link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Informe Ensp

Destaques

ENSP, dia 16/04/2010

Para debater estratégias de catalogação de recursos educacionais produzidos pelas instituições integrantes da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), foi realizada, em Florianópolis, nos dias 12 e 13 de abril, uma oficina com participação de todas as instituições parceiras, colaboradores e gestores do SUS. A ENSP, que participou da oficina por meio do Campus Virtual em Saúde Pública - nodo Brasil, do qual é responsável, já oferece enorme acervo de recursos educacionais no CVSP, que também pode ser acessado na Biblioteca Multimídia ENSP.

A ENSP está fazendo a revisão de seu material com o objetivo de reorganizar os objetos de aprendizagem, incluindo os objetos referentes aos seus cursos. Essa decisão, por parte da Direção da Escola, de garantir o acesso aos objetos de aprendizagem e de informação, está de acordo com recente determinação do Ministério da Saúde sobre catalogar todos os recursos educacionais financiados pelo próprio Ministério nos últimos cinco anos. Esse catálogo visa dar visibilidade a essa produção, permitindo o intercâmbio de recursos e possibilitando sua avaliação e validação pelo Ministério da Saúde e tendo como foco os conteúdos produzidos pelos Núcleos de Telessaúde e pela Universidade Aberta do SUS.

A Oficina da Rede UNA-SUS abordou vários temas, como o fluxo de validação de recursos educacionais, padrões estruturais e semânticos de metadados, repositórios de objetos digitais e integração dos repositórios com sistema de gestão educacional (SGE). Durante a oficina, também foi apresentado um panorama global de como será o modelo tecnológico que aportará o projeto UNA-SUS. Nesse processo, cada instituição participante que ofereça cursos na UNA-SUS terá um repositório para inserção de material ou objetos de aprendizagem - podem ser documentos, palestras, material de apoio de aulas, vídeos e outros. O CVSP- Brasil agregará esses objetos e a oferta será feita de forma eletrônica em seu portal, garantindo a todos os interessados o acesso aos objetos de aprendizagem e de informação.

O que é a UNA-SUS

A UNA-SUS é uma estratégia proposta pelo Ministério da Saúde do Brasil, em cooperação com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas-OMS), que agrega o trabalho de instituições acadêmicas com serviços de saúde para responder à necessidade de formação dos profissionais do SUS. Esse programa do MS é vinculado ao Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Deges/SGTES) do Ministério da Saúde. Os principais objetivos do Programa UNA-SUS são:

1.Oferecer aos trabalhadores da saúde cursos adequados à realidade local, utilizando-se de interações presenciais e a distância, visando à capacitação em áreas estratégicas para o SUS;
2.Criar um acervo público e colaborativo de materiais educacionais para a área da saúde;
3.Promover a incorporação de novas tecnologias de informação e comunicação aos processos de educação em saúde;
4.Dar apoio presencial aos processos de aprendizagem em saúde.

A UNA-SUS utiliza o Campus Virtual em Saúde Pública (CVSP) como ferramenta de interoperabilidade entre as instituições envolvidas. Uma das principais ferramentas é um repositório comum de material instrucional para garantir o livre acesso, a utilização e a adaptação do material pelas instituições e pelos alunos. Cada instituição que desenvolve curso para a UNA-SUS contará com um repositório. O material agregado estará disponível no CVSP-Brasil e exportado para o Portal UNA-SUS e Campus Virtual Regional - OPAS.

A ENSP foi representada nessa oficina pelas analistas de sistemas da CCI/ENSP Rosane Mendes e Ana Paula Mendonça.

Galeria de Fotos

Clique na foto para ampliar

Nenhuma foto.

 
 
Sexta, 31 de Outubro de 2014

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons