1. Gestão da Assistência Farmacêutica para Medicamentos Judicializados precisa ser revista, segundo artigo da ENSP

    Desde a década de 1990, as solicitações de medicamentos por via judicial vêm se intensificando. Somente seis gestores de 16 municípios do sudeste brasileiro, estudados por pesquisadores da ENSP, informaram que realizavam análise técnica das prescrições e contato regular com o judiciário. “A gestão municipal tem papel preponderante sobre a gestão da Assistência Farmacêutica e precisa ser revista”, alerta a pesquisa.
     

  2. Inscrições abertas para Especialização em Direitos Humanos, Saúde e Racismo

    Estão abertas, até 11 de novembro, as inscrições para o curso de Curso de Especialização em Direitos Humanos, Saúde e Racismo: a questão negra 2020. O curso busca promover um conjunto de reflexões críticas e propositivas em torno da questão racial no Brasil e suas múltiplas implicações para a consolidação do direito humano à saúde. Os interessados devem acessar o edital no Portal de Ensino da ENSP. As inscrições devem ser feitas na Plataforma SigaLS.

  3. Curso 'Direitos Humanos e Saúde' está com inscrições abertas

    Estão abertas as inscrições para o curso de Especialização em Direitos Humanos e Saúde – 2020, que tem como objetivo promover a construção do conhecimento no campo dos Direitos Humanos, Saúde e a formação e aperfeiçoamento de profissionais críticos capazes de atuar em face aos desafios sociais. A formação é uma iniciativa do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (Dihs/ENSP/Fiocruz).

  4. Artigo aborda demandas de saúde mental de jovens em unidades de internação

    Os problemas de saúde mental atingem de 12% a 24,6% das crianças e dos adolescentes brasileiros. Entre os adolescentes em conflito com a lei, são recorrentes os diagnósticos de transtorno, podendo chegar em alguns estudos a quase 100% entre internados. Um artigo da ENSP analisou a ótica de profissionais de saúde mental que atuam no sistema socioeducativo do Rio de Janeiro sobre as demandas de saúde mental dos adolescentes.
     

     

  5. 'Fiocruz pra Você' realiza ato a favor da vacinação

    A 26ª edição do 'Fiocruz pra Você' acontece no dia 19/10 e terá um ato em favor da vacinação. Colaboradores, gestores, autoridades e moradores de comunidades vizinhas se reunirão no campo de futebol da Asfoc, em frente a Bio-Manguinhos, para uma foto aérea, às 11h.  A ideia é formar uma grande gota simbólica, que será registrada por um drone. A ação faz parte da programação dos 120 anos da Fundação.
     

  6. Pesquisador da ENSP ganha concurso de artigos científicos do STJ

    O pesquisador Claudio Cordovil Oliveira, do Departamento de Ciências Sociais da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), foi o primeiro colocado no 1º Concurso de Artigos Científicos do Superior Tribunal de Justiça (STJ) com o artigo, em co-autoria, intitulado Acesso à Justiça: Doenças raras e as fronteiras no uso de evidências científicas, no eixo temático Democratização da Justiça. O Concurso de Artigos Científicos do STJ foi criado como parte das comemorações de 30 anos da entidade, e, em sua primeira edição, teve como tema A Justiça Cidadã. 

  7. Nota de falecimento: Cláudio do Amaral Júnior

    A Presidência da Fiocruz lamenta a morte do médico sanitarista Cláudio do Amaral Júnior. Cláudio atuou como gestor de políticas públicas de saúde no Brasil, das quais destaca-se a campanha de erradicação da varíola. Cláudio foi o último coordenador nacional da campanha e assistiu aos últimos casos da doença no Rio de Janeiro, além de preparar a documentação para a certificação da erradicação em todo o território nacional. O velório será realizado entre 8h e 12h e o enterro ocorrerá logo em seguida, nesta sexta-feira (11/10), no Cemitério Parque da Colina, em Pendotiba, Niterói.