1. ENSP participa do 'Fiocruz pra Você', neste sábado (18/8)

    A Fiocruz realizará neste sábado, 18 de agosto, o evento Fiocruz pra Você. Crianças poderão ser vacinadas nos campi de Manguinhos e Farmanguinhos, na cidade do Rio de Janeiro, e no Palácio Itaboraí, em Petrópolis, das 8h às 17h. Na 25ª edição, serão oferecidas gratuitamente vacinas tríplice viral e a de poliomielite. O evento integra as ações do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação do MS, que ocorre de 6 a 31 de agosto. 

  2. Escola de Governo Fiocruz: iniciativa integrará ações educacionais

    Manoel Barral Netto, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, esteve reunido em meados de julho com a Direção da ENSP para discutir a implementação da Escola de Governo da Fiocruz. A proposta de integrar as diversas ações educacionais da Fiocruz, ofertadas nas unidades em cursos de pós-graduação lato sensu, especialização, entre outros, vem sendo discutida nos últimos dois anos na Câmara Técnica de Educação. 

  3. Defesas de tese doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública nesta quarta-feira (15/8)

    No dia 15 de agosto, duas defesas de doutorado em Epidemiologia em Saude Pública, na ENSP. Análise da tendência temporal de mortalidade por doença pulmonar obstrutiva crônica nas capitais e regiões brasileiras, por Karla Dala Paula Torres, e Quantas mulheres fizeram aborto provocado nas capitais brasileiras? Resultados de um inquérito nacional com a aplicação de modelos hierárquicos utilizando informações indiretas baseadas na rede de contatos, por Natália Santana Paiva. Confira abaixo os horarios, locais e banca.
     

  4. Casos de Tuberculose nos presídios fluminenses sobem 73% em três anos

    Tosse com secreção por mais de três semanas, febre noturna e emagrecimento sem justificativa. Esses são os principais sintomas da tuberculose, doença que acomete 67 pessoas a cada 100 mil habitantes no Estado do Rio de Janeiro. No entanto, quando se trata da população carcerária fluminense, o número é ainda mais assustador: foram registrados 1.578 doentes a cada 100 mil pessoas privadas de liberdade somente no ano passado.

  5. Descriminalização do aborto é o tema do Sala de Convidados nesta terça-feira (14/8)

    O STF realizou duas audiências públicas, nos dias 6 e 11 de agosto, para discutir a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. O que está em questão é a constitucionalidade dos artigos do Código Penal que definem como crime o aborto fora dos casos legais: gestações fruto de estupro, fetos anencéfalos (sem cérebro) ou casos de risco de vida para a mãe.

  6. Aula aberta debate concepções e dilemas dos cuidados em saúde nesta quinta-feira (16/8)

    Nesta quinta-feira, 16 de agosto, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP/Fiocruz, promoverá a aula aberta Concepções e dilemas dos cuidados em saúde. A atividade contará com a participação do professor da USP, Luiz Carlos Oliveira Cecílio. A aula é aberta a todos os interessados, não necessita de inscrição prévia e acontecerá a partir das 13h30, auditório térreo da Escola. 

  7. 'Vidas ilegítimas ou quando a própria norma é violação': estudo da ENSP enfoca o aborto na América Latina

    Para refletir sobre os valores e princípios que formam as normas sobre aborto na América Latina, a aluna de doutorado da ENSP, Ana Cristina González Vélez, desenvolveu sua tese sob orientação do pesquisador Sergio Rego. Ela é ativista na questão do aborto há mais de dez anos, acompanhando o debate pela liberalização e a contramobilização em diferentes países, que também visa avançar na implementação das leis existentes e redução do aborto inseguro. A professora Arantza Campos, da Universidad del Pais Vasco, foi coorientadora do trabalho.