1. 'É a força do povo que pode mudar o Brasil'

    João Pedro Stédile, um dos fundadores do MST e membro do Censelho Consultivo da ENSP, fala sobre o protagonismo do povo na política brasileira. Ele foi palestrante da mesa  "Avanços, retrocessos e caminhos: o que fazer?, nos 64 anos da ENSP.

  2. Dermatoses ocupacionais são problema de saúde pública no Brasil, aponta pesquisadora

    O último Encontros do Cesteh discutiu a Epidemiologia das dermatites de contato relacionadas ao trabalho em um serviço especializado. Na ocasião, a dermatologista do ambulatório do Cesteh, Maria das Graças Mota Melo, apresentou a pesquisa que analisou aspectos epidemiológicos das dermatites de contato, relacionadas ao trabalho, e do eczema das mãos nos pacientes atendidos no Cesteh/ENSP, no período de 2000 a 2014.

  3. ENSP lamenta tragédia com o Museu Nacional

    A ENSP/Fiocruz lamenta profundamente a tragédia ocorrida, na noite de domingo, com o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista. Ao sentimento de tristeza, somam-se as sensações de revolta e indignação geradas pelo descaso e a negligência com os quais a cultura, a história e o patrimônio científico brasileiro vêm sendo tratados, em especial pela política de desfinanciamento das universidades federais e centros de pesquisa - em pauta nos últimos anos.

  4. Projeto ZDC

    Entre julho e setembro de 2018 a Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz desenvolverá o estudo sobre soroprevalência de Zika, Dengue e Chikungunya no município do Rio de Janeiro, o Projeto de Pesquisa ZDC. Como ainda não se conhece o percentual de indivíduos no Rio de Janeiro que tiveram contato com os vírus de Zika e Chikungunya, sobretudo porque alguns casos são assintomáticos e confundem o quadro clínico no início da infecção, o objetivo do projeto consiste em desvendar a porcentagem da população que teve contato no passado ou recentemente com os vírus dessas doenças, possibilitando o conhecimento de sua distribuição e a realização de estratégias de controle mais eficazes. Para isso, profissionais contratados pela Fiocruz visitarão 1.500 domicílios (sorteados aleatoriamente), em todos os bairros da cidade, para entrevistar e realizar testes rápidos para detecção de Zika, Dengue e Chikungunya.

  5. Onze estados estão com índices de vacinação contra pólio e sarampo abaixo da média nacional

    Em todo o país, onze estados estão abaixo da média nacional de cobertura vacinal da Campanha de Vacinação Contra a poliomielite e sarampo. Até quinta-feira (30/8), cerca de 76% das crianças brasileiras foram vacinadas. Segundo a última atualização enviada pelos estados, o Rio de Janeiro está com o menor índice de vacinação, seguido por Roraima, Distrito Federal, Pará, Amazonas, Acre, Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Piauí e São Paulo.