1. Fiocruz propõe respeito às tradições indígenas

    O resgate da cultura e a valorização do conhecimento da população indígena estiveram em discussão na Fiocruz, em evento realizado pelo grupo de pesquisa Ambiente, Diversidade e Saúde da ENSP. Na primeira parte do encontro, após a exibição do documentário “Mboraihu: O espírito que nos une”, o pesquisador Paulo Basta conduziu um debate a respeito das tradições indígenas. “Lutamos todos os dias para sobreviver em um país que tenta negar nossa existência”, lamentou Ismael Morel, representante da Associação Jovens Indígenas Guarani-Kaiowá em Ação.

  2. Inovação em saúde garante bem-estar e crescimento econômico, diz estudo científico

    “Tendo em vista uma compreensão de desenvolvimento inclusivo, a saúde é elemento central para a garantia de bem-estar e crescimento econômico. No setor saúde, é possível convergir desenvolvimento econômico e social. Esse setor se constitui simultaneamente em um espaço de inovação tecnológica, de acumulação de capital, de geração de emprego e renda.” A afirmação vem de um estudo publicado no Cadernos de Saúde Pública.
     

  3. Estratégias de formação e pesquisa clínica em saúde pública encerram debates do III Colóquio

    O III Colóquio Latino-Americano de Formação em Saúde Pública chega ao último dia debatendo as Estratégias e práticas de formação em saúde pública e a Pesquisa Clínica em Saúde Pública. O encontro, que acontece em 4/12, a partir das 9h, conta com apresentações de pesquisadores brasileiros, Cubanos, Paraguaios, Mexicanos, Uruguaios e Costa-riquenhos. Às 16h, acontecerá uma atividade cultural no encerramento do evento. O encontro, que é aberto aos interessados, está sendo transmitido ao vivo pelo canal do EAD no youtube. Em breve, todas as apresentações estarão disponíveis.

  4. 'Trabalhadores rurais frente à atenção primária à saúde' é tema de artigo de pesquisadores de ENSP

    A primeira edição de 2020 da revista Trabalho, Educação e Saúde, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio traz um editorial sobre o novo método para a classificação de referência direcionada às revistas científicas no Qualis Periódicos. Alem disso, sete artigos estão publicados, incluindo o dos pesquisadores da ENSP, Luiz Carlos Fadel De Vasconcellos e Sérgio Vinícius Cardoso De Miranda.

     

  5. Sala de Convidados vai debater impacto do vazamento de óleo no Nordeste na saúde da população

    O Sala de Convidados, do Canal Saúde, vai debater o impacto do recente vazamento de óleo no Nordeste na saúde da população local. O programa será exibido na quinta-feira (05/12), às 11h, e contará com a participação do professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Paulo Pena; do coordenador do Centro de Estudos para Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes/Fiocruz), Carlos Machado; e da professora titular de Epidemiologia do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, Maria Glória Teixeira.

     

  6. Colóquio Internacional debaterá iniquidades e redes colaborativas em saúde

    Equidades e iniquidades em saúde e redes colaborativas são os temas do segundo dia de debates do III Colóquio Latino-Americano de Formação em Saúde Pública, que está acontecendo na ENSP e reúne instituições e centros formadores em saúde do Brasil, Argentina, Chile, Costa Rica, Cuba, México, Paraguai, Peru e Uruguai. O Colóquio acontece até quarta-feira, 4 de dezembro, é aberto aos interessados e está sendo transmitido ao vivo pelo canal da EAD/ENSP no youtube. Confira a programação e participe. 
     

  7. Cartilha de prevenção à violência armada tem pré-lançamento na Fiocruz

    Na última segunda-feira (25), a Fiocruz sediou o pré-lançamento da Cartilha de Prevenção à Violência Armada em Manguinhos. O material inédito aproxima os temas de saúde e segurança pública e reúne informações sobre a rede de proteção social a vítimas de violência, medidas preventivas e de tratamento à saúde mental, além de indicadores do impacto na saúde dos moradores de Manguinhos, Maré e Jacarezinho, e está disponível para download.

  8. Roda de conversa 'Trajetórias negras' chega à quarta edição

    Criar um espaço de troca e escuta sobre o que é ser uma pessoa negra na Fiocruz, amplificando vozes e compartilhando experiências. Esse foi o objetivo da roda de conversa Trajetórias negras na Fiocruz, que chegou à sua quarta edição em 21 de novembro. O evento, promovido pela Fundação, por meio do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça, foi realizado no auditório térreo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) e fez parte das celebrações pelo mês da Consciência Negra. O evento pode ser assistido aqui.