1. ENSP lança material de livre acesso para apoio na capacitação em M&A

    A ENSP acaba de lançar o recurso educacional em formato digital Proposta Pedagógica: Monitoramento e Avaliação para Ação em Saúde Pública. A ferramenta é fruto de uma série de esforços do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais, do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da ENSP para a qualificação de profissionais inseridos no SUS com vistas a institucionalizar o Monitoramento e a Avaliação na prática da gestão de programas de controle de processos endêmicos. Tal iniciativa, que está em acesso livre para todos os interessados no tema, é uma produção conjunta da ENSP com a SVS/MS. 

  2. Seminário debate violência e saúde na Atenção Primária

    A violência hoje é a terceira causa de morte no país e tem impacto direto sobre a saúde. Ela é caracterizada pelo uso intencional da força física ou do poder real ou em ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação. Para debater como a violência interfere na vida dos usuários do sistema de saúde e nas práticas dos profissionais nas unidades de Atenção Básica, foi realizado o seminário Violência e Saúde na Atenção Primária.

  3. Pesquisa analisa redução segura e eficaz do uso de antidepressivos

    Está disponível on-line a íntegra do relatório de pesquisa Tecnologias de retirada de drogas psiquiátricas, realizada pelos pesquisadores Fernando Freitas e Camila Motta Gomes, fruto de parceria entre o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental da ENSP e o CEE-Fiocruz. A pesquisa buscou identificar a percepção da comunidade científica a respeito da viabilidade de tecnologias de redução segura e eficaz do uso de antidepressivos.
     

  4. ENSP promove seminário sobre violência e saúde na Atenção Primária nesta sexta-feira (9/8)

    A Vice-Direção de Escola de Governo em Saúde da ENSP, em parceria com o Claves e a Residência Multiprofissional em Saúde da Família, promoverá na sexta-feira, 9 de agosto, a partir das 8h30, o seminário Violência e Saúde na Atenção Primária. O objetivo do evento é discutir com os alunos, e os demais interessados, como a violência interfere na vida dos usuários do sistema de saúde e nas práticas dos profissionais nas unidades de Atenção Básica. O seminário é aberto aos interessados e não necessita de inscrição prévia.

  5. ENSP promove seminário sobre violência e saúde na Atenção Primária nesta sexta-feira (9/8)

    A Vice-Direção de Escola de Governo em Saúde da ENSP, em parceria com o Claves e a Residência Multiprofissional em Saúde da Família, promoverá na sexta-feira, 9 de agosto, a partir das 8h30, o seminário Violência e Saúde na Atenção Primária. O objetivo do evento é discutir com os alunos, e os demais interessados, como a violência interfere na vida dos usuários do sistema de saúde e nas práticas dos profissionais nas unidades de Atenção Básica. O seminário é aberto aos interessados e não necessita de inscrição prévia.

  6. Encontro na ENSP discute criação do Centro de Conhecimento em Políticas de Tabaco no Brasil

    O diretor da ENSP/Fiocruz, Hermano Castro, pesquisadores do Cetab e membros da Assessoria de Cooperação Internacional receberam a chefe do Secretariado da CQCT/OMS, Vera da Costa e Silva, e membros da Conicq para discutir uma proposta de cooperação técnica para fortalecimento das políticas de controle do tabaco nos estados-membros da CQCT, com ênfase em países de língua portuguesa. O Objetivo é criar um Centro de Conhecimento sobre Políticas de Controle do Tabaco, no âmbito do Cetab/ENSP/Fiocruz.

  7. ENSP, Uerj e UFRJ organizam seminário sobre ambiente alimentar e saúde

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), em parceria com os Institutos de Nutrição da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), está organizando o II Seminário Latino-americano sobre Ambiente Alimentar e Saúde. O evento é ligado à rede latinoamericana de saúde urbana e acontecerá nos dias 12 e 13 de junho, na Uerj. Os interessados devem se inscrever para participar.

  8. Dia Mundial Sem Tabaco: pesquisadora fala sobre as conquistas, desafios e perspectivas

    A coordenadora do Cetab/ENSP, Valeska Figueiredo, fala sobre a celebração do Dia Mundial Sem Tabaco, lembrado em 31 de maio, data promovida pela OMS para celebração dos avanços da Política Nacional de Controle do Tabaco e a conscientização sobre os riscos de fumar, os benefícios de parar de fumar e a importância da manutenção da política de controle do tabaco para redução do porcentual de fumantes. A cada ano, a OMS define qual será o tema para a mobilização. Este ano, o tema escolhido foi "Tabaco e Saúde Pulmonar".

  9. Óbito Materno, Infantil e Fetal: programa de formação lança publicação digital

    Em 28 de maio, comemora-se o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. A ENSP/Fiocruz atua de forma vigorosa para o fortalecimento de políticas da área por meio do desenvolvimento de pesquisas e da formação de recursos humanos. Nesse contexto, a coordenação responsável pelo Programa de Formação em Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal e Atuação em Comitês de Mortalidade da ENSP lançou material digital de divulgação do programa. 

  10. ENSP debate o enfrentamento da tríplice epidemia da dengue, zika e chikungunya

    O Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) promoverá, no dia 12 de junho, sessão científica a respeito do enfrentamento da tríplice epidemia da dengue, zika e chikungunya. Seu objetivo é apresentar a proposta de vigilância comunitária em saúde que intenciona o fortalecimento da mobilização social para o enfrentamento da epidemia e controle do mosquito em Minas Gerais.