1. Cooperação tripartite promove novos módulos de curso de Epidemiologia

    Promovida pela Fiocruz e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com a Direção de Epidemiologia e Laboratórios de Pesquisa (DELR) do Ministério da Saúde e da População do Haiti (MSPP), a capacitação de 30 profissionais de saúde haitianos inicia o terceiro e o quarto módulo do curso de especialização em Epidemiologia. Dirigido aos técnicos dos dez departamentos sanitários haitianos, os módulos ocorrem de 7 a 25 de janeiro, em Côte des Arcadins, Montrouis. Os módulos atualmente em andamento têm como temas a epidemiologia descritiva e indicadores epidemiológicos e contaram com a presença do coordenador haitiano da cooperação tripartite, Jean-Hugues Henrys. A epidemiologista da ENSP Joyce Mendes está à frente do curso.

  2. Cartilha aborda direitos dos sujeitos de pesquisa

    Os direitos do sujeito de pesquisa é o tema do novo projeto do pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da ENSP Sergio Rego. Desenvolvido em formato de cartilha, ele é voltado para indivíduos que participam de testes e pesquisas clínicas. Seu primeiro foco foram os sujeitos de pesquisa do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HUCFF/UFRJ), e os Comitês de Ética e Pesquisa (CEP), porém, brevemente, seu conteúdo estará disponível em acesso aberto para download na Biblioteca Multimídia da ENSP. Este projeto foi pensado em parceria com Marisa Palacios, coordenadora-geral do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), desenvolvido em associação ampla pela ENSP, UFRJ, UFF e Uerj.

  3. Pedalando pela Saúde ganha novas bicicletas

    Com a intenção de incrementar o Projeto Pedalando pela Saúde, a ENSP adquiriu 25 novas bicicletas para uso dentro do campus da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Elas estão disponíveis nos dois bicicletários instalados nas principais saídas: um na portaria da ENSP, perto do portão da Rua Leopoldo Bulhões, e o outro no Centro de Recepção do Museu da Vida, próximo à saída da Avenida Brasil. O usuário pode retirar a bicicleta assinando um termo de responsabilidade e estando de posse de seu crachá. O projeto foi criado pela ENSP em 2008 e objetiva reduzir a circulação de veículos dentro do campus, além de estimular a prática saudável no dia a dia de funcionários e alunos da Fiocruz.

  4. Material para a saúde do servidor é discutido em oficina

    O Centro de Estudo em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) vem desenvolvendo, desde junho deste ano, um material de referência sobre política pública para o servidor público federal. O objetivo da ação, realizada em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), é elaborar o conteúdo didático que subsidiará a implementação da política de atenção à saúde e segurança do servidor público federal. Mais uma etapa do processo foi realizada. Uma oficina de trabalho teve o propósito de apresentar, discutir e definir, coletivamente, o contexto atual das condições de saúde, trabalho e ambiente no serviço público federal, além de debater os métodos que serão utilizados na elaboração do material de referência.

  5. Rede de Escolas debate sobre acreditação pedagógica

    A Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública realizou, em 11 de outubro, uma videoconferência com a École des Hautes Études en Santé Publique (EHESP) de Rennes, França. O evento discutiu a acreditação pedagógica de cursos lato sensu em saúde pública. Segundo a coordenadora da Secretaria Executiva da Rede de Escolas, Tânia Celeste, a videoconferência é um estreitamento entre a Rede e a EHESP, com vistas à formalização dos laços e à perspectiva de uma agenda compartilhada. “São laços de identidade entre a dinâmica da Rede e o referencial teórico-político com o qual a instituição de Rennes trabalha. Nele, sobressai-se a cooperação, e não a competição”, destacou.

  6. ENSP sedia novo encontro da Resp/Unasul

    Nos dias 18 e 19 de outubro ocorrerá, na ENSP, a II Reunião da Rede de Escolas de Saúde Pública (Resp/Unasul). O objetivo do encontro é discutir a governança da formação de recursos humanos para a saúde pelos governos e experiências exitosas no continente sul-americano; conhecer políticas e programas de formação em recursos humanos para a saúde pública na perspectiva dos países; e identificar áreas e temas de cooperação técnica na Resp. O evento será realizado no salão internacional da Escola.

  7. Diversidade por meio da comunicação é desafio no país

    "Por que a saúde está envolvida nesta discussão de cultura? Porque saúde não é ausência de doença. Saúde significa produzir um conjunto de possibilidades que envolvam cidadania, acesso, qualidade de vida, participação social, entre outros, e propiciem ao indivíduo uma vida melhor", esclareceu o pesquisador da ENSP Paulo Amarante, durante o evento Seminário e Oficina Nacional de Indicação de Políticas Públicas para Cultura e Comunicação, realizado no Palácio Capanema, no Rio de Janeiro, em 18 de setembro. Os debates do dia giraram em torno de ideias e reflexões sobre a discussão maior acerca do direito à comunicação, da mobilização a respeito da democratização dos meios de comunicação e da valorização da diversidade cultural.

  8. Museu da Vida inaugura exposição 'O corpo na arte africana'

    O Museu da Vida inaugura, nesta segunda-feira (17/9), a mostra O corpo na arte africana. A exposição é resultado da cooperação entre a Fiocruz e os países do continente africano. Além de estabelecer laços nas áreas de educação, pesquisa e saúde, essa cooperação fez com que alguns pesquisadores brasileiros participantes das missões da Fundação se apaixonassem pela arte africana, formando importantes coleções. O pesquisador da ENSP Paulo Sabroza, do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp), está entre eles e colaborou com a seleção das obras.

  9. Ministros integrantes da Unasul se reúnem no Peru

    Reunião do Conselho de Saúde da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), a ser realizada na quinta-feira (6/9), em Lima, no Peru, pretende avaliar o desempenho, nos últimos meses, das ações pactuadas e debater projetos de parcerias. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estará presente na reunião da Unasul, instância destinada a promover a integração regional das políticas de saúde dos países latinos da América do Sul. No encontro, que é realizado a cada seis meses, Padilha apresentará os avanços do Brasil em relação às metas definidas nas últimas reuniões e debaterá o andamento de projetos conjuntos.

  10. Programa EAD/UAB oferece vagas para cursos

    Na terceira edição do convênio da ENSP, por meio da Educação a Distância, com a Universidade Aberta do Brasil, do Ministério da Educação (UAB/MEC), a Escola está com diversas vagas abertas para alunos e tutores em quatro cursos oferecidos no programa UAB/ENSP. Ao todo, são 1.100 vagas para alunos. São dois cursos de especialização (Ativação de processos de mudança na formação superior de profissionais de saúde e Gestão em saúde) e dois de aperfeiçoamento (Formação de facilitadores de educação permanente em saúde e Vigilância sanitária). Clayre Lopez, uma das coordenadoras do programa e integrante da EAD/ENSP, o grande salto do convênio é a parceria interministerial entre a saúde e a educação.