1. MS lança programa voltado para profissionais de saúde da família, gestão e cuidado com idoso na modalidade a distância

    Foi lançada nesta semana a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Unasus). Este projeto, elaborado pelo Ministério da Saúde, visa oferecer cursos a distância para especialização de profissionais nas áreas de Saúde da Família, capacitação gerencial e cuidado com o idoso. No dia 19/06 o diretor da Escola, Antônio Ivo de Carvalho, participou do lançamento da proposta em Brasília e apresentou a experiência do programa de Educação a Distância da Escola. Lúcia Dupret, coordenadora geral da EAD/ENSP, também esteve presente na solenidade.

  2. Curso de Qualificação de Gestores do SUS realiza oficina para região sul

    O Curso de Qualificação de Gestores do SUS, dado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, no nível de aperfeiçoamento, na modalidade a distância realizou a oficina de capacitação de tutores da Região Sul do país. As atividades aconteceram em Porto Alegre e tiveram seu foco na importância do curso em uma perspectiva de criação de processos permanente de educação no âmbito do SUS. A cerimônia de abertura do evento foi realiza pela diretora da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, Sandra Vial.

  3. EAD/ENSP tem participação ativa no Encontro Internacional Virtual Educa

    Até o dia 22 de junho, acontecerá em São José dos Campos (SP) o VIII Encontro Internacional Virtual Educa. O evento, realizado pela Universidade do Vale do Paraíba (UniVap) e promovido pela Associação Virtual Educa, tratará este ano de assuntos relacionados aos novos sistemas de formação profissional e corporativa. Ao todo, seis trabalhos de profissionais do EAD/ENSP serão apresentados no evento. Entre eles estão apresentações orais, pôsteres e coordenação de mesa. O EAD/ENSP também terá um estande para divulgar sua experiência durante o Encontro. O Virtual Educa é um programa vinculado à Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo.

  4. 14° Congresso Internacional de Educação a Distância

    A Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) promoverá, entre os dias 14 e 17 de setembro, o 14° Congresso Internacional de Educação a Distância com o tema Mapeando o Impacto da EAD na Cultura do Ensino-Aprendizagem. O evento abordará questões como Estratégias de marketing na educação a distância, Fundamentos da educação on-line, Tecnologias emergentes, entre outros.

  5. Qualificação de Gestores do SUS: curso forma tutores em Goiás

    Acontece em Goiás, até 23 de outubro, a oficina de formação de tutores e coordenadores pedagógicos da região Centro-Oeste e Espírito Santo para o Curso Nacional de Qualificação de Gestores do Sistema Único de Saúde, oferecido pela ENSP, no nível de aperfeiçoamento, na modalidade a distância. A atividade tem a participação de dez coordenadores estaduais e pedagógicos de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo e cerca de 50 tutores em treinamento.

  6. ENSP inicia universalização de material didático

    Confirmando seu compromisso público de dar acesso irrestrito à produção científica da instituição, a ENSP/Fiocruz iniciou a liberação do material didático produzido no âmbito de seus cursos de educação a distância. O primeiro material a fazer parte desta ação que já é uma política institucional - é o do Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS. Este processo teve início no Seminário Internacional Acesso Livre ao Conhecimento, que inaugurou o ano letivo da ENSP, em abril, e está alinhado ao Movimento Internacional de Acesso Livre ao Conhecimento. A ideia é que, aos poucos, os materiais de todos os cursos da EAD/ENSP sejam disponibilizados.

  7. ENSP participa de Conferência Mundial de Educação a Distância

    De 3 a 6 de setembro, o Rio de Janeiro será sede da 22ª Conferência Mundial de Educação a Distância, resultado da parceria entre o Conselho Internacional de Educação Aberta e a Distância (ICDE) e a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). A conferência visa reunir diversas apresentações referentes ao tema "Promovendo Qualidade em Educação a Distância, Educação Flexível e Educação Baseada em Tecnologia da Informação e da Comunicação". A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) terá cinco participantes no evento.

  8. Candidatos a alunos devem ficar atentos ao envio de documentação para homologação de inscrições para os cursos na modalidade a distância

    As inscrições para o Curso de Qualificação de Gestores do SUS já foram encerradas, mas é importante lembrar que os candidatos devem enviar por via postal todos os documentos necessários para a homologação da inscrição. Confira abaixo a lista de alunos do estado do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina que apresentam pendências na documentação.

  9. Últimos dias de inscrição para o curso de Aperfeiçoamento em Vigilância Alimentar e Nutricional para Saúde Indígena para alunos e tutores

    A Educação a Distancia da ENSP lançou dois editais para o curso de Aperfeiçoamento em Vigilância Alimentar e Nutricional para Saúde Indígena, um para a seleção de tutores e outro para a seleção de alunos. Ao todo, foram disponibilizadas 20 vagas para tutores e 260 para alunos. O prazo de inscrição dos dois editais vai até o dia 15 de fevereiro. O objetivo deste curso é formar profissionais de saúde na área de alimentação e nutrição, com a finalidade de colaborar para a construção e consolidação do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) e do Sistema Único de Saúde (SUS). O curso é uma parceria da Escola, por meio da EAD/ENSP, com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa/MS).

  10. Pesquisadora apresenta metodologia de curso a distância

    A pesquisadora Denise Barros, do Centro de Colaborador em Alimentação e Nutrição Região Sudeste (Cecan/CSEGSF/ENSP/Fiocruz), vai apresentar a metodologia da modalidade a distância do Curso de Vigilância Alimentar Nutricional no I Congresso Mundial de Nutrição em Saúde Pública, que acontece de 28 a 30 de setembro em Barcelona, na Espanha. Trata-se do primeiro congresso mundial totalmente voltado para a área. É uma conquista muito importante para nós, ainda mais porque a área está em franca expansão, comentou.