1. Pesquisadora comenta causas da baixa balneabilidade nas praias no Rio

    A pesquisadora Adriana Sotero, ENSP/Fiocruz, concedeu entrevista ao jornal Destak, em reportagem que abordou os índices de balneabilidade das praias do Rio de Janeiro. De acordo com a reportagem publicada na segunda-feira (14/1), dos 37 pontos em praias da zona sul e oeste da cidade, oito deles estiveram próprios para banho durante todo o ano de 2018. Na avaliação da pesquisadora, balneabilidade está atrelada com a presença de bioindicadores de presença de esgoto sanitário e saneamento inadequado é o fator que mais altera a balneabilidade de uma praia.

  2. Desenvolvimento e inovação: a saúde como uma oportunidade

    O pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e coordenador das Ações de Prospecção da Presidência da Fundação, Carlos Gadelha, assinou artigo no Jornal do Brasil sobre desenvolvimento e inovação em saúde. Segundo ele, a saúde é parte indissociável do desenvolvimento nacional. Além de constituir um direito essencial de cidadania, constitui uma fonte de geração de valor e de riqueza social e econômica.

  3. Curso de Aperfeiçoamento em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana segue com inscrições abertas até 18 de janeiro

    Seguem abertas, até o dia 18 de janeiro, as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, organizado pelo Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Cesteh/ENSP/Fiocruz), em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Maria - Rio Grande do Sul. Os interessados devem acessar o edital do curso e se inscrever na Plataforma SigaLS. Não perca, última semana de inscrição.

  4. Ministério da Saúde atualiza casos de sarampo

    O Ministério da Saúde atualizou, na quarta-feira (9/1), as informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde sobre a situação do sarampo no país. Desde o início de 2018, até 8 de janeiro deste ano, foram confirmados 10.274 casos no Brasil. Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo: no Amazonas com 9.778 casos confirmados e, em Roraima, com 355 casos. Três estados apresentaram óbitos pela doença: quatro em Roraima, seis no Amazonas e dois no Pará.

  5. Reforma Trabalhista – a desvalorização do tempo e da vida

    Com a Reforma Trabalhista em vigor, o tempo, que é tão valorizado economicamente em uma sociedade que exige um ritmo veloz de produtividade, será cada vez mais escasso na vida do trabalhador, especialmente da mulher, que tem dupla e às vezes tripla jornada. Considerando as horas perdidas pelo trabalhador no transporte público nas idas ao trabalho e nas voltas para casa, no pouco tempo que sobra para o lazer e para os cuidados com a saúde, a situação pode se agravar com o provável aprofundamento da Reforma Trabalhista.

  6. Em busca de novas estratégias de vigilância para dengue, Zika e chikungunya

    Desafios para a saúde pública, o controle e a vigilância das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti são prioridades do Projeto ArboAlvo, liderado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e pelo Programa de Computação Científica da Fiocruz (PROCC). A iniciativa busca o desenvolvimento de uma metodologia para estratificação do território em áreas de risco de transmissão dos vírus dengue, Zika e chikungunya, com base em parâmetros epidemiológicos, entomológicos, ambientais e sociodemográficos em cidades endêmicas para essas arboviroses. 
     

  7. Como e Por que as Desigualdades Fazem Mal à Saúde

    Aliando praticidade a novos formatos literários, a Editora Fiocruz lançou seu segundo e-book interativo: Como e Por Que as Desigualdades Sociais Fazem Mal à Saúde. O livro de autoria de Rita Barradas Barata, que teve sua primeira edição impressa em 2009, apresenta breves considerações teóricas sobre a temáticadas desigualdades sociais em saúde, apontando correntes e tendências existentes na pesquisa epidemiológica sobre o assunto.
     

  8. Prorrogadas as inscrições do curso de Especialização em Gestão Estratégica de Investimentos na Educação Básica 2019

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), por meio da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e EAD (CDEAD) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB/MEC), torna público o 2º aditivo de retificação do edital, prorrogando novamente as inscrições, além de outras retificações, para o processo seletivo do Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Investimentos na Educação Básica, na modalidade a distância com momentos presenciais. As inscrições seguem abertas até o dia 23 de janeiro. 

  9. Confira respostas às dúvidas frequentes sobre imunização e segurança das vacinas

    As vacinas são seguras? A imunidade proporcionada por elas é melhor do que a oferecida pelas infecções naturais? Uma criança pode receber mais de uma vacina por vez? Existe alguma relação entre vacinas e autismo? Confira as respostas da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) para perguntas frequentes da população sobre imunização.

  10. Saúde é Meu Lugar: mostra de vivências nos territórios encerra mais um ciclo

    Os números falam por si só e definem o nível de qualidade de um projeto tão inspirador: 1.485 histórias publicadas; 700 narradores inscritos; 1.500 pessoas cadastradas; e 55 mil visualizações do site na mostra on-line. 24 mostras presenciais realizadas; 22 estados contemplados e 2.115 participantes. Nas redes sociais, 2.500 seguidores, mais de 1 milhão de visualizações e 5 mil compartilhamentos.