link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Informe Ensp

Notícias

Fiocruz manifesta pesar e indignação pela morte de Marielle Franco

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está sob forte comoção e manifesta seu profundo pesar diante da morte da vereadora Marielle Franco, assassinada em seu carro, com o motorista Anderson Pedro Gomes, na noite de ontem (14/3). Trata-se de um claro atentado contra o Estado democrático de direito, contra os milhares de cidadãos que elegeram Marielle e que fizeram dela a quinta vereadora mais votada do Rio de Janeiro, e contra todos os que lutam e defendem os Direitos Humanos em nosso país. Ainda sob o forte impacto pelo assassinato do trabalhador da Fiocruz Matheus Melo de Castro, de 23 anos, na noite desta terça-feira (13/3), enfrentamos mais essa situação de insegurança, vivida diariamente pela população brasileira.

ENSP/Fiocruz lamenta assassinato da vereadora Marielle Franco

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) lamenta profundamente o assassinato da vereadora Marielle Franco, executada com o motorista Anderson Pedro Gomes, na noite de terça-feira, 14 de março de 2018. A Escola se solidariza com os familiares e amigos de Marielle, que deixa uma filha de 20 anos, e reforça que não se calará diante da arbitrariedade da execução da vereadora e cobrará do poder público a investigação do caso e punição dos assassinos. A ENSP não se abaterá. Seguirá firme na luta pelos direitos humanos, contra o genocídio de pobres e negros e contra o racismo. Marielle foi e continuará sendo um símbolo para a instituição. 

Ministério da Saúde e Fundação Gates fortalecem parceria para inovação em saúde

Os pesquisadores brasileiros terão duas oportunidades de financiamento para estudos inovadores com temas estratégicos para o SUS. O Ministério da Saúde, a Fundação Bill e Melinda Gates e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) irão investir mais de R$3,5 milhões em pesquisas com foco na 'Ciência de dados para melhorar a saúde materno-infantil no Brasil' e em 'Novas abordagens para caracterizar a carga global de resistência aos Antimicrobianos'. A primeira chamada pública já está com inscrições abertas desde o dia 5/3) no site do Grand Challenges da Fundação Gates. Já a segunda, será lançada na segunda quinzena de março também no portal da instituição. O prazo para execução dos projetos é de 18 meses.

ENSP incorpora Plataforma de Ambiente e Saúde à Rede de Plataformas Fiocruz

Recentemente a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) incorporou uma nova plataforma tecnológica à Rede Fiocruz de Plataformas Tecnológicas. Completamente inovadora, a Plataforma de Ambiente e Saúde agrupa laboratórios de dois departamentos da Escola - Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH) e Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA) - e será focada nas áreas de toxicologia e qualidade da água. Uma Plataforma Tecnológica representa uma área tecnológica avançada, com infraestrutura principal e de suporte, organizada no sentido de oferecer acesso às tecnologias disponíveis na Fundação para a comunidade científica interna e externa. Segundo Luis Caetano Antunes, pesquisador do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) e um dos coordenadores da Comissão de Usuários da Rede de Plataformas da ENSP, o objetivo é fomentar pesquisas que estão em desenvolvimento, além de estimular pesquisas novas.

Desemprego e avanço da pobreza podem recolocar Brasil no Mapa da Fome

Sim, o Brasil pode retornar ao Mapa da Fome. Por mais indignação que essa afirmativa possa provocar, principalmente pelo fato de o país ter deixado essa "lista negra" há três anos, a crise econômica, o desemprego, a falta de incentivo a programas de segurança alimentar e nutricional e as restrições orçamentárias impostas pelo governo podem reinclui-lo na temerosa lista da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. De 2014 a 2016, o número de pessoas em extrema pobreza no Brasil saltou de 5.162.737 para 9.972.090; no mundo, de 2015 para 2016, os conflitos armados e crise econômica provocaram crescimento da fome, atingindo mais de 800 milhões de pessoas. O assunto, e sua indissociável relação com a pobreza, foram debatidos na aula inaugural da ENSP/Fiocruz, na segunda-feira, 12 de março.
 

Febre amarela: instituições se reúnem para planejar ações de enfrentamento da doença

Alinhar novas estratégias de atuação conjunta visando fortalecer a pesquisa, o desenvolvimento e inovação, no estado de Minas Gerais e no país, para o enfrentamento da febre amarela foi o objetivo de uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira (12/3), na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). Articulado pela Fiocruz Minas e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o encontro contou com a presença de dirigentes das duas instituições e ainda da Fapemig, da Secretaria de Estado de Planejamento de Minas Gerais (Seplag-MG), da Fundação Ezequiel Dias (Funed) e do Hospital Eduardo de Menezes, da rede Fhemig. Também estiveram presentes representantes da Presidência da Fiocruz e da Coordenação de Vigilância e Laboratórios de Referência, além dos diretores de Bio-Manguinhos e do Instituto Nacional de Infectologia (INI). Pela Fiocruz Minas, participaram a direção e o Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico (NIT).

Fiocruz divulga Carta Aberta à Alerj sobre saúde nas prisões

A Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz torna pública a Carta Aberta encaminhada à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro com posicionamento contrário ao Projeto de Lei (PL) nº 1919/2016, o qual "dispõe sobre os presos acautelados pelo estado e seu tratamento hospitalar e dá outras providências".

Pesquisador da ENSP coordenará curso internacional sobre sinalização bacteriana

O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), com o apoio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), por meio do edital de cursos internacionais de curta duração, irá promover o curso internacional sobre sinalização bacteriana, que acontecerá de 19 a 23 de março, das 9 às 16h, na sala 6 do Pavilhão Cardoso Fontes, em Manguinhos. O curso que será coordenado pelo chefe da pesquisa do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP), Caetano Antunes. Segundo ele, a base do curso é um capítulo de livro recentemente publicado, no qual ele foi o autor sênior.

 
 
Quinta, 26 de Abril de 2018

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.