1. 14° Congresso Internacional de Educação a Distância

    A Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) promoverá, entre os dias 14 e 17 de setembro, o 14° Congresso Internacional de Educação a Distância com o tema Mapeando o Impacto da EAD na Cultura do Ensino-Aprendizagem. O evento abordará questões como Estratégias de marketing na educação a distância, Fundamentos da educação on-line, Tecnologias emergentes, entre outros.

  2. Qualificação de Gestores do SUS: curso forma tutores em Goiás

    Acontece em Goiás, até 23 de outubro, a oficina de formação de tutores e coordenadores pedagógicos da região Centro-Oeste e Espírito Santo para o Curso Nacional de Qualificação de Gestores do Sistema Único de Saúde, oferecido pela ENSP, no nível de aperfeiçoamento, na modalidade a distância. A atividade tem a participação de dez coordenadores estaduais e pedagógicos de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo e cerca de 50 tutores em treinamento.

  3. ENSP inicia universalização de material didático

    Confirmando seu compromisso público de dar acesso irrestrito à produção científica da instituição, a ENSP/Fiocruz iniciou a liberação do material didático produzido no âmbito de seus cursos de educação a distância. O primeiro material a fazer parte desta ação que já é uma política institucional - é o do Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS. Este processo teve início no Seminário Internacional Acesso Livre ao Conhecimento, que inaugurou o ano letivo da ENSP, em abril, e está alinhado ao Movimento Internacional de Acesso Livre ao Conhecimento. A ideia é que, aos poucos, os materiais de todos os cursos da EAD/ENSP sejam disponibilizados.

  4. ENSP participa de Conferência Mundial de Educação a Distância

    De 3 a 6 de setembro, o Rio de Janeiro será sede da 22ª Conferência Mundial de Educação a Distância, resultado da parceria entre o Conselho Internacional de Educação Aberta e a Distância (ICDE) e a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). A conferência visa reunir diversas apresentações referentes ao tema "Promovendo Qualidade em Educação a Distância, Educação Flexível e Educação Baseada em Tecnologia da Informação e da Comunicação". A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) terá cinco participantes no evento.

  5. Candidatos a alunos devem ficar atentos ao envio de documentação para homologação de inscrições para os cursos na modalidade a distância

    As inscrições para o Curso de Qualificação de Gestores do SUS já foram encerradas, mas é importante lembrar que os candidatos devem enviar por via postal todos os documentos necessários para a homologação da inscrição. Confira abaixo a lista de alunos do estado do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina que apresentam pendências na documentação.

  6. Últimos dias de inscrição para o curso de Aperfeiçoamento em Vigilância Alimentar e Nutricional para Saúde Indígena para alunos e tutores

    A Educação a Distancia da ENSP lançou dois editais para o curso de Aperfeiçoamento em Vigilância Alimentar e Nutricional para Saúde Indígena, um para a seleção de tutores e outro para a seleção de alunos. Ao todo, foram disponibilizadas 20 vagas para tutores e 260 para alunos. O prazo de inscrição dos dois editais vai até o dia 15 de fevereiro. O objetivo deste curso é formar profissionais de saúde na área de alimentação e nutrição, com a finalidade de colaborar para a construção e consolidação do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) e do Sistema Único de Saúde (SUS). O curso é uma parceria da Escola, por meio da EAD/ENSP, com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa/MS).

  7. Pesquisadora apresenta metodologia de curso a distância

    A pesquisadora Denise Barros, do Centro de Colaborador em Alimentação e Nutrição Região Sudeste (Cecan/CSEGSF/ENSP/Fiocruz), vai apresentar a metodologia da modalidade a distância do Curso de Vigilância Alimentar Nutricional no I Congresso Mundial de Nutrição em Saúde Pública, que acontece de 28 a 30 de setembro em Barcelona, na Espanha. Trata-se do primeiro congresso mundial totalmente voltado para a área. É uma conquista muito importante para nós, ainda mais porque a área está em franca expansão, comentou.

  8. ENSP e UAB oferecem mais de mil vagas em cursos a distância

    Dando continuidade a um convênio interinstitucional, o Sistema Universidade Aberta do Brasil, do Ministério da Educação, e a ENSP - por meio da Educação a Distância - estão oferecendo 1380 vagas para alunos das regiões norte, nordeste e sudeste do país. As vagas estão distribuídas entre os cursos de aperfeiçoamento em Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde, Gestão de Projetos de Investimentos em Saúde e Vigilância Sanitária. As inscrições estão abertas até 15 de agosto. Confira o edital e a retificação do edital no sítio eletrônico da EAD/ENSP.

  9. EAD/ENSP é contemplada no Prêmio e-Learning

    A Educação a Distância da ENSP/Fiocruz foi a terceira colocada no Prêmio e-Learning Brasil 2007, na categoria Modalidades Acadêmica, Projetos Acadêmicos, Educacional, Administração Pública e Relevante Contribuição Social. Os vencedores foram apresentados durante a cerimônia de entrega do Prêmio, realizada no dia 4 de julho. A EAD/ENSP também foi premiada como Referência Nacional 2007/2008. Segundo Elomar Barilli, da equipe da EAD/ENSP, esta indicação é um selo de qualidade que credenciou o serviço ao Prêmio e-Learning Brasil.

  10. Webconferência inicia curso sobre Educação Alimentar e Nutricional

    Nesta terça-feira (24/6) acontecerá a aula inaugural do curso em Educação Alimentar e Nutricional no Programa Bolsa Família no Contexto da Intersetorialidade, na modalidade a distância, através de webconferência entre a Fiocruz Rio de Janeiro e a Fiocruz Brasília. A atividade está marcada para 14 horas, com o tema A Educação Alimentar e Nutricional no contexto das políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional e terá como palestrante a diretora do Departamento de Estruturação e Integração de Sistemas Públicos Agroalimentares da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional/MDS, Michele Lessa.