1. Seminário em Brasília discutirá a educação a distância no Brasil e no mundo

    Será realizado no dia 16/06, em Brasília, o Seminário Internacional sobre Educação a Distância. Este evento faz parte da segunda edição do Ciclo de Seminários Internacionais, realizado pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, em parceria com o Sistema Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo-SESC-SENAC, tem como objetivo apresentar as evidências internacionais de sucesso sobre temas de grande relevância para a moderna educação no mundo, contribuindo assim para a construção de soluções estruturais para o aprimoramento do sistema educacional brasileiro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página do evento.

  2. Prêmio e-Learning 2010 premiará uso de recursos tecnológicos na promoção do aprendizado

    Até o dia 10 de abril, estão abertas as inscrições para o Prêmio e-Learning Brasil 2010/2011. Pelo nono ano consecutivo empresas interessadas podem se inscrever no concurso que tem o objetivo de estimular as organizações empresariais e de ensino de nosso país a utilizarem os recursos tecnológicos para promover o aprendizado contínuo de seus colaboradores e alunos, elevando desta forma seu nível de qualificação, capacitação, desempenho, contribuição para os resultados e níveis de competitividade global das instituições brasileiras.

  3. MS lança programa voltado para profissionais de saúde da família, gestão e cuidado com idoso na modalidade a distância

    Foi lançada nesta semana a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Unasus). Este projeto, elaborado pelo Ministério da Saúde, visa oferecer cursos a distância para especialização de profissionais nas áreas de Saúde da Família, capacitação gerencial e cuidado com o idoso. No dia 19/06 o diretor da Escola, Antônio Ivo de Carvalho, participou do lançamento da proposta em Brasília e apresentou a experiência do programa de Educação a Distância da Escola. Lúcia Dupret, coordenadora geral da EAD/ENSP, também esteve presente na solenidade.

  4. Curso de Qualificação de Gestores do SUS realiza oficina para região sul

    O Curso de Qualificação de Gestores do SUS, dado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, no nível de aperfeiçoamento, na modalidade a distância realizou a oficina de capacitação de tutores da Região Sul do país. As atividades aconteceram em Porto Alegre e tiveram seu foco na importância do curso em uma perspectiva de criação de processos permanente de educação no âmbito do SUS. A cerimônia de abertura do evento foi realiza pela diretora da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, Sandra Vial.

  5. EAD/ENSP tem participação ativa no Encontro Internacional Virtual Educa

    Até o dia 22 de junho, acontecerá em São José dos Campos (SP) o VIII Encontro Internacional Virtual Educa. O evento, realizado pela Universidade do Vale do Paraíba (UniVap) e promovido pela Associação Virtual Educa, tratará este ano de assuntos relacionados aos novos sistemas de formação profissional e corporativa. Ao todo, seis trabalhos de profissionais do EAD/ENSP serão apresentados no evento. Entre eles estão apresentações orais, pôsteres e coordenação de mesa. O EAD/ENSP também terá um estande para divulgar sua experiência durante o Encontro. O Virtual Educa é um programa vinculado à Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo.

  6. 14° Congresso Internacional de Educação a Distância

    A Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) promoverá, entre os dias 14 e 17 de setembro, o 14° Congresso Internacional de Educação a Distância com o tema Mapeando o Impacto da EAD na Cultura do Ensino-Aprendizagem. O evento abordará questões como Estratégias de marketing na educação a distância, Fundamentos da educação on-line, Tecnologias emergentes, entre outros.

  7. Qualificação de Gestores do SUS: curso forma tutores em Goiás

    Acontece em Goiás, até 23 de outubro, a oficina de formação de tutores e coordenadores pedagógicos da região Centro-Oeste e Espírito Santo para o Curso Nacional de Qualificação de Gestores do Sistema Único de Saúde, oferecido pela ENSP, no nível de aperfeiçoamento, na modalidade a distância. A atividade tem a participação de dez coordenadores estaduais e pedagógicos de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo e cerca de 50 tutores em treinamento.

  8. ENSP inicia universalização de material didático

    Confirmando seu compromisso público de dar acesso irrestrito à produção científica da instituição, a ENSP/Fiocruz iniciou a liberação do material didático produzido no âmbito de seus cursos de educação a distância. O primeiro material a fazer parte desta ação que já é uma política institucional - é o do Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS. Este processo teve início no Seminário Internacional Acesso Livre ao Conhecimento, que inaugurou o ano letivo da ENSP, em abril, e está alinhado ao Movimento Internacional de Acesso Livre ao Conhecimento. A ideia é que, aos poucos, os materiais de todos os cursos da EAD/ENSP sejam disponibilizados.