1. Novo doutorado em Epidemiologia, Equidade e Saúde Pública divulga edital

    Está disponível o edital do doutorado em Epidemiologia, Equidade e Saúde Pública em Mato Grosso do Sul, desenvolvido pelo Programa de Epidemiologia em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP). O doutorado tem como público-alvo, preferencialmente, alunos com título de mestrado que possuam experiência em docência no SUS e/ou em áreas técnicas indigenistas e comunitárias.

  2. Na ONU, países se comprometem a conter expansão da tuberculose

    No dia 26 de Setembro, em Nova York, aconteceu a primeira reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre tuberculose. Chefes de Estado e pesquisadores renomados de vários países, entre eles Júlio Croda, da Fiocruz Mato Grosso do Sul e da Rede TB, e Margareth Dalcolmo, da ENSP/Fiocruz, participaram ativamente das discussões sobre a necessidade imediata de conter a expansão da doença.

  3. Tese da ENSP sobre controle do tabaco é premiada em primeiro lugar pela Capes

    A tese do aluno de doutorado da ENSP Leonardo Henriques Portes foi contemplada com o primeiro lugar do Prêmio Capes de Teses da área da Saúde Coletiva 2018. Intitulada A política de controle do tabaco no Brasil de 1986 a 2016: contexto, trajetória e desafios, a pesquisa foi orientada por Cristiani Vieira Machado e coorientada por Silvana Rubano Barretto Turci. “O controle do tabaco configurou uma política bem-sucedida no Brasil”, afirma Portes.

  4. Espaço Casa Viva completa 15 anos de atuação em Manguinhos

    "O Espaço Casa Viva é muito interessante e, além disso, nós aqui estamos abrigados", falou Raíssa Vitória, de 10 anos, com um microfone na mão, carregando em sua fala a realidade sensível do que é ser criança e morar em uma favela sob constantes conflitos armados. Aluna da oficina de artes do Espaço Casa Viva, ela foi chamada para dar seu depoimento diante de uma plateia de ex-alunos, parceiros e gestores do espaço no encerramento das comemorações pelos 15 anos da iniciativa.

  5. Conheça a nova Renast online: acesse o site

    A Renast online lançou recentemente seu novo site. Além das melhorias de usabilidade, a ferramenta passa a integrar dados de três fontes de informação em saúde do trabalhador. O projeto tem por objetivo disponibilizar ferramentas e incentivar práticas de comunicação e formação permanente, democratização e utilização de informações para apoiar o fortalecimento da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador.

  6. Pesquisadoras da ENSP são finalistas do Prêmio Abeu 2018

    O livro da Editora Fiocruz Novas e Velhas Faces da Violência no Século XXI: visão da literatura brasileira do campo da saúde, organizado por Maria Cecília de Souza Minayo e Simone Gonçalves de Assis, está entre os finalistas da categoria Ciências Humanas do Prêmio Abeu 2018. A Associação Brasileira das Editoras Universitárias divulgará os vencedores em cerimônia que será realizada em 5 de novembro, em São Paulo.