1. Mais Médicos prorroga inscrições para profissionais formados no exterior

    O Ministério da Saúde prorrogou as inscrições de brasileiros e estrangeiros formados no exterior (sem registro no Brasil) para participação no programa Mais Médicos. Os candidatos terão até domingo, dia 16 de dezembro, para enviar documentação à pasta federal e, assim, estarem aptos para validação da inscrição no Programa. A medida foi tomada devido a picos de instabilidade do site do programa causada pelo grande número de acessos, o que pode ter ocasionado dificuldades no momento da inscrição.

  2. Especialização em Saúde do Trabalhador: encontro presencial em SP encerra projeto de formação de profissionais

    O Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador, desenvolvido pelo Cesteh/ENSP, promoveu, de 26 a 30 de novembro, o primeiro encontro presencial com todas as turmas dos municípios paulistas que participaram do curso. A atividade encerrou o projeto de formação de profissionais para a área de Saúde do Trabalhador - aprovado em comissão bipartite -, que incluiu todos os municípios do Estado de São Paulo. O momento presencial contou com a participação da coordenadora do curso, Rita Mattos.

  3. Nos 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos, Boaventura cobra revisão do documento

    Ao mesmo tempo em que os direitos humanos devem ser celebrados como uma iniciativa para preservar valores em benefício da vida humana, várias atrocidades vêm sendo cometidas, em diversos povos do mundo, sob tal alegação. Na atividade que celebrou os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) na ENSP, o sociólogo Boaventura de Sousa Santos alertou para as contradições que o discurso "em defesa dos direitos humanos" provocaram na humanidade. De acordo com sua análise, além da necessidade de constituir nova "geração de crimes contra os DH", distintas formas de direito devem ser contempladas, como o direito à natureza, à história e à memória e, sobretudo, à diversidade.
     

  4. Caso Marielle completa nove meses e ENSP segue cobrando solução de assassinatos

    Nesta sexta-feira, 14 de dezembro, completam nove meses que a vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes foram brutalmente assassinados. E seria, também, véspera de mais outro abominável homicídio, o do deputado federal eleito pelo PSOL, Marcelo Freixo. A Polícia Civil desarticulou um grupo de milicianos que planejava atacar o deputado na manhã desse sábado, quando ele participaria de uma reunião com militantes do partido no bairro de Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro.

  5. Pesquisadora da ENSP participa de evento global sobre clima e seus impactos na saúde

    No momento em que líderes mundiais se reúnem na Polônia, para discutir as mudanças climáticas, na COP 24, cientistas, organizações e pessoas em todo mundo se mobilizaram para alertar sobre os impactos do aquecimento global na saúde durante as "24 horas de realidade". "A crise climática é uma crise de saúde. Onde há população humana, os impactos das mudanças climáticas são sentidos na vida e na saúde das pessoas", explica Sandra Hacon, pesquisadora da ENSP/Fiocruz, que participou do encontro durante a 18ª hora, dedicada ao Brasil e à América do Sul.

  6. Pós-graduação divulga chamada para disciplinas de verão e do stricto sensu em 2019

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) disponibiliza, na Plataforma Sigass, chamada especial para candidatos externos à ENSP e Fiocruz em disciplinas de verão e em disciplinas oferecidas pelo Stricto Sensu, nos programas de Saúde Pública e Epidemiologia em Saúde Pública. O Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente ofertará somente disciplinas para o 1º semestre de 2019. No dia 23 de janeiro, todos os programas disponibilizarão a relação das disciplinas (cursos de verão e 1º semestre). As inscrições estarão abertas de 24 de janeiro a 4 de fevereiro de 2019. Confira as chamadas.

  7. ENSP debate Atenção Básica no Rio de Janeiro na terça-feira (18/12)

    Como fica a Atenção Básica do SUS no Rio de Janeiro? Com esse questionamento, na próxima terça-feira, 18 de dezembro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) reunirá profissionais de saúde, gestores e pesquisadores para debater sobre como os cortes na saúde afetam diretamente a Atenção Básica no Rio de Janeiro. Marcado para às 9 horas, no salão internacional da ENSP, o evento é aberto a todos os interessados e não necessita de inscrição.