1. Gestão pública: Fernando Abrucio faz conferência na ENSP

    Os cursos de Gestão Hospitalar, Gestão de Sistemas e de Gestão de Recursos Humanos encerram as atividades de 2007 com uma conferência de Fernando Abrucio, cientista político e coordenador do Mestrado e Doutorado em Administração Pública e Governo da FGV de São Paulo. Francisco Abrucio é um dos maiores especialistas brasileiros em administração pública. A palestra Trajetória recente da gestão pública brasileira renovação da agenda e desafios específicos para a saúde será realizada na quarta-feira (12/12), das 9h às 12h30, no Auditório Térreo da ENSP. O evento é aberto ao público.

  2. Detectada descontinuidade na prevenção ao HIV entre usuários de drogas injetáveis

    Um estudo da Fiocruz avaliou como a descentralização do Programa Nacional de DST e Aids (PN-DST/Aids) do Ministério da Saúde influenciou, no Estado do Rio de Janeiro, a transferência de recursos para os programas de redução de danos, que visam à prevenção ao HIV entre usuários de drogas injetáveis (UDI). Desenvolvida pela pesquisadora Elize Massard, do Programa de Doutorado da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) e orientadas pelos professores José Mendes Ribeiro e Francisco Inácio Bastos, a pesquisa revelou que, dos 22 programas de redução de danos existentes em 2002, o Rio passou a contar com apenas dois em 2006. A pesquisa foi veiculada nos Cadernos de Saúde Pública.

  3. Campanha Contra o Abuso de Álcool permanece no ar até 15/01

    A campanha publicitária contra o abuso de álcool nas festas de fim de ano tem caráter educativo: prevenir e promover a saúde e lembrar que bebida e direção não combinam. A divulgação da campanha do Ministério da Saúde, que começou no dia 20 de dezembro, vai até o dia 15 de janeiro, com mensagens pela televisão, rádio, jornais e revistas, internet e cinema. A campanha é uma ação da Política Nacional sobre Bebidas Alcoólicas, lançada em maio desse ano, e traz dois os slogans: Não esqueça que você faz falta para a sua família. Se beber, não dirija e Não esqueça que você faz falta para seus amigos. Não exagere na bebida. Veja o material da campanha no portal do Ministério da Saúde.

  4. Programa Sala de Convidados discute PAC da Saúde

    Na próxima segunda-feira (28/01), das 12h05 às 14h, o programa Sala de Convidados (Canal Saúde/Fiocruz), em sua primeira edição de 2008, reúne o ministro José Gomes Temporão, Helvécio Miranda Magalhães, Sônia Fleury e Vander Geraldo. Os convidados discutirão o PAC da Saúde e suas perspectivas, abrindo espaço para gestores, usuários e representantes do movimento sanitário esclarecerem dúvidas.

  5. Vida e morte: um debate polêmico na bioética

    A morte e o morrer - discussão sempre presente entre profissionais de saúde, doentes em fase terminal e membros do conselho de ética - geram constantes polêmicas. Em reportagem veiculada na segunda edição da Revista Médico e Saúde - publicação trimestral do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) -, o pesquisador Sergio Rego (DCS/ENSP/Fiocruz), coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da ENSP e vice-presidente da Sociedade Bioética do Estado do Rio de Janeiro, tratou do direito do paciente a uma morte digna e da suspensão da resolução do Conselho Federal de Medicina, que dispõe sobre a ortotanásia.

  6. Pesquisadores da ENSP e da Universidade de Nebraska explicam povoamento das Américas

    Em artigo publicado no importante periódico Trends in Parasitology, pesquisadores do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Densp/ENSP) Adauto Araújo e Luiz Fernando Ferreira e da Universidade de Nebraska (EUA) Karl J. Reinhard e Scott L. Gardner divulgam resultados de pesquisas realizadas em parceria e defendem hipótese de que mais de uma corrente migratória humana tenha povoado o continente americano.

  7. Terrapia volta a realizar seminários sobre alimento vivo a partir de 27/03

    Os Seminários do Projeto Terrapia Alimentação Viva na Promoção da Saúde do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP/Fiocruz) voltam a ser realizados a partir de 27/03. A Horta do projeto receberá os alunos para um novo semestre de palestras sobre alimentação viva e alimentos germinados, com inovações como técnicas de respiração e aulas de ioga.

  8. ENSP recebe representantes da OPAS para reunião sobre Campus Virtual

    Uma comitiva internacional da Organização Pan-americana de Saúde esteve na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), nos dias 25 e 26 de março para uma reunião de trabalho sobre o Campus Virtual de Saúde Pública. Por ser um espaço para desenvolver a cooperação interdisciplinar no campo da formação, o encontro permitiu aos participantes debates sobre novas parcerias para cursos e projetos que integrarão o CVSP, além de apresentar os avanços conseguidos através da experiência brasileira.