1. Canal Saúde: Sala de Convidados discute questões destacadas na 13ª CNS

    Após acompanhar as etapas municipal e estadual por todo o país, o Canal Saúde traz um apanhado geral da etapa nacional da 13ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), realizada entre os dias 14 e 18 últimos, em Brasília. Para aqueles que não participaram diretamente será a oportunidade de conferir e contribuir para o controle social opinando ao vivo sobre o que vai para o relatório final e as questões que mais se destacaram. O programa Sala de Convidados vai ao ar na próxima segunda-feira (26), a partir das 12h05. Acesse e interaja na sala de bate-papo ou assista pela parabólica e ligue 0800-701-8122. Participe.

  2. Veja as imagens da 13ª CNS

    Durante cinco dias a capital brasileira recebeu quase quatro mil participantes do maior momento de controle social e participação popular no SUS para a 13ª Conferência Nacional de Saúde (14 à 18/11). Homens, mulheres, negros, índios, católicos, evangélicos se misturavam nas salas e no auditório central da ExpoBrasília. Confira, no Informe ENSP, uma galeria de fotos com o que de melhor aconteceu neste período.

  3. Plenária da 13ª CNS marcada por protestos e longa votação

    Foram quase 17 horas de votação para as mais de 370 propostas inéditas e 150 moções extras apresentadas para a plenária final da 13ª Conferência Nacional de Saúde, no domingo 18/11, sem falar das 590 propostas do relatório inicial. A consolidação da participação popular contou com os mais de três mil delegados com o enorme desafio de consolidar um relatório final com todas as propostas que serão encaminhadas pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) para o Ministério da Saúde. Um dos principais temas da conferência, a questão das Fundações Estatais não foi aprovada durante os debates nas salas temáticas e nem chegou a ir para a plenária final. Já a possibilidade de regulamentar o aborto como um problema de saúde pública foi rejeita pelos delegados, causando um grande embate entre defensores e críticos da proposta, no último dia da conferência.

  4. Ministro apresenta prévia do PAC da Saúde na 13ª CNS

    Dentre as medidas apresentadas pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, na 13ª Conferência Nacional de Saúde está a abertura de um escritório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Maputo, capital de Moçambique, para auxiliar no desenvolvimento do sistema de saúde do continente africano. Com essa medida, Moçambique passa a ser o segundo país africano a contar com a experiência da Fiocruz, uma vez que a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) já implantou seu primeiro mestrado internacional em Saúde Pública em Angola. Em sua conferência, Temporão apresentou uma prévia do Plano de Desenvolvimento da Saúde do Brasil, que engloba sete grandes eixos e contempla todas as necessidades do país. O áudio e a apresentação do ministro estão disponíveis na Biblioteca Multimídia da ENSP. O vídeo pode ser acessado pelo Canal Saúde.

  5. Lula abre 13ª CNS destacando importância do SUS

    O que vale é melhorar a qualidade da saúde do povo brasileiro, e o SUS é a melhor oportunidade que temos. Assim, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inflamou o público que lotou a tenda principal da ExpoBrasília na abertura da 13ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em Brasília, de quarta a domingo (14 a 18/11). O encontro, que reuniu quase quatro mil gestores, profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde, teve por objetivo propor diretrizes para a formulação de uma política de saúde para o século XXI, com destaque para a definição de uma agenda política e reafirmação dos princípios de garantia do direito à vida e à saúde. O áudio da mesa de abertura está disponível na Biblioteca Multimídia da ENSP e os vídeos podem ser acessados pelo Canal Saúde.

  6. Sala de Convidados do Canal Saúde na etapa municipal da 13ª Conferência Nacional de Saúde

    O segundo programa Sala de Convidados, do Canal Saúde, sobre a 13ª Conferência Nacional de Saúde (13ª CNS), foi marcado pela percepção da necessidade de mudanças. Transformações que vão desde o formato das conferências até o modelo de atenção à saúde e gestão administrativa do Sistema Único de Saúde (SUS). Para Lígia Bahia, do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, delegado (representante do interesse do cidadão na conferência) virou profissão e de poucos; e os R$ 7 milhões investidos na realização da 13ª CNS devem valer para gerar propostas realmente eficazes e inovadoras, que respondam às dificuldades atuais do sistema no que diz respeito à atenção à saúde e gestão. O Sala de Convidados teve com proposta debater a etapa municipal e os três eixos do temário central da 13ª CNS. O programa foi gravado na sexta-feira (25/06) no Rio de Janeiro com respostas ao vivo a perguntas de telespectadores.

  7. Centro de Estudos discute participação popular na saúde

    Às vésperas da 13ª Conferência Nacional de Saúde (13ª CNS), o Centro de Estudos da ENSP debateu o papel e a importância da participação popular e dos Conselhos de Saúde na formulação das políticas de saúde. O evento também marcou o lançamento oficial do sítio ParticipanetSUS, cujos objetivos são a produção e a disseminação de informações que subsidiem a reflexão, a formulação e a proposição de abordagens inovadoras de análise, avaliação e apoio aos Conselhos de Saúde no Brasil. Participaram da mesa, a pesquisadora do Núcleo de Estudos Político-Sociais em Saúde (Nupes/Daps/ENSP) Sarah Escorel; Fernando Lattman-Weltman, do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC/FGV) e Lígia Bahia, do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (Nesc/UFRJ). O áudio do CEENSP pode ser acessado na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  8. Já está no ar o site da 13ª Conferência Nacional de Saúde

    Já este disponível na internet o site com todas as informações sobre a 13ª Conferência Nacional de Saúde (13ª CNS). No site, é possível encontrar todos os documentos referentes à conferência decreto, regimento e regulamento , bem como a programação completa do evento e os materiais de divulgação spot de rádio, filipeta e cartaz. Há também uma seção na qual são tiradas as principais dúvidas da população.

  9. Saúde Pública se encontra em Brasília para 13ª CNS

    De 14 a 18 de novembro, Brasília será muito mais do que a capital brasileira. Gestores, trabalhadores e usuários da área da saúde debaterão os caminhos da saúde pública para os próximos anos. A 13ª Conferência Nacional de Saúde é um dos grandes exemplos da participação democrática do país e este ano tem como tema a "Saúde e Qualidade de Vida: Política de Estado e Desenvolvimento". Esta será a primeira conferência que contará com uma equipe de jornalistas da Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ENSP) fazendo a cobertura dos debates.

  10. 13ª CNS: Canal Saúde realiza debate sobre etapa estadual

    Nesta segunda feira (30/07), das 12h05 às 14h, o programa Sala de convidados, do Canal Saúde, promoverá um debate, ao vivo, sobre a organização da etapa estadual e os três eixos Desafios para a efetivação do direito humano à saúde no século XXI: Estado, Sociedade e Padrões de Desenvolvimento; Políticas públicas para a saúde e qualidade de vida: o SUS na Seguridade Social e o Pacto pela Saúde; e A participação da sociedade na efetivação do direito humano à saúde do temário central da 13ª Conferência Nacional de Saúde (13ª CNS) Saúde e Qualidade de Vida: Políticas de Estado e Desenvolvimento.