link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Informe Ensp

Notícias

Ciclo de Debates discutiu os descaminhos na Atenção Primária

A luta contra a PEC da Morte (PEC 241) e a Portaria 83/2018 foram o tema central de discussão do terceiro dia do Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. A integrante do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Liu Leal, e o presidente da Federação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias (Fenasce), Luiz Cláudio de Souza, foram os convidados. ?Estamos vivendo um conjunto de adversidades?, afirmou Liu Leal. Confira os vídeos, na íntegra, da mesa-redonda Descaminhos na Atenção Primária: a atual Política Nacional de Atenção Básica e a Portaria nº 83/2018.

Educação interdisciplinar e prática de saúde interprofissional: ENSP participa de evento sobre o tema

Nos dias 8 e 9 de junho, a vice-diretora de Escola de Governo em Saúde da ENSP, Rosa Pinheiro Souza, esteve em Córdoba, na Argentina, para participar do delineamento de um projeto conjunto de formalização de aliança para a educação interdisciplinar e prática interprofissional em saúde.

Centro de Estudos da ENSP debaterá a questão das drogas nesta quarta-feira (20/6)

"Drogas: questão de polícia ou saúde?" será o tema do próximo Ceensp, no dia 20 de junho, às 14 horas. O evento terá participação de Luciana Boiteux, da UFRJ, Orlando Zaccone, delegado da Polícia Civil, e Marcelo Chalreó, da OAB/RJ. A coordenação é do pesquisador Paulo Amarante. 

Ex-usuária defende afastamento seguro das drogas psiquiátricas

A ENSP/Fiocruz recebeu a escritora e ex-paciente psiquiátrica Laura Delano para participar da mesa "Experiência dos sobreviventes da psiquiatria: como deixar de ser paciente psiquiátrico?". Liderança do movimento dos "Sobreviventes da Psiquiatria" nos EUA, ela dá suporte técnico aos que querem se "livrar" do sistema psiquiátrico. 

Caso Marielle completa 3 meses e ENSP cobra solução de assassinatos

Passados três meses, as execuções da vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes ainda não têm solução. A ENSP, que luta diariamente pela saúde universal, os direitos humanos e condições de vida digna para a população, reitera sua posição: quer respostas para esses assassinatos, assim como para os diversos outros que vêm ocorrendo no país, na cidade e, em especial, no território de Manguinhos. No próximo sábado, 16/6, às 9h, a Universidade Popular dos Movimentos Sociais, o Museu da Maré, o Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré e a Fiocruz promoverão a sessão pública Marielle Vive!.  
 

Apresentações de dissertação de mestrado e tese de doutorado em 15 de junho

Na sexta-feira, 15 de junho, apresentação de dissertação de mestrado e tese de doutorado em Saúde Pública na ENSP. Confira!

Artigo dos CSP debate estigma entre travestis e mulheres transexuais

Dia dos namorados (12/6) também é dia de recordar os desafios enfrentados por pessoas de orientações sexuais e identidades de gênero diversas. Antecipando o debate para o mês do Orgulho LGBT(QIAPN+), o Cadernos de Saúde Pública divulgou, na edição de maio, o artigo Estigma e resistência entre travestis e mulheres transexuais em Salvador, Bahia, Brasil.

Inscrições seguem abertas para estágio internacional em Cuba

A ENSP está com chamada aberta para o Programa de Estágio Internacional para as Residências Médica e Multiprofissional em Saúde da Família 2018, criado a partir do acordo de cooperação com a Escola Nacional de Saúde Pública de Cuba  e o Instituto Nacional de Higiene Epidemiologia e Microbiologia. Acesse o edital e confira as novas datas. 

 
 
Domingo, 22 de Julho de 2018

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.