1. ENSP, Secretarias de Saúde e Conass organizam oficina de Planificação de Atenção à Saúde

    O CSEGSF/ENSP, a Secretaria de Estado da Saúde/RJ, a SMS - RJ, o Conass e Cosems realizarão, entre os dias 21 e 23 de agosto, a Oficina de Planificação de Atenção à Saúde. O encontro busca mobilizar profissionais da assistência voltados à proposta de planificação e identificar multiplicadores e alinhar os conceitos de Rede de Atenção à Saúde.

  2. Promoção da saúde: ENSP recebe Academia Carioca

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca inaugurou uma unidade do Programa Academia Carioca. O equipamento, segundo em operação no território de Manguinhos, funcionará de maneira articulada com o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP). Seu objetivo é a promoção da saúde por meio da prática de atividade física regular, contribuindo não só para a redução de doenças crônicas não transmissíveis, como também para melhoria da qualidade de vida e do bem-estar físico, mental e social. 

  3. O grave cenário dos acidentes do trabalho no Brasil

    Os números sobre acidente do trabalho no Brasil são alarmantes. Dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho do Ministério Público do Trabalho revelam que o país registrou cerca de 4,26 milhões de acidentes de trabalho de 2012 até o último dia 3 de agosto. Ou seja, 1 acidente a cada 48 segundos ocorre nos mais diversos setores e ambientes do trabalho brasileiros. Desse total, 15.840 resultaram em mortes, ou seja, uma morte em acidente estimada a cada 3h 38m 43s.

  4. Sala de Convidados fala sobre Cannabis Medicinal

    Diversos usos medicinais de substâncias da Cannabis sativa, a planta da maconha, já são comprovados e ajudam a aliviar o sofrimento e proporcionar mais qualidade de vida a pacientes com doenças como dor crônica, câncer, glaucoma e epilepsia. A porta para a utilização legal de medicamentos produzidos a partir da Cannabis no Brasil foi aberta em 2015, a partir de ações judiciais que obrigaram o Ministério da Saúde a importar medicamentos à base de canabidiol. 

  5. Centro de Estudos analisa efeitos da radiação de celulares e antenas na saúde nesta quarta-feira (22/8)

    Segundo dados da Pnad C, divulgada pelo IBGE em fevereiro deste ano, 77,1% dos brasileiros possuem celular. No entanto, as radiações emitidas pelos aparelhos e antenas podem provocar danos à saúde e ao ambiente? O questionamento estará na pauta do próximo Ceensp, a ser realizado na quarta-feira, dia 22 de agosto. Com o tema Efeitos nocivos da radiação não ionizante de celulares e antenas de telefonia na saúde, o evento, aberto ao público, está marcado para as 14h no salão internacional.

  6. 'Desigualdade atrapalha a produtividade', afirma diretor da Cepal no Brasil

    Agenda 2030, políticas públicas e sua relação com o crescimento econômico estiveram em pauta em mais um debate da série Futuros do Brasil e da América Latina, realizado pelo CEE-Fiocruz, tendo como convidado o diretor da Cepal no Brasil, Carlos Mussi. O debate foi mediado pelo ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão, e participaram como debatedores Paulo Gadelha, coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030; Thereza De Lamare, do Departamento de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde; e Paulo Buss, diretor do Cris/Fiocruz.

  7. Relações entre internet e saúde são tema de programa no Canal Saúde

    O pesquisador da ENSP e coordenador do Laboratório Internet e Saúde do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (Laiss/CSEGSF/ENSP), André Pereira Neto, participou do programa Unidiversidade, do Canal Saúde. A edição abordou as relações entre internet e saúde, desde os benefícios que o uso da rede mundial de computadores pode trazer para a área até os riscos da sua má utilização, como nos casos de disseminação de boatos e fake-news.

  8. Cabo Verde implementa nova política farmacêutica orientada pelo NAF/ENSP

    Centro Colaborador em Políticas Farmacêuticas da Opas/OMS, o Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (NAF) da ENSP/Fiocruz atuou na estruturação da Política Farmacêutica de Cabo Verde, pequeno país insular do continente africano. A assessoria técnica, conduzida pelos pesquisadores Daniela Moulin e Rondineli Mendes, resultou na elaboração de três produtos: o Perfil Farmacêutico Nacional, a nova Política Farmacêutica Nacional e o plano de implementação da política naquele país. Os dois últimos acabam de ser aprovados pelo Conselho de Ministros e serão publicados no Boletim Oficial de Cabo Verde.

  9. ENSP participa do 'Fiocruz pra Você', neste sábado (18/8)

    A Fiocruz realizará neste sábado, 18 de agosto, o evento Fiocruz pra Você. Crianças poderão ser vacinadas nos campi de Manguinhos e Farmanguinhos, na cidade do Rio de Janeiro, e no Palácio Itaboraí, em Petrópolis, das 8h às 17h. Na 25ª edição, serão oferecidas gratuitamente vacinas tríplice viral e a de poliomielite. O evento integra as ações do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação do MS, que ocorre de 6 a 31 de agosto.