1. Últimos dias de inscrição para o curso de Aperfeiçoamento em Vigilância Alimentar e Nutricional para Saúde Indígena para alunos e tutores

    A Educação a Distancia da ENSP lançou dois editais para o curso de Aperfeiçoamento em Vigilância Alimentar e Nutricional para Saúde Indígena, um para a seleção de tutores e outro para a seleção de alunos. Ao todo, foram disponibilizadas 20 vagas para tutores e 260 para alunos. O prazo de inscrição dos dois editais vai até o dia 15 de fevereiro. O objetivo deste curso é formar profissionais de saúde na área de alimentação e nutrição, com a finalidade de colaborar para a construção e consolidação do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) e do Sistema Único de Saúde (SUS). O curso é uma parceria da Escola, por meio da EAD/ENSP, com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa/MS).

  2. Pesquisadora apresenta metodologia de curso a distância

    A pesquisadora Denise Barros, do Centro de Colaborador em Alimentação e Nutrição Região Sudeste (Cecan/CSEGSF/ENSP/Fiocruz), vai apresentar a metodologia da modalidade a distância do Curso de Vigilância Alimentar Nutricional no I Congresso Mundial de Nutrição em Saúde Pública, que acontece de 28 a 30 de setembro em Barcelona, na Espanha. Trata-se do primeiro congresso mundial totalmente voltado para a área. É uma conquista muito importante para nós, ainda mais porque a área está em franca expansão, comentou.

  3. ENSP e UAB oferecem mais de mil vagas em cursos a distância

    Dando continuidade a um convênio interinstitucional, o Sistema Universidade Aberta do Brasil, do Ministério da Educação, e a ENSP - por meio da Educação a Distância - estão oferecendo 1380 vagas para alunos das regiões norte, nordeste e sudeste do país. As vagas estão distribuídas entre os cursos de aperfeiçoamento em Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde, Gestão de Projetos de Investimentos em Saúde e Vigilância Sanitária. As inscrições estão abertas até 15 de agosto. Confira o edital e a retificação do edital no sítio eletrônico da EAD/ENSP.

  4. EAD/ENSP é contemplada no Prêmio e-Learning

    A Educação a Distância da ENSP/Fiocruz foi a terceira colocada no Prêmio e-Learning Brasil 2007, na categoria Modalidades Acadêmica, Projetos Acadêmicos, Educacional, Administração Pública e Relevante Contribuição Social. Os vencedores foram apresentados durante a cerimônia de entrega do Prêmio, realizada no dia 4 de julho. A EAD/ENSP também foi premiada como Referência Nacional 2007/2008. Segundo Elomar Barilli, da equipe da EAD/ENSP, esta indicação é um selo de qualidade que credenciou o serviço ao Prêmio e-Learning Brasil.

  5. Webconferência inicia curso sobre Educação Alimentar e Nutricional

    Nesta terça-feira (24/6) acontecerá a aula inaugural do curso em Educação Alimentar e Nutricional no Programa Bolsa Família no Contexto da Intersetorialidade, na modalidade a distância, através de webconferência entre a Fiocruz Rio de Janeiro e a Fiocruz Brasília. A atividade está marcada para 14 horas, com o tema A Educação Alimentar e Nutricional no contexto das políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional e terá como palestrante a diretora do Departamento de Estruturação e Integração de Sistemas Públicos Agroalimentares da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional/MDS, Michele Lessa.

  6. ENSP e instituto do México farão capacitação em países latinos

    Como parte do processo de ampliação da política de cooperação internacional da ENSP com países do continente, a Escola e o Instituto Nacional de Saúde Pública do México (INSP) estão firmando convênio para a implementação de cursos de Pós-Graduação em países latino-americanos. A cooperação é patrocinada pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e tem o objetivo de oferecer capacitação para os demais países da região em cursos Stricto sensu de mestrado e doutorado e Lato sensu através de ensino a distância. Para isso, uma delegação da ENSP chefiada pelo coordenador da Pós-Graduação, Carlos Machado, estará no México de 8 a 13 de outubro.

  7. EAD realiza seminário interno para traçar planos para 2007

    Durante os dias 18, 19 e 20 de dezembro, a partir das 13h30, na sala 410 da ENSP, a Educação a Distância da ENSP/Fiocruz realiza seu 2º Seminário Interno de Planejamento, cujo foco será o processo de institucionalização (Plano Plurianual 2007). A programação também inclui uma análise do que vem sendo feito atualmente: os desafios, as conquistas e os investimentos. Na mesa de abertura do Seminário, o diretor da ENSP, Antonio Ivo de Carvalho, e a coordenadora do EAD, Lucia Dupret.

  8. Curso de gestores do SUS: inscrições abertas para região sudeste

    Até o dia 04/12 estão abertas as inscrições para tutores da região Sudeste no Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS, no nível de aperfeiçoamento, na modalidade a distância. Esta seleção é voltada para profissionais com comprovada experiência nas áreas de gestão pública, gestão social, políticas públicas e de saúde, saúde pública, saúde coletiva, planejamento, avaliação ou gestão de serviços e sistemas de saúde, desenvolvimento gerencial do SUS ou outras que articulem os campos da gestão, trabalho, educação e saúde. Confira mais informações no Edital.

  9. Experiências internacionais em educação a distância na pauta do último dia do XII Cread

    No último dia (8/10) do XII Cread Mercosul, especialistas de diferentes países do continente debateram as experiências nacionais e internacionais de Educação a Distância e seus desafios no contexto da globalização. Os participantes das mesas abordaram a EAD como um caminho para a justiça social e fizeram uma espécie de raio-x do ensino na modalidade a distância no âmbito das políticas públicas, da cidadania, da tecnologia e do desenvolvimento pedagógico. Os áudios e as apresentações podem ser acessados na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  10. Últimos dias de inscrições para Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS

    Últimos dias de inscrições para seleção de alunos e tutores para o Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS, no nível de aperfeiçoamento, na modalidade a distância. As vagas são para alunos da região Sul e tutores da região Nordeste do país, e os prazos encerram, respectivamente, em 22/05 e 25/05. O curso é oferecido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca em parceria com as Escolas de Saúde Pública dos Estados envolvidos.