1. Prorrogadas as inscrições para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

    O prazo para o envio de propostas de atividades para 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi prorrogado para o dia 25 de setembro. Inscreva sua atividade. O evento será totalmente on-line na Fiocruz e reunirá em um único espaço todas as atividades das unidades e escritórios da Fundação. O tema da SNCT de 2020 é Inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira. 

  2. Palestra abordará desafios e incertezas das epidemias de Zika e Covid-19

    O pesquisador Gustavo Matta, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, proferirá a palestra “Lições aprendidas e incertezas frente às epidemias de Zika e Covid-19” no dia 29 de setembro, às 14h, em evento organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP e o Observatório Covid-19 Fiocruz. Coordenador da Rede Zika Ciências Sociais e do eixo Impactos Sociais do Observatório, Gustavo falará sobre os efeitos das epidemias na sociedade, no sistema de saúde e acerca da capacidade de resposta da ciência diante de duas grandes emergências de saúde. A palestra pode ser acompanhada pelo link https://youtu.be/T9TrA-C4V6k.

  3. 'Índice de Capital Humano: um desafio para o Brasil com baixo desempenho educacional'

    “O sofrível resultado do Índice de Capital Humano (ICH) do Brasil é explicável, principalmente, pela violência endêmica que afeta a população adolescente e adulta e pelo baixo desempenho do setor de educação pública”. A afirmação é dos pesquisadores Nilson do Rosário Costa, da ENSP; e Elize Massard da Fonseca, da Fundação Getúlio Vargas/SP, em artigo científico.

  4. 30 anos da Lei 8.080/90: acesse podcasts com comentários sobre a lei que consolidou o SUS

    Em celebração aos trinta anos da promulgação da Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990, que regulamentou o Sistema Único de Saúde (SUS), o blog do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz ouviu os comentários dos sanitaristas Nelson Rodrigues dos Santos, professor colaborador da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e ex-presidente do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (idisa); Lucia Souto, pesquisadora da ENSP e presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes); o diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde e Saúde Global (Cris/Fiocruz) e ex diretor da ENSP, Paulo Buss; a presidente da Abrasco, Gulnar Azevedo e Silva, professora do Instituto de Medicina Social da Uerj; o professor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp Gastão Wagner; e a presidente do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (Idisa), Lenir Santos.

  5. Covid-19: pesquisa indica aumento de óbitos de idosos em casa no Rio de Janeiro

    Três em cada quatro mortos por Covid-19 no estado e no município do Rio de Janeiro são idosos, com idades acima dos 60 anos. O total geral de mortos da terceira idade – envolvendo todas as doenças, além da Covid-19 – aumentou muito desde o início da epidemia do novo coronavírus, tanto no estado quanto na capital fluminense. Os resultados são do estudo O excesso de óbitos de idosos no Município do Rio de Janeiro analisados segundo o local de ocorrência, publicado em Nota Técnica do Grupo de Informação em Saúde e Envelhecimento (Gise/Icict/Fiocruz). Confira!

  6. Desafios da formação em saúde pública no contexto da pandemia é pauta de seminário internacional

    A Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública da América Latina (RESP-AL) promoveu, no dia 16 de setembro, o seminário virtual Desafios da formação em saúde pública em tempos de pandemia. A atividade se propôs a discutir em que medida a pandemia influencia a formação em Saúde Pública e quais reflexões são necessárias para levar adiante estratégias formativas que considerem o novo cenário. Assista ao debate!

  7. Ceensp debaterá saúde, desigualdades, vulnerabilidade e políticas públicas

    Em mais uma edição em formato on-line, o próximo Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcelos da ENSP (Ceensp) debaterá na quarta-feira, 23 de setembro, Saúde, desigualdades, vulnerabilidade e políticas públicas. A atividade contará com a participação da ex-diretora da Divisão de Desenvolvimento Social da Cepal, Lais Abramo, e do pesquisador do Ipea, Pedro Ferreira de Souza. Na ocasião, será lançado o número temático da revista Ciência e Saúde Coletiva. O Centro de Estudos será transmitido pelo Canal da ENSP no Youtube.