1. Pesquisa da ENSP trata da perda auditiva induzida por ruído em programa da Prefeitura do RJ

    'A deficiência auditiva adquirida na fase adulta tem como principais etiologias o envelhecimento e a ocupação, porém há uma tendência a descaracterizar perdas auditivas neurossensoriais como relacionadas ao trabalho.' É o que aponta a tese de Doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente, intitulada “A perda auditiva induzida por ruído (PAIR) no Programa Nacional de Atenção à Saúde Auditiva da Prefeitura do Rio de Janeiro”, defendida pela aluna Giselle Goulart de Oliveira Matos, sob orientação do diretor e pesquisador da ENSP, Hermano Albuquerque de Castro.

  2. “Precisamos de um Estado forte”, diz ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão

    A crise global causada pela pandemia revela uma série de contradições e fragilidades que levaram o Brasil a depender cada vez mais de importações. O ex-ministro da Saúde e pesquisador da ENSP, José Gomes Temporão, lamentou a descontinuidade da política voltada para o Complexo Industrial-Econômico da Saúde, o chamado CEIS. “Essa iniciativa mostrou que o Brasil tinha todas as condições de construir uma forte base tecnológica de saúde no país”. Confira a entrevista! 

  3. Olhares sobre a Covid-19: VideoSaúde estreia 40 filmes que registram a pandemia e seus desafios

    No Dia Nacional da Saúde, celebrado em 5 de agosto, a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz lançou o primeiro conjunto de vídeos selecionados para a mostra online ‘Olhares Sobre a Covid-19’. São 40 registros audiovisuais de diferentes formatos, linguagens e estilos, que mostram um pouco sobre como a população brasileira vem enfrentando a pandemia causada pelo novo coronavírus. 

  4. Seminários marcam a Semana Mundial do Aleitamento Materno

    Todos os anos, de 1° a 7 de agosto, o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) celebra a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), que é comemorada em mais de 170 países, como iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e seus parceiros, a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), com objetivo de promover a amamentação como alimento natural por excelência para melhorar a saúde dos bebês do mundo.

  5. Dia Estadual de Combate à Tuberculose: ações do Centro de Referência Professor Helio Fraga em tempos de Covid-19

    No dia 6 de agosto comemora-se o Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Tuberculose, no Rio de Janeiro, instituído por meio do Projeto de Lei nº 3.236/2006. A data foi criada para reforçar o combate à doença no Estado do Rio de Janeiro, mas os números ainda preocupam, principalmente em tempos de pandemia do novo coronavírus. No Estado do Rio de Janeiro, em 2019, foram diagnosticados 14.671 casos de TB, destes 11.715 eram casos novos, o que correspondeu à segunda maior taxa de incidência da doença no Brasil, 68,1 casos/100 mil habitantes. O problema ainda se acentua, em 2018, o Estado do Rio de Janeiro foi o campeão em mortalidade por TB no país (4,3 óbitos/ 100 mil habitantes).

  6. Pesquisador da ENSP coordenará pesquisa sobre dinâmicas de gênero durante a pandemia da covid-19

    Em parceria com um grupo de pesquisa internacional, a Fiocruz obteve financiamento para conduzir análises em tempo real das dinâmicas de gênero durante a pandemia da Covid-19. A pesquisa será possibilitada por meio de uma verba de 1.6 milhões de dólares concedida pela Fundação Bill e Melinda Gates à Universidade Simon Fraiser (Canadá), que está repassando parte do recurso a outras instituições, de forma a incluir mais países nessa análise. Na Fiocruz, o caso do Brasil será coordenado pelos pesquisadores Gustavo Matta, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), e por Denise Nacif Pimenta, da Fiocruz Minas.

  7. Segurança dos petroleiros na pandemia é debatida na ENSP

    Mais um Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos (Ceensp) da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) foi realizado a fim de debater O cenário da Saúde do Trabalhador no setor petrolífero em tempos de pandemia. O tema tem ganhado destaque, já que surgiram muitas denúncias, realizadas pelos petroleiros, no que tange à forma de testagem ou, até mesmo, sua ausência, além da obrigatoriedade de trabalhar apesar de exames positivos. 
     

  8. 'Cadernos de Saúde Pública' de agosto faz balanço do fast-track Covid-19

    O Cadernos de Saúde Pública de agosto faz um balanço do fast-track Covid-19. Para as editoras da revista, Marilia Sá Carvalho, Luciana Dias de Lima e Cláudia Medina Coeli, era necessário abrir um espaço e criar uma rotina diferenciada para propiciar o debate científico qualificado voltado para países com problemas graves de infraestrutura, pobreza e desigualdade, valorizando as diversas abordagens e enfoques da área.