1. 'A gente vive em cima da corda bamba': experiência de profissionais especializados em HIV/Aids é tema de pesquisa

    A epidemia de HIV/Aids continua sendo um desafio para a saúde pública mundial mesmo depois de quase 40 anos de epidemia. Um artigo publicado pelo Cadernos de Saúde Pública objetivou compreender a experiência de profissionais da saúde que trabalham em um Serviço de Atenção Especializada em HIV/Aids no nordeste brasileiro.

  2. SUS passa a oferecer novos tratamentos para sintomas do HPV

    O HPV, infecção transmitida sexualmente ou por contato pele a pele é uma doença que causa vários problemas à pessoa infectada. Um deles é o aparecimento verrugas nas genitais e no ânus. Para estes casos, a partir do ano que vem, o SUS passa a oferecer duas novas opções de tratamento: os cremes podofilotoxina e imiquimode. A incorporação pelo MS foi realizada no final de novembro deste ano, com o respaldo da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS. A pasta tem até 180 dias para disponibilizar os fármacos à população.
     

  3. Ciência e Saúde Coletiva de dezembro discute segurança alimentar e promoção da saúde

    A última edição de 2018 da Revista Ciência e Saúde Coletiva debate a Segurança Alimentar e a Promoção da Saúde, e encerra o ano trazendo uma coletânea de artigos sobre nutrição. No Editorial, destaca-se que a agenda de alimentação e nutrição vem sendo defendida na sua integralidade associada às demais ações do sistema de saúde. Os artigos temáticos enfocam o panorama das várias áreas que se articulam ou conformam a agenda, entre eles: vigilância alimentar e nutricional e prevenção e controle dos agravos nutricionais e suas interfaces.

  4. Opas/OMS disponibiliza publicações sobre saúde ambiental e substâncias químicas em português

    Duas publicações recentes da OMS sobre substâncias químicas e saúde ambiental já estão disponíveis em português. Ambas foram traduzidas pela Opas. A primeira, intitulada Não polua o meu futuro! O impacto do ambiente na saúde das crianças, aponta que, a cada ano, 361 mil meninas e meninos com menos de cinco anos perdem a vida por diarreia, como resultado da falta de acesso à água potável, saneamento e higiene. A publicação também mostra que, anualmente, 570 mil crianças na mesma faixa etária vão a óbito por infecções respiratórias, como pneumonia, que é uma doença atribuível à poluição do ar interno e externo e ao fumo passivo. 

  5. Oficinas Clínicas Sobre o Cuidado: qualificação profissional com inscrições abertas

    Estão abertas, até 12 de fevereiro de 2019, as inscrições para o Curso de Qualificação Profissional Oficinas Clínicas Sobre o Cuidado: Narrando Casos e (Re) construindo sentidos para o Trabalho em Saúde, desenvolvido pela ENSP/Fiocruz, em parceria com o INCA. O objetivo do curso é contribuir com a compreensão e (re) construção de sentidos acerca das questões ligadas à dimensão (inter) subjetiva do trabalho em saúde e da produção do cuidado. Os interessados devem se inscrever na Plataforma SigaLS.

  6. ENSP e Anvisa promovem curso sobre Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) , promoverá mais uma edição do Curso de Especialização em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente. O curso, na modalidade de educação a distância, terá início em julho de 2019 e formará 1000 profissionais que atuam em hospitais, na gestão da qualidade e na vigilância sanitária.

  7. NAF/ENSP comemora 20 anos de atuação em prol das políticas farmacêuticas

    O NAF/ENSP completou, em 2018, 20 anos de credenciamento como Centro Colaborador da Opas/OMS em Políticas Farmacêuticas. Como parte da celebração dessas duas décadas de trajetória, o departamento realizou um seminário comemorativo. Na ocasião, foram lançados o novo site do NAF e um livreto sobre a história do departamento. A atividade debateu temas como medicamentos essenciais para os sistemas de saúde; e política, regulação, e iniciativas para o acesso a medicamentos. Todas as apresentações estão disponíveis no Canal da ENSP, no Youtube. 

  8. Dihs/ENSP abre inscrições para Especialização em Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão

    O Dihs/ENSP está com inscrições abertas para o Curso de Especialização em Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão 2019. O objetivo do curso é refletir criticamente sobre o significado dos direitos humanos e suas relações com a saúde e as políticas de inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência. Os interessados devem se inscrever na Plataforma SigaLS, até 4 de janeiro de 2019.

  9. ENSP cria seção para debater a saúde no município do Rio de Janeiro

    A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou corte de 239 equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e a demissão de 1400 profissionais que atuam diretamente na Atenção Básica do município. Os efeitos dessa medida na organização da cobertura da ESF e, consequentemente, na saúde da população carioca motivaram a ENSP/Fiocruz, a criar um espaço de discussão com o propósito de emitir pesquisas, estudos, documentos e artigos que subsidiem a manutenção da proposta original da Estratégia na capital Fluminense.