1. Inscrições abertas para curso de Políticas de Controle do Tabagismo

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca está com inscrições abertas para o Curso de Atualização em Políticas de Controle do Tabagismo, que objetiva formar profissionais da rede SUS na abordagem dos temas de controle do tabaco, além de oferecer informações básicas a profissionais da vigilância sanitária sobre controle do tabagismo. As inscrições estão abertas até 2 de maio e devem ser feitas pela Plataforma Siga Lato Sensu da ENSP.

  2. Praça Pac Manguinhos: evento realiza mutirão no próximo sábado

    O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) realizou diferentes obras em Manguinhos, mas a atual situação política e econômica do Brasil e do Rio de Janeiro está comprometendo a manutenção e funcionamento de equipamentos como escolas, parques e bibliotecas. Com o objetivo de mobilizar autoridades, os moradores e trabalhadores do território, incluise da Fiocruz e dos bairros vizinhos, estarão reunidos em um mutirão para limpeza, pintura e pequenos consertos em Manguinhos, no sábado (25/3), às 8h30. 

  3. Médica esclarece reportagem sobre vacinação contra febre amarela no Centro de Saúde da ENSP

    A médica Celina Boga, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, unidade de saúde da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, rebateu a reportagem veiculada em jornal de grande circulação do Rio de Janeiro na quarta-feira, cujo texto mencionou a indisponibilidade de vacinas nos postos de saúde da instituição para seus próprios funcionários. Segundo a médica, o CSEGSF “não integra a rede de vacinação contra a FA e segue estritamente os protocolos técnicos das autoridades sanitárias competentes”. Ainda de acordo com ela, a unidade de saúde estará integrada à rede de postos que iniciará a campanha de vacinação contra febre amarela no próximo sábado.

  4. Política de drogas e encarceramento pautam série Futuros do Brasil

    O desenvolvimento de uma política de drogas orientada pelo viés da assistência social e da saúde pública, bem como seus efeitos para o sistema prisional brasileiro serão tema do novo evento da série "Futuros do Brasil", realizado pelo Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE-Fiocruz) e o Centro de Estudos Giuliano de Oliveira Suassuna, do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da ENSP (Dihs). O advogado e professor Salo de Carvalho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), proferirá a palestra intitulada Política de drogas e encarceramento no Brasil em 30/3/2017, às 10h, no salão internacional da ENSP (ENSP/Fiocruz). O evento também será transmitido ao vivo pelo blog do CEE-Fiocruz.

  5. Projeto sobre desempenho do programa de TB na atenção primária será apresentado na ENSP

    No dia 23/3, às 9h, será realizado, na Escola, mais um seminário de devolutiva do projeto Inova-ENSP com o tema Avaliação de desempenho do programa de controle da tuberculose na atenção primária em quatro municípios brasileiros. O estudo a ser apresentado relata uma experiência de avaliação de desempenho das ações de prevenção e controle da tuberculose na Atenção Primária. O encontro, aberto ao público, acontecerá na sala 407 sob a coordenação da pesquisadora Gisela Cardoso.

  6. Fórum Intersindical dedica boletim às mulheres

    A edição de março do boletim do Fórum Intersindical Saúde - Trabalho - Direito está totalmente dedicada às mulheres trabalhadoras do país. O editorial, destacado na cor rosa, aponta a desigualdade, construída historicamente, de uma sociedade machista e excludente, que resulta na dificuldade de ascenção profissional e na diferença salarial entre os gêneros. 

  7. Confira a nova edição do Boletim do Cecovisa

    Nesta semana, o Boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária traz em destaque o lançamento da Plataforma Chega de Agrotóxicos, que tem como objetivo buscar apoio da população para a aprovação da Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pnara), além da entrevista do presidente do Conasems, Mauro Junqueira, sobre o financiamento tripartite do SUS. A publicação traz dados da Operação Carne Fraca, conduzida pela Polícia Federal, e apresenta o artigo "Antissocial", no qual a pesquisadora Ligia Bahia, da UFRJ, fala sobre a proposta do Ministério da Saúde da criação de 'Planos populares'. Confira.

  8. Pesquisadores da ENSP comentam cobertura vacinal da febre amarela

    Os pesquisadores Eduardo Maranhão e José Fernando Verani, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), destacaram, em depoimento ao Informe ENSP, a importância da cobertura vacinal para evitar a transmissão da febre amarela. Os especialistas comentaram a matéria publicada no jornal O Globo, dia 10/3, com o diretor do Instituto Evandro Chagas, Pedro Fernando da Costa Vasconcelos, na qual ele afirma que o surto atual poderia ter sido evitado com a imunização de crianças de até um ano. Confira. 

  9. Mestrado Profissional em Desenvolvimento e Políticas Públicas amplia período de inscrição

    Seguem abertas, até 31 de março de 2017, as inscrições para o Mestrado Profissional em Desenvolvimento e Políticas Públicas, elaborado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), com apoio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério de Saúde (SGEP/MS). O curso tem o propósito de fortalecer, no contexto brasileiro, a capacidade de gestão pública nos vários setores do Ministério da Saúde envolvidos na área de Políticas Públicas e Desenvolvimento de Programas, por meio de formação teórica e capacitação técnica de seus funcionários que atuam no campo da formulação, implementação, análise e avaliação da política setorial. O mestrado profissional é coordenado pelo pesquisador José Mendes Ribeiro. A inscrição deve ser feita na Plataforma Siga Fiocruz, e a chamada para complementação de vagas pode ser acessada aqui
     

  10. PPGBIOS participa de reunião anual da Cátedra Unesco de Bioética

    Foi realizada, nesta segunda-feira, 20/3, em Limassol, Chipre, a reunião anual das unidades que formam a International Network of the Unesco Chair in Bioethics, do Centro Internacional de Saúde, Direito e Ética da Universidade de Haifa, em Israel. Entre as 154 unidades participantes, de 125 diferentes países, está a Unidade Rio de Janeiro - Brasil, instalada na ENSP. A Escola participa por intermédio do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), sob a responsabilidade do pesquisador e coordenador geral do PPGBIOS, Sergio Rego.