1. EAD inaugura Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador

    Pela primeira vez, o Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana está sendo realizado na modalidade a distância. O curso é fruto de parceria entre a Educação a Distância da ENSP e o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) com a Coordenação da Área Técnica de Saúde do Trabalhador (Cosat/MS). Com 184 alunos divididos em duas turmas, o primeiro encontro presencial está acontecendo simultaneamente nas cidades de Macapá, em Amapá, e Dourados, em Mato Grosso do Sul. O objetivo é qualificar profissionais do SUS para incorporar as relações entre produção, ambiente e saúde às práticas de saúde, visando solucionar problemas concretos, considerando o trabalho como determinante do processo saúde-doença e da degradação ambiental.

  2. Primeira turma do HumanizaSUS forma 140 alunos

    O Curso de Formação de Apoiadores para a Política Nacional de Humanização da Gestão da Atenção à Saúde está formando a sua primeira turma. De 29 de novembro a 02 de dezembro, o grupo de 140 alunos participará do terceiro e último encontro presencial do HumanizaSUS. Este curso é uma parceria do Ministério da Saúde com a ENSP e a Universidade Federal Fluminense. A Política Nacional de Humanização foi criada com o objetivo de melhorar o acesso, o acolhimento e a qualidade dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde à população. As medidas devem promover a saúde e humanizar o atendimento no setor público.

  3. Lista dos selecionados para o Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana

    A lista dos alunos selecionados para o Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, na modalidade a distância, acaba de ser divulgada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e a Área Técnica de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (Cosat/Dape/SAS). Os selecionados são dos estados de Mato Grosso do Sul (Campo Grande e Dourados), Amapá e Tocantins.

  4. EAD realiza aula presencial para facilitadores em Saúde em SP

    Entre os dias 19 e 21 de julho, o Programa de Educação a Distância da ENSP realizou uma aula presencial do Curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde. 35 profissionais da área de diferentes categorias de saúde assistiram ao curso em Jacareí, São Paulo. O curso é uma estratégia da política de educação permanente, e sua intenção é incorporar o processo de trabalho em saúde ao processo pedagógico e valorizar a diversidade profissional existente entre aqueles que atuarão como facilitadores da educação permanente em saúde.

  5. Seminário em Brasília discutirá a educação a distância no Brasil e no mundo

    Será realizado no dia 16/06, em Brasília, o Seminário Internacional sobre Educação a Distância. Este evento faz parte da segunda edição do Ciclo de Seminários Internacionais, realizado pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, em parceria com o Sistema Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo-SESC-SENAC, tem como objetivo apresentar as evidências internacionais de sucesso sobre temas de grande relevância para a moderna educação no mundo, contribuindo assim para a construção de soluções estruturais para o aprimoramento do sistema educacional brasileiro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página do evento.

  6. Prêmio e-Learning 2010 premiará uso de recursos tecnológicos na promoção do aprendizado

    Até o dia 10 de abril, estão abertas as inscrições para o Prêmio e-Learning Brasil 2010/2011. Pelo nono ano consecutivo empresas interessadas podem se inscrever no concurso que tem o objetivo de estimular as organizações empresariais e de ensino de nosso país a utilizarem os recursos tecnológicos para promover o aprendizado contínuo de seus colaboradores e alunos, elevando desta forma seu nível de qualificação, capacitação, desempenho, contribuição para os resultados e níveis de competitividade global das instituições brasileiras.