1. Evento internacional enfoca contexto da atenção primária em saúde

    Discutir temas atuais da Atenção Primária em Saúde no Brasil e no Rio de Janeiro, apresentar  experiências internacionais nesse campo e compartilhar resultados de pesquisas com estudantes, profissionais, gestores e professores/pesquisadores da área são alguns dos principais objetivos do Seminário Internacional Atenção Primária à Saúde: do global ao local, que acontece de 23 a 25 de outubro, na Fiocruz. O evento é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em APS da ENSP/Fiocruz.

  2. Fiocruz na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019

    De 21 a 26 de outubro, a Fiocruz participa da 16ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovendo dezenas de atividades gratuitas de divulgação científica, cultura e lazer. Elas serão realizadas no Campus Manguinhos e também em outros lugares do Rio de Janeiro, bem como em unidades da Fundação em diferentes estados do Brasil. A conferência de abertura da Fiocruz na SNCT 2019 será na segunda-feira (21), às 9h, com o médico Drauzio Varella. O encontro ocorre no auditório do Museu da Vida. 

  3. Seminário debate alternativas ao diagnóstico psiquiátrico e ao tratamento psicofarmacológico

    Nos próximos dias 29, 30 e 31 de Outubro, a a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) sediará o III Seminário Internacional A Epidemia das Drogas Psiquátricas. Neste ano, o evento debaterá as Alternativas ao Diagnóstico Psiquiátrico e ao tratamento Psicofarmacológico, com a participação de pesquisadores, alunos, familiares e usuários da assistência psiquiátrica e saúde mental. As atividades do seminário discutirão e buscarão soluções para dois dos problemas mais dramáticos que a sociedade hoje enfrenta na abordagens dos chamados transtornos psíquicos. 

  4. Fiocruz pra Você vacinará crianças neste sábado (19/10)

    A Fiocruz realizará neste sábado (19/10), no Rio de Janeiro, o Fiocruz pra Você. Na 26ª edição, será oferecida gratuitamente a vacina para tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba). O evento contará com um ato em favor da vacinação – colaboradores, gestores, autoridades e moradores das comunidades vizinhas se reunirão para uma foto aérea às 11h. A ideia é formar uma grande gota simbólica, que será registrada por um drone. A ação faz parte da programação dos 120 anos da Fundação.

  5. Webconferência debaterá análise da situação de saúde do trabalhador

    O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) promoverá, no dia 31 de outubro, a webconferência Análise de situação de saúde do trabalhador. A atividade contará com a participação da médica sanitarista e diretora de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (Divast/Cesat), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, Letícia Nobre. A webconferência acontecerá das 14 às 16 horas e deve ser acessada acessada na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

  6. Biblioteca Virtual de Saúde dos Povos Indígenas lança banco de dados

    "A história da saúde indígena não começa agora. O movimento da reforma sanitária esteve em constante diálogo na construção do que se tornou tanto o SUS como o subsistema de saúde indígena. Estamos juntos com os povos indígenas escutando suas reivindicações e demandas e traduzindo essas necessidades na linguagem da Saúde Coletiva, na linguagem do SUS", afirmou a pesquisadora da ENSP e coordenadora do Grupo Temático Saúde Indígena da Abrasco, Ana Lúcia Pontes, em abril deste ano.

  7. Pesquisadora da ENSP participa de debate sobre APS nesta sexta-feira (18/10)

    A pesquisadora da ENSP e coordenadora da Rede APS, Lígia Giovanella, participará, nesta sexta-feira, 18 de outubro, do seminário organizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems-RJ), como o tema Proposta do Ministério da Saúde de mudança de modalidade de transferência de recurso para a Atenção Primária em Saúde.

  8. ENSP debate trabalho, saúde e violência nas escolas nesta sexta-feira (18/10)

    Em homenagem ao Dia dos Professores, celebrado em 15 de outubro, o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhdor e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), promoverá nesta sexta-feira, 18 de outubro, o debate Trabalho, saúde e violência nas escolas. O evento está marcado para às 9 horas, na sala 32 do Cesteh. O debate é aberto aos interessados e não necessita de inscrição prévia. A apresentação da atividade é do Grupo de Pesquisa Sintheses - uma associação entre Cesteh, UFRJ, Uerj e UFF.

  9. Em artigo, pesquisador da ENSP fala sobre acesso a medicamentos e produção local

    "A Etiópia e sua capital, Adis Abeba, como sede da União Africana e seus 55 países, tem sido o eco das discussões pela implementação da iniciativa denominada Pharmaceutical Manufacturing Plan for Africa (PMPA), aprovada em 2007, na Cúpula de Accra, em Gana, e reenfatizada em 2011, em Durban, África do Sul, e que expressa a importância da produção local de medicamentos para assegurar o acesso das populações a medicamentos essenciais", aponta o pesquisador da ENSP, Jorge Bermudez, em artigo. 

  10. Entrevista: Alexandre Kalache alerta que o Brasil tem até cinco anos para criar uma política de sustentabilidade do envelhecimento

    Referência internacional quando o assunto é envelhecimento e longevidade, Alexandre Kalache é presidente do Centro Internacional de Longevidade do Brasil. Ele defendeu o fortalecimento do SUS e alertou que o país tem até cinco anos para criar uma política de sustentabilidade do envelhecimento. “Depois disso a janela de oportunidade pode se fechar”.