1. Curso de atenção à saúde de pessoas em situação de rua: inscrições abertas para tutores

    Estão abertas as inscrições para tutores do curso de Atenção Integral à Saúde de Pessoas em Situação de Rua (com ênfase nas equipes do Consultório na Rua - eCR). Ao todo, estão sendo ofertadas 20 vagas, 8 delas para aproveitamento imediato e 12 para eventual convocação a partir das necessidades do curso. A qualificação profissional é oferecida em nível de formação continuada (para nível básico e superior), na modalidade a distância com encontros presenciais. 

  2. Curso Controle do 'Aedes aegypti' no Brasil: inscrições abertas

    Estão abertas, até 9 de agosto, as inscrições para o curso Controle do Aedes aegypti no Brasil: teoria, história, obstáculos, novas tecnologias e desafios. A formação tem por objetivo aprimorar o senso crítico dos profissionais acerca das adequações, limitações e possibilidades dos diferentes métodos, técnicas e ferramentas disponíveis para o controle do Aedes aegypti. Confira o edital.

  3. O PL do Veneno é o tema do Sala de Convidados nesta terça-feira (10/7)

    O projeto que flexibiliza o controle sobre os agrotóxicos no país, e por isso apelidado de PL do Veneno, foi aprovado em uma comissão especial na Câmara dos Deputados, apesar das manifestações contrárias, baseadas em estudos científicos de entidades, tais como Fiocruz, Anvisa e Inca. Segundo essas instituições, as mudanças que estão sendo propostas podem trazer sérios prejuízos à saúde da população e ao meio ambiente. O PL do Veneno é o tema do Sala de Convidados nesta terça-feira, 10 de julho, às 11 horas 

  4. Abrascão 2018: baixe o aplicativo do Congresso

    Agir sustentável com praticidade e agilidade de informações para aproveitar o melhor do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Atenta aos interesses do público e às necessidades do tempo contemporâneo, a Abrasco disponibiliza a todas as interessadas e interessados o aplicativo do Abrascão 2018.

  5. 'Provocações em relação ao peso corporal afetam adolescentes de baixa renda', revela pesquisa

    Um estudo, em 10 escolas públicas de São Paulo, revelou a insatisfação com o tamanho corporal que afeta o peso de adolescentes, principalmente do sexo feminino. De acordo com a pesquisa, na adolescência, nota-se preocupação crescente com a imagem corporal, levando a comparações influenciadas pelos conceitos sociais de atratividade, geralmente tipificados por um corpo magro. As 253 meninas entrevistadas relataram que foram provocadas por 38,5% de seus familiares e 40,6% de seus colegas. Em relação à provocação familiar, a maior prevalência foi de irmãos (55,7%), mães (40,9%) e pais (18,2%). 
     

  6. Controle do Aedes aegypti no Brasil: curso divulga edital 2018

    Já está disponível o edital para o curso Controle do Aedes aegypti no Brasil: teoria, história, obstáculos, novas tecnologias e desafios. A formação tem por objetivo aprimorar o senso crítico dos profissionais acerca das adequações, limitações e possibilidades dos diferentes métodos, técnicas e ferramentas disponíveis para o controle do Aedes aegypti. As inscrições estarão abertas a partir de 9 de julho. 

  7. ENSP convoca reunião sobre violência em Manguinhos para esta sexta-feira

    O Conselho Deliberativo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca se reuniu extraordinariamente nesta quinta-feira, 5 de julho, para discutir os últimos episódios de violência no território de Manguinhos. O intenso tiroteio, que fez com que alunos, professores e funcionários se entrincheirassem pelos corredores da Escola, trouxe à tona a necessidade de uma revisão e ampliação do plano de contingência e demais ações da ENSP e da Fiocruz para a proteção não só dos que frequentam o campus, mas de todos que vivem nos territórios à sua volta. Uma nova reunião, dessa vez com os representantes dos departamentos da ENSP, foi convocada para esta sexta-feira, às 9h da manhã, no auditório térreo da Escola.