1. Ensaio aborda uso de robôs durante a pandemia

    As questões bioéticas implicadas no uso de robôs nos cuidados à saúde e na telemedicina foram o tema de ensaio publicado pelo GT de Bioética do Observatório Covid-19. O texto levanta questões de bioética suscitadas no enfrentamento da pandemia de covid-19, e aborda problemas relativos à responsabilidade profissional, à obsolescência dos trabalhadores,  à iniquidade do acesso à tecnologia e relacionados às capturas de poder no âmbito das sociedades de controle, incluindo a segurança e privacidade dos dados.

  2. Covid-19: Evento debate vacinas como bens públicos globais

    O Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), a Rede de Escolas de Saúde Pública da América Latina (Resp-AL), a Aliança Latino-Americana de Saúde Global (Alasag), a Rede Argentina de Escolas de Saúde Pública e a Rede Internacional de Técnicos em Saúde (Rets), que costumam atuar em parceria, promoveram o seminário internacional Vacinas e medicamentos para Covid-19 como bens públicos globais. O evento pode ser assistido, na íntegra, no canal da VideoSaúde Distribuidora no YouTube.

  3. Aberta chamada pública para edição temática da revista Ciência e Saúde Coletiva

    O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (PPGSP-ENSP/Fiocruz) lança a chamada de artigos para edição temática da revista Ciência & Saúde Coletiva. Destinada a compor este número especial dedicado ao tema ‘Ciências e Saúde Global nos Anos 2020’, seus focos são a análise e a reflexão, em âmbito nacional e internacional, sobre questões sociais, econômicas, políticas e culturais contemporâneas que têm intenso impacto no setor saúde e cujo enfrentamento demanda o protagonismo das Ciências. A chamada fica aberta até 31 de outubro de 2020.

  4. Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública promove aula inaugural nesta quarta-feira (12/8)

    O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Pública promoverá nesta quarta-feira, 12 de agosto, aula inaugural com o tema Os desafios da saúde pública na contemporaneidade numa perspectiva global. A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, será a palestrante do evento, marcado para às 14 horas e transmitido pelo Canal do Campus Virtual Fiocruz, no Youtube. A atividade será aberta pela coordenadora do Programa de Saúde Pública da ENSP, Marly Marques da Cruz, e o docente do PPGSP/ENSP, Carlos Machado, será o debatedor. 

  5. Covid-19: Fiocruz deve receber doação para adequar e equipar fábrica da vacina

    Uma coalisão de empresas e fundações está formulando uma proposta de doação de recursos para aquisição de equipamentos e adaptações nas atuais instalações do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fiocruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz), que serão destinadas à produção da vacina para Covid-19, desenvolvida pela Universidade de Oxford, por meio do acordo com a AstraZeneca.

  6. Conselho Econômico e Social da ONU de 2020: esperança ou fracasso?

    O coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocuz) e ex-diretor da ENSP, Paulo Buss, e o embaixador Santiago Alcazar fizeram uma análise crítica acerca dos últimos debates surgidos nas sessões do segmento de alto nível do Conselho Econômico e Social (Ecosoc) das Nações Unidas, instância responsável por levar adiante a discussão sobre o desenvolvimento sustentável em suas diversas dimensões. Confira!

  7. Covid-19: Medida Provisória garante produção de vacina

    O presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou, nesta quinta-feira (6/8), Medida Provisória (MP) que viabiliza recursos para produção e aquisição da vacina contra a Covid-19, produzida pelo laboratório AstraZeneca e Universidade de Oxford. A proposta prevê um crédito orçamentário extraordinário de R$ 1,9 bilhão para que a Fiocruz possa dar início à produção do imunobiológico. 

  8. Sessão virtual debaterá direitos humanos e Covid-19

    O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP promoverá mais uma sessão virtual sobre o novo coronavírus. O debate, marcado para o dia 11 de agosto, a partir das 14 horas, terá como tema Direitos Humanos e Covid-19. A atividade contará com a participação dos pesquisadores do Dihs/ENSP Marcos Besserman e Maria Helena Barros, além da participação da presidenta do Cebes, Lúcia Souto, e do diretor da Emerj, André Andrade. A sessão será transmitida via plataforma Zoom.

  9. Claves/ENSP conduzirá pesquisa sobre hábitos e percepções de um novo tempo

    O Claves/ENSP/Fiocruz conduzirá, no Brasil, um projeto de ciência cidadã criado por uma equipe de cientistas e pesquisadores do International Security and Development Center (ISDC), Leibniz-Institut für Gemüse-und Zierpflanzenbau (IGZ), United Nations University World Institute For Development Economics Research (UNU-WIDER) e Institute of Development Studies (IDS), que contará com a colaboração estreita de diversos parceiros internacionais. A pesquisa, Viver com Corona, busca coletar dados sobre exposição ao coronavírus, práticas e percepções.