1. Coronavírus e o Ano Letivo é o tema do Sala de Convidados

    Julho chegou, mês de férias escolares. Dessa vez, tudo foi bem diferente. Com a quarentena, alunos, pais, professores, instituições de ensino e governos tiveram que se adaptar e viver uma nova realidade que dura mais de três meses. Terminar o primeiro semestre escolar não foi fácil, principalmente se considerarmos as grandes diferenças entre as regiões do Brasil e, até mesmo, dentro dos municípios. A pandemia de Covid-19 evidenciou ainda mais as desigualdades sociais, além de trazer outras questões à tona diante do confinamento em casa.

  2. Movimento de Equidade Sustentável em Saúde será lançado nesta quinta-feira (2/7)

    Nesta quinta-feira (2/7), será lançado, às 9h, o Movimento de Equidade Sustentável em Saúde (Sustainable Health Equity Movement, em inglês), evento virtual que reúne redes e pessoas de todas as regiões, culturas e profissões em torno do princípio ético do direito universal à saúde. O encontro contará com a presença de gestores de organizações mundialmente reconhecidas, sendo um deles o ex-diretor da ENSP e coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), Paulo Buss. Saiba como participar!
     

  3. Covid-19: curso de Saúde Mental alcança 63 mil inscritos no Brasil

    Em situações como a atual pandemia de Covid-19, estima-se que de um terço a metade da população possa vir a apresentar algum transtorno psíquico, o que exige preparar o sistema de saúde e seus profissionais para o acolhimento a essas pessoas. Com esse objetivo, a Escola de Governo Fiocruz - Brasília e o Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes/ENSP/Fiocruz) desenvolveram o pioneiro Curso Nacional de Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Covid-19, na modalidade a distância, que já conta com mais de 63 mil profissionais . matriculados. As inscrições estão abertas até 15/7. 

  4. Revista 'Ciência e Saúde Coletiva' de junho traz artigos da ENSP

    A revista Ciência & Saúde Coletiva de junho refletiu sobre a crise do coronavírus na Espanha. “A magnitude do impacto da pandemia na população idosa é um evento dramático, que afetou cerca de 3% a 4% da população em casas de repouso.” A edição publicou também dois artigos da ENSP: um sobre a saúde dos povos indígenas do Acre; e outro a respeito da prescrição de psicofármacos na primeira infância.

  5. Boletim do InfoGripe monitora situação de SRAG no Brasil

    O novo boletim semanal do sistema InfoGripe, referente à semana de 14 a 20 de junho, destaca que todas as regiões do país seguem com uma ocorrência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) muito alta, bem acima do limiar e do padrão histórico. O país segue em zona de risco para hospitalizações e óbitos por SRAG. A situação por regiões, no entanto, é heterogênea, com alguns estados apresentando sinais de crescimento no número de casos, enquanto outros apresentam tendência de queda ou estabilização.

  6. Fiocruz firmará acordo para produção de vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford

    A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) firmará acordo com a biofarmacêutica AstraZeneca para   compra   de   lotes   e   transferência   de   tecnologia   da   vacina   para   Covid-19 desenvolvida  pela  Universidade  de  Oxford.  O  acordo  será  resultado  da  cooperação entre o governo brasileiro e a biofarmacêutica, anunciado em 27/6, pelo Ministério da Saúde.

  7. Documento da Fiocruz não recomenda abertura das escolas no Município do Rio de Janeiro

    A Fundação Oswaldo Cruz encaminhou, à Comissão Permanente de Educação da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, documento sobre o risco de retorno às atividades escolares no Município do Rio de Janeiro, durante a pandemia da Covid-19. Elaborado pelo diretor da ENSP, Hermano Castro; e pelo pesquisador da Escola, André Perissè, o documento visa subsidiar autoridades públicas para a futura reabertura das escolas. 

  8. Artigo debate a pandemia de Covid-19 e a naturalização da morte

    O artigo A Pandemia de COVID-19 e a Naturalização da Morte, publicado pelo Observatório Covid-19 Informação para Ação, analisa os discursos e narrativas em disputa sobre a produção de significados, tendo como base moral a perspectiva dos direitos humanos, da equidade e da construção dialógica dos saberes e das práticas. O texto analisa e denuncia a estratégia discursiva de naturalização das
    mortes "esperadas" e não problematizadas de grupos populacionais específicos.
     

  9. Panorama da Covid-19 no Rio de Janeiro em debate na ENSP

    A próxima sessão virtual promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP debaterá o Panorama da Covid-19 na cidade do Rio de Janeiro. A sessão, marcada para o dia 7 de julho, às 14 horas, será transmitida via plataforma Zoom. A atividade contará com a participação do pesquisador da Fiocruz Raphael Guimarães e do pesquisador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Gabriel Borges.