1. Ciclo de debates sobre ESF aborda importância da formação para o SUS

    O segundo dia do X Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família traz como tema a Política de formação para o SUS: o papel das residências, com exposições de Heider Aurélio (Ministério da Saúde) e Ricardo Ceccim (UFRGS). A vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade, será a debatedora da mesa e a pesquisadora da ENSP Maria Alice Pessanha coordenará a sessão. A atividade ocorrerá na terça-feira, 5 de maio, de 9h às 12 horas, no Auditório Maria Deane (Pavilhão 26 do IOC/Fiocruz), e é aberta a todos os interessados.

  2. Pesquisa retrata perfil de 1,6 milhão de profissionais de enfermagem

    A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) lançarão, nesta quarta-feira (6/5), a pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil. Trata-se do maior estudo da América Latina sobre a categoria profissional. Além de inédita, a pesquisa abrange um universo de mais 1,6 milhão de trabalhadores, incluindo enfermeiros, técnicos e auxiliares. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área de saúde no Brasil compõe-se de um contingente de 3,5 milhões de trabalhadores, dos quais cerca 50% atuam na enfermagem. O estudo conduzido pela Fiocruz e o Cofen aponta desgaste profissional em 66% dos entrevistados e uma forte concentração de profissionais de enfermagem na Região Sudeste (mais da metade das equipes consultadas). 

  3. Encontro na ENSP debate poluição das praias cariocas

    Em poucos lugares do mundo as praias ocupam um papel tão central no imaginário e na vida da população quanto no Rio de Janeiro. Da moça que passa a caminho do mar à luz que fez o pintor Paul Gauguin se encantar pela Baia de Guanabara, as águas que banham a cidade são fonte de inspiração, lazer e subsistência de boa parte dos 12 milhões de habitantes que hoje vivem no Grande Rio. A despeito de tanta importância, nossos mares e também as lagoas, rios e lagos não têm sido muito bem tratados ao longo da história. Para falar sobre o tema e tentar contribuir com possíveis soluções para a poluição das praias, o 2° DSSA Debate, evento organizado pelo Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP, promoveu um encontro que discutiu os métodos de detecção da poluição das águas e os emissários submarinos. 

  4. Falecimento da pesquisadora da Fiocruz Virgínia Schall

    Faleceu a pesquisadora do Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR – Fiocruz Minas) Virgínia Torres Schall, no dia 29/4. Pesquisadora titular da Fiocruz, Virgínia era doutora em Educação, mestre em Fisiologia e Biofísica, e graduada em Psicologia. Consultora ad hoc do CNPq, da Capes, da SVS/MS e do MEC, Virgínia atuava como docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e do Programa de Saúde Coletiva na Fiocruz Minas. Escreveu seis livros de literatura infantil sobre questões relacionadas à saúde e criou o jogo Zig-Zaids, voltado para pré-adolescentes e que trata de dúvidas sobre a Aids.

  5. Edital da PNUD busca projetos indígenas

    Com o objetivo de apoiar propostas que promovam ações de conservação da biodiversidade e a melhoria da qualidade de vida dos povos indígenas, o Projeto Gestão Ambiental e Territorial Indígena (GATI) e o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) lançaram um edital para contratação de pequenos projetos indígenas no valor de até R$40 mil. A chamada é destinada às associações indígenas, indigenistas/ou socioambientalistas, que tenham experiência e atuação nas áreas de referência do Projeto GATI e que estejam formalmente constituídas. A data limite para o envio das propostas é 11 de maio de 2015.

  6. Repúdio à violência contra os professores paranaenses

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio se solidarizam com os professores da rede estadual de educação do Paraná que foram, nesta quarta-feira, 29 de abril, vítimas da truculência policial quando protestavam contra um projeto de lei que altera a previdência dos servidores do estado. As imagens de policiais usando bombas de gás lançadas de helicótero, cachorros, spray de pimenta, jatos de água e balas de borracha contra os manifestantes nos causa revolta, inquietação. ENSP e EPSJV, unidades da Fiocruz que se dedicam ao ensino, lamentam profundamente que num país cujo lema prioriza a educação e a formação de cidadãos com compromissos éticos haja tamanha incoerência no tratamento de uma classe tão fundamental para a sociedade

  7. Cursos de Inverno 2015 incorporam programa de Bioética

    Pela primeira vez, o Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) - desenvolvido pela ENSP em associação ampla com a UFRJ, UFF e Uerj -, oferecerá disciplinas nos Cursos de Inverno 2015. Elas integrarão uma série de mini-cursos já oferecidos pelos os outros três Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da ENSP: Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública. O PPGBIOS ofertará os cursos Bioética Clínica e Ética e Integridade em Pesquisa e na Divulgação Científica. As inscrições para as disciplinas dos quatro Programas devem ser feitas na Plataforma Siga Stricto Sensu. Lá também podem ser encontradas informações referentes aos procedimentos e o formulário de inscrição dos Cursos de Inverno. Ao todo, a ENSP oferece 36 disciplinas; as inscrições podem ser feitas até 15/5.