1. Evento celebra Dia Internacional das Mulheres na Ciência

    Apesar de serem cerca de metade da população, as mulheres ainda são minoria na ciência. Elas são apenas 30% das cientistas do mundo e receberam apenas 3% das indicações do Nobel nas áreas científicas. No Brasil, apenas 14% dos membros da Academia Brasileira de Ciências são mulheres. Pensando nisso, a Organização das Nações Unidas estabeleceu, em 2015, o dia 11 de fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

  2. CPLP quer fortalecer formação em Saúde

    Entre os dias 4 e 6 de fevereiro de 2019, a Escola Nacional de Saúde Pública, da Universidade Nova de Lisboa (ENSP-NOVA), organizou, em conjunto com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), oficina de trabalho com o tema "Fortalecimento da Formação em Saúde Pública no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)”, na sede da ENSP-NOVA. O diretor da ENSP/Fiocruz, Hermano Castro, participou da atividade.

  3. IFF/Fiocruz publica posicionamento oficial sobre Resolução 293/2019 do Cremerj e respectiva exposição de motivos

    Como instituição que tem a missão de promover a saúde da mulher, da criança e do adolescente por meio de ações articuladas de pesquisa, ensino, atenção integral à saúde e avaliação de tecnologias, o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz) vem manifestar, publicamente, seu posicionamento com relação à Resolução 293/2019 do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj).

  4. Oficinas Clínicas Sobre o Cuidado: qualificação profissional com inscrições prorrogadas

    Prorrogadas as inscrições para o Curso de Qualificação Profissional Oficinas Clínicas Sobre o Cuidado: Narrando Casos e (Re) construindo sentidos para o Trabalho em Saúde, desenvolvido pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). O novo período de inscrições é de 13 a 15 de fevereiro de 2019. 

  5. Curso de Antropometria aplicada à avaliação nutricional em serviços de saúde alerta para envio de documentação

    A coordenação do Curso de Qualificação Profissional em Antropometria aplicada à avaliação nutricional em serviços de saúde, cujas inscrições seguem abertas até dia 15 de fevereiro de 2019, alerta aos candidatos para ficarem atentos ao envio da documentação exigida até a referida data. O curso objetiva capacitar e treinar profissionais de saúde para aferir medidas antropométricas com qualidade em indivíduos das diversas etapas da vida. A intenção é fomentar a visão crítica quanto ao uso da antropometria como um procedimento gerador de informações indispensáveis para a atenção à saúde do indivíduo e da coletividade. As inscrições devem ser feitas na Plataforma SigaLS. Acesse o edital e saiba mais.
     

  6. Brumadinho: Pesquisadores avaliam impactos sobre a saúde após desastre

    Os pesquisadores do Observatório Nacional de Clima e Saúde do Icict/Fiocruz, Cristovam Barcellos e Diego Xavier, em parceria com o pesquisador do Cepedes/ENSP/Fiocruz, Mariano Andrade, conversaram com o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz após o evento Desastre da Vale S. A. em Brumadinho - Impactos sobre a Saúde e desafios para a Gestão de Riscos. Na ocasião, eles analisaram os principais impactos que o desastre da Vale pode causar a população e a área atingida

  7. Pesquisa analisa o direito à saúde no Brasil

    No dia 14 de fevereiro, apresentação de dissertação de mestrado em Saúde Pública O direito à saúde no Brasil: entre a judicialização e a desjudicialização, por Iara Veloso Oliveira Figueiredo, a partir das 13h30, na sala 523 do prédio da ENSP.

     
     

  8. Instituições se posicionam sobre mudanças na política de Saúde Mental

    Com a divulgação da Nota Técnica do Ministério da Saúde, em 5 de fevereiro, as mudanças na política nacional de saúde mental voltaram ao debate público. Pela primeira vez, o conjunto das mudanças em curso desde dezembro de 2017 foram expressos num único documento, trazendo, entre outros pontos, a complementariedade e harmonia entre os pontos de cuidado, nivelando Centros de Apoio Psicossocial, hospitais psiquiátricos e hospital-dia, Serviço Residencial Terapêutico e Comunidades Terapêuticas; o aumento das custas para leitos hospitalares e a autorização para compra pública com recursos do Fundo Nacional de Saúde de aparelhos para Eletroconvulsoterapia. 

  9. ONU: Para solucionar desafios globais, ciência precisa de mais mulheres e meninas

    Muitos dos maiores problemas globais podem continuar sem solução porque mulheres e meninas estão sendo desencorajadas a trabalhar nas ciências exatas. O papel da educação científica em um mundo em transformação não pode ser desvalorizado. Estima-se que 90% dos empregos do futuro exigirão alguma forma de habilidade em novas tecnologias, e as categorias de empregos de maior crescimento são relacionadas a ciência, tecnologia, engenharia e matemática.