1. Ceensp abordará os surtos de micobactérias no Brasil

    Micobactérias são bactérias do gênero Mycobacterium, que inclui mais de 150 espécies, inclusive a M. tuberculosis, agente causador da tuberculose e a M. leprae, da hanseníase. E são elas o foco do próximo Centro de Estudos da ENSP. Com o tema Os surtos de micobactérias no Brasil, o Ceensp terá como expositores Suzie Marie Gomes (Anvisa), Rafael Duarte (UFRJ) e José Luis de Souza Varella (Cremerj). A atividade está marcada para 13h30, no Centro de Referência Prof. Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) e é aberta a todos os interessados.

  2. ENSP debaterá, em 24/11, os critérios de avaliação da Capes

    O que temos a dizer sobre os critérios de avaliação da pós-graduação stricto sensu adotados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)? Quais contribuições a Escola pode apresentar para este debate? Estimulada pela pertinência dessa questão e com o objetivo de aprofundar a discussão acerca do tema e buscar o diálogo com as instituições parceiras, a comunidade ENSP se reunirá no dia 24 de novembro, às 13h30, no salão internacional da Escola. A atividade é o segundo encontro promovido pela Vice-Direção de Pós-Graduação da ENSP com o objetivo de debater os critérios de avaliação da Capes. O primeiro deles aconteceu no dia 7 de novembro. Os encontros são abertos aos interessados, em especial aos docentes, pesquisadores e estudantes da ENSP.

  3. Sessão discutirá Direitos Humanos e Violência nas relações afetivas

    No dia 26 de novembro, o Grupo de Direitos Humanos e Saúde Helena Besserman (Dihs/ENSP) realizará a sessão científica Direitos Humanos e violência nas relações afetivas. O objetivo do encontro é discutir as formas de violência em um espaço de afeto entre casais heterossexuais e homossexuais. A atividade acontecerá às 14 horas na sala 410 (4º andar da ENSP). Para participar não é necessária inscrição prévia. O encontro contará com a presença da pesquisadora do Centro Latino-Americano de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP) Kathie Njaine, além das palestrantes Denise Braz, do Centro de Cidadania LGBT e Clara Rafaela Bragança, do Núcleo Especial de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem). 

  4. Pesquisadores da Fiocruz vencem Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS

    Pesquisadores da Fiocruz Pernambuco e do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) foram vencedores do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS, uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE/MS). A cerimônia de entrega do Prêmio foi realizada no dia 12/11, em Brasília, durante a abertura do evento Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde: Resultados e Avanços de Pesquisas Estratégicas para o SUS. A aluna de doutorado da ENSP Juliana Pires Machado recebeu menção honrosa por sua tese no referido prêmio.

  5. Alames comemora 30 anos com congresso internacional

    Com o tema Saber y Poder Popular para construir un nuevo modelo de desarrollo, Estado y sociedad, o XIII Congresso Latinoamericano de Medicina Social y Salud Coletiva promovido pela Associação Latino-Americana de Medicina Social (Alames) acontecerá na Universidad de El Salvador, na capital do país, de 22 a 26 de novembro. O diretor da ENSP, Hermano Castro, estará presente ao evento mediando o painel Transformación del Estado, construcción y consolidación de políticas sociales antineoliberales.

  6. Desafios da Epidemiologia é tema da nova edição do 'Cadernos de Saúde Pública'

    Está disponível a edição de outubro de 2014 da revista Cadernos de Saúde Pública (vol.30 n°10), que aborda a recente realização do IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia em Vitória, Espírito Santo (EpiVix 2014), evento que refletiu sobre o desenvolvimento da epidemiologia brasileira e seus desafios. "O EpiVix se destacou na tarefa de valorizar a história dos congressos de epidemiologia, prestando as devidas honras aos que se dedicaram a organizar os congressos anteriores dos quais este é legítimo subsidiário. Foi um marco para a epidemiologia brasileira", relata o editor associado, Guilherme Werneck, no editorial da revista. 

  7. ENSP e Johns Hopkins estabelecem parceira para intercâmbio docente e discente

    Considerada a melhor Escola de Saúde Pública do mundo, a Bloomberg School of Public Health da Johns Hopkins University, em Baltimore - EUA, recebeu em visita oficial o vice-diretor de Escola de Governo da ENSP, Frederico Peres. À convite da Universidade Americana, Frederico Peres se reuniu com chefes de diversos departamentos da Bloomberg School of Public Health, e também com o vice-diretor da Escola, Stephen J. Gange. Na ocasião foram discutidas áreas de interesse comum de cooperação entre as Escolas, em especial a colaboração em pesquisas, o intercâmbio docente e discente, a oferta conjunta de cursos de curta duração, além da realização de seminários.

  8. Pesquisador da ENSP opina, em revista científica, sobre direito à eutanásia

    A Revista ComCiência Online divulgou, no dia 9 de novembro, uma reportagem acerca da eutanásia. Recentemente, a jovem americana Brittany Maynard colocou fim à sua vida, aos 29 anos, por meio de suicídio assistido, decisão tomada em janeiro desse ano após descobrir um câncer cerebral irreversível. Na matéria, o pesquisador da ENSP e coordenador do curso de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, Sergio Rego, afirmou que a bioética defende que a decisão de pôr fim à vida não pode ser exclusiva do médico. Confira a reportagem completa.
     

  9. Cecovisa: Chikungunya e novo medicamento para tuberculose na nova edição

    O lançamento de um manual da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre boas práticas para restaurantes coletivos, a aprovação de um novo medicamento para tuberculose, a suspensão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) de 65 planos de saúde de 16 operadoras e a busca da Fiocruz por testes rápidos para os casos de Chikungunya são alguns dos destaques do Boletim do Centro Colaborador de Vigilância Sanitária (Cecovisa) da ENSP.  A publicação aborda ainda o Relatório Final do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) para o ano de 2012. Os dados apontam que apenas 1,9% das amostras coletadas naquele ano apresentaram quantidade de agrotóxico acima do Limite Máximo de Resíduos (LMR).

  10. Opas: publicação sobre fortalecimento dos sistemas regulatórios para medicamentos recebe artigos

    A Revista Pan-Americana de Saúde Pública, editada pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), anuncia a convocatória de artigos a serem submetidos para publicação do número especial sobre Fortalecimento dos sistemas regulatórios para medicamentos e outras tecnologias na Região das Américas. A revista será publicada no final de 2015. Este número especial conta com a colaboração da US Food and Drug Administration (FDA).