1. Artigo da ENSP trata da internacionalização dos periódicos de saúde coletiva

    A ciência já nasceu com vocação para se expandir. Seu berço mais expressivo foram os países ocidentais considerados mais desenvolvidos. Neste século, algumas nações emergentes vêm tomando consciência da importância de dar visibilidade internacional ao produto de seu conhecimento. Um artigo da pesquisadora da ENSP, Maria Cecília de Souza Minayo, apresenta caminhos para que o meio editorial em saúde coletiva incremente essa internacionalização.

  2. Vacinação, avanços e desafios é o tema do Sala de Convidados

    O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Brasil existe há 45 anos (desde 1973) e é considerado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) referência internacional de política pública de saúde. A população tem acesso gratuitamente a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o país já erradicou doenças, por meio de vacinação, como varíola, febre amarela, sarampo, rubéola e poliomielite.

  3. Seminário de Ensino debate relações de poder e processos avaliativos nesta quinta-feira (31/10)

    Nesta quinta-feira, 31 de outubro, as atividades do Seminário de Ensino 2019 prosseguem com a Roda de Diálogo Relações de poder e processos avaliativos, sob a mediação da representante do Fórum de Estudantes, Elizabeth Leite Barbosa. A roda, marcada para às 9h30, no salão intrenacional da ENSP, iniciará debatendo Relações de poder no meio acadêmico e a relação com a saúde mental na vida acadêmica. O evento será transmitido, ao vivo, pelo Canal da ENSP, no Youtube. 

  4. Revista Pan-Americana de Saúde Pública abre chamada para artigos sobre recursos humanos em saúde

    A Revista Pan-Americana de Saúde Pública, da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), abriu uma chamada de artigos para a edição especial "Recursos humanos para uma saúde universal", a ser publicada em 2020. Os trabalhos - que serão aceitos em português, espanhol ou inglês – podem ser enviados até 31 de dezembro de 2019 pelo site www.paho.org/journal.

  5. Consulta Pública da Anvisa sobre rotulagem nutricional está aberta até 6 de novembro

    Lançada há um pouco de um mês, aproxima-se do prazo final das Consultas Públicas sobre a rotulagem nutricional. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está recebendo contribuições e opiniões dos consumidores sobre qual o modelo de rotulagem nutricional deve ser adotado no país. O processo de participação popular termina em 6 de novembro.

  6. ENSP promove aulão de ginástica no Outubro Rosa

    Quanto mais você movimentar o corpo, mais se protegerá do câncer, apontam estudos do Inca. A atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo do trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado. Com isso, contribui para prevenir o câncer de cólon, endométrio e mama (pós-menopausa). Assim, para encerrar o Outubro Rosa, mês de sensibilização à prevenção ao câncer de mama, a ENSP, com apoio da Asfoc, organizou um aulão de ginástica.