link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Informe Ensp

Notícias

Saúde-doença na fronteira Brasil Colômbia é tema de seminário na ENSP

Na quarta-feira (15/08), será realizada na ENSP o Seminário Encontro entre Saberes, com o tema Processo saúde-doença na Amazônia: o caso da fronteira Brasil/Colômbia. O seminário é uma iniciativa da área de Educação e Ambiente do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA/ENSP/Fiocruz). As apresentações serão feitas por Martha Suárez-Mutis, doutora em Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ); Paulo Peiter, doutor em geografia humana da Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/FIOCRUZ) e Claudia Mora, psicóloga e mestranda em Saúde Pública na ENSP/FIOCRUZ. O seminário está marcado para as 9h30, no Salão Internacional da ENSP.

Canal Saúde exibe debate sobre o papel dos relatores na 13ª Conferência

O programa Sala de Convidados desta segunda-feira (27/08), a partir das 12h05, vai esclarecer, ao vivo, dúvidas dos telespectadores sobre os três eixos da 13ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) e debate o papel dos relatores. A polêmica em torno da função relatoria surgiu no programa passado. Na ocasião, foi sugerido que os relatores deveriam apurar as demandas locais mantendo apenas temas de relevância nacional. Qual a sua opinião? Que tratamento deve ser dado às questões levantadas nas etapas municipal e estadual no momento de formular o relatório que segue para a nacional?

ENSP reconta história dos 40 anos de sua pós-graduação

Histórias e homenagens marcaram a abertura da semana de comemoração dos 53 anos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e dos 40 anos de sua pós-graduação, na segunda-feira (10/09). Em sua palestra, Luiz Fernando Ferreira, professor emérito da Fiocruz, expôs a rica trajetória da construção da pós-graduação na Fiocruz e na ENSP, desde os primórdios, ainda na época de Oswaldo Cruz. Fechando a atividade, a Direção da ENSP homenageou os 22 ex-coordenadores da Pós-Graduação da Escola. Participaram da solenidade o presidente da Fiocruz, Paulo Buss, o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, o representante do Ministério da Educação no Rio de Janeiro (MEC), Cícero Mauro Rodrigues, a coordenadora geral de Pós-Graduação da ENSP, Maria Helena Mendonça, e o diretor-geral da Associação dos Servidores da Fiocruz (Asfoc), Rogério Lannes. Confira, na Biblioteca Multimídia da ENSP, os áudios e as apresentações desse primeiro dia dos 53 anos da Escola.

Oficina debate novos modelos de gestão hospitalar

Nos dias 27 e 28 de setembro acontecerá na ENSP a oficina Sector público y gobernanza de hospitales: hacia um nuevo modelo de gestión orientado a la cohesión social. O evento é fechado ao público e faz parte do Seminário Inter-Temático Eurosocial Salud: Atención primaria de la salud e integración de niveles de atención, que reunirá na ENSP, de 24 a 26/09 (aberto ao público), representantes de instituições governamentais de mais de dez países da América Latina, além de Espanha, França e Itália. A oficina tem por objetivo aprofundar as análises das estratégias e ferramentas identificadas como significativas para o desenvolvimento de novos modelos de gestão hostitalar orientados pela coesão social.

Palestra apresenta Projeto Managé: Bacia do Itabapoana

Nesta segunda-feira (01/10) será realizada na ENSP uma palestra de Airton Bodstein de Barros, coordenador do Projeto Managé (Bacia do Itabapoana que abrange os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais) e ex coordenador do Conselho Estadual de Recursos Hídricos. A palestra acontecerá durante a aula da disciplina Gestão de Recursos Hídricos do Mestrado em Saúde Pública. O evento, que é aberto a todos os interessados, está marcado para às 13h na sala 407 da ENSP.

Reitor da UFBA discute saúde coletiva em evento na ENSP

Naomar Monteiro de Almeida Filho, reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), é o convidado que abre o ciclo de seminários da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP. O objetivo é subsidiar a discussão de professores do Colégio de Doutores, convidados e coordenadores de áreas com vistas à reorganização do programa de saúde pública. Naomar vai falar sobre a complexidade do Stricto sensu em saúde coletiva, preservando sua unidade e identidade. O evento será realizado no auditório térreo da ENSP, às 14 horas, e será aberto ao público.

Mirta Roses Periago é reeleita como diretora da OPAS/OMS

Nesta quarta-feira (03/10) a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde, Mirta Roses Periago (na foto), foi reeleita para um segundo mandato de cinco anos frente à centenária instituição. Mirta Roses tomará posse para o novo mandato no dia 1º de fevereiro de 2008.

Pesquisador da ENSP representa AL em simpósio na Alemanha

Nesta terça-feira (09/10), embarca para Berlim (Alemanha) o pesquisador do Departamento de Ciências Biológicas e chefe do Laboratório de Toxicologia Ambiental, Francisco José Roma Paumgartten, que irá, entre outras coisas, participar do 6º Workshop de Harmonização de Terminologia em Toxicologia do Desenvolvimento. No evento, promovido pelo Instituto Federal de Avaliação de Risco da Alemanha, em parceria com o Centro Médico Charité de Pesquisa Terapêutica, Paumgartten fará uma palestra sobre a classificação de malformações congênitas em estudos experimentais, além de coordenar uma mesa-redonda.

 
 
Quarta, 25 de Abril de 2018

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.