link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Informe Ensp

Notícias

Febre Amarela: acesse o banner no Portal ENSP e acompanhe as últimas notícias

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) criou uma seção especial para divulgar as últimas notícias sobre a febre amarela, acesse o banner na página principal do Portal ENSP e saiba mais.

Nova edição do Boletim do Cetab/ENSP destaca importância de monitorar as ações da indústria

Boletim 2 do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco já está on-line e traz, no editorial, texto do pesquisador Francisco Paumgartten, chefe do Laboratório de Toxicologia da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, sobre os riscos à saúde provocados pelos aditivos em cigarros. O artigo, assinado por Danielle Barata, do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde, comenta o adiamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade que questiona a competência da Anvisa para proibir a fabricação, importação, armazenamento e comercialização de produtos de tabaco. Na entrevista, Tibor Szilagyi, líder da equipe de relatórios e gestão do conhecimento do Secretariado da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco, fala a respeito da importância dos Observatórios no monitoramento das estratégias e ações da indústria do tabaco. Acesse a publicação aqui.

Ataque de spams no servidor de e-mail da ENSP

A Coordenação de Tecnologia da Informação da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) informa que sofreu um ataque de spams no servidor de e-mails e, por esse motivo, o serviço ficará temporariamente indisponível.

'Comunicação de más notícias em saúde': tema de pesquisa em Bioética da ENSP

?O campo da ética médica, em que se inserem as questões da relação médico-paciente, assiste a um predomínio atual de teorias de caráter consequencialista/utilitarista na fundamentação dos debates, usualmente preocupados com a correção da ação moral. Contudo, as teorias baseadas apenas no valor da ação moral, ou mesmo as deontológicas, parecem não dar conta de uma discussão acerca de aspectos relacionais entre seres humanos, negligenciando aspectos humanos, demasiado humanos, que, certamente, necessitariam ser levados em conta.? Foi o que evidenciou a pesquisa de mestrado da ENSP, em conjunto com a Universidade do Estado do RJ, Universidade Federal do RJ e Universidade Federal Fluminense, em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, da aluna Mabel Viana Krieger, sob orientação do pesquisador Sergio Rego. Ao longo dos estudos preliminares que conformaram o material de elaboração do tema dessa pesquisa, de acordo com Mabel, foi formulada a seguinte questão: Como podemos analisar a questão da comunicação de más notícias em saúde? 

Assista agora aula de abertura Curso de Especialização em Tecnologias Educacionais para a Prática Docente no Ensino da Saúde na Escola

Assista agora a aula de abertura do Curso de Especialização em Tecnologias Educacionais para a Prática Docente no Ensino da Saúde na Escola. Com o tema Prática Docente em contexto híbrido, multimodal pervasivo e ubíquo: inventividade e inovação na Educação, a aula conta com a participação da professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Eliane Schlemmer. O programa da aula inaugural conta ainda com as boas-vindas das coordenadoras do curso Elomar Castilho Barilli e Rosely Magalhães, do coordenador de Pós-Graduação lato sensu da ENSP, Rafael Arouca; e do coordenador de Desenvolvimento Educacional e EAD da Escola (CDEAD), Mauricio De Seta. Em seguida haverá uma breve apresentação do corpo docente. 

Debate sobre o banimento do amianto no Brasil está disponível em vídeo

O Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde do Trabalhador promoveu a aula aberta Banimento do amianto: uma luta coletiva e contínua. A aula, proferida pela coordenadora da Rede Ban Asbestos para a América Latina, Fernanda Giannasi, está disponível em vídeo no Canal da ENSP no Youtube. Segundo Giannasi, que é fundadora da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto, a invisibilidade e o silêncio epidemiológico provocados pela exposição ao amianto são indiscutíveis, e a situação só mudará com o banimento total da fibra. A atividade, realizada no final de 2017 na ENSP, foi mediada pelo pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), Luis Carlos Fadel. Confira, no vídeo abaixo, a aula na íntegra. 

Revista 'Ciência e Saúde Coletiva' aborda a equidade para grupos em situação de vulnerabilidade

"A sensação que nos atravessa no Brasil atual é de desalento pelo retrocesso que estamos vivendo em termos de perdas de direitos conquistados ao longo de lutas anteriores. Por outro lado, é parte do DNA da Saúde Coletiva brasileira a luta e a resistência. Não diria que já há um novo porvir se avizinhando no horizonte, mas é excelente a oportunidade que temos para rever e produzir novas experiências conceituais e imaginar outras possibilidades de lutas e resistências." É o que afirma o editorial do número temático Direito à cidade: Promoção da equidade para grupos em situação de vulnerabilidade da revista Ciência e Saúde Coletiva (vol.22 n.12), de dezembro de 2017, que aspira contribuir com uma porção desta luta colocando em cena a cidade, suas vulnerabilidades e potencialidades. Os editores convidados dessa edição, Marco Akerman, Glória Lúcia Alves Figueiredo e Carlos Henrique Gomes Martins entendem que o direito à saude se entrecruza com o direito à cidade na medida em que, ao se garantir espaços urbanos saudáveis para a população, estará também reduzindo iniquidades e expandindo o usufruto dos efeitos positivos da urbanização a grupos excluídos e injustiçados.

Revista Radis de janeiro está no ar

A epidemia das drogas psiquiátricas, os riscos para a saúde e o ambiente provocados pelo uso do mercúrio e a importância de melhorar as condições de vida da população para combater a tuberculose estão entre os temas abordados na primeira edição de 2018 da Revista Radis (nº 184 - janeiro 2018). A matéria de capa destaca a realização, na ENSP, do seminário internacional sobre a Epidemia das Drogas Psiquiátricas, que revelou que o aumento do diagnóstico de distúrbios e do uso de drogas psiquiátricas não levou à redução da carga de doenças mentais, e recebeu convidados como o jornalista americano Robert Whitaker, que investiga estratégias mercadológicas da indústria de medicamentos, e o professor finlandês Jaakko Seikkula, da Universidade de Jyvãskyä. A Radis de janeiro de 2018 traz ainda reportagens sobre o VIII Congresso Interno da Fiocruz, os avanços, desafios e retrocessos relacionados à Aids e a importância do serviço de fonoaudiologia no SUS. Confira a edição completa.

 
 
Quarta, 17 de Janeiro de 2018

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.