1. Artigos publicados no 'Cadernos' tratam da relação dieta alimentar e saúde

    Nos últimos anos, as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) foram as principais causas de mortalidade no mundo, provocando em média, a cada ano, 70% das mortes. Os principais fatores de risco comportamentais para DCNT são o tabagismo, o consumo excessivo de álcool, o sedentarismo e o excesso de peso. Três artigos do Cadernos de Saúde Pública abordam a questão da dieta alimentar e sua relação com a saúde.

  2. ENSP participa de campanha para ampliação de acesso a medicamentos

    Você sabia que um terço da população mundial carece de acesso a medicamentos e que eles ocupam a segunda posição no ranking de gastos no sistema de saúde no mundo? Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS) e acendem alerta para a necessidade de tornar os fármacos mais acessíveis à população. Diante dessa conjuntura, a Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica, em conjunto com a Federação Nacional dos Farmacêuticos, elaborou uma Proposta de Emenda Constitucional que inscreve o acesso a medicamentos como um direito fundamental. Integrante desse Movimento, a ENSP participou de atividade para apresentar a campanha pela aprovação da PEC, realizada durante o Fórum Mundial das Resistências, que aconteceu no dia 23 de janeiro, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

  3. Artigo publicado na Plos One relata primeiro surto documentado de gripe em povos indígenas

    O pesquisador Andrey Cardoso, da ENSP/Fiocruz, foi autor principal do estudo que apresentou as características do primeiro surto de gripe documentado em povos indígenas no Brasil. Publicada na revista científica Plos One, a pesquisa revela que no período do surto, ocorrido entre 30 de março e 14 de abril de 2016 , foram detectados 73 casos de infecção respiratória aguda (IRA) em 170 indígenas residentes da aldeia Guarani, no sudeste do país, o que representa 75,3% dos casos notificados no primeiro semestre daquele ano. A presença de dificuldade respiratória foi verificada em 20,6% dos casos, 9,6% dos casos foram hospitalizados e coletou-se swab nasofaríngeo em 19,2% dos casos, sobretudo nos de maior gravidade. A cobertura vacinal contra influenza na população antes do surto era de 86,3%. 

  4. Último dia de inscrições no curso internacional em saúde sobre avaliação participativa, gestão e translação do conhecimento

    Com vistas a possibilitar maior aprofundamento teórico-metodológico em temas atuais do campo da avaliação em saúde numa perspectiva mundial; e ampliar a internacionalização da formação no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública por meio de parceiros qualificados, a ENSP está com inscrições abertas para o Curso Internacional de Avaliação Participativa, Gestão e Translação do Conhecimento até o dia 14 de fevereiro. Ao todo, estão sendo oferecidas 30 vagas para alunos de mestrado ou doutorado, profissionais de saúde e gestores familiarizados com metodologias de pesquisa e não familiarizados com avaliação. Além disso, serão considerados profissionais com experiência em avaliação que queiram atualizar ou revisar seus conceitos e prática em avaliação. Os alunos vinculados ao Programa da ENSP terão prioridade nas inscrições.

  5. Novo coronavírus: Fiocruz recebe visita técnica do MS

    A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recebeu, na manhã desta quinta-feira (30/1), a visita do secretário executivo do Ministério da Saúde (MS), João Gabbardo, e do secretário de Vigilância em Saúde do MS, Wanderson Kléber de Oliveira, que acompanharam de perto as ações desenvolvidas pelo Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Referência em nível nacional para o diagnóstico de vírus respiratórios, o Laboratório está diretamente envolvido na resposta brasileira ao novo coronavírus (2019-nCoV). 

  6. Visibilidade trans: dia de luta por dignidade e cidadania

    Viver escondida dentro de outro nome ou corpo ainda é a realidade de muitos transgêneros. Fato perverso e limitante, mas que vem se transformando, principalmente ao longo da última década. No Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, o Informe ENSP conversou com pessoas transgêneras que utilizam o projeto Justiça Itinerante para não somente retificar seus nomes nos documentos, como também mudar suas vidas inteiras. A ENSP trabalha nessa causa e apoia essa luta. 

  7. Toma posse nova diretoria do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde - Cebes

    Nesta terça-feira (28/01), tomou posse a nova diretoria do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes)  – Gestão 2020/2021. A presidente reeleita, Lucia Souto, reafirma o compromisso da entidade com um projeto civilizatório de inclusão de toda população brasileira e contra a barbárie responsável pela inadmissível desigualdade que afronta o país. O evento ocorreu no Clube de Engenharia, Rio de Janeiro. Durante o evento foi veiculado um depoimento do ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão. 
     

  8. Inscrições abertas para curso de Políticas de Saúde e Gestão do SUS

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) está com inscrições abertas, até 17 de fevereiro, para o curso de atualização Políticas de Saúde e Gestão do Sistema Único de Saúde. Destinado a magistrados federais, servidores da justiça federal e médicos, que atuem no âmbito do TRF da 2ª Região, o propósito é compreender as principais características da política e gestão do SUS, bem como suas fortalezas e constrangimentos para a efetividade do direito à saúde, auxiliando magistrados e servidores do Sistema de Justiça a atuarem nessa área. São ofertadas 50 vagas, sendo 45 para candidatos de ampla concorrência e 5 para ações afirmativas. Acesse o edital.