1. Seminário destaca desperdício da experiência dos anos 1980 com HIV/Aids

    O segundo dia (12/2) do Seminário ‘Coro de vozes numa teia de significados sobre o cuidado às pessoas vivendo com HIV/Aids na rede de atenção à saúde’ foi brindado com a presença de Richard Parker, diretor-presidente da Associação Interdisciplinar de Aids (Abia), que destacou o desperdício da experiência vivida desde os anos 1980 e o atual desmantelamento da resposta frente ao HIV.
     

  2. ENSP abre vagas para curso de Gestão e Tecnologias do Saneamento

    Estão abertas as inscrições para o curso de Gestão e Tecnologias do Saneamento na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). O curso, cujo objetivo é atualizar e aperfeiçoar conhecimentos nos campos do saneamento e da saúde ambiental, desenvolver conhecimentos necessários à análise, à gestão e à avaliação de projetos, dentre outros, é destinado para profissionais graduados com atuação ou interesse nas áreas de Saneamento e Saúde Ambiental. 
     

  3. Aula inaugural debate o papel da ciência no enfrentamento das desigualdades sociais

    É possível avançar numa agenda nacional de desenvolvimento, fortemente ancorada em ciência, num contexto de cortes financeiros, interrupção de pesquisas, queda do número de bolsas de pesquisa e saída de cientistas para o exterior? Quais devem ser as estratégias para enfrentar e reduzir as desigualdades e iniquidades sociais em saúde? Pensando em reforçar o papel da ciência como fator importante na busca de um mundo mais equitativo e no compromisso para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU, a ENSP realizará, no dia 4 de março, às 13h30, a aula inaugural “Os desafios atuais da ciência brasileira no enfrentamento das desigualdades e iniquidades sociais". O evento, aberto ao público, terá transmissão, ao vivo, pelo Canal da ENSP no Youtube.

  4. Evento discute cuidado à pessoa vivendo com HIV/Aids

    Como fazer mais e melhor no cuidado às pessoas vivendo com HIV/Aids no cenário atual? Pesquisadores, gestores e ativistas buscaram respostas para essa questão durante o primeiro dia do Seminário “Coro de Vozes em uma Teia de Significados: sobre o cuidado às pessoas vivendo com HIV/Aids na rede de Atenção à Saúde”, realizado nos dias 11 e 12 de fevereiro, na Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro.

  5. ENSP e Fórum Itaboraí realizam aula inaugural do curso de Especialização em Gestão Urbana e Saúde

    O Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP e o Fórum Itaboraí realizarão, no dia 28 de fevereiro, às 9h, no Palácio Itaboraí, em Petrópolis, a aula inaugural do curso de Especialização em Gestão Urbana e Saúde. À mesa de abertura, estarão presentes o diretor da ENSP, Hermano Castro, o diretor do Fórum Itaboraí, Felix Rosenberg, a representante da Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis, Fabiola Heck, o coordenador do curso de Gestão Urbana e Saúde, Jorge Castro, e a diretora de Urbanismo de Petrópolis, Layla Tallin.

  6. 'Sala de Convidados' fala sobre Meninas e Mulheres na Ciência

    O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência é comemorado há cinco anos, em 11 de fevereiro e, apesar dos avanços e dos importantes nomes de cientistas mulheres existentes, ainda faltam degraus para alcançar a equidade de gênero na área. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, para homenagear as profissionais da Ciência, dar mais visibilidade a seu trabalho e estimular mulheres e meninas a entrar no mundo das ciências. O Sala de Convidados desta quinta-feira (20) vai discutir o papel de meninas e mulheres na Ciência, ao vivo, às 11h, no Canal Saúde. Não perca e participe!  
     

  7. ENSP debate estratégias de reinvenção da Saúde Coletiva

    As estratégias para descolonizar e reinventar a Saúde Coletiva foram a pauta de evento, promovido pelo Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos (Ceensp), no dia 12 de fevereiro na ENSP. O encontro trouxe debates acerca da biomedicalização e desmedicalização na Saúde Global e mental, assim como as exclusões e desastres na questão indígena. O evento integra o conteúdo programático do curso internacional Saúde Coletiva em Diálogo com as Epistemologias do Sul, realizado entre 10 e 14 de fevereiro.