link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Informe Ensp

Notícias

Como as coleções terminam: 'Cadernos' retoma o trágico incêndio no Museu Nacional

A última edição de 2018 do Cadernos de Saúde Pública dedica seu editorial ao Museu Nacional, e seu espaço temático traz artigo de pesquisadora da ENSP que reflete sobre o descaso e a negligência contra a cultura, a história e o patrimônio científico brasileiro. Em apoio às instituições, a ENSP lançou nas suas redes sociais a campanha #souMuseuNacional#souUFRJ#souEstadoBrasileiro.

MS lança Atlas com ações que podem reduzir morte por câncer ligado ao trabalho

Evitar o contato com poeiras orgânicas, agrotóxicos, metais, solventes, produtos petroquímicos, radiação podem reduzir em até 37% os casos de alguns cânceres relacionados ao trabalho no país. Para subsidiar ações de prevenção à exposição ocupacional, o Ministério da Saúde lançou o Atlas do Câncer Relacionado ao Trabalho. A publicação, que é inédita, estima a doença ou evento relacionado à saúde que seria prevenido caso o fator de risco fosse eliminado.

Pesquisador da ENSP fala sobre a ameaça global da resistência aos antibióticos

O pesquisador do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP), Luis Caetano Antunes, participou do programa Sala de Convidados, do Canal Saúde, na última terça-feira, 11 de dezembro, que debateu a ameaça global da resistência aos antibióticos. Para o pesquisador, a resistência se deve, principalmente, ao uso indiscriminado que temos atualmente. 

Inscrições Abertas para curso de Especialização Gestão em Saúde para a Marinha do Brasil

A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), em parceria com a Marinha do Brasil, por intermédio da Diretoria de Saúde da Marinha (DSM) como Organização Militar Orientadora Técnica (OMOT) tornam públicas as normas para o processo de seleção de alunos do Curso de Especialização Gestão em Saúde para a Marinha do Brasil, na modalidade à distância com momentos presenciais. As coordenadoras do curso são Clayre Maria Bomfim Lopes e Vanessa Costa e Silva.

NAF/ENSP debate alternativas para o enfrentamento de barreiras ao acesso a medicamentos

O NAF/ENSP, realizará, no dia 19/12, o seminário Alternativas para o enfrentamento de barreiras ao acesso a medicamentos. Na ocasião serão lançadas duas publicações que abordam, respectivamente, pesquisas sobre patentes e produção pública de medicamentos adotados pelo SUS. O seminário, que acontecerá no salão internacional, é aberto a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia. 

Cesteh/ENSP debate democracia, trabalho e Saúde em 18/12

O Cesteh/ENSP realizará no dia 18 de dezembro, o seminário Democracia Trabalho e Saúde. Marcado para as 10 horas, na sala 32 do Cesteh, o evento contará com a participação da professora da Uerj, Maria Inês Bravo, e do docente do Instituto de Medicina Social da Uerj, André Mendonça. O debate será coordenado pelo pesquisador do Centro de Estudos, Augusto Pina. A atividade é aberta aos interessados e não necessita de inscrição.

Defesas de mestrado e doutorado nos dias 13 e 14 de dezembro

Nos dias 13 e 14 de dezembro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca terá defesas de mestrado e doutorado, referentes aos cursos de Doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente, mestrado acadêmico em Saúde Pública e mestrado profissional em Saúde Pública. Confira abaixo a relação dos alunos, das bancas e os locais de apresentação.
 

Encontro de direitos humanos debate moradia, deficiência e juventude nas favelas (13/12)

Na semana em que a Declaração dos Direitos Humanos completa 70 anos, a Cooperação Social da Fiocruz e o Museu da Vida (COC) realizam o seminário DH em debate: Encontro de direitos humanos, saúde e territórios de favela no próximo dia 13 (quinta-feira), a partir das 13h30, na Tenda da Ciência, Campus Manguinhos, no Rio de Janeiro. 

 
 
Sábado, 15 de Dezembro de 2018

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.