1. ENSP sedia encontro das residências em saúde do RJ

    Mapear as residências uni e multiprofissionais do Estado do Rio e de Juiz de Fora, possibilitando a apresentação destas para a mobilização da discussão da política de educação em saúde é um dos principais objetivos do I Encontro Estadual das Residências Uni e Multiprofissionais em área da saúde do Rio de Janeiro, que acontecerá na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), no dia 31 de outubro, no Salão Internacional, das 9h às 13 horas. O encontro é organizado pelo Fórum Nacional de Coordenadores de Residência Multiprofissional e em área profissional da Saúde, instituído no início de 2007 com o objetivo de definir as diretrizes de formação em saúde e o conjunto de orientações adequadas para responder às necessidades de saúde loco-regionais.

  2. Fiocruz inaugura Núcleo Federal de Ensino em Brasília

    Nesta quarta-feira (14/11), a Fiocruz lança a pedra fundamental do Núcleo Federal da Escola de Governo em Saúde em Brasília (EGS/NF). A iniciativa atende a um pedido feito pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, quando assumiu o cargo, no início de 2007, para a abertura de uma escola sobre saúde no Distrito Federal que atendesse altos funcionários públicos, em um processo de formação e debate sobre a saúde como ponto estratégico da agenda pública. O Núcleo Federal reúne a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), entre outras unidades de ensino da Fiocruz. Ao criar em Brasília o Núcleo Federal da Escola de Governo em Saúde, a Fiocruz empreende vigorosa mobilização de suas unidades e ampla coalizão de instituições acadêmicas no campo da saúde para compartilhar a coordenação e operação desse programa pioneiro de formação qualificada em saúde para gestores federais do Estado brasileiro, destacou o diretor da ENSP, Antonio Ivo de Carvalho.

  3. Ciclo de debates discute Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e contaminação do rio Pomba

    Mais duas atividades dão continuidade ao Ciclo de Debates do Curso de Especialização em Saúde Pública: uma aula aberta que vai discutir as bases teórico-operacionais do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, na segunda-feira (03/12), e uma mesa-redonda sobre a contaminação ambiental no rio Pomba, a ser realizada no dia 10 de dezembro, com a presença de Axel Grael, presidente da Feema.

  4. Claves debate as avaliações dos serviços de saúde

    O seminário Perspectivas de enfrentamento dos impactos da violência sobre a saúde pública, promovido pelo Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP/Fiocruz) teve como resultado a redação de uma carta propositiva que será enviada aos Ministérios da Saúde dos países participantes sobre o atendimento às vítimas de violência nos respectivos países. Antes da apresentação do documento, a última palestra do evento teve como tema a importância da avaliação dos serviços de atenção às vítimas de violência. Os áudios e as apresentações do seminário podem ser acessadas na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  5. Terapia Comunitária: promoção com foco no sofrimento

    Na terapia comunitária (TC) estimulamos a expressão das emoções e sentimentos sem risco de serem julgadas, dando vasão às tensões decorrentes do estresse. O foco da intervenção do trabalho de grupo é o sofrimento, jamais a patologia. Com essas palavras, o criador da terapia comunitária, Adalberto Barreto, definiu o modelo cuja proposta é trabalhar o resgate da auto-estima do indivíduo e das comunidades, na quinta-feira (06/12), no Auditório da ENSP. Há um ano e meio na Escola, a TC é um instrumento para agentes comunitários, mulheres e jovens da região de Manguinhos e, há dois meses, passou a integrar o quadro de projetos sociais da Fiocruz. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, já manifestou o desejo de implantar a TC como estratégia de política pública.

  6. Acordo internacional amplia promoção da saúde no Brasil

    A ENSP/Fiocruz acaba de assinar acordo de cooperação com a Agência Internacional Canadense para o Desenvolvimento (CPHA da sigla em inglês), formalizando o projeto Ações Intersetoriais para a Saúde: Promoção da Saúde como Estratégia para o Desenvolvimento Local Sustentável, iniciado em abril de 2007. O objetivo é garantir a visibilidade dos projetos executados por instituições acadêmicas brasileiras e canadenses, além do desenvolvimento de um modelo de análise e monitoramento dessas ações de promoção da saúde e desenvolvimento local, com foco na intersetorialidade. A pesquisadora Regina Bodstein (DCS/ENSP/Fiocruz) coordena a execução técnica do projeto, ao lado da Associação Canadense de Saúde Pública e a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco).

  7. Revista Rio Pesquisa apresenta estudo desenvolvido na ENSP

    Já está disponível, no site da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), a versão eletrônica do primeiro número da revista Rio Pesquisa. A edição traz, entre outras, uma matéria sobre a pesquisa em que a socióloga Maria Cecília Minayo, coordenadora do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Claves/Ensp), avalia a saúde mental e emocional de policiais civis no Estado. No texto Tropa de elite: a saúde mental e o equilíbrio emocional da tropa fora das telas, o jornalista Vinicius Zeppeda traça um paralelo entre os resultados do estudo e a temática do filme de José Padilha. A partir do trabalho desenvolvido no Claves, ele mostra que os problemas dos agentes das forças de segurança não se limitam à violência e à ética, mas se desdobram, com conseqüências funestas sobre sua saúde mental e emocional, afetando diretamente a qualidade dos serviços prestados à população.

  8. DST/Aids: Congresso de Prevenção abre inscrições para prêmio de fotografia

    O Programa Nacional de DST e Aids lança pela primeira vez um concurso nacional de fotografia. As inscrições estão abertas até 28 de março de 2008. O Prêmio Município-Mundo de Fotografia faz parte da programação cultural do VII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids, que acontecerá em Florianópolis, Santa Catarina, no período de 25 a 28 de junho de 2008.