link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Informe Ensp

Notícias

Reforma psiquiátrica brasileira: participe do catálogo que reunirá acervo iconográfico

O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps) da ENSP, em cooperação com o Ministério da Cultura através da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural e com o patrocínio da Caixa Econômica Federal está organizando um Catálogo Iconográfico que reunirá todo acervo do laboratório relacionado aos trinta anos da Reforma Psiquiátrica. Para reunir os trabalhos cartazes, folderes, prospectos, camisetas, botons enfim várias formas utilizadas pelo movimento da luta antimanicomial para dialogar com a sociedade sobre as diversas formas de exclusão a que são submetidas as pessoas em sofrimento psíquico o Laps está realizando uma chamada nacional para as entidades, associações, movimentos, serviços e pessoas em geral que possuem esse tipo de material e queiram incluí-lo no Catálogo.

Jairo Gerbase discute na ENSP os cinco paradigmas da psicanálise

A ENSP recebeu, na quinta-feira (28/08), o médico psiquiatra e psicanalista baiano Jairo Gerbase para uma palestra sobre o tema de seu mais recente livro Os paradigmas da psicanálise. O poeta Carlos Drummond de Andrade costumava dizer que difícil é dizer o simples, mas o Jairo tem um dom ainda maior, que é dizer, de uma forma muito simples, o difícil na questão da psicanálise, afirmou Clarice Gatto, responsável pelo Serviço de Psicanálise do ambulatório do Centro de Estudo em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) e coordenadora do curso de atualização Fundamentos da experiência psicanalítica. O áudio e apresentação da palestra estão disponíveis na Biblioteca Multimídia da ENSP.

Videoconferência aborda temas de destaque em Saúde Global: riscos de epidemias no mundo globalizado e Regulamento Sanitário Internacional (RSI)

Na terça-feira (02/09), foi realizada, no âmbito da Unidade 6 - Transnacionalização dos riscos -, do curso de especialização em Saúde Global e Diplomacia da Saúde, a conferência Infectious diseases in a globalized world: risks to our public health security, transmitida pela Internet diretamente de Genebra.

Ministério investe na saúde do trabalhador

O Ministério da Saúde habilitou mais três Centros de Referências em Saúde do Trabalhador (Cerest) na região sul do país. De acordo com a portaria publicada no dia 19 de setembro, no Diário Oficial da União, os municípios contemplados são Erechim, no Rio Grande do Sul, Irati e Apucarama, no Paraná. Cada Cerest receberá um incentivo de R$ 50 mil para reforma do imóvel, aquisição de mobiliários e compra de equipamentos. Além disso, cada unidade receberá um incentivo mensal de R$ 30 mil para o desenvolvimento de ações de saúde do trabalhador. Com as três novas unidades, a região sul passa a contar com 21 Centros de Referências.

ENSP publica ferramenta em repositório internacional

Estão disponíveis, em repositório público, os módulos - desenvolvidos pela equipe de analistas de Tecnologia de Informação da Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ENSP) - para acessar os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Bireme. Os códigos estão direcionados para o Modelo Tecnológico da Rede do Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP), que utiliza o gerenciador de conteúdo (Drupal) e o sistema de repositórios (CWIS). Entretanto, por ter sido desenvolvido na tecnologia livre PHP e Javascript, poderá ser adaptado para qualquer outro sistema. O compartilhamento dos códigos possibilitará a toda a Rede CVSP, e a outras na área da Saúde Pública, como a UNA-SUS, classificar seus conteúdos, promovendo a indexação e recuperação através do vocabulário DeCS.

Violência urbana é destaque no último dia do Epi2008

A última mesa-redonda do VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia - XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia discutiu a violência urbana que, por ser responsável por mais de 130 mil mortes por ano no Brasil, vem se tornando, nos últimos 20 anos, um amplo campo de estudos para pesquisadores da área da Saúde. Participaram da mesa a coordenadora do Centro Latino-Americano de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Carelli (Claves/ENSP), Maria Cecília Minayo; Jairnilson Paim, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA); e Nereu Henrique Mansano, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Confira, na Biblioteca Multimídia da ENSP, o áudio das apresentações.

Brasil é o mais avançado da América Latina em legislações de propriedade industrial que beneficiam a Saúde Pública

Gabriela Costa Chaves, pesquisadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica, do Departamento de Ciências Biológicas da ENSP, nem imaginava que poucos dias antes da apresentação de sua dissertação "O Processo de Implementação do Acordo Trips da OMC em Países da América Latina e Caribe: análise das legislações de propriedade industrial sob a ótica da saúde pública", a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovaria, na quarta-feira (1/06), projeto que autoriza o governo a não reconhecer patentes de medicamentos para o tratamento da Aids. Os resultados de sua pesquisa apontam o Brasil como o país mais avançado da América Latina em legislações de propriedade industrial que beneficiam a Saúde Pública.

Bermudez fala sobre suas atividades na OPAS

Em visita ao Rio de Janeiro para participar de evento internacional, Jorge Bermudez fala sobre sua experiência na OPAS.

 
 
Quinta, 19 de Julho de 2018

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.