1. Inscrições abertas para Mestrado Profissional em Justiça e Saúde

    Estão abertas, até 27 de fevereiro, as inscrições para o Mestrado Profissional em Justiça e Saúde, criado a partir do convênio entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj). Dirigido a profissionais magistrados da ativa do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o curso oferece 25 vagas. "Consideramos esse projeto estratégico, na medida em que consolida a parceria de quinze anos entre Dhis/ENSP/Fiocruz - Emerj. A formação de magistrados representa imenso avanço na construção de uma política integrada e consolidadora entre o campo da Saúde e do Direito", afirmou a chefe do Dihs, Maria Helena Barros de Oliveira. Acesse o edital e faça sua inscrição

  2. Entrevista: Pesquisador da ENSP/Fiocruz fala sobre vacina fracionada de febre amarela

    Luiz Antonio Bastos Camacho, pesquisador do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos da Escola Nacional de Saúde Púbica Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) fala em entrevista especial ao 'Informe ENSP' sobre o fracionamento da vacina de febre amarela e duração da proteção, além da transmissão urbana da doença, do volume de doses disponíveis e do treinamento realizado na Escola com profissionais de saúde que atuam na campanha de vacinação Informação para todos, vacina para quem precisa, promovida pelo Ministério da Saúde  em 2018.

  3. Seca localizada no Prédio Joaquim Alberto Cardoso de Melo não fará atendimento na tarde desta sexta-feira (19/1)

    O Serviço de Gestão Acadêmica (Seca) localizado no andar térreo do prédio no Prédio Joaquim Alberto Cardoso de Melo, não fará atendimento na tarde desta sexta-feira (19/1), devido a desintetização do local. Os interessados devem se dirigir ao Seca localizado no andar térreo do prédio Ernani Braga, prédio principal da Escola Nacional de Saúde Publica (ENSP/Fiocruz), que funciona em horário normal, até às 16h30. 

  4. Icict lança série sobre Clima e Saúde

    O ano de 2004 ficou marcado pelos 270.295 focos de incêndio em todo o país - o ápice do número de queimadas no século 21. Na época, apenas no bioma Amazônia, que ocupa cerca de 40% do território nacional e onde estão os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, e também partes do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso, foram 145.251 focos.

  5. ENSP abre chamada especial para candidatos externos em disciplinas de verão e dos programas de pós

    No dia 19 de janeiro de 2018, os programas de Pós-Graduação em Saúde PúblicaSaúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública divulgarão a relação das disciplinas de verão - disciplinas eletivas do programa oferecidas nos meses de janeiro e fevereiro - com vagas disponíveis para candidatos externos. Em 23 de janeiro será a vez de os três programas da ENSP publicarem a relação das disciplinas previstas na grade com vagas disponíveis para candidatos externos no 1º semestre/2018. O período de inscrição, em ambos, será de 24 de janeiro a 1º de fevereiro, e podem se inscrever alunos de pós-graduação stricto sensu da ENSP/Fiocruz; alunos de outros cursos de pós-graduação stricto sensu da Fiocruz; alunos de outros de pós-graduação stricto sensu de instituições públicas e/ou privadas; e graduados. Será permitida a inscrição em, no máximo, quatro disciplinas no âmbito dos três programas, sendo necessário o preenchimento do Formulário de Inscrição on-line para cada uma delas. Veja abaixo a chamada especial para Candidatos Externos à ENSP e Fiocruz em disciplinas de verão e em disciplinas oferecidas pelos três programas da ENSP (2018.1).

  6. Inscrições abertas para especialização em Gestão da Atenção Básica

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) está com inscrições abertas para a Especialização em Gestão da Atenção Básica - 2018. Coordenado pelos pesquisadores Roberta Gondim de Oliveira, Gustavo Correa Matta e Eduardo Alves Melo, o curso tem o objetivo de proporcionar bases teóricas e metodológico-instrumentais no campo da Gestão da Atenção Básica em Saúde, fornecendo subsídios à elaboração crítica acerca da gestão em saúde, no diálogo entre diferentes vertentes que circulam na produção de conhecimento da área e as práticas de gestão que se efetivam nas três esferas de governo. As inscrições estão abertas até 28/2/2018 e devem ser feitas pela Plataforma Siga LS. Leia o edital.
     

  7. 50 anos pensando e fazendo a saúde pública brasileira

    Uma trajetória que se confunde com a histórica luta pelo direito à saúde no Brasil. No final do ano passado, ex-alunos, antigos e atuais coordenadores, docentes e pesquisadores da ENSP e de outras instituições se reuniram no auditório térreo da Escola para celebrar os 50 anos de seu Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. Um encontro de amigos, de companheiros de luta, pessoas que têm em comum o orgulho de fazerem parte dessa história. Orgulho que se mostrou nas falas, abraços, lágrimas, no ato de sublinhar o próprio nome num grande banner com os nomes dos mais de mil e seiscentos mestres e  quase setecentos doutores que, mais do que um título, tiveram na ENSP a porta de entrada para pensar e fazer a saúde coletiva do Brasil. Uma manhã festiva, com homenagens e reflexão crítica.

  8. Gestor da OMS reconhece importância do Brasil no monitoramento das estratégias da indústria do tabaco

    Tibor Szilagyi, líder da equipe de relatórios e gestão do conhecimento do Secretariado da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (Framework Convention on Tobacco Control - WHO FCTC), concedeu entrevista ao boletim do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco e destacou a importância da criação desse tipo de plataforma a nível mundial. Ele também disse ser fundamental monitorar os passos da indústria.
     

  9. Especialização em Saúde Pública prorroga prazo para entrega de documentos

    O curso de Especialização em Saúde Pública da ENSP prorrogou, até o dia 22/1/2018, o prazo da entrega dos documentos de inscrição no Serviço de Gestão Acadêmica. O adiamento é destinado somente aos candidatos que realizaram a inscrição via internet e efetuaram o pagamento no prazo estipulado no edital. A especialização em Saúde Pública oferece 33 vagas e obteve mais de 400 candidatos inscritos. Acesse o aditivo de prorrogação.