1. Inscrições para o XI Congresso de Epidemiologia até 22/8

    Terminam, na sexta-feira (22/8), as inscrições para o XI Congresso Brasileiro de Epidemiologia (Epivix), organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), que será realizado de 7 a 10 de setembro, em Vitória - Espírito Santo. Com o tema central As fronteiras da epidemiologia contemporânea: do conhecimento científico à ação, o evento pretende mobilizar os epidemiologistas brasileiros para a divulgação e o debate de questões relevantes para a saúde da população com base nas abordagens metodológicas modernas.

  2. Saúde no trabalho na concepção de infância em debate

    O Brasil é signatário de importantes tratados de proteção à infância e sobre o trabalho infantil. Apesar disso, essa ainda é uma prática corrente no Brasil e no mundo. Nos casos em que ele é combatido existem leis compensatórias, como escola em tempo integral, manutenção destas crianças e adolescentes na escola, políticas de geração de renda familiar, entre outras, porém estas não são insuficientes para dar conta do problema. Para refletir sobre a relação trabalho, saúde e infância na atualidade será realizada a palestra A construção do direito à saúde no trabalho a partir da concepção de infância. O encontro - marcado para o dia 25/8, às 13h30, no salão internacional da ENSP -, visa, ainda, demarcar a construção do direito à saúde no trabalho, a partir da proteção da infância no alvorecer da Revolução Industrial.

  3. Controle do tabagismo pauta encontro na ENSP

    Os renomados especialistas nacionais e internacionais em controle do tabagismo reuniram-se nos dias 18 e 19 de agosto, no salão internacional da ENSP, para discutir as relações entre esta atividade e as políticas econômicas, especialmente aquelas ligadas ao comércio internacional e a decisões de investimento. Os debates servirão para a promoção de esforços mais abrangentes para a melhoria de políticas de saúde pública a nível internacional, particularmente no que se refere à prevenção de doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT). O evento foi uma promoção conjunta do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP) e da American Cancer Society (ACS).

  4. Publicada portaria sobre operacionalização do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos

    Foi publicada na edição da terça-feira (18/8) do Diário Oficial da União, a Instrução Normativa (IN) 06/14 que dispõe aspectos referentes à operacionalização do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM) no tocante à interface entre os detentores de registro de medicamentos e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. As especificações se aplicam à descrição de eventos de registro obrigatório no SNCM, dados que deverão ser disponibilizados à Anvisa e eventos de comunicação entre os participantes da cadeia de produtos farmacêuticos.

  5. Chamada de artigos para Seminário sobre poder popular

    Está aberta a chamada de artigos para o Seminário Internacional Poder Popular na América Latina, que acontecerá entre os dias 25 e 28 de novembro de 2014, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento pretende promover um espaço de intercâmbio de reflexões e de experiências sobre os caminhos para o fortalecimento e consolidação do poder popular, tomando por base as constantes experiências de democratização do Estado e da tomada de poder pelo povo, seja a partir de movimentos sociais, de organizações dos trabalhadores, de povos indígenas ou por iniciativas de governos locais e nacionais no sentido de repensar o sistema democrático representativo liberal.

  6. Debate sobre contexto internacional do tabaco disponível no YouTube

    Estão disponíveis no Canal da ENSP no YouTube as apresentações do Seminário Internacional sobre as Perspectivas de Controle do Tabaco no Mundo, realizado na Escola em 15/8 como encerramento das atividades do curso de atualização em Políticas de Controle do Tabagismo. O evento contou com a participação de quatro lideranças mundiais no assunto: Roberto Iglesias, Stella Bialous, Tânia Cavalcante e Vera Luiza da Costa e Silva, cujas palestras abordaram a política de preços e impostos dos produtos derivados dessa substância, as estratégias inovadoras da indústria, as perspectivas da Política Nacional de Controle do Tabaco, além dos desafios para o controle do fumo no mundo, respectivamente. 

  7. Má conduta científica é um problema global, afirma pesquisador

    Plágio, falsificação e fabricação de resultados científicos deixaram de ser problemas exclusivos de potências em produção científica, como os Estados Unidos, Japão, China ou o Reino Unido. A avaliação foi feita por Nicholas Steneck, diretor do programa de Ética e Integridade na Pesquisa da University of Michigan, dos Estados Unidos, em palestra no 3º Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics (Brispe)

  8. Nova publicação da ONU promove o desenvolvimento sem desmatamento

    Abordando o tema Desenvolvimento sem Desmatamento, a última edição da Policy in Focus, da ONU, reúne 13 artículos que mostram que o desflorestamento não é sinônimo de progresso. Pelo contrário, a publicação visa a mostrar que o desenvolvimento sem desmatamento é fundamental para a sustentabilidade do sistema econômico global e a preservação da vida na Terra.