1. Medida Provisória pode reduzir em até 40% o valor de aposentadoria por incapacidade

    Os acidentes ocorridos nos trajetos de ida e volta entre a casa e o local onde o profissional atua não são mais considerados acidentes de trabalho, de acordo com ofício publicado pela Secretaria da Previdência no dia 18 de novembro. Com a Medida Provisória 905/2019, situações do tipo passam a ser resolvidas entre empregado e empresa, sem a interferência da Previdência Pública. A medida é tema de matéria publicada na edição de dezembro da Radis.

  2. CSP debate saúde indígena em oficina de divulgação científica

    Pensar a saúde indígena, para além da academia, de forma a atingir os agentes de saúde e a sociedade em geral. Esse foi o principal objetivo da oficina realizada pela revista Cadernos de Saúde Pública no dia 10 de dezembro. O evento contou com a presença de jornalistas, pesquisadores indígenas e estudiosos da área, que debateram o tema "Avaliação pré-natal ofertada às mulheres indígenas no Brasil".
     

  3. ‘Dispositivos eletrônicos para fumar também matam’, alerta Inca

    O Inca acaba de publicar um alerta sobre os riscos do uso dos dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), também conhecidos como cigarros eletrônicos. Com a nota, o Inca reafirma seu total apoio à manutenção da RDC, da Anvisa, nº 46 de 2009, que proíbe a comercialização, importação e propaganda de quaisquer DEF para fumar. A cada dia, mais países registram mortes relacionadas ao uso do cigarro eletrônico. O Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco, do Cetab/ENSP, adverte, ainda, que os DEF são um engano das indústrias, uma tática para manter seus produtos no mercado, em especial porque eles são diferentes, coloridos e com vários aditivos que mascaram o sabor e o odor da fumaça, sendo porta de entrada para um público jovens e infantil. Confira a publicação do Inca e algumas pesquisas da ENSP sobre o tema.

  4. ENSP debate produção de conhecimento em Política, Gestão e Cuidado em Saúde

    Quais são os efeitos da Austeridade Fiscal sobre a saúde? Por que o paradigma do cuidado é importante diante do retorno de fortes valores criados pela sociedade patriarcal? Qual a importância da investigação em serviços de saúde e da formulação de políticas sociais em momentos de crise? As respostas a essas e outras questões estiveram na pauta do encontro Produção de Conhecimentos em Política, Gestão e Cuidado em Saúde: construindo coletivamente e resistindo em tempos de crise, realizado no dia 12 de dezembro, na ENSP.

  5. Diretor da ENSP participa de reunião na CPLP para debater plano de trabalho

    Nos dias 11 e 12 de dezembro, o diretor da ENSP, Hermano Castro, esteve em Lisboa, Portugal, como integrante do grupo técnico que realizou encontro precedente à V Reunião de Ministros da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, na sede da CPLP. Durante o encontro, o grupo discutiu temáticas da Saúde e efetuou o balanço e a apreciação da execução do Plano de Trabalho 2017-2020. O ex-presidente da Fiocruz, pesquisador da ENSP e coordenador do Centro de Relações Internacionais da Fundação, Paulo Buss, também integrou o grupo.

  6. Alteração de local: 'Sexta de Conversa', dia 20/12, na ENSP

    A próxima 'Sexta de Conversa', o programa on-line de entrevista com a presidente Nísia Trindade Lima, será no dia 20 de dezembro, a partir das 9h30, no auditório térreo da ENSP. A entrada é aberta ao público. Como em todas as edições anteriores, o público pode interagir on-line, no horário da transmissão. Participe!