1. Grupo de Trabalho avalia propostas do 2º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente (Sibsa)

    A conjuntura atual e as prospecções para 2015, o diálogo com os movimentos sociais, a crise nas cidades brasileiras e outros temas importantes estiveram na pauta apresentada pelo Grupo de Trabalho Saúde e Ambiente da Abrasco ao presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha. Após um dia de avaliação do 2º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente (Sibsa), presidido pelo diretor da ENSP, Hermano Castro, o grupo resumiu as preocupações e reafirmou a convergência com a agenda política aprovada no último Congresso Interno da Fundação.

  2. ENSP tem 19 projetos aprovados pelo CNPq, Faperj e Papes

    Ao longo do ano de 2014, a Escola Nacional de Saúde Pública teve 19 projetos contemplados em editais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Programa de Apoio à Pesquisa Estratégica em Saúde (Papes VII - Fiocruz 2014). Os trabalhos aprovados envolvem estudos com a saúde do trabalhador, violência na infância e adolescência, violência homofóbica, tuberculose, melhoria do cuidado em maternidades, saúde nos eventos de massa, o estudo Elsa, dentre outros. "A aprovação desses projetos demonstra um reconhecimento da comunidade acadêmica, além de expressar a qualidade dos projetos da Escola, que passam por uma criteriosa avaliação para serem contemplados nesses editais públicos. Todo mérito deve ser dividido com a Vice-Direção de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (VDPDT), que tem estimulado esse processo na Escola", disse o diretor da ENSP, Hermano Castro.

  3. Segurança do Paciente: lançamento de livros e curso marcam 2014

    Promover, proteger e recuperar a saúde é o que se espera dos serviços de saúde. Por isso, provoca espanto quando se fala que o processo de cuidado em saúde pode causar incidentes com danos. Alguns perigos são inerentes a esse processo - como os efeitos colaterais conhecidos de determinados medicamentos. Outros podem ser consequências de erros que acontecem em qualquer ramo de atividade, inclusive na saúde. Para fazer frente à frequência e à magnitude desses problemas, deve-se disseminar a cultura da segurança nos serviços de saúde, cujo objetivo é melhorar a qualidade e os resultados desses serviços. Como uma importante contribuição nesse sentido, no ano de 2014, foram realizados um curso internacional e o lançamento de dois livros Segurança do Paciente: conhecendo os riscos nas organizações de saúde e Segurança do Paciente: criando organizações de saúde seguras, ambos publicados pela EAD/ENSP e a Editora Fiocruz.

  4. ENSP debate qualidade de vida no trabalho

    O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) promoveu o último encontro de uma série de seminários realizados em 2014, no dia 10/12. O propósito do seminário foi apresentar e debater o projeto Grupos de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, coordenado pelo psicólogo do Cesteh, Tito Canha. Em parceria com o Instituto de Psicologia da UFRJ, esta iniciativa - implantada no segundo semestre deste ano -  visa acolher trabalhadores que chegam ao Cesteh alegando sofrimento psíquico oriundo do trabalho. Para Canha, esse é hoje um gravíssimo problema social.

  5. Pesquisa e inovações tecnológicas como prioridades de Estado

    Estimular o acesso à tecnologia, à pesquisa e à inovação passa agora a integrar a lista de competências constitucionais comuns da União, dos estados e dos municípios. O Plenário do Senado aprovou, em primeiro e segundo turno por unanimidade, nesta quarta-feira (17), Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 12/2014, que altera vários dispositivos constitucionais para assegurar que a pesquisa e inovação tecnológicas sejam assunto prioritário de Estado.

  6. Lançamento do DVD 'Nascer no Brasil' emociona plateia

    Era para ser um debate entre a coordenadora da pesquisa Nascer no Brasil, Maria do Carmo Leal (Ensp/Fiocruz), e a publicitária e documentarista Bia Fioretti, diretora e produtora da série em DVD homônima. Mas após a exibição do vídeo Nascer no Brasil: Parto, da violência obstétrica às boas práticas, a dor e a lembrança de violências sofridas, até então ignoradas, deu voz a inúmeras mulheres da plateia. Como em um filme de Woody Allen, em que ficção e vida real se misturam, o público viu suas histórias de vida espelhadas na tela e nas falas das personagens do filme, dando início a uma rica e emocionante troca de experiências. O debate foi uma iniciativa do Centro de Estudos do Icict e do Núcleo de Estudos do Audiovisual em Saúde da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. 

  7. Feira Agroecológica estimula troca de saberes sobre agricultura

    Como parte das atividades comemorativas do encerramento do ano letivo na ENSP, foi realizada pela segunda vez, a Feira Agroecológica Saberes e Sabores, que ofereceu alimentos saudáveis, produtos da roça e da agricultura urbana. A atividade teve como objetivo a troca de saberes sobre agricultura agroecológica e orgânica. A feira, realizada no dia 10 de dezembro, contou com a participação da Associação Terrapia, que ofertou produtos da chamada alimentação viva, além da exposição de produtores independentes que trouxeram para a ENSP diversos tipos de alimentos orgânicos.

  8. Tuberculose: encontro reúne bases para um plano global 2016-2020

    Pesquisadores, técnicos e representantes da sociedade civil de oito grupos de países, entre eles o Brasil, bem como especialistas da OMS e do Fundo Global de Combate à Aids, Tuberculose e Malária, reuniram-se para estabelecer as bases para um ambicioso Plano Global para Stop TB 2016-2020. Os participantes estão levantando os dados nacionais de TB para desenvolver cenários de aumento de escala para oito configurações de doenças e sistemas de saúde diferentes. Este workshop de três dias servirá de base para a avaliação do impacto potencial e dos custos necessários para cumprir as etapas de 2020 para a Estratégia StopTB.

  9. Artigo que avalia Ambiente Virtual de Aprendizagem recebe prêmio internacional

    Com uma estratégia inovadora, o artigo Assessment of the use of online communities to integrate educational processes development teams: an experience in popular health education in Brazil foi premiado na Conferência Internacional e-Learning 2014, em Lisboa, Portugal. Escrito pelos pesquisadores da ENSP Elomar Barilli, Stenio de Freitas Barreto, Carla Moura e Marco Antonio Menezes, ele trata do levantamento e análise quanti-qualitativa do uso de Ambientes Virtuais no Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde - uma iniciativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (Sgep/MS), em parceria com a ENSP e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).