1. Vai viajar nas férias? Lembre-se de manter a vacinação em dia

    O Zé Gotinha está preocupado com a viagem dos brasileiros nessas férias. Por isso, faz um alerta: manter a caderneta de vacinação atualizada é fundamental para ter uma viagem saudável e tranquila. Pelo menos 10 dias antes da viagem, o turista deve atualizar a vacinação de acordo com as orientações do Calendário Nacional de Vacinação. Uma atenção especial deve ser dada para o sarampo, hepatites A e B, e a febre amarela. Orientações sobre a preparação, durante e pós-viagem, estão disponíveis no Portal do Viajante. 

  2. Paulo Amarante: Nova Política Nacional de Saúde mental é 'retorno à política de mercantilização da vida'

    O coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Laps/ENSP/Fiocruz), o sanitarista Paulo Amarante, analisa os prejuízos à democracia com a instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Nova Política Nacional de Saúde Mental. A frente foi criada em novembro de 2018, inicialmente composta por 228 deputados e 4 senadores.

  3. GT de Educação Popular da Abrasco lança chamada para publicação temática

    Em momento de grande produção, o Grupo Temático Educação Popular em Saúde da Associação Brasileira em Saúde Coletiva (GTEdPop/Abrasco) chega ao mês de dezembro com trabalhos finalizados e novos caminhos abertos. Fruto das atividades e reflexões tratadas ao longo dos últimos encontros, o GT dá visibilidade para seu relatório de gestão do ano de 2017 e lança a chamada pública para novo livro eletrônico. 

  4. ENSP cria seção para debater a saúde no município do Rio de Janeiro

    A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou corte de 239 equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e a demissão de 1400 profissionais que atuam diretamente na Atenção Básica do município. Os efeitos dessa medida na organização da cobertura da ESF e, consequentemente, na saúde da população carioca motivaram a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, unidade técnico-científica da Fiocruz, a criar um espaço de discussão com o propósito de emitir pesquisas, estudos, documentos e artigos que subsidiem a manutenção da proposta original da Estratégia na capital Fluminense. A seção “Atenção Básica do SUS no Rio” foi inaugurada com a entrevista do professor colaborador da ENSP e Membro da Comissão de Saúde da Câmara dos Vereadores Paulo Pinheiro e estará aberta a contribuições. A ENSP também criou o Grupo de Trabalho Monitoramento da Atenção Primária em Saúde do Município do Rio de Janeiro para debater a situação carioca no âmbito institucional. Acesse.

  5. Dihs/ENSP abre inscrições para Especialização em Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão

    O Dihs/ENSP está com inscrições abertas para o Curso de Especialização em Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão 2019. O objetivo do curso é refletir criticamente sobre o significado dos direitos humanos e suas relações com a saúde e as políticas de inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência. Os interessados devem se inscrever na Plataforma SigaLS, até 4 de janeiro de 2019.

  6. Inscrições abertas para Especialização em Gestão Estratégica de Investimentos na Educação Básica

    A ENSP/Fiocruz, por meio da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e EAD e a Universidade Aberta do Brasil, abrem processo seletivo para o Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Investimentos na Educação Básica, na modalidade a distância. As inscrições estão abertas até o dia 27 de dezembro e devem ser feitas através site da EAD/ENSP. Acesse o edital do curso e saiba mais.

  7. ‘Como eliminar a Malária?’ é o tema do Sala de Convidados

    A incidência do número de casos de malária vinha caindo de 2010 a 2015. O relatório anual das Organizações das Nações Unidas (OMS), divulgado esse mês, mostra que a doença voltou a crescer, principalmente em países africanos. De acordo com o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, as ações de combate estão estagnadas por falta de investimento em programas de prevenção e tratamento.
     

  8. Comitê de Ética da ENSP debate vivências em ética em pesquisa

    O Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Cep/ENSP/Fiocruz) realizou o evento Vivências em ética em pesquisa: interlocução entre pesquisadores e o CEP. O objetivo da atividade foi a aproximação entre os pesquisadores e o Comitê de Ética. O evento debateu sobre o conhecimento científico e a valorização da população indígena, além das responsabilidades na condução de pesquisas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Confira no Canal da ENSP, no Youtube, as apresentações.

  9. Caso Marielle completa nove meses e ENSP segue cobrando solução de assassinatos

    Nesta sexta-feira, 14 de dezembro, completam nove meses que a vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes foram brutalmente assassinados. E seria, também, véspera de mais outro abominável homicídio, o do deputado federal eleito pelo PSOL, Marcelo Freixo. A Polícia Civil desarticulou um grupo de milicianos que planejava atacar o deputado na manhã desse sábado, quando ele participaria de uma reunião com militantes do partido no bairro de Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro.

  10. Mais Médicos prorroga inscrições para profissionais formados no exterior

    O Ministério da Saúde prorrogou as inscrições de brasileiros e estrangeiros formados no exterior (sem registro no Brasil) para participação no programa Mais Médicos. Os candidatos terão até domingo, dia 16 de dezembro, para enviar documentação à pasta federal e, assim, estarem aptos para validação da inscrição no Programa. A medida foi tomada devido a picos de instabilidade do site do programa causada pelo grande número de acessos, o que pode ter ocasionado dificuldades no momento da inscrição.