1. Gestão da Atenção Básica: especialização voltada para egressos está com inscrições abertas

    O curso de especialização em Gestão da Atenção Básica está com inscrições abertas até o dia 31 de janeiro de 2020. A formação - cujo objetivo é aprofundar as bases teóricas e metodológico-instrumentais presentes no referido campo fornecendo subsídios à elaboração crítica acerca da gestão em saúde, e no diálogo entre as diferentes vertentes que circulam na produção de conhecimento da área, bem como nas práticas de gestão que se efetivam nas três esferas de governo -, destina-se a profissionais graduados que sejam egressos do curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Ensp; Ao todo, foram ofertadas 9 vagas, sendo 6 para candidatos nacionais de ampla concorrência e 3 para ações afirmativas. As inscrições devem ser feitas na Plataforma SigaLS. 

  2. Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica da ENSP é redesignado Centro Colaborador da Opas/OMS

    O ano de 2019 encerrou com uma boa notícia para o Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (NAF/ENSP). O NAF foi redesignado Centro Colaborador da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) na área de Políticas Farmacêuticas. Concedida pela sexta vez consecutiva, a redesignação é válida pelo período de quatro anos.

  3. Neepes e CES promovem curso de verão

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) está com inscrições abertas para a terceira edição do curso de verão "A Saúde Coletiva em Diálogo com as Epistemologias do Sul", desenvolvido por meio da parceria entre o Núcleo Ecologias, Epistemiologias e Promoção Emancipatória da Saúde da ENSP (Neepes) e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES). Coordenado pelos pesquisadores Marcelo Firpo, da ENSP, e João Arriscado Nunes, do CES, o curso de verão estará com inscrições abertas até 4 de fevereiro.

  4. Gestão urbana e saúde: últimos dias de inscrições

    Com o objetivo de desenvolver uma visão crítica e estratégica sobre as políticas, planos e programas que tem determinado historicamente a expansão territorial urbana de uma cidade ou metrópole, fortalecendo e ampliando a pauta da Saúde Coletiva na agenda e nas práticas de gestão e planejamento urbanos do país, a ENSP, em parceria com o Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde - Fiocruz Petrópolis, realiza o curso de especialização em Gestão Urbana e Saúde. As inscrições vão até a próxima sexta-feira, 10/1, e devem ser feitas na Plataforma SigaLS. Ao todo, são oferecidas 24 vagas, sendo 20 para ampla concorrência, 3 para ações afirmativas e 1 para candidato estrangeiro. 

  5. ENSP abre inscrições para curso de Antropometria Aplicada

    Estão abertas, até 5 de fevereiro, as inscrições para o curso de Antropometria Aplicada à Avaliação Nutricional em Serviços de Saúde. Ao todo, estão disponíveis 22 vagas para profissionais graduados na área de Nutrição, Medicina, Enfermagem ou Educação Física, os quais estejam atuando no âmbito dos serviços de saúde realizando, em sua prática de rotina, a aferição de medidas antropométricas ou vinculados a projetos de pesquisas que envolvam coleta de dados antropométricos.

  6. Radis acompanha pesquisas sobre tracoma

    A reportagem de capa da primeira revista Radis de 2020 (nº 208, janeiro de 2020) relata a incursão de pesquisadores à Amazônia para avaliação das intervenções realizadas intencionando alcançar a meta mundial da eliminação do tracoma (doença infecciosa que causa cegueira). Relacionada à desigualdade social, trata-se de um problema de saúde pública, sendo considerada, por organizações internacionais, uma doença negligenciada pela ausência de investimentos da indústria farmacêutica e desenvolvimento de técnicas de detecção, diagnóstico e pesquisas. 

  7. Financiamento privado e características hospitalares no setor público aumentam chance de cesárea eletiva

    Algumas características hospitalares estão estritamente associadas à ocorrência da cesárea eletiva (quando a mãe faz a escolha pela cirurgia cesariana sem necessidade prévia, como riscos para o bebê ou para a gestante e possíveis complicações na gestação e no parto) na Região Sudeste do Brasil. É o que aponta artigo publicado nos Cadernos de Saúde Pública.

  8. Defesa da ENSP trata do perfil clínico-epidemiológico do câncer cervical

    Perfil clínico-epidemiológico do câncer cervical e prognóstico em 5 e 10 anos de uma coorte de mulheres diagnosticadas com adenocarcinoma e carcinoma adenoescamoso atendidas num centro de referência do Rio de Janeiro é tema de defesa de doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente nesta segunda-feira, 6/1, por Suelem do Rozario, sob a orientação de Ilce Ferreira da Silva, às 9h, na sala 524 da ENSP.

  9. ENSP consolida Núcleo de Segurança do Paciente

    Considerando a prioridade dada à segurança do paciente em serviços de saúde na agenda política dos Estados-Membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) e na Resolução aprovada durante a 57ª Assembleia Mundial da Saúde - que recomendou aos países atenção ao tema “Segurança do Paciente” - e, ainda, dada a relevância e magnitude dos eventos adversos no Brasil, o Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP - Portaria MS/GM nº 529, de 1° de abril de 2013), cujo objetivo é contribuir para a qualificação do cuidado em saúde, em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. Em conformidade com a determinação do MS, a ENSP implantou o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) nos seus três serviços ambulatoriais: Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF); Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF); e Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh).