1. Doutorado confirma sucesso de parceria com Portugal

    Durante o mês de julho, a Fiocruz deu início a uma de suas grandes conquistas no campo da cooperação internacional: o Doutorado Internacional em Direitos Humanos, Saúde Global e Políticas da Vida. O curso foi iniciado no dia 16 de julho com a aula Democracia,o Estado e as serialidades sociais, e as políticas para além do neoliberalismo clássico, proferida pelo professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) José Maurício Domingues e promovida pela Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz). Resultado de um esforço conjunto de diversas unidades da Fundação, entre as quais a ENSP, a iniciativa é fruto do convênio da Fundação com o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Portugal.

  2. ENSP amplia parceria e traça planos para o Comperj

    O grupo responsável pelo Plano de Monitoramento Epidemiológico da Área de Influência do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) se reuniu, de 1º a 4/7, na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, para discutir as ações e os desafios do projeto que acaba de ser renovado com a Petrobras por mais 24 meses. O seminário, conduzido pelo coordenador-geral do plano, Luciano Toledo, pelo coordenador técnico, Paulo Sabroza, e pela coordenadora de gestão técnico-administrativa, Maria Lana, todos pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), traçou estratégias para manter o componente ensino como uma das prioridades do conjunto de atividades e contribuir para a consolidação da linha de pesquisa Vigilância e Monitoramento das Condições de Vida e Saúde nas Áreas de Influência de Grandes Empreendimentos.

  3. ENSP forma 100 novos sanitaristas para o país

    Mais 100 sanitaristas formaram-se no Curso de Especialização em Saúde Pública da ENSP. Fruto de uma parceria da Escola com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, por meio da Subsecretaria de Promoção, Atenção e Vigilância em Saúde, o curso é desenvolvido no âmbito da iniciativa Teias - Escola Manguinhos. No dia 25/6, 70 deles colaram grau na presença de representantes das instituições parceiras, professores e familiares. O pesquisador José Inácio Jardim Motta, um dos coordenadores do curso, ao ser homenageado pelos alunos, valorizou o trabalho de saúde pública realizado nas unidades de saúde e a educação permanente dos profissionais. "No mundo real, são vocês que estão fazendo saúde pública lá nas unidades de saúde com a população, 'cantando' o cuidado em verso e prosa", disse Inácio dirigindo-se ao público.

  4. ENSP e Alerj: convênio para apoiar comissão ambiental

    Na quinta-feira (13/6), o diretor da ENSP, Hermano Castro, recebeu a deputada estadual Janira Rocha, o ambientalista Sérgio Ricardo e o secretário-geral da Defensoria Social (formada por um colegiado de instituições que lutam em defesa do meio ambiente) Leonardo Morelli para dar início a dois convênios envolvendo a academia, o governo e os movimentos sociais. O primeiro é voltado para analisar os sítios contaminados existentes no estado. O segundo trabalhará em cima das contaminações ambientais e das populações dos lixões do Rio de Janeiro. Segundo o diretor Hermano, "existe uma demanda enorme na sociedade para que a academia aproxime suas pesquisas dos movimentos sociais, e é exatamente isso o que se pretende fazer ao darmos início a esses convênios".

  5. ENSP renova parceria para fortalecer AB na Baixada

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) reafirmou, em reunião na terça-feira (11/6), o convênio de cooperação técnica existente entre ela, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf), o Ministério da Saúde e o Consórcio Hospitalar da Catalunha (CHC), que tem como principal objetivo fortalecer a Atenção Básica nos 11 municípios da Baixada Fluminense que compõem o Cisbaf. A parceria, firmada em meados de 2006, obteve grande êxito, principalmente no âmbito do fortalecimento da capacitação da gestão do setor saúde na Baixada, com a formação de cerca de 50 gestores no curso de especialização em Gestão de Sistemas de Saúde, desenvolvido com base na experiência da ENSP. A renovação da parceira, entre outras ações, garante a segunda edição do curso.

  6. Experiências brasileira e francesa em hospitais em debate

    No último dia (17/5) do I Colóquio Franco-Brasileiro de Política Hospitalar, uma cooperação técnica entre a ENSP e a Escola de Altos Estudos em Saúde Pública da França (EHESP), ocorreram três mesas de apresentação e debate. Especialistas brasileiros e franceses trouxeram experiências importantes e desafios para a área hospitalar. Em pauta, temas como mudanças organizacionais em centros hospitalares de alta complexidade; como deve ser um hospital do futuro; e a construção de hospitais eficientes.

  7. Teias lança site com foco na intersetorialidade

    Transparência, comunicação, participação e responsabilidade são as palavras norteadoras do novo Portal do Território Escola Manguinhos –Teias, lançado nesta quinta-feira (2/5), na ENSP. Com a proposta de ser uma nova ferramenta de articulação entre a comunidade de Manguinhos, a ENSP/Fiocruz e todos os interessados, o site concentra e disponibiliza informações sobre o território, seus moradores, saúde, ensino, pesquisas, integrando parcerias.

  8. Rede de Escolas participa de reunião de câmara técnica do Conass

    Na primeira quinzena de março, a Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública, participou, em Brasília, da Câmara Técnica de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), para debater temas como Política Nacional de Educação Permanente em Saúde nos estados (a situação atual e o planejamento para 2013); o Contrato Organizativo de Ação Pública (Coap) e a governança nas redes; o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) e indicadores para a gestão do trabalho e da educação na saúde.

  9. Plano de prevenção foca violência contra jovens negros

    "O Plano de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra - Juventude Viva é a primeira resposta articulada do governo federal a uma demanda histórica de denúncias contra o genocídio desses jovens. Essa demanda veio da sociedade com muita força. Serve para levantar o debate na nossa sociedade racista a partir de valores de igualdade e de não discriminação", afirmou a coordenadora da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, Fernanda Papa. Ela esteve, em 5 de março, no seminário organizado pelo Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro, em parceria com a SNJ e apoio da ENSP, por meio de sua Assessoria de Cooperação Social, para apresentar o plano.

  10. Saúde pública e desastres: ENSP em nova parceria

    O Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF/ENSP) terá a colaboração, durante três anos, da pesquisadora visitante Kimberley Shoaf, diretora associada do Centro para Saúde Pública e Desastres da Universidade da Califórnia, Los Angeles (Ucla). “A Kimberley foi um achado, porque, nessa área, estamos engatinhando. Ela é especialista num tema que, no Brasil, ainda não recebe muita atenção”, considerou a pesquisadora da ENSP, Cláudia Osório de Castro. Outra iniciativa semelhante da ENSP foi o lançamento, em 2012, do site Centro de Conhecimento em Saúde Pública e Desastres, coordenado pelo pesquisador Carlos Machado de Freitas.