1. EAD inaugura Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador

    Pela primeira vez, o Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana está sendo realizado na modalidade a distância. O curso é fruto de parceria entre a Educação a Distância da ENSP e o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) com a Coordenação da Área Técnica de Saúde do Trabalhador (Cosat/MS). Com 184 alunos divididos em duas turmas, o primeiro encontro presencial está acontecendo simultaneamente nas cidades de Macapá, em Amapá, e Dourados, em Mato Grosso do Sul. O objetivo é qualificar profissionais do SUS para incorporar as relações entre produção, ambiente e saúde às práticas de saúde, visando solucionar problemas concretos, considerando o trabalho como determinante do processo saúde-doença e da degradação ambiental.

  2. Primeira turma do HumanizaSUS forma 140 alunos

    O Curso de Formação de Apoiadores para a Política Nacional de Humanização da Gestão da Atenção à Saúde está formando a sua primeira turma. De 29 de novembro a 02 de dezembro, o grupo de 140 alunos participará do terceiro e último encontro presencial do HumanizaSUS. Este curso é uma parceria do Ministério da Saúde com a ENSP e a Universidade Federal Fluminense. A Política Nacional de Humanização foi criada com o objetivo de melhorar o acesso, o acolhimento e a qualidade dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde à população. As medidas devem promover a saúde e humanizar o atendimento no setor público.

  3. Lista dos selecionados para o Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana

    A lista dos alunos selecionados para o Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, na modalidade a distância, acaba de ser divulgada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e a Área Técnica de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (Cosat/Dape/SAS). Os selecionados são dos estados de Mato Grosso do Sul (Campo Grande e Dourados), Amapá e Tocantins.

  4. ENSP participa de Conferência Mundial de Educação a Distância

    De 3 a 6 de setembro, o Rio de Janeiro será sede da 22ª Conferência Mundial de Educação a Distância, resultado da parceria entre o Conselho Internacional de Educação Aberta e a Distância (ICDE) e a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). A conferência visa reunir diversas apresentações referentes ao tema "Promovendo Qualidade em Educação a Distância, Educação Flexível e Educação Baseada em Tecnologia da Informação e da Comunicação". A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) terá cinco participantes no evento.

  5. Candidatos a alunos devem ficar atentos ao envio de documentação para homologação de inscrições para os cursos na modalidade a distância

    As inscrições para o Curso de Qualificação de Gestores do SUS já foram encerradas, mas é importante lembrar que os candidatos devem enviar por via postal todos os documentos necessários para a homologação da inscrição. Confira abaixo a lista de alunos do estado do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina que apresentam pendências na documentação.

  6. Últimos dias de inscrição para o curso de Aperfeiçoamento em Vigilância Alimentar e Nutricional para Saúde Indígena para alunos e tutores

    A Educação a Distancia da ENSP lançou dois editais para o curso de Aperfeiçoamento em Vigilância Alimentar e Nutricional para Saúde Indígena, um para a seleção de tutores e outro para a seleção de alunos. Ao todo, foram disponibilizadas 20 vagas para tutores e 260 para alunos. O prazo de inscrição dos dois editais vai até o dia 15 de fevereiro. O objetivo deste curso é formar profissionais de saúde na área de alimentação e nutrição, com a finalidade de colaborar para a construção e consolidação do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) e do Sistema Único de Saúde (SUS). O curso é uma parceria da Escola, por meio da EAD/ENSP, com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa/MS).

  7. Pesquisadora apresenta metodologia de curso a distância

    A pesquisadora Denise Barros, do Centro de Colaborador em Alimentação e Nutrição Região Sudeste (Cecan/CSEGSF/ENSP/Fiocruz), vai apresentar a metodologia da modalidade a distância do Curso de Vigilância Alimentar Nutricional no I Congresso Mundial de Nutrição em Saúde Pública, que acontece de 28 a 30 de setembro em Barcelona, na Espanha. Trata-se do primeiro congresso mundial totalmente voltado para a área. É uma conquista muito importante para nós, ainda mais porque a área está em franca expansão, comentou.

  8. ENSP e UAB oferecem mais de mil vagas em cursos a distância

    Dando continuidade a um convênio interinstitucional, o Sistema Universidade Aberta do Brasil, do Ministério da Educação, e a ENSP - por meio da Educação a Distância - estão oferecendo 1380 vagas para alunos das regiões norte, nordeste e sudeste do país. As vagas estão distribuídas entre os cursos de aperfeiçoamento em Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde, Gestão de Projetos de Investimentos em Saúde e Vigilância Sanitária. As inscrições estão abertas até 15 de agosto. Confira o edital e a retificação do edital no sítio eletrônico da EAD/ENSP.