1. Livro digital sobre memória dos saberes tradicionais em território Guarani-Kaiowá será lançado, em 23/7

    O ObservaPICS lança, no dia 23 de julho, o livro digital 'Pohã Ñana (Plantas Medicinais): fortalecimento, território e memória Guarani e Kaiowá', mais um produto da pesquisa Práticas tradicionais de cura e plantas medicinais mais prevalentes entre os indígenas da etnia Guarani-Kaiowá, na região Centro-Oeste coordenada pelos pesquisadores Paulo Basta, da ENSP, e Islândia Carvalho (Fiocruz Pernambuco), coordenadora do observatório. Além dos dois, são organizadores da publicação Aparecida Benites (Kuñatãi mbo`y arandu) e Ananda Meinberg Bevacqua (Kunãtai tucamby).

  2. Fiocruz analisa condições de trabalho dos profissionais de saúde na linha de frente da Covid-19

    A Fiocruz quer entender como a dinâmica de trabalho afeta a vida, o corpo e a saúde física e emocional dos profissionais de saúde que atuam diretamente na assistência e no combate à Covid-19. Para isso, lançou a pesquisa nacional “Condições de Trabalho dos Profissionais de Saúde no Contexto da Covid-19 no Brasil”, cujo objetivo é analisar e compreender a realidade de vida e trabalho dos profissionais da equipe de saúde que atuam na linha de frente da pandemia. De acordo com o Boletim Epidemiológico Especial nº 24 do Ministério da Saúde, até o dia 25 de julho, foram registrados 216.367 casos de Covid-19 em profissionais de saúde de todo o país, com 189 óbitos. O link da pesquisa está disponível no site da Fiocruz.

  3. Covid-19: Fiocruz instala comitê para acompanhar projetos de vacinas

    A Presidência da Fiocruz instalou, no dia 17/7, o Comitê de Acompanhamento Técnico-Científico das Iniciativas Associadas a Vacinas para a Covid-19. Em reunião online, a presidente Nísia Trindade Lima falou sobre as expectativas acerca das contribuições do comitê, formalizado por portaria da Presidência. Carlos Gadelha, um dos membros que compõem o Comitê, é coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Desenvolvimento, Complexo Econômico Industrial e Inovação em Saúde da Fiocruz, e professor e pesquisador da ENSP.

  4. Vera da Costa e Silva faz balanço dos seis anos na chefia da FCTC/OMS

    Já está no ar a sexta edição do Boletim do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco, da ENSP/Fiocruz. A publicação destaca a atuação da pesquisadora da ENSP Vera da Costa e Silva durante seis anos na chefia do Secretariado da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco na Organização Mundial da Saúde (FCTC/OMS) e celebra os quatro anos de monitoramento das ações da indústria do tabaco no Brasil. Confira as publicações do Observatório aqui.

  5. A pandemia de Covid-19 é uma crise sanitária e humanitária, dizem pesquisadores

    A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima; o ex-diretor da ENSP, Paulo Marchiori Buss; e o pesquisador da Fiocruz Minas, Rômulo Paes-Sousa, redigiram o artigo A pandemia de Covid-19: uma crise sanitária e humanitária, publicado no Cadernos de Saúde Pública, da Escola. Seria ela um fenômeno inevitável diante da relação que os humanos mantêm com os diversos ecossistemas, ou o desfecho episódico da forma como se produz e se consome bens e serviços no mundo?, questionam os autores. O texto é produto do debate realizado entre eles no Ciclo de Estudos - Saúde e Ambiente, Saúde do Trabalhador e Emergência em Saúde - Covid-19, organizado e mediado pelo pesquisador da Fiocruz, Guilherme Franco Netto

  6. Covid-19: Proqualis lança pesquisa de avaliação da segurança do profissional da saúde

    O Ministério da Saúde, em seu último boletim (Boletim Epidemiológico Especial nº 21) sobre a Covid-19, destaca que 173.440 profissionais de saúde foram diagnosticados com Covid-19. Desses, 697 foram internados e 138 vieram a óbito. Devido ao alto risco de infecção a que esses profissionais estão expostos em seu dia a dia de trabalho durante a pandemia, o Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente – Proqualis, coordenado pelos pesquisadores da ENSP, Margareth Portela e Victor Grabois, está realizando a pesquisa 'Segurança do profissional da área de saúde durante o enfrentamento da infecção pelo novo coronavírus (Covid-19)'.

  7. ENSP realiza testagem sorológica para Covid-19 em seus trabalhadores e estudantes

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) está realizando testagem sorológica para Covid-19 em seus trabalhadores e estudantes. Servidores, trabalhadores terceirizados e estudantes, que estejam trabalhando presencialmente ou em rodízio e não apresentem sintomas relacionados à doença, podem agendar o teste sorológico, que deverá ser realizado por sistema eletrônico. Não será aceita qualquer outra forma de acesso ao teste sorológico.

  8. Documento da Fiocruz considera prematuro retorno às atividades escolares

    A ENSP/Fiocruz divulga, nesta segunda-feira (20/7), nova versão do documento sobre o retorno das atividades escolares durante a pandemia de Covid-19. O texto apresenta um panorama epidemiológico, com fontes de diferentes instituições, para uma melhor compreensão sobre a pandemia no Brasil e considera prematura a reabertura das escolas no município do Rio de Janeiro. "Diante da possibilidade de possível recrudescimento de casos e óbitos no município, ainda parece prematura a abertura das escolas no atual momento da pandemia pelo SARS-CoV2. É necessário que especialistas, epidemiologistas, infectologistas, pneumologistas, pediatras e outros acompanhem e monitorem todo o processo pandêmico. Principalmente para avaliar o impacto no número de casos e mortes com a reabertura dos outros processos produtivos na cidade do Rio de Janeiro.", dizem os autores.

  9. Dieese apresenta estudos relacionados ao trabalhadores e a Covid-19

    O Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioeconômicos (Dieese) divulgou duas pesquisas relacionadas à saúde do trabalhador. Uma ligada ao cuidado dos trabalhadores domésticos, intitulado “Quem cuida das cuidadoras: trabalho doméstico remunerado em tempos de coronavírus” e outra aos trabalhadores do comércio, intitulado “A covid-19 e os trabalhadores do Comércio”.