1. Coronavírus e Juventude é o debate no Sala de Convidados

    O Canal Saúde inicia, nesta quinta-feira (9/4), a produção do programa Sala de Convidados de forma remota. Em sua experiência piloto, o programa será gravado. Portanto, para garantir a participação dos espectadores, perguntas e comentários poderão ser enviados até às 11h30 desta quarta-feira (8), por meio de whatsapp e das redes sociais do Canal Saúde, e pelo e-mail canal@fiocruz.br. O programa voltará a ser ao vivo, ainda utilizando as ferramentas de participação à distância dos entrevistados, até que o distanciamento social ampliado no Rio de Janeiro, cidade em que está localizado o estúdio do Canal Saúde, seja revogado. 
     

  2. Escola convida sua comunidade para conversa sobre gestão do trabalho

    O diretor da ENSP, Hermano Castro, convida a todos para uma conversa on-line sobre o momento atual que estamos vivendo frente à pandemia da Covid-19. Esse bate papo com a direção da Escola é voltado para pesquisadores e trabalhadores da nossa comunidade e está marcado para a próxima quinta-feira, 9/4, às 10h, no link que segue abaixo. Durante a reunião serão atualizadas as informações oficiais da ENSP e da Fiocruz frente à crise mundial em relação à gestão do trabalho, bem como os atendimentos que estão sendo realizados pelo Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP.

  3. Sonia Fleury: ‘É preciso que o recurso de 600 reais chegue hoje'

    O coronavoucher de 600 reais para os trabalhadores informais, autônomos e intermitentes – como ficou conhecido o pagamento do auxílio emergencial que será feito pelo governo federal – “pode chegar às pessoas das comunidades, mas, para ser operacionalizado, ele requer uma burocracia que pode retardar o recebimento e, talvez, seja tarde demais”, adverte a cientista política Sonia Fleury. Para ela, a melhor maneira de suprir as necessidades financeiras desses trabalhadores é por meio de uma renda mínima que tenha a possibilidade de ser garantida imediatamente.

  4. Fiocruz lança programa de parcerias para ações de combate à Covid-19

    Potencializar as ações da Fiocruz frente à pandemia do novo coronavírus por meio da união de esforços dos setores público e privado. Esse é o objetivo do programa Unidos Contra a Covid-19 (www.unidos.fiocruz.br), que a Fiocruz lança hoje, abrindo um canal a empresas, organizações e indivíduos interessados em fazer parte da rede de apoiadores das iniciativas desenvolvidas pela instituição para o enfrentamento da emergência sanitária.

  5. Aula on-line destacará atuação dos profissionais de saúde durante a pandemia de Covid-19

    A Área de Política, Planejamento, Gestão e Cuidado em Saúde, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP/Fiocruz, promove, nesta quarta-feira (8/4), a aula on-line Profissionais de Saúde e Covid-19. A sessão virtual está marcada para as 10h, na plataforma Zoom, e receberá a pesquisadora Maria Helena Machado, especialista em Gestão do Trabalho em Saúde. Recentemente, a pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde publicou artigo sobre essencialidade dos profissionais num cenário de crise sanitária. O texto destaca a vocação e missão desses profissionais para atenção à saúde da população. “O enfrentamento da crise sanitária com o novo Covid-19, em nosso país, tem sido possível por conta exatamente do SUS e de seus trabalhadores".

  6. Covid-19: ENSP cria seções destinadas à saúde do trabalhador e aos movimentos sociais

    Diante da pandemia do novo coronavírus, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) inaugura, nesta segunda-feira (6/4), duas seções para dar visibilidade às ações de saúde destinadas a dois públicos em situação de vulnerabilidade: os trabalhadores e os movimentos populares. Os espaços, que podem ser acessados pelo Portal ENSP, concentrarão artigos, pesquisas, publicações e diversos outros materiais, da área de saúde pública, que contribuam para o debate sobre a expansão do Covid-19, as medidas de distanciamento social e seus impactos na saúde e na vida dessas populações.

  7. ENSP apoia sindicato dos petroleiros frente à pandemia da Covid-19

    Apesar de pouco falado, os petroleiros se enquadram em serviços essenciais. Na intenção de obter alguns esclarecimentos sobre seus direitos neste momento de pandemia, o Sindicato dos Petroleiros do Rio (Sindipetro) procurou auxílio do grupo do Centro de Saúde e Estudos do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) para sanar as eventuais dúvidas que surgem diante das imposições feitas por parte dos empregadores, frente à Covid-19.