1. 'Relações de poder no meio acadêmico e saúde mental' foi debatido no Seminário de Ensino da ENSP 2019

    Dando sequência ao Seminário de Ensino da ENSP 2019, no dia 31 de outubro, foi debatido o tema 'Relações de poder no meio acadêmico e a relação com a saúde mental na vida acadêmica', pelo doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Robson Nascimento Cruz, que chamou a atenção para o elitismo encarnado na universidade. A mediação da mesa ficou a cargo de Elizabeth Leite Barbosa, representante do Fórum de Estudantes. A apresentação está disponível em vídeo. Confira!
     

  2. Fiocruz treinará profissionais e orientará população sobre vazamento

    A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) instalou na terça-feira (5/11) uma sala de situação para elaborar um plano de resposta aos impactos que o vazamento de óleo em praias do Nordeste pode ter na saúde da população. O plano deve ser preparado em, no máximo, 30 dias, mas a Fiocruz vai atuar antes disso no treinamento em larga escala de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e na preparação de material de orientação à população dessas localidades.
     

  3. Laboratório da ENSP é habilitado como Referência Nacional de Tuberculose e Micobacterioses não Tuberculosas

    O Laboratório de Referência Nacional da Tuberculose e de Micobacterioses Angela Maria Werneck, do Centro de Referência Professor Hélio Fraga da ENSP/Fiocruz (CRPHF), recebeu pontuação máxima no edital de Habilitação dos Laboratórios de Referência Nacional (LRN) e Regional (LRR) para a tuberculose (TB) e micobacterioses não tuberculosas (MNT), no âmbito da Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Pública. O primeiro lugar lhe conferiu a certificação de Laboratório de Referência Nacional. 
     

  4. Bulling será o próximo tema da Sala de Convidados

    Amanhã — 7 de novembro, quinta-feira — o Canal saúde apresentará o tema Bulling na Sala de convidados, ao vivo, às 11h no Canal Saúde. O programa traz para o debate a psicóloga Wanda Quadra, a diretora da Escola Municipal André Urani do Rio de Janeiro, Marcella Oliveira e a socióloga Dayse Miranda.
     

  5. Inscrições abertas para especialização em Saúde Pública 2020

    Reconhecido por acompanhar a trajetória da ENSP/Fiocruz e expressar o compromisso institucional com o sistema público e universal de saúde, o curso de Especialização em Saúde Pública (CESP) está com inscrições abertas para 2020. O Curso está sob coordenação das pesquisadoras Tatiana Wargas de Faria Baptista, Delaine Martins Costa e Karla Meneses Rodrigues Peres da Costa. A especialização oferece 33 vagas. O período de inscrição é de 04/11/2019 a 10/01/2020 (até às 16h).

  6. Eventos destacam cultura, direitos e a saúde dos povos indígenas

    Na quarta-feira, dia 27 de novembro, o grupo de pesquisa Ambiente, Diversidade e Saúde, do departamento de Endemias Samuel Pessoa da ENSP, promoverá duas atividades para divulgar a cultura, os direitos e a saúde dos povos indígenas do Brasil. A primeira delas, marcada para 9h, na Tenda da Ciência, exibirá o documentário “Mboraihu: O espírito que nos une”. Mais tarde, às 14h, o debate continuará no Ceensp “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia”, no auditório térreo da ENSP. As atividades são abertas aos interessados.

  7. 'Radis' de novembro: Padrões de masculinidade podem adoecer

    Forçados a se portarem como seres infalíveis, que não demonstram fraquezas, os homens são na verdade vulneráveis a altas taxas de homicídio e acidentes, motivados por comportamentos de risco, agressividade e uma cultura da violência. Suicídios ocorrem quase quatro vezes mais entre homens do que entre mulheres, de acordo com dados do Ministério da Saúde. A questão é abordada pela revista Radis de novembro, já disponível on-line.