1. Oficinas discutem questões importantes para EAD

    A Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp), a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), juntamente com a Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (SEED/MEC), promovem o Projeto Oficinas de Educação Aberta e a Distância.

  2. Abertas inscrições para Prêmio E-Learning Brasil 2007

    Já estão abertas as inscrições para a sexta edição do Prêmio E-Learning Brasil 2007. O objetivo é estimular organizações empresariais e de ensino do país a utilizarem recursos para promover o aprendizado contínuo de seus colaboradores e alunos, elevando seu nível de capacitação, desempenho, contribuição para os resultados e níveis de competitividade global das instituições brasileiras.

  3. EAD inaugura Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador

    Pela primeira vez, o Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana está sendo realizado na modalidade a distância. O curso é fruto de parceria entre a Educação a Distância da ENSP e o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) com a Coordenação da Área Técnica de Saúde do Trabalhador (Cosat/MS). Com 184 alunos divididos em duas turmas, o primeiro encontro presencial está acontecendo simultaneamente nas cidades de Macapá, em Amapá, e Dourados, em Mato Grosso do Sul. O objetivo é qualificar profissionais do SUS para incorporar as relações entre produção, ambiente e saúde às práticas de saúde, visando solucionar problemas concretos, considerando o trabalho como determinante do processo saúde-doença e da degradação ambiental.

  4. Primeira turma do HumanizaSUS forma 140 alunos

    O Curso de Formação de Apoiadores para a Política Nacional de Humanização da Gestão da Atenção à Saúde está formando a sua primeira turma. De 29 de novembro a 02 de dezembro, o grupo de 140 alunos participará do terceiro e último encontro presencial do HumanizaSUS. Este curso é uma parceria do Ministério da Saúde com a ENSP e a Universidade Federal Fluminense. A Política Nacional de Humanização foi criada com o objetivo de melhorar o acesso, o acolhimento e a qualidade dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde à população. As medidas devem promover a saúde e humanizar o atendimento no setor público.

  5. Lista dos selecionados para o Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana

    A lista dos alunos selecionados para o Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, na modalidade a distância, acaba de ser divulgada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e a Área Técnica de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (Cosat/Dape/SAS). Os selecionados são dos estados de Mato Grosso do Sul (Campo Grande e Dourados), Amapá e Tocantins.

  6. EAD/ENSP participará do Virtual Educa Internacional

    O Programa de Educação a Distância ENSP/Fiocruz foi convidado a compor a delegação brasileira do Encontro Internacional Virtual Educa, que acontecerá em Bilbao, na Espanha, de 20 a 23 de junho. O convite foi feito pelo coordenador Geral José Maria Antón, que assistiu a apresentação do EAD no Virtual Brasil, realizado em São José dos Campos em 2005. A coordenadora do EAD/ENSP, Lucia Dupret, representará a ENSP/Fiocruz no evento.

  7. Composição de rede de telemedicina terá colaboração da ENSP

    A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) irá participar do acompanhamento e da formulação de modelos pedagógicos de um projeto que visa interconectar os hospitais universitários (HU) de instituições de ensino e pesquisa de todo o país, e promover a colaboração entre grupos de pesquisa em saúde. A Rede Universitária de Telemedicina (Rute) é uma iniciativa que visa a apoiar o aprimoramento da infra-estrutura para telemedicina já existente em hospitais universitários, bem como promover a integração de projetos entre as instituições participantes. Na Fundação Oswaldo Cruz, a Rute é coordenado pela jornalista Angélica Silva, do Canal Saúde.