1. Evento debaterá os desafios da política de saúde no Brasil

    Discutir o contexto atual da Política Pública de Saúde no Brasil, identificando as principais características da atual crise no modelo de proteção e discutindo prospectivamente as possibilidades de atuação do Ministério Público na área da saúde são os objetivos do III Seminário Política Pública de Saúde no Brasil - SUS: contextualização, cenários de crise e possibilidades de atuação do Ministério Público, que acontece nos dias 24 e 25 de outubro, no Ministério Público do Paraná. 

  2. Biblioteca Virtual de Saúde dos Povos Indígenas lança banco de dados

    "A história da saúde indígena não começa agora. O movimento da reforma sanitária esteve em constante diálogo na construção do que se tornou tanto o SUS como o subsistema de saúde indígena. Estamos juntos com os povos indígenas escutando suas reivindicações e demandas e traduzindo essas necessidades na linguagem da Saúde Coletiva, na linguagem do SUS", afirmou a pesquisadora da ENSP e coordenadora do Grupo Temático Saúde Indígena da Abrasco, Ana Lúcia Pontes, em abril deste ano.

  3. Queimadas na Amazônia causam forte impacto no SUS

    A Fiocruz mapeou o impacto das queimadas para a saúde infantil na região amazônica. A pesquisa concluiu que, nas áreas mais afetadas pelo fogo, o número de crianças internadas com problemas respiratórios dobrou. Foram cerca de 2,5 mil internações a mais, por mês, em maio e junho de 2019, em aproximadamente 100 municípios da Amazônia Legal, em especial nos estados do Pará, Rondônia, Maranhão e Mato Grosso - o que acarretou custo excedente de R$ 1,5 milhão ao SUS.

  4. Seminário aborda desafios para o acesso a medicamentos no Brasil

    Quais os desafios do acesso a medicamentos no Brasil? Seminário vai abordar a questão do acesso a medicamentos seguros, eficazes, de qualidade e a preços acessíveis para todos. Promovido pela iniciativa Saúde Amanhã, no contexto da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, o seminário abordará o cumprimento do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O evento acontecerá nesta sexta-feira (4/10), a partir das 9h30. 

  5. ENSP promove cooperação entre pesquisadores do Brasil e da França

    Entre os dias 2 e 6 de setembro, pesquisadores e médicos franceses participaram de encontro, organizado pela pesquisadora da ENSP, Maria do Carmo Leal, para cooperação na área da saúde reprodutiva Brasil-França, com apoio do Consulado-Geral da França no Rio de Janeiro. Além das apresentações do contexto brasileiro e francês obstétrico e perinatal, o encontro englobou a visita às maternidades Maria Amélia Buarque de Hollanda, no Rio de Janeiro, e Escola Assis Chateaubriand-Universidade Federal do Ceará. 

  6. Evento debaterá os desafios da política de saúde no Brasil

    Discutir o contexto atual da Política Pública de Saúde no Brasil, identificando as principais características da atual crise no modelo de proteção e discutindo prospectivamente as possibilidades de atuação do Ministério Público na área da saúde são os objetivos do III Seminário Política Pública de Saúde no Brasil - SUS: contextualização, cenários de crise e possibilidades de atuação do Ministério Público, que acontece nos dias 24 e 25 de outubro, no Ministério Público do Paraná. 

  7. Conselho Gestor Intersetorial do Teias se reúne nesta sexta-feira (27/9)

    Nesta sexta-feira, 27 de setembro, será realizada reunião ordinária do Conselho Gestor Intersetorial do Teias, a partir das 9 horas, na sala M do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP). Na pauta do encontro estão informes gerais; planejamento e organização do CGI nos espaços de participação social; propostas e encaminhamentos; e encerramento. A reunião é voltada aos conselheiros, colaboradores e apoiadores. 
     

  8. Evento sobre Determinantes Sociais da Saúde contribui com novas formas de governança

    Entre os dias 4 e 5 de setembro, Portou Velho sediou o Encontro de Estados da Região Norte sobre Determinantes Sociais da Saúde (DSS). Participaram do evento pesquisadores da Fiocruz Rondônia, Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (Cepem), além de representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa), Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Ministério da Saúde, Universidade Federal de Rondônia (Unir) e da sociedade civil.

  9. Médicos Sem Fronteiras promove conferência científica na ENSP/Fiocruz

    A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) promoveu, nesta quarta-feira (28/8), na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), a conferência MSF Scientific Days Latin America, em que trabalhadores humanitários, acadêmicos, profissionais de saúde e líderes da comunidade científica e médico-humanitária se reúnem para apresentar pesquisas, showcases, trocar experiências e conhecimento. Todas as apresentações estão disponíveis no Canal da ENSP, no Youtube. 

  10. ENSP lança material de livre acesso para apoio na capacitação em M&A

    A ENSP acaba de lançar o recurso educacional em formato digital Proposta Pedagógica: Monitoramento e Avaliação para Ação em Saúde Pública. A ferramenta é fruto de uma série de esforços do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais, do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da ENSP para a qualificação de profissionais inseridos no SUS com vistas a institucionalizar o Monitoramento e a Avaliação na prática da gestão de programas de controle de processos endêmicos. Tal iniciativa, que está em acesso livre para todos os interessados no tema, é uma produção conjunta da ENSP com a SVS/MS.