1. ENSP debate o enfrentamento e a resistência diante da crise

    Nos dias 30 e 31 de outubro, o Seminário de Ensino da ENSP abordou a Formação e Avaliação como campos de disputa e resistência. As discussões do primeiro dia do evento trouxeram os desafios da formação em saúde pública num contexto de suspensão dos repasses e cortes de bolsas de estudo. A abertura do seminário foi conduzida pela vice-presidente de Educação Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Vieira Machado, pela vice-diretora de Ensino da ENSP, Lúcia Dupret, pelo diretor da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), Hermano Castro, e pela representante docente da turma de 2019/2021 de mestrado em Saúde Pública, Priscilla Vilella.

  2. Parceria Fiocruz-Inpe fornecerá dados sobre poluição atmosférica

    Uma parceria entre a Fiocruz, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde da OMS viabilizará o projeto “Atualização dos dados do Sistema de Informações Ambientais Integrado à Saúde”, uma plataforma on-line, que possibilitará a avaliação da exposição à poluição atmosférica e seus impactos na saúde humana. A ferramenta fornecerá não apenas os dados recentes de estimativas de concentrações de poluentes provenientes de queimadas, poluentes urbanos e industriais, como também os de monitoramento de focos de queimadas e os meteorológicos pretéritos, entre os anos 2000 e 2018, para todos os municípios do Brasil.

  3. Inscrições abertas, até 21/11, para curso em Farmacoepidemiologia

    O curso 'Métodos em Farmacoepidemiologia: Aplicação em Estudos de Utilização de Medicamentos', oferecido pela ENSP, está com inscrições abertas até 21/11. São 80 vagas, sendo 40 vagas para os Programas de pós-graduação da ENSP e 40 aos demais interessados. As vagas serão preenchidas de acordo com os critérios estabelecidos para inscrição, considerando a ordem de inscrição. 
     

  4. 'Relações de poder no meio acadêmico e saúde mental' foi debatido no Seminário de Ensino da ENSP 2019

    Dando sequência ao Seminário de Ensino da ENSP 2019, no dia 31 de outubro, foi debatido o tema 'Relações de poder no meio acadêmico e a relação com a saúde mental na vida acadêmica', pelo doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Robson Nascimento Cruz, que chamou a atenção para o elitismo encarnado na universidade. A mediação da mesa ficou a cargo de Elizabeth Leite Barbosa, representante do Fórum de Estudantes. A apresentação está disponível em vídeo. Confira!
     

  5. Laboratório da ENSP é habilitado como Referência Nacional de Tuberculose e Micobacterioses não Tuberculosas

    O Laboratório de Referência Nacional da Tuberculose e de Micobacterioses Angela Maria Werneck, do Centro de Referência Professor Hélio Fraga da ENSP/Fiocruz (CRPHF), recebeu pontuação máxima no edital de Habilitação dos Laboratórios de Referência Nacional (LRN) e Regional (LRR) para a tuberculose (TB) e micobacterioses não tuberculosas (MNT), no âmbito da Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Pública. O primeiro lugar lhe conferiu a certificação de Laboratório de Referência Nacional. 
     

  6. Fiocruz treinará profissionais e orientará população sobre vazamento

    A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) instalou na terça-feira (5/11) uma sala de situação para elaborar um plano de resposta aos impactos que o vazamento de óleo em praias do Nordeste pode ter na saúde da população. O plano deve ser preparado em, no máximo, 30 dias, mas a Fiocruz vai atuar antes disso no treinamento em larga escala de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e na preparação de material de orientação à população dessas localidades.
     

  7. 'Radis' de novembro: Padrões de masculinidade podem adoecer

    Forçados a se portarem como seres infalíveis, que não demonstram fraquezas, os homens são na verdade vulneráveis a altas taxas de homicídio e acidentes, motivados por comportamentos de risco, agressividade e uma cultura da violência. Suicídios ocorrem quase quatro vezes mais entre homens do que entre mulheres, de acordo com dados do Ministério da Saúde. A questão é abordada pela revista Radis de novembro, já disponível on-line.