link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Informe Ensp

Notícias

'Comunicação de más notícias em saúde': tema de pesquisa em Bioética da ENSP

?O campo da ética médica, em que se inserem as questões da relação médico-paciente, assiste a um predomínio atual de teorias de caráter consequencialista/utilitarista na fundamentação dos debates, usualmente preocupados com a correção da ação moral. Contudo, as teorias baseadas apenas no valor da ação moral, ou mesmo as deontológicas, parecem não dar conta de uma discussão acerca de aspectos relacionais entre seres humanos, negligenciando aspectos humanos, demasiado humanos, que, certamente, necessitariam ser levados em conta.? Foi o que evidenciou a pesquisa de mestrado da ENSP, em conjunto com a Universidade do Estado do RJ, Universidade Federal do RJ e Universidade Federal Fluminense, em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, da aluna Mabel Viana Krieger, sob orientação do pesquisador Sergio Rego. Ao longo dos estudos preliminares que conformaram o material de elaboração do tema dessa pesquisa, de acordo com Mabel, foi formulada a seguinte questão: Como podemos analisar a questão da comunicação de más notícias em saúde? 

Assista agora aula de abertura Curso de Especialização em Tecnologias Educacionais para a Prática Docente no Ensino da Saúde na Escola

Assista agora a aula de abertura do Curso de Especialização em Tecnologias Educacionais para a Prática Docente no Ensino da Saúde na Escola. Com o tema Prática Docente em contexto híbrido, multimodal pervasivo e ubíquo: inventividade e inovação na Educação, a aula conta com a participação da professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Eliane Schlemmer. O programa da aula inaugural conta ainda com as boas-vindas das coordenadoras do curso Elomar Castilho Barilli e Rosely Magalhães, do coordenador de Pós-Graduação lato sensu da ENSP, Rafael Arouca; e do coordenador de Desenvolvimento Educacional e EAD da Escola (CDEAD), Mauricio De Seta. Em seguida haverá uma breve apresentação do corpo docente. 

Debate sobre o banimento do amianto no Brasil está disponível em vídeo

O Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde do Trabalhador promoveu a aula aberta Banimento do amianto: uma luta coletiva e contínua. A aula, proferida pela coordenadora da Rede Ban Asbestos para a América Latina, Fernanda Giannasi, está disponível em vídeo no Canal da ENSP no Youtube. Segundo Giannasi, que é fundadora da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto, a invisibilidade e o silêncio epidemiológico provocados pela exposição ao amianto são indiscutíveis, e a situação só mudará com o banimento total da fibra. A atividade, realizada no final de 2017 na ENSP, foi mediada pelo pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), Luis Carlos Fadel. Confira, no vídeo abaixo, a aula na íntegra. 

Entrevista: diretor da ENSP faz retrospectiva de 2017

Hermano Castro, diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) faz retrospectiva dos acontecimentos que marcaram a Escola ao longo de 2017 e aponta perspectivas para 2018. 

 

 

Desafios e perspectivas das Ciências Sociais e Saúde Coletiva pautaram último Ceensp de 2017

A última sessão de 2017 do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcelos da ENSP teve como tema Ciências Sociais e Saúde Coletiva: desafios e perspectivas. Coordenado pelo pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da ENSP, Carlos Otavio Fiuza Moreira, o Ceensp contou com a participação do professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Luiz Antonio de Castro Santos, e do professor do DCS/ENSP, Nilson do Rosário. O debate está disponível, na íntegra, no Canal da ENSP no Youtube
 

ENSP perde Walter Mendes

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) lamenta o falecimento do pesquisador Walter Viera Mendes Junior, do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps), na manhã deste sábado, 30 de dezembro de 2017, em decorrência de um câncer. Médico, Walter era colaborador do Proqualis, do Icict/Fiocruz, e pautava sua atuação institucional na qualidade em saúde e segurança do paciente. No final de agosto deste ano, recebeu o prêmio Júlia Lima, da Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein, pela sua trajetória na área. O sepultamento será no domingo, dia 31/12, às 13h, no cemitério São João Batista. O velório terá início às 10h, na Capela Quatro (acesso pela rua Real Grandeza).

Seminário discute impacto da violência armada nas escolas

Entre 88 moradores e moradoras do Jacarezinho, Manguinhos e Maré entrevistados para uma pesquisa da Cooperação Social da Fiocruz, 91% afirmaram que a violência armada afeta sua educação escolar. No percurso formativo letivo de 12 anos, um aluno da Maré tem um ano a menos de aula em razão dos fechamentos das escolas em dias de conflitos, segundo a ONG Redes da Maré. Esses foram alguns dos efeitos nocivos do contexto de violência em favelas tematizados no seminário Violência armada e Saúde em escolas localizadas em periferias urbanas que reuniu, em 13 de dezembro, professores, alunos, profissionais de saúde e sociedade civil organizada, no campus Manguinhos da Fiocruz.

Inscrições abertas para curso Oficinas Clínicas sobre o Cuidado

Estão abertas as inscrições para o curso de qualificação Oficinas Clínicas sobre o Cuidado: Narrando casos e (Re)construindo sentidos para o trabalho em saúde 2018. A formação, direcionada a profissionais de saúde do SUS que atuam em funções assistenciais, tem como objetivo contribuir com a compreensão e (re)construção de sentidos acerca das questões ligadas à dimensão (inter)subjetiva do trabalho em saúde e da produção do cuidado. Organizado em duas unidades, que articulam 24 sessões de trabalho, 12 pela manhã e 12 à tarde - num total de 72 horas presenciais, o curso se estrutura a partir de uma dinâmica pedagógica que prevê a combinação de atividades e recursos diversos. Ao todo 30 vagas estão disponíveis, sendo 20 destinadas à demanda livre de profissionais de saúde, e 10 aos profissionais da área assistencial do Instituto Nacional do Câncer (Inca). O curso é coordenado pelas pesquisadoras do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP, Marilene de Castilho Sá e Lilian Miranda. Acesse a Plataforma SigaLS e confira o edital do curso. A inscrições estão abertas até 8 de março de 2018. 

 
 
Sexta, 19 de Janeiro de 2018

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.