1. 'Cadernos de Saúde Pública' destaca a perspectiva da Inovação Responsável em Saúde

    A revista Cadernos de Saúde Pública de julho de 2020, que já está disponível on-line, traz como destaque artigo sobre a perspectiva da Inovação Responsável em Saúde (IRS), em tempos de Covid-19. “Seu uso possibilita examinar em que medida uma inovação reduz as desigualdades em saúde ao atender as necessidades específicas de um grupo vulnerável.” Além de avaliar se os meios para mitigar os impactos negativos de uma inovação estão disponíveis para os aspectos éticos, legais e sociais aplicáveis; e também, até que ponto uma inovação contribui para a sustentabilidade do sistema de saúde, dizem os pesquisadores.

  2. Roda de conversa on-line debate tabagismo e pandemia nesta terça-feira (7/7)

    Ampliar o acesso ao conhecimento científico e a informações de qualidade a partir do debate sobre temas de saúde pública em meio à pandemia do novo coronavírus. Com esse intuito, a Editora Fiocruz promove, nesta terça-feira (7/7), a roda de conversa on-line Tabagismo em Tempos de Pandemia. O debate integra a agenda cultural da 1ª Feira Virtual das Editoras Universitárias, evento promovido pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). 

  3. Rede de Informação sobre a Exposição ao Agente SARS-Cov-2 no Trabalho analisa mortalidade do coronavírus

    O segundo informe da Rede de Informação sobre a Exposição ao Agente SARS-Cov-2 no Trabalho, lançado nesta segunda-feira, 6 de julho, objetiva evidenciar a mortalidade pelo novo coronavírus na classe de trabalhadores e trabalhadoras. Segundo consta do documento, a análise sobre ocupação, características desse segmento e a mortalidade pelo SARS-Cov-2 ajudam no entendimento de maior probabilidade de exposição.

  4. Seminário debate Atenção Primária em Saúde contra a Covid-19

    A Fiocruz realizou (24/6) a segunda e última parte do seminário online A Atenção Primária em Saúde no enfrentamento à Covid-19: a experiência da Fiocruz e os desafios para o fortalecimento do SUS. A atividade foi organizada pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (Vpeic/Fiocruz) e pela Fiocruz Brasília. A íntegra deste segundo dia do seminário está disponível no YouTube da VideoSaúde:

  5. ENSP/Fiocruz prestará assistência aos trabalhadores expostos ao amianto no contexto da pandemia

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), por intermédio do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), iniciou um projeto de assistência aos trabalhadores expostos ao amianto no contexto da pandemia de coronavírus. Tendo em vista a atual situação estabelecida pela Covid-19, o projeto prestará apoio e assistência, inclusive médica, aos trabalhadores expostos ao amianto e seus familiares. 
     

  6. Fiocruz participa de reunião na Câmara sobre vacina contra covid-19

    O desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus foi tema de uma reunião técnica online da Comissão Externa da Câmara dos Deputados de Enfrentamento à Covid-19, na quarta-feira (1/7), com participação da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima. Na audiência pública, foram discutidos diferentes aspectos do projeto proveniente da Universidade de Oxford, na Inglaterra. O Brasil toma parte nessa iniciativa por meio de colaboração com o governo britânico e acordo com a empresa farmacêutica global AstraZeneca. A expectativa é que a Fiocruz venha a produzir 30 milhões de doses entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, caso os resultados das pesquisas clínicas em andamento continuem promissores.

  7. A Educação Interprofissional e o Trabalho Colaborativo são temas de debate da RedEscola

     

    No próximo dia 8 de julho, às 10h, a Secretaria Técnica e Executiva da Rede Brasileira  de Escolas de Saúde Pública (RedEscola) realizará o debate virtual intitulado A Educação Interprofissional e o Trabalho Colaborativo no Enfrentamento à Pandemia de Covid-19. A atividade faz parte de um conjunto de iniciativas que visa o fortalecimento das instituições formadoras integrantes da Rede e será transmitida ao vivo no facebook da RedEscola. 

    A atividade faz parte de um conjunto de iniciativas que visa o fortalecimento das instituições formadoras integrantes da Rede e será transmitida ao vivo no facebook da RedEscola. 


  8. A bioética e as escolhas impostas pela pandemia

    O artigo Covid-19 e o fim da Vida: quem será admitido na Unidade de Terapia Intensiva?, publicado no Observatório Covid-19 Informação para Ação, expõe que essa doença se tornou um grande desafio para as sociedades contemporâneas, em termos clínicos e de saúde pública. O fato de se tratar de um vírus novo, para o qual os seres humanos não têm imunidade, altamente transmissível e capaz de desencadear quadros graves, vem produzindo significativa pressão, sem precedentes, nos sistemas de saúde de diferentes regiões do planeta, muitas vezes com consequências devastadoras para as populações atingidas. 

  9. Entrevista: Margareth Dalcolmo afirma que inúmeras mortes poderiam ser evitadas

    Desde o início da pandemia, a pneumologista e pesquisadora da ENSP, Margareth Dalcolmo, tem sido uma das vozes mais importantes no alerta e combate à doença causada pelo novo coronavírus. Ainda era março quando ela previu, por exemplo, que a Covid-19 seria rejuvenescida no Brasil por conta das condições socioeconômicas e geográficas do país. Dalcolmo, nesta entrevista, aponta que muitas vidas poderiam ter sido salvas no país se houvesse uma organização harmônica entre os poderes e se o lockdown tivesse sido feito no momento certo. Ainda de acordo com a pneumologista, estamos na fase de interiorização da doença e é impensável o retorno às aulas. Confira!