link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Informe Ensp

Notícias

Receita Federal dá primeiro passo para simplificar importação para pesquisa

Boa notícia para os pesquisadores brasileiros foi a publicação, no Diário Oficial da União de 27 de dezembro, pela Secretaria da Receita Federal, da Instrução Normativa que simplifica o despacho aduaneiro de importação de bens para a pesquisa científica e tecnológica.

Cooperação Internacional na ENSP ganha novo impulso em 2007

Uma das principais diretrizes da atual gestão da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) é a consolidação da Assessoria de Cooperação Internacional (ACI/ENSP) e a conseqüente ampliação das ações que visam ao intercâmbio de experiências na área de saúde coletiva com outros países e instituições por meio da formulação de acordos e projetos em comum. Seguindo essa linha, em 2007, a ENSP iniciou seu primeiro mestrado internacional em Saúde Pública em Angola, e recebeu, entre outras, a visita da diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margareth Chan. Além disso, delegações governamentais e visitantes de vários países África do Sul, Suécia, Espanha, São Tomé e Príncipe e Moçambique estiveram na Escola para o estabelecimento de novas parcerias. Confira um balanço das ações de Cooperação Internacional.

CSP publica artigo sobre modelo assistencial em saúde mental do Brasil

Compreender o modelo assistencial em saúde mental do Brasil é o objetivo do artigo publicado nos Cadernos de Saúde Pública pela pesquisadora Tatiana Baptista, do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP), em parceria com Camila Borges, aluna do curso de mestrado em Saúde Pública da Escola. O artigo, publicado na edição de fevereiro de 2008, fala sobre políticas de saúde mental e modelo de assistência implementado em nosso país.

Força-tarefa tenta reduzir casos de tuberculose

O Ministério da Saúde formou uma força-tarefa para tentar antecipar o cumprimento das metas da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a tuberculose. O Brasil é um dos países com mais casos de tuberculose no mundo. Segundo a OMS, 80% dos casos estão concentrados em 22 países, e o Brasil ocupa a 15 ª posição, com 80 mil novos casos notificados todos os anos, resultando em cerca de cinco mil óbitos.

IBGE lança Atlas de Saneamento

O Atlas de Saneamento que o IBGE lançou no sábado (22/03), Dia Mundial da Água, revela, em mapas, a difusão espacial das redes de saneamento do território brasileiro e, pela primeira vez, interpreta os dados a partir das bacias hidrográficas, unidades territoriais estratégicas de gestão ambiental, conforme determina a Lei Federal dos Recursos Hídricos (Lei 9.433 de 1997).

Escolas de Governo discutem desafios para formação em saúde

Este é o momento para discutir, concordar, discordar e nos prepararmos para novos passos, mas, principalmente, um momento de convívio em que estaremos refertilizando a nossa capacidade política, institucional e técnica de cumprir um relevante papel na construção desse sistema de saúde democrático, inclusivo e equitativo, que hoje é exemplo para o mundo, e mesmo com alguns problemas já beneficiou milhões de homens, mulheres e crianças nesses poucos anos de existência, ressaltou o diretor da Escola Nacional de Saúde Pública, Antônio Ivo de Carvalho, na abertura do VII Encontro Nacional da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública/Coletiva, realizado na ENSP na quarta-feira (8/12). A atividade teve como tema central a acreditação pedagógica. O áudio do evento está diponível na Biblioteca Multimídia da ENSP.

Centro de referência em tuberculose é integrado à estrutura da ENSP

Por determinação do Ministério da Saúde e após vários meses de discussão no Conselho Deliberativo da Fiocruz, o Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF) passa a fazer parte da estrutura da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). O CRPHF é a instituição nacional de referência do SUS para tuberculose e outras pneumopatias. A integração à ENSP e a criação de parcerias com outras unidades da Fiocruz possibilitará a ampliação da capacidade técnico-científica do Centro e seu desenvolvimento acadêmico.

Comunicação de riscos ambientais e à saúde do trabalhador: novo curso de inverno

Fruto de uma cooperação internacional entre a ENSP/Fiocruz e a Mont Sinai School of Medicine, por intermédio do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), o curso Comunicação de Riscos Ambientais e à Saúde do Trabalhador: Desafios para o Brasil e a América Latina, será oferecido, pela primeira vez, na forma de curso de inverno do Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente da ENSP. Trata-se de um programa internacional na área da saúde ambiental e ocupacional, coordenado, no Brasil, pelo pesquisador do Cesteh, Frederico Perez. A parceria entre as duas instituições existe há mais de 15 anos.

 
 
Segunda, 23 de Abril de 2018

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.