link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Informe Ensp

Notícias

Abrascão 2018: pesquisador da ENSP representa o GT Saúde Mental

Paulo Amarante é um dos pioneiros do movimento brasileiro de reforma psiquiátrica. Foi representante eleito do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial na Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Conselho Nacional de Saúde. 

ENSP/Fiocruz lança publicação em simpósio sobre economia da saúde

1º Simpósio de Economia da Saúde acontece nos dias 19 e 20 junho, em Brasília-DF. O primeiro evento sobre o tema lançará a publicação "Contas do SUS na perspectiva da Contabilidade Internacional: Brasil, 2010-2014",coordenado pela pesquisadora da ENSP/Fiocruz Maria Angélica Borges dos Santos.

Entrevista para aplicação de testes de Zika e Chikungunya

Entre julho e setembro de 2018 a Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz desenvolverá o estudo sobre soroprevalência de Zika, Dengue e Chikungunya no município do Rio de Janeiro, o Projeto de Pesquisa ZDC. Como ainda não se conhece o percentual de indivíduos no Rio de Janeiro que tiveram contato com os vírus de Zika e Chikungunya, sobretudo porque alguns casos são assintomáticos e confundem o quadro clínico no início da infecção, o objetivo do projeto consiste em desvendar a porcentagem da população que teve contato no passado ou recentemente com os vírus dessas doenças, possibilitando o conhecimento de sua distribuição e a realização de estratégias de controle mais eficazes. Para isso, profissionais contratados pela Fiocruz visitarão 1.500 domicílios, em todos os bairros da cidade, para entrevistar e realizar testes rápidos para detecção de Zika, Dengue e Chikungunya.Entrevista para aplicação de testes de Zika e Chikungunya do Projeto ZDC.

Kits para Testes de Zika e Chikungunya

Entre julho e setembro de 2018 a Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz desenvolverá o estudo sobre soroprevalência de Zika, Dengue e Chikungunya no município do Rio de Janeiro, o Projeto de Pesquisa ZDC. Como ainda não se conhece o percentual de indivíduos no Rio de Janeiro que tiveram contato com os vírus de Zika e Chikungunya, sobretudo porque alguns casos são assintomáticos e confundem o quadro clínico no início da infecção, o objetivo do projeto consiste em desvendar a porcentagem da população que teve contato no passado ou recentemente com os vírus dessas doenças, possibilitando o conhecimento de sua distribuição e a realização de estratégias de controle mais eficazes. Para isso, profissionais contratados pela Fiocruz visitarão 1.500 domicílios, em todos os bairros da cidade, para entrevistar e realizar testes rápidos para detecção de Zika, Dengue e Chikungunya.

Ciclo de Debates discutiu os descaminhos na Atenção Primária

A luta contra a PEC da Morte (PEC 241) e a Portaria 83/2018 foram o tema central de discussão do terceiro dia do Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. A integrante do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Liu Leal, e o presidente da Federação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias (Fenasce), Luiz Cláudio de Souza, foram os convidados. ?Estamos vivendo um conjunto de adversidades?, afirmou Liu Leal. Confira os vídeos, na íntegra, da mesa-redonda Descaminhos na Atenção Primária: a atual Política Nacional de Atenção Básica e a Portaria nº 83/2018.

Centro de Estudos da ENSP debaterá a questão das drogas nesta quarta-feira (20/6)

"Drogas: questão de polícia ou saúde?" será o tema do próximo Ceensp, no dia 20 de junho, às 14 horas. O evento terá participação de Luciana Boiteux, da UFRJ, Orlando Zaccone, delegado da Polícia Civil, e Marcelo Chalreó, da OAB/RJ. A coordenação é do pesquisador Paulo Amarante. 

Novo marco legal regula pesquisa clínica com seres humanos

Mauro Brandão Carneiro, vice-diretor de Ensino e membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Intituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz), fala sobre os pontos considerados avanços pela comunidade científica no texto aprovado pela CCTCI. 

Ex-usuária defende afastamento seguro das drogas psiquiátricas

A ENSP/Fiocruz recebeu a escritora e ex-paciente psiquiátrica Laura Delano para participar da mesa "Experiência dos sobreviventes da psiquiatria: como deixar de ser paciente psiquiátrico?". Liderança do movimento dos "Sobreviventes da Psiquiatria" nos EUA, ela dá suporte técnico aos que querem se "livrar" do sistema psiquiátrico. 

 
 
Sexta, 22 de Junho de 2018

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.