link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Informe Ensp

Notícias

Curso em Ética Aplicada tem aula inaugural nesta terça (8/08)

Nesta terça-feira (8/08), o Curso de Atualização em Ética Aplicada à Pesquisa Científica promove uma aula inaugural com o vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Fiocruz, Reinaldo Guimarães. O evento será realizado na sala 410 da ENSP, às 13h. Também estarão presentes na aula inaugural o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, e o coordenador do Núcleo de Bioética da ENSP e presidente da Sociedade de Bioética do Rio de Janeiro, Fermin Roland Schramm. O evento é aberto ao público e não é necessária inscrição prévia.

Crise ecológica é tema de sessão científica da Pós em Saúde Pública e Ambiente

As sessões científicas do Ciclo de Seminários Avançados promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente da ENSP estão de volta no segundo semestre de 2006 com o tema Crise Ecológica, na segunda-feira (14/08). O professor de química ambiental da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Gastão Galvão de Carvalho Souza, falará sobre o tema, às 14h, no Salão Internacional da ENSP.

ENSP e instituto do México farão capacitação em países latinos

Como parte do processo de ampliação da política de cooperação internacional da ENSP com países do continente, a Escola e o Instituto Nacional de Saúde Pública do México (INSP) estão firmando convênio para a implementação de cursos de Pós-Graduação em países latino-americanos. A cooperação é patrocinada pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e tem o objetivo de oferecer capacitação para os demais países da região em cursos Stricto sensu de mestrado e doutorado e Lato sensu através de ensino a distância. Para isso, uma delegação da ENSP chefiada pelo coordenador da Pós-Graduação, Carlos Machado, estará no México de 8 a 13 de outubro.

Centro de Saúde apresenta peça “A vida é mais forte que a Aids”

O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP/Fiocruz) comemora dez anos de trabalho do Núcleo DST/Aids com a apresentação da peça A vida é mais forte que a Aids, nesta sexta-feira (1/12), às 10 horas, na sala de espera do Centro de Saúde, próxima à triagem.

Mesa-redonda discute tragédia ambiental da Cidade dos Meninos

O Curso de Especialização em Saúde Pública realizará, na segunda-feira (11/12), das 13 às 17 horas, no Salão Internacional (4º andar), a mesa-redonda Cidade dos Meninos. A atividade integra a grade do curso, no módulo de Promoção e Vigilância em Saúde.

EAD realiza seminário interno para traçar planos para 2007

Durante os dias 18, 19 e 20 de dezembro, a partir das 13h30, na sala 410 da ENSP, a Educação a Distância da ENSP/Fiocruz realiza seu 2º Seminário Interno de Planejamento, cujo foco será o processo de institucionalização (Plano Plurianual 2007). A programação também inclui uma análise do que vem sendo feito atualmente: os desafios, as conquistas e os investimentos. Na mesa de abertura do Seminário, o diretor da ENSP, Antonio Ivo de Carvalho, e a coordenadora do EAD, Lucia Dupret.

Paleoparasitologia intensifica cooperação internacional

Para o Laboratório de Paleoparasitologia do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp/ENSP), o ano de 2007 começa com grandes expectativas na área de cooperação internacional. A prorrogação de um projeto iniciado em 2006 e a provação de novos recursos pela Capes vão garantir a ampliação do intercâmbio com instituições estrangeiras.

Capes consolida avaliação dos cursos de pós-graduação

A pós-graduação no Brasil vem se expandindo ao longo dos últimos anos e em 2006 não foi diferente, principalmente para a área da saúde coletiva. É o que revela o editorial assinado pelos representante e representante adjunto da Área da Saúde Coletiva da Capes, Aluísio J. D. Barros (Universidade Federal de Pelotas) e Ricardo Ventura Santos (pesquisador da ENSP/Fiocruz), respectivamente, e que faz parte da edição de fevereiro de 2007 da revista Cadernos de Saúde Pública. Os dados comprovando este crescimento fazem parte do relatório da avaliação da pós-graduação em saúde coletiva no Brasil divulgada no final de 2006 pela Capes. Com uma avaliação positiva neste relatório, o ensino na ENSP/Fiocruz continua sendo referência para a área de saúde coletiva no país.

 
 
Quarta, 24 de Abril de 2019

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.