1. Canal Saúde: Sala de Convidados discute questões destacadas na 13ª CNS

    Após acompanhar as etapas municipal e estadual por todo o país, o Canal Saúde traz um apanhado geral da etapa nacional da 13ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), realizada entre os dias 14 e 18 últimos, em Brasília. Para aqueles que não participaram diretamente será a oportunidade de conferir e contribuir para o controle social opinando ao vivo sobre o que vai para o relatório final e as questões que mais se destacaram. O programa Sala de Convidados vai ao ar na próxima segunda-feira (26), a partir das 12h05. Acesse e interaja na sala de bate-papo ou assista pela parabólica e ligue 0800-701-8122. Participe.

  2. Veja as imagens da 13ª CNS

    Durante cinco dias a capital brasileira recebeu quase quatro mil participantes do maior momento de controle social e participação popular no SUS para a 13ª Conferência Nacional de Saúde (14 à 18/11). Homens, mulheres, negros, índios, católicos, evangélicos se misturavam nas salas e no auditório central da ExpoBrasília. Confira, no Informe ENSP, uma galeria de fotos com o que de melhor aconteceu neste período.

  3. Plenária da 13ª CNS marcada por protestos e longa votação

    Foram quase 17 horas de votação para as mais de 370 propostas inéditas e 150 moções extras apresentadas para a plenária final da 13ª Conferência Nacional de Saúde, no domingo 18/11, sem falar das 590 propostas do relatório inicial. A consolidação da participação popular contou com os mais de três mil delegados com o enorme desafio de consolidar um relatório final com todas as propostas que serão encaminhadas pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) para o Ministério da Saúde. Um dos principais temas da conferência, a questão das Fundações Estatais não foi aprovada durante os debates nas salas temáticas e nem chegou a ir para a plenária final. Já a possibilidade de regulamentar o aborto como um problema de saúde pública foi rejeita pelos delegados, causando um grande embate entre defensores e críticos da proposta, no último dia da conferência.

  4. Ministro apresenta prévia do PAC da Saúde na 13ª CNS

    Dentre as medidas apresentadas pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, na 13ª Conferência Nacional de Saúde está a abertura de um escritório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Maputo, capital de Moçambique, para auxiliar no desenvolvimento do sistema de saúde do continente africano. Com essa medida, Moçambique passa a ser o segundo país africano a contar com a experiência da Fiocruz, uma vez que a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) já implantou seu primeiro mestrado internacional em Saúde Pública em Angola. Em sua conferência, Temporão apresentou uma prévia do Plano de Desenvolvimento da Saúde do Brasil, que engloba sete grandes eixos e contempla todas as necessidades do país. O áudio e a apresentação do ministro estão disponíveis na Biblioteca Multimídia da ENSP. O vídeo pode ser acessado pelo Canal Saúde.

  5. Lula abre 13ª CNS destacando importância do SUS

    O que vale é melhorar a qualidade da saúde do povo brasileiro, e o SUS é a melhor oportunidade que temos. Assim, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inflamou o público que lotou a tenda principal da ExpoBrasília na abertura da 13ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em Brasília, de quarta a domingo (14 a 18/11). O encontro, que reuniu quase quatro mil gestores, profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde, teve por objetivo propor diretrizes para a formulação de uma política de saúde para o século XXI, com destaque para a definição de uma agenda política e reafirmação dos princípios de garantia do direito à vida e à saúde. O áudio da mesa de abertura está disponível na Biblioteca Multimídia da ENSP e os vídeos podem ser acessados pelo Canal Saúde.

  6. Canal Saúde: complexo produtivo da Saúde made in Brazil

    Na segunda-feira (22/10), a partir das 12h05, o Canal Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz, realiza a Sala de Convidados, ao vivo e em edição extra, para mostrar como o setor saúde passa de gasto a investimento para gestores e governo. Veja como o complexo produtivo da Saúde made in Brazil, que abrange, por exemplo, a formação em recursos humanos, a produção de fármacos e a indústria química, pode gerar vantagens econômicas e sociais ao país.

  7. 13ª Conferência de Saúde já tem logomarca

    O Conselho Nacional de Saúde (CNS) apresentou, no dia 8 de maio, a logomarca da 13ª Conferência Nacional de Saúde. A partir de agora, o símbolo será utilizado em todos os documentos e também nos textos de divulgação das três etapas da conferência. No dia 10, o presidente Luis Inácio Lula da Silva publicou o decreto de convocação para a Conferência.

  8. Fique atento! CNS recorda a história das Conferências Nacionais de Saúde

    Você sabia que a 1ª e a 2ª Conferências Nacionais de Saúde foram realizadas antes mesmo da criação do Ministério da Saúde, em 1953? Sabia que mesmo durante o regime militar, sob a forte repressão do Estado, foram realizadas quatro conferências? Para quem quer conhecer um pouco da história das Conferências de Saúde, o Conselho Nacional de Saúde está divulgando em seu site a matéria As Conferências ao longo da história, publicada no Jornal do CNS (1º quadrimestre de 2007).