1. Fiocruz divulga relato da primeira expedição Fioantar

    Na Antártica, a primeira oportunidade pode ser a última. A frase, ouvida de veteranos, foi repetida pelos pesquisadores da Fiocruz que retornaram após sua primeira expedição ao continente gelado. Para fazer pesquisas na Antártica, é necessário muita preparação e planejamento. O grupo passou por uma preparação de um ano, que incluiu a definição de metodologia, logística, pontos de coletas e até mesmo um treinamento de oito dias conduzido pela Marinha na restinga da Marambaia. 

  2. Cesteh/ENSP abre inscrições para Residência Multiprofissional em Saúde do Trabalhador

    Estão abertas, até o dia 3 de fevereiro, as inscrições para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Trabalhador, ano 2020/2022, do Cesteh/ENSP, na modalidade presencial. Ao todo, serão ofertadas 4 vagas para graduados em enfermagem, psicologia, fisioterapia e saúde coletiva. A atividade tem como objetivo formar profissionais, por meio de curso de Residência Multiprofissional em Saúde, com ênfase na Atenção Integral, Vigilância e Educação em Saúde do Trabalhador, para atuar na Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) e no Sistema Integral de Atenção à Saúde do Servidor (Siass).

  3. Entrevista: Drauzio Varella defende o SUS

    Em entrevista exclusiva à revista Radis, o médico Drauzio Varella defende o SUS como política de inserção social e reforça sua importância para a sobrevivência dos brasileiros. À repórter Liseane Morosini ele revelou que “sem o SUS é a barbárie”.
     

  4. 'Cannabis Medicinal' é o tema do Sala de Convidados do Canal Saúde

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou no fim do ano passado o novo regulamento para produtos medicinais derivados da Cannabis sativa, a planta da maconha. As novas regras autorizam a venda desses medicamentos no país, mas vetam o cultivo da cannabis. O texto estabelece os requisitos para a regularização e os parâmetros de qualidade para os produtos da maconha medicinal. O tema será debatido nesta quinta-feira (23/01), ao vivo, às 11h, no Canal Saúde.
     
     

  5. Dengue foi a arbovirose mais comum no Rio em 2018

    Em 2018, a Dengue foi a arbovirose com maior número de casos no município do Rio de Janeiro (30%), com 53% dos casos concentrados na Área de Planejamento (AP) Santa Cruz. O vírus Chikungunya, presente em 18% dos cariocas, teve maior prevalência na AP Pavuna (32% dos casos), enquanto o Zika vírus, que infectou pelo menos 3% dos moradores, apresentou maior concentração na AP Inhaúma (8%). Os resultados fazem parte do Projeto Soroprevalência ZDC, estudo inédito coordenado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fiocruz.

  6. 'Sistemas de Saúde e Enfermagem: contexto nacional e internacional' é tema da revista Ciência & Saúde Coletiva

    Sistemas de Saúde e Enfermagem: contexto nacional e internacional é o tema da revista Ciência & Saúde Coletiva de janeiro de 2020. As pesquisadoras da ENSP, Maria Helena Machado  e Mônica Carvalho de Mesquita Werner Wermelinger,  entre outros pesquisadores, assinam o editorial da edição. O destaque dos artigos são os desafios e a importância da profissão no SUS, Formação e Gestão da Educação, Mercado de Trabalho e Relações de Trabalho, e sistemas de saúde e práticas da Enfermagem no mundo.
     

  7. Febre hemorrágica reaparece no Brasil após 20 anos

    Considerada uma doença rara e de alta letalidade, a febre hemorrágica ressurgiu no Brasil após 20 anos sem registro de novos casos. O Ministério da Saúde confirmou, na segunda-feira (20/1), um caso de febre hemorrágica brasileira. O paciente, morador de Sorocaba, no interior de São Paulo, morreu por complicações da doença no dia 11/1, menos de duas semanas após apresentar os primeiros sintomas. O Ministério afirmou que o caso representa um risco significativo para a saúde pública, ainda que nenhum caso secundário tenha sido identificado até este momento da investigação.
     

  8. Você já conferiu a lista de cursos da ENSP?

    A construção de caminhos emancipatórios na sua relação com a saúde coletiva, o uso da antropometria como procedimento gerador de informações, o estudo das bases teóricas e metodológico-instrumentais da Gestão da Atenção Básica. Com temáticas múltiplas e variadas, os cursos da ENSP seguem a todo vapor e já estão com inscrições abertas. Confira!

  9. Fiocruz participa de inauguração de nova estação na Antártica

    O Brasil inaugurou, nesta quarta-feira (15/1), a nova Estação Antártica Comandante Ferraz. Localizada na ilha Rei George, a nova estação é considerada uma das mais modernas e sustentáveis do continente e substitui a anterior, destruída por um incêndio em 2012. Com 4.500 metros quadrados e capacidade para abrigar 64 pessoas, a nova estação dará suporte às pesquisas brasileiras no continente em diversos campos do conhecimento, entre eles a saúde. A Fiocruz ocupará um dos 17 laboratórios que compõem a nova estação, chamado de Fiolab.