1. Ceensp abordou saúde e resistência da população negra

    O Centro de Estudo Miguel Murat de Vasconcelos (Ceensp) realizou, no Salão Internacional da ENSP, a mesa "Vidas negras - saúde e resistência", que contou com a participação da Conselheira Nacional de Saúde, Altamira Simões, do pesquisador do Instituto de Saúde Luís Eduardo Batista e da mestranda em Saúde Pública da ENSP Mayra da Cruz Honorato. O evento foi coordenado pela pesquisadora da ENSP Vera Lucia Luiza, que também participou da mesa.

  2. Entrevista: Aluna da ENSP fala sobre a criação do Coletivo Negro

    Mayra da Cruz Honorato, estudante do primeiro ano do mestrado acadêmico em Saúde Pública na ENSP, formada em psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e integrante do Grupo Preto de Psicologia Ìmárale fala sobre a criação do Coletivo Negro na Fiocruz, por um grupo de estudantes, e a participação da população negra na academia. 

  3. Cesteh/ENSP realizou o seminário Democracia, Trabalho e Saúde

    O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) realizou o seminário Democracia, Trabalho e Saúde. Na ocasião, contou com a participação da professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Uerj) e participante do colegiado Fórum de Saúde e Frente Nacional Contra a Privatização na Saúde, Maria Inês Bravo, e do docente do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IMS/Uerj), André Mendonça, para dialogar e debater sobre a situação do país nessas áreas. 

  4. Expediente do Serviço de Gestão Acadêmica na sexta-feira

    A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) informa que que não haverá expediente no Serviço de Gestão Acadêmica (Seca) nesta 6ª feira, dia 11 de janeiro, por motivo de realização do Serviço de Higienização. Informamos, contudo, que excepcionalmente as matrículas dos candidatos selecionados para os cursos stricto sensu da ENSP com entrada em março de 2019 e, também, a entrega dos Formulários referentes aos Agendamento das Defesas e de Qualificação serão recebidas pelos funcionários Fabrício e Lilian, na sala 106, do prédio Torres Homem.

  5. ENSP oferece curso sobre Cuidados Paliativos com ênfase na APS

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca está com inscrições abertas, até dia 8 de fevereiro, para o Curso de Especialização em Cuidados Paliativos com Ênfase na Atenção Primária - 2019. O Curso é destinado a profissionais de nível superior da área de saúde, com prioridade para aqueles que atuam na atenção primária da rede pública. Seu objetivo é capacitar profissionais da área de saúde para a assistência em cuidados paliativos, em uma perspectiva interdisciplinar com ênfase na atenção primária. São ofertadas 25 vagas, sendo 3 para ações afirmativas. Leia o edital e faça sua inscrição aqui.

  6. Dihs/ENSP reabre inscrições para Especialização em Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão

    O Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola Nacional de Saúde Pública (Dihs/ENSP) reabre as inscrições para o Curso de Especialização em Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão 2019. O objetivo do curso é refletir criticamente sobre o significado dos direitos humanos e suas relações com a saúde e as políticas de inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência. Os interessados devem se inscrever através da Plataforma SigaLS, até 11 de janeiro de 2019.
     

  7. ENSP e Fiocruz MS formarão doutores na região Centro-Oeste

    A ENSP/Fiocruz, por meio do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública, e a Coordenação de Ensino da Fiocruz Mato Grosso do Sul firmaram convênio para realização do doutorado em "Epidemiologia, Equidade e Saúde Pública". O curso despontou da necessidade de formação de doutores na região, e o processo seletivo, encerrado dia 19 de dezembro, aprovou 14 candidatos.

  8. Baixa cobertura vacinal na Radis de janeiro

    A edição de janeiro de 2019 da Revista Radis (nº196) alerta para a baixa cobertura vacinal alcançada para as principais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e a possibilidade de retorno de doenças comuns no passado, como o sarampo e a poliomielite (paralisia infantil). A reportagem assinada por Luiz Felipe Stevanim menciona a expressão de preocupação do personagem Zé Gotinha nas peças publicitárias divulgadas pelo Ministério da Saúde.