1. Ciclo de Debates discutiu os descaminhos na Atenção Primária

    A luta contra a Pec da Morte (Pec 241) e a Portaria 83/2018 foram o tema central de discussão do terceiro dia do Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. A integrante do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Liu Leal, e o presidente da Federação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias (Fenasce), Luiz Cláudio de Souza, foram os convidados. “Estamos vivendo um conjunto de adversidades”, afirmou Liu Leal. Confira os vídeos, na íntegra, da mesa-redonda Descaminhos na Atenção Primária: a atual Política Nacional de Atenção Básica e a Portaria nº 83/2018.

  2. Centro de Estudos da ENSP debaterá a questão das drogas na quarta-feira (20/6)

    A próxima sessão do Ceensp terá como tema Drogas: questão de polícia ou saúde? Marcado para a próxima quarta-feira, 20 de junho, às 14 horas, o evento contará com a participação da professora da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, Luciana Boiteux, do delegado de polícia civil do Estado do Rio de Janeiro, Orlando Zaccone, do representante OAB/RJ, Marcelo Chalreó, além da coordenação do pesquisador da ENSP/Fiocruz, Paulo Amarante. 

  3. Fiocruz traz Leonardo Boff para debate on-line sobre cuidados na saúde e sustentabilidade

    O Centro de Estudos Estratégicos da Fundação Oswaldo Cruz (CEE-Fiocruz) inicia, dia 20 de junho, às 14h, a série de encontros Futuros do Brasil e da América Latina, com uma entrevista com o teólogo e escritor Leonardo Boff, coordenada e apresentada pelo ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão, pesquisador do Centro. Boff falará sobre A ética do cuidado: atenção sustentável na saúde, para aprofundar a discussão sobre o tema do cuidado necessário, conceito elaborado por ele para pensar a espiritualidade e as relações do homem com o outro e com a terra, inaugurando uma nova forma de trabalhar a sustentabilidade.

  4. Caso Marielle completa 3 meses e ENSP cobra solução de assassinatos

    Passados três meses, as execuções da vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes ainda não têm solução. A ENSP, que luta diariamente pela saúde universal, os direitos humanos e condições de vida digna para a população, reitera sua posição: quer respostas para esses assassinatos, assim como para os diversos outros que vêm ocorrendo no país, na cidade e, em especial, no território de Manguinhos. No próximo sábado, 16/6, às 9h, a Universidade Popular dos Movimentos Sociais, o Museu da Maré, o Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré e a Fiocruz promoverão a sessão pública Marielle Vive!.  
     

  5. Inscrições abertas para estágio internacional em Cuba

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca está com chamada aberta para o Programa de Estágio Internacional para as Residências Médica e Multiprofissional em Saúde da Família 2018, criado a partir do acordo de cooperação com a Escola Nacional de Saúde Pública de Cuba (ENSAP) e o Instituto Nacional de Higiene Epidemiologia e Microbiologia (INHEM). 

  6. Aberta chamada para candidatos externos nas disciplinas de inverno e da pós

    Os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) divulgam chamada especial para candidatos externos à ENSP e Fiocruz em disciplinas de inverno - minicursos oferecidos em período de férias (julho de 2018) - e em disciplinas ofertadas pelos programas para o segundo semestre. A relação das disciplinas com vagas disponíveis para candidatos externos está disponível na Plataforma Sigass. As inscrições segum abertas até 20 de junho de 2018. Confira a chamada.