link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Informe Ensp

Notícias

Centro de Saúde apresenta peça “A vida é mais forte que a Aids”

O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP/Fiocruz) comemora dez anos de trabalho do Núcleo DST/Aids com a apresentação da peça A vida é mais forte que a Aids, nesta sexta-feira (1/12), às 10 horas, na sala de espera do Centro de Saúde, próxima à triagem.

Seminário discutirá redução de vulnerabilidade na Região Maré Manguinhos

O seminário Redução da vulnerabilidade sócio-ambiental na Região Maré Manguinhos na Cidade do Rio de Janeiro, que acontece na segunda-feira (18/12), das 13h30 às 17h, na sala 404 da ENSP, colocará em debate alternativas para cerca de 550 mil pessoas que vivem em cerca de 50 comunidades de seis bairros (Benfica, Ramos, Bonsucesso, Manguinhos, Higienópolis e Jacaré), considerados áreas de risco ambiental e sanitário em função do precário desenvolvimento de políticas de infra-estrutura urbana. Serão apresentados dois documentários: Pro Sanear, retratando a situação de saneamento nas comunidades do Parque João Goulart e do CHP2, e Manguinhos: História de Pessoas e Lugares, com depoimentos de moradores e imagens de enchentes.

Capes consolida avaliação dos cursos de pós-graduação

A pós-graduação no Brasil vem se expandindo ao longo dos últimos anos e em 2006 não foi diferente, principalmente para a área da saúde coletiva. É o que revela o editorial assinado pelos representante e representante adjunto da Área da Saúde Coletiva da Capes, Aluísio J. D. Barros (Universidade Federal de Pelotas) e Ricardo Ventura Santos (pesquisador da ENSP/Fiocruz), respectivamente, e que faz parte da edição de fevereiro de 2007 da revista Cadernos de Saúde Pública. Os dados comprovando este crescimento fazem parte do relatório da avaliação da pós-graduação em saúde coletiva no Brasil divulgada no final de 2006 pela Capes. Com uma avaliação positiva neste relatório, o ensino na ENSP/Fiocruz continua sendo referência para a área de saúde coletiva no país.

Cursos sobre alimento vivo são substituídos por seminários

O projeto Terrapia - Alimentação Viva na Promoção da Saúde, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP/Fiocruz), está retornando às atividades com uma novidade: os cursos realizados duas vezes por ano serão substituídos por seminários, divididos em 15 sessões. A primeira está marcada para 22 de março. Esse formato dá maior liberdade aos interessados, pois quem começar a freqüentar e não conseguir acompanhar até o fim poderá completar as atividades na série de seminários seguinte, a partir de agosto, explica Maria Luiza Branco Nogueira da Silva, coordenadora do projeto. Os seminários, oferecidos duas vezes por ano, têm o objetivo de desenvolver habilidades com alimento vivo e práticas naturais de cuidados com a saúde.

Conjuntura - Fevereiro de 2007: reunião supera expectativas

A sala 718 da ENSP ficou pequena para receber os cerca de 30 participantes do primeiro encontro de 2007 do Observatório da Conjuntura de Políticas de Saúde, realizado na sexta-feira (2/03) para discutir a conjuntura de janeiro/fevereiro. Logo na abertura, o diretor da ENSP, Antonio Ivo, voltou a destacar a importância da iniciativa, lembrando que ela é fundamental para que a Escola reassuma seu protagonismo político no cenário da Saúde.

Ministério da Saúde lança cartilha para jornalistas

Com o intuito de prestar informações essenciais sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) aos jornalistas e demais profissionais de comunicação que trabalham na cobertura de temas que envolvem a Saúde Pública no Brasil, o Ministério da Saúde lançou recentemente a cartilha Entendendo o SUS.

Universidade sul-africana faz visita técnica à EAD/ENSP

De segunda à quinta-feira desta semana (19 a 22/03), as professoras Lucy Alexander e Carolinne Carolessen da University of Western Cape, na África do Sul, fazem uma visita técnica à Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (EAD/ ENSP/Fiocruz), a fim de conhecer a experiência que a ENSP já consolidou nesta modalidade de ensino. O objetivo das professoras é compreender o nosso processo de trabalho, com vistas ao desenvolvimento de futuras parcerias na área, explica a coordenadora da EAD/ENSP, Lucia Dupret.

Participação Popular na Saúde pelos Caminhos da Prática Educativa

No dia 30 de março, defesa de tese de doutorado em saúde pública Participação Popular na Saúde pelos Caminhos da Prática Educativa, por Willer Baumgarten Marcondes, no Salão Internacional da ENSP, a partir das 9h30.

 
 
Quinta, 18 de Outubro de 2018

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.