Abril de 2018

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.