1. CD ampliado da ENSP discute a renovação do Projeto Teias

    No dia, 16 de outubro, o Conselho Deliberativo da ENSP (CD/ENSP) realizou uma reunião ampliada para discutir o Projeto Teias, com as participações do diretor da ENSP, Hermano Castro; do Vice-Presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), Marco Menezes; do chefe de gabinete da presidência, Valcler Rangel; Diretor Executivo da Fiotec, Hayne Felipe e equipe.

  2. Epidemia das Drogas Psiquiátricas: segunda edição debaterá interferência do mercado na prescrição médica

    Entre os dias 29 e 31 de outubro, a ENSP/Ficoruz receberá a segunda edição do Seminário Internacional A Epidemia das Drogas Psiquiátricas: as evidências científicas para desmedicação segura e eficaz. O evento coordenado pelos pesquisadores Paulo Amarante e Fernando Freitas, do Laps, receberá convidados nacionais e internacionais com experiências críticas ao modelo biomédico da psiquiatria e seu viés mercadológico. 

  3. 'Mortalidade por acidentes de transporte de trânsito em adolescentes' é tema de estudo da ENSP

    "Com a instituição do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), houve queda na taxa de mortalidade por acidente de transporte terrestre (ATT), entre 1997 e 2000, mas a taxa aumentou na década posterior, indicando limitação da capacidade desta legislação produzir resultados. Motociclistas do sexo masculino, pretos e pardos tornaram-se as principais vítimas", diz pesquisa da ENSP.

  4. Residentes da ENSP lançam carta de repúdio aos cortes na área da saúde

    Após as propostas de diminuição de recursos do prefeito Crivella, os residentes do programa multiprofissional de saúde da família da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) também lançam carta de repúdio aos cortes na saúde, que irão atingir especialmente à Atenção Primária à Saúde (APS). Estas medidas provocarão o fechamento de Clínicas da Família e a redução do atendimento, impactando as áreas de prevenção e promoção da saúde, que são essenciais para a detecção de doenças em estágios iniciais.  

  5. Confira vídeo em homenagem a Luiz Fernando Ferreira

    ENSP publica vídeo em homenagem ao pesquisador da Escola e professor Emérito da Fiocruz, Luiz Fernando Ferreira, que faleceu em 22/10, aos 82 anos. Luiz Fernando tornou-se reconhecido internacionalmente pela criação da paleoparasitologia, ciência que estuda a presença de parasitos em animais extintos e múmias pré-colombianas. O vídeo foi produzido pela equipe de comunicação da ENSP. 

  6. Profissionais do Centro de Saúde da ENSP e da Clínica da Família Victor Valla aderem às manifestações contra os cortes no orçamento

    Profissionais de Atenção Básica decidem fortalecer as atividades contra o sucateamento da saúde pública e lançam carta-manifesto. Os sindicatos dos Médicos (SinMed/RJ), dos auxiliares e técnicos de enfermagem (Satem/RJ) e dos Agentes Comunitários de Saúde (Sinacs/ RJ) decidiram, em assembleia, pela paralisação dessas categorias nos dias 23 e 30 de outubro. Além da paralisação, estão marcadas duas manifestações em frente à prefeitura do Rio de Janeiro.

     
     

  7. Seminário na Emerj destaca os 30 anos do SUS

    A Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj) promoveu, nos dias 18 e 19 de outubro, o evento 30 anos do SUS, com diversos painéis abordando aspectos como a relação com a Constituição de 1988, a questão das mulheres, dos presidiários e dos grupos LGBT na saúde pública brasileira. Na abertura do evento o diretor-geral da Emerj, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, reconheceu o SUS como “uma das maiores propostas de inclusão social”, mas salientou as críticas que enfrenta em relação à gestão deficiente e a falta de financiamento, afirmando que “a população clama por melhorias”.