link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Informe Ensp

Destaques

ENSP, dia 16/04/2010

Para debater estratégias de catalogação de recursos educacionais produzidos pelas instituições integrantes da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), foi realizada, em Florianópolis, nos dias 12 e 13 de abril, uma oficina com participação de todas as instituições parceiras, colaboradores e gestores do SUS. A ENSP, que participou da oficina por meio do Campus Virtual em Saúde Pública - nodo Brasil, do qual é responsável, já oferece enorme acervo de recursos educacionais no CVSP, que também pode ser acessado na Biblioteca Multimídia ENSP.

A ENSP está fazendo a revisão de seu material com o objetivo de reorganizar os objetos de aprendizagem, incluindo os objetos referentes aos seus cursos. Essa decisão, por parte da Direção da Escola, de garantir o acesso aos objetos de aprendizagem e de informação, está de acordo com recente determinação do Ministério da Saúde sobre catalogar todos os recursos educacionais financiados pelo próprio Ministério nos últimos cinco anos. Esse catálogo visa dar visibilidade a essa produção, permitindo o intercâmbio de recursos e possibilitando sua avaliação e validação pelo Ministério da Saúde e tendo como foco os conteúdos produzidos pelos Núcleos de Telessaúde e pela Universidade Aberta do SUS.

A Oficina da Rede UNA-SUS abordou vários temas, como o fluxo de validação de recursos educacionais, padrões estruturais e semânticos de metadados, repositórios de objetos digitais e integração dos repositórios com sistema de gestão educacional (SGE). Durante a oficina, também foi apresentado um panorama global de como será o modelo tecnológico que aportará o projeto UNA-SUS. Nesse processo, cada instituição participante que ofereça cursos na UNA-SUS terá um repositório para inserção de material ou objetos de aprendizagem - podem ser documentos, palestras, material de apoio de aulas, vídeos e outros. O CVSP- Brasil agregará esses objetos e a oferta será feita de forma eletrônica em seu portal, garantindo a todos os interessados o acesso aos objetos de aprendizagem e de informação.

O que é a UNA-SUS

A UNA-SUS é uma estratégia proposta pelo Ministério da Saúde do Brasil, em cooperação com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas-OMS), que agrega o trabalho de instituições acadêmicas com serviços de saúde para responder à necessidade de formação dos profissionais do SUS. Esse programa do MS é vinculado ao Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Deges/SGTES) do Ministério da Saúde. Os principais objetivos do Programa UNA-SUS são:

1.Oferecer aos trabalhadores da saúde cursos adequados à realidade local, utilizando-se de interações presenciais e a distância, visando à capacitação em áreas estratégicas para o SUS;
2.Criar um acervo público e colaborativo de materiais educacionais para a área da saúde;
3.Promover a incorporação de novas tecnologias de informação e comunicação aos processos de educação em saúde;
4.Dar apoio presencial aos processos de aprendizagem em saúde.

A UNA-SUS utiliza o Campus Virtual em Saúde Pública (CVSP) como ferramenta de interoperabilidade entre as instituições envolvidas. Uma das principais ferramentas é um repositório comum de material instrucional para garantir o livre acesso, a utilização e a adaptação do material pelas instituições e pelos alunos. Cada instituição que desenvolve curso para a UNA-SUS contará com um repositório. O material agregado estará disponível no CVSP-Brasil e exportado para o Portal UNA-SUS e Campus Virtual Regional - OPAS.

A ENSP foi representada nessa oficina pelas analistas de sistemas da CCI/ENSP Rosane Mendes e Ana Paula Mendonça.

Galeria de Fotos

Clique na foto para ampliar

Nenhuma foto.

 
 
Sábado, 20 de Dezembro de 2014

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.