1. Boletim do Cecovisa destaca manifesto sobre proposta de financiamento do SUS

    A última edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP destaca a forma de financiamento proposta pelos artigos 2º e 3º da PEC 358/2013, que retira da saúde pública recursos absolutamente necessários ao seu funcionamento. Diversas entidades, entre elas a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), manifestaram repúdio à forma de financiamento proposta, reafirmando a prioridade da Saúde para todos os brasileiros, com ampliação dos recursos destinados ao SUS, o que exige a aprovação imediata do Projeto de Lei de Iniciativa Popular que destina 10% da receita corrente bruta da União à saúde. Além da discussão sobre o financiamento do SUS, o boletim do cecovisa traz também a nova lei que modifica o trabalho da vigilância sanitária no país e um alerta do Ministério da Saúde sobre o diagnóstico precoce de hanseníase, entre outras notícias.

  2. Hanseníase: atividades alertam para o combate à doença

    Com o tema: Hanseníase: quanto antes você descobrir, mais cedo vai se curar, o Ministério da Saúde lançou a campanha anual para alertar sobre a doença. A ação tem foco no diagnóstico precoce e também na divulgação do tratamento, que é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Há alguns anos a ENSP participa desse conjunto de esforços, por meio de ações voltadas para a sensibilização dos profissionais de saúde e para a população de Manguinhos, atendida pelo Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, pela Clínica Victor Valla e pelas equipes de Saúde da Família integrantes da iniciativa Teias-Escola Manguinhos. Como não poderia ser diferente em 2015, diversas atividades estão programadas no dia 29 de janeiro, entre palestras, exibição de vídeos e debates sobre o tema. 

  3. ISAGS oferece oficina online com integrante do CEPAL

    O Insitutito Sul-Americano de Governo em Saúde, ISAGS, vai transmitir via Webinar, nesta terça-feira, dia 27, às 16h, no horário de Brasília, a palestra de Ana Sojo, oficial de assuntos sociais da divisão de desenvolvimento Social da CEPAL - Comissão Econômica para América Latina e o Caribe. A conferência, que tem por tema “Determinação Social da Saúde na América Latina” é parte da semana presencial do curso Políticas Públicas Intersetoriais e Determinantes Sociais da Saúde. Para acompanhá-la em tempo real, acesso o link: anasojo.isags-unasur.org.

  4. NIT/ENSP: a importância da inovação na gestão

    Sheila Mendonça, vice-diretora de Pesquisa, e Carolina Franco, responsável pelo Núcleo de Inovação Tecnológica da ENSP, falam sobre a importância do NIT para a instituição e o seu papel no auxílio a pesquisadores e alunos na proteção intelectual, busca por patentes, entre outras questões.

  5. Saúde do trabalhador: curso presencial tem inscrições abertas até 12/2

    O curso de especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP (presencial) alterou o cronograma de inscrições e o período das aulas. Agora, os interessados têm até o dia 12 de fevereiro de 2015 para preencher o formulário eletrônico de inscrição, situado na Plataforma Siga Lato Sensu Fiocruz. São disponibilizadas 20 vagas para profissionais de nível superior completo que atuem na área da saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS), nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, incluindo Programas de Saúde do Trabalhador (PST), além das instâncias de vigilância em saúde, controle social, sindicatos ou grupos de pesquisas relacionados à saúde, trabalho e ambiente. Acesse o edital.

  6. Oficina de trabalho interrompe circulação do boletim Informe ENSP

    No dia 22 de janeiro, a equipe de jornalismo da Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP estará reunida no Palácio Itaboraí, em Petrópolis, para uma oficina de trabalho que visa reorganizar as ações de comunicação oferecidas pela Escola. Em virtude da atividade, que terá participação do diretor da Escola, Hermano Castro, o boletim Informe ENSP não circulará nos dias 22 e 23 de janeiro. As atividades voltam ao normal na segunda-feira (26/1).

  7. Mato Grosso busca expertise da Fiocruz para solucionar problemas de saúde

    Com mais de três milhões de habitantes, Mato Grosso é o décimo-nono Estado mais populoso do Brasil. Porém, conta com graves problemas de saúde que vão desde a estruturação da ordem dos serviços prestados até doenças como paracoccidioidomicose, hanseníase ou tuberculose. Em busca de mudar este panorama, o secretário estadual de Saúde de Mato Grosso, Marco Aurélio Bertúlio, esteve na Fiocruz, no dia 15 de janeiro, para alinhavar uma parceria envolvendo diversas unidades da Fundação, entre elas a Escola Nacional de Saúde Pública, sendo recebido para uma reunião pelo diretor Hermano Castro e os pesquisadores Ziadir Coutinho e Carlos Coimbra Jr.

  8. EAD/ENSP: confira os cursos que estão com inscrições abertas

    Diversos cursos da Educação a Distância ENSP continuam oferecendo vagas durante o mês de janeiro de 2015. Entre as oportunidades, a Escola oferece formação em nível de atualização, aperfeiçoamento e especialização. Os cursos com vagas disponíveis são Educação Alimentar e Nutricional no Programa Bolsa Família no Contexto da Intersetorialidade;  Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa - Projeto Piloto; e Gestão de Redes de Atenção à Saúde. Confira todas os detalhes de cada uma das formações.