1. Vencedor do Nobel de Química ministrará palestra na Fiocruz

    O vencedor do Nobel de Química Martin Chalfie, vai ministrar palestra na Fiocruz, em 26 de setembro. Durante o encontro, Chalfie vai falar sobre a descoberta que lhe rendeu uma das premiações mais renomadas da comunidade científica: o uso da proteína verde fluorescente (GFP) como marcador biológico, uma ferramenta importante no estudo de doenças como o câncer e o mal de Alzheimer. A iniciativa de convidar o laureado para visitar o país é fruto de uma parceria entre a biofarmacêutica AstraZeneca e a empresa Nobel Media AB.

  2. Palestra discute desafios da implementação do SUS

    Com o tema Princípios e aspectos político-institucionais do Sistema Único de Saúde, a pesquisadora da ENSP Luciana Dias de Lima, ministrou palestra no Centro de Referência Prof. Hélio Fraga para os alunos do curso de especialização em Pneumologia Sanitária. A atividade abordou as principais mudanças institucionais do Estado e da política de saúde expressas na Constituição Federal de 1988. Além disso, enfatizou os avanços e dificuldades do SUS tendo em vista fatores relacionados ao contexto dos anos 1990 e 2000.

  3. Congresso Internacional de EAD acontecerá em Curitiba

    A Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) promoverá, entre os dias 6 e 9 de outubro, em Curitiba, o 20º Congresso Internacional Abed de Educação a Distância (Ciaed). Pesquisadores, educadores e dirigentes organizacionais apresentarão trabalhos científicos e relatos de experiências inovadoras, participarão de mesas-redondas com especialistas do Brasil e de outros países e terão ainda a possibilidade de estabelecer contatos profissionais. O tema deste ano é EAD e a Internacionalização da Aprendizagem no Brasil.

  4. Publicação apresenta produção científica da ENSP

    A publicação do Conselho Federal de Medicina (CFM), Revista Bioética, traz, em sua mais recente edição - número 2, volume 22 -, artigos de alunos e docentes do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS). As contribuições do Programa nesta revista se referem à questões da bioética na perspectiva da Estratégia de Saúde na Família; sobre o estupro e os serviços de aborto legal no país; e ainda sobre a relação de indígenas com os serviços de saúde. O PPGBIOS é um programa desenvolvido pela ENSP em associação ampla com a UFRJ, UFF e Uerj. A Revista Bioética é uma publicação científica que tem como objetivo fomentar a discussão interdisciplinar e plural de temas da área e é voltada à formação acadêmica e ao aperfeiçoamento constante dos profissionais de saúde.

  5. Escola promove mutirão na luta contra a Hanseníase

    No dia 11 de setembro, aconteceu o mutirão de Hanseníase na Clínica da Família Victor Valla e no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, ambos da ENSP. Profissionais das equipes da Estratégia de Saúde da Família realizaram atendimento das crianças identificadas por autoimagem como possível caso de hanseníase, com assistência do Ambulatório Souza Araújo (ASA/IOC/Fiocruz) e da Liga de Hanseníase. Neste dia apenas os casos realmente suspeitos de hanseníase foram encaminhados ao Ambulatório Souza Araújo (ASA).

  6. Vídeos de Ceensp sobre vigilância sanitária disponíveis na web

    Já estão disponíveis, no canal da ENSP no YouTube, os vídeos do Centro de Estudos Miguel Murat (Ceensp) que teve como tema Sistema Nacional de Vigilância Sanitária: a construção de uma carreira pública. O evento, realizado em 20/8, contou com as participações de Claudia Cristina Santiago Gomes, da Superintendência de Serviços de Saúde e Gestão do SNVS/Anvisa; Márcia Teixeira, do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Recursos Humanos para a Saúde/Daps/ENSP; e André Ferraz, da Associação dos Servidores da Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro. A atividade foi coordenada pela pesquisadora da Escola Vera Pepe.