link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Informe Ensp

Destaques

ENSP, dia 29/09/2009

Ampliar a discussão sobre o que é considerada boa prática em saúde mental, a idéia da superação do manicômio, entre outros assuntos, é o objetivo do 'II Encontro Internacional da Rede de Intercâmbio de Boas Práticas no Campo dos Serviços Sociais, de Saúde de Base e Saúde Mental', que acontecerá no auditório térreo da ENSP, nos dias 1 e 2 de outubro. A Rede é coordenada pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps/ENSP/Fiocruz), por meio de um convênio firmado com a região de Friuli-Venezia-Giulia, em colaboração com a Agência de Saúde de Trieste (Itália).

A Rede congrega representantes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Uruguai, Paraguai e Venezuela com a finalidade de identificar os serviços e equipes referentes para cada um dos países envolvidos, valorizar as práticas existentes e o diálogo entre os atores políticos e os organismos internacionais envolvidos; definir um módulo itinerante de formação para os profissionais e atores políticos envolvidos, entre outras questões.

O coordenador do Laps/ENSP, Paulo Amarante, explicou que o convênio foi assinado quando Franco Rotelli esteve no Brasil, em 2007, para uma série de atividades. Segundo o pesquisador, a experiência construída ao longo de quase três décadas no campo da Saúde Mental, através do curso de especialização em Saúde Mental da Escola, é peça fundamental para fomentar, na América Latina, questões de desmontagens do modelo psiquiátrico tradicional e ampliar a discussão de práticas territoriais com a participação social e do próprio usuário.

Nomes importantes da Saúde Mental estão confirmados para o encontro, tais como Ana Marta Lobosque, Diana Mauri (Milão), Fernanda Nicácio, Pedro Gabriel Delgado, Rosana Onocko e Sandra Fagundes. Todo o evento será transmitido, ao vivo, pela Rede Fiocruz.

A programação já está definida e pode ser conferida aqui.

Mais informações com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial/ENSP/Fiocruz, pelo telefone (21) 3882-9105.

 
Quarta, 18 de Setembro de 2019

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.