1. Ceará inicia formação de tutores para educação permanente

    O Programa de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde do EAD/ENSP realiza, até o dia 26 de janeiro, a Oficina Inicial de Formação de Tutores em Beberibe, no Ceará, com a participação de 51 tutores, sendo 34 de Fortaleza, 14 de Beberibe, dois da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e um da Secretaria Municipal de Saúde de Mesquita/RJ. A oficina teve início no dia 22 de janeiro.

  2. Inscrições abertas para Curso Impactos da Violência na Saúde

    O Programa de Educação a Distância da ENSP torna pública a chamada para a seleção de alunos do Curso Impactos da Violência na Saúde, na modalidade a distância. O curso busca desenvolver competências conceituais, comunicativas, interpessoais e políticas dos participantes em relação ao impacto da violência sobre a saúde; às ações de prevenção; ao atendimento das vítimas; e ao gerenciamento de ações. É destinado a profissionais de saúde de nível superior e gestores de serviços que atendem a população em situação de violência. Também é voltado a profissionais de saúde de nível médio e a profissionais de outras áreas, desde que atuem com população em situação de violência ou em instituições voltadas para a garantia de direitos.

  3. Inscrição de alunos para Curso Negociação do Trabalho no SUS

    Até 16 de fevereiro de 2007 estão abertas as inscrições de alunos para o Curso de Aperfeiçoamento Negociação do Trabalho no SUS. O objetivo geral do curso é desenvolver oportunidades educativas e informativas para os trabalhadores da saúde, gestores públicos e prestadores de serviço privados, no sentido de potencializar sua capacidade de negociação do trabalho em saúde, tendo como premissa os princípios e diretrizes do SUS e melhoria da qualidade dos serviços prestados, visando a consolidação e aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Negociação Permanente do SUS - SINNP-SUS. As inscrições devem ser feitas através do portal do EAD/ENSP. Confira antes as regras para os alunos interessados no curso.

  4. Inscrição para seleção de tutores para Curso Negociação do Trabalho no SUS

    Já estão abertas as inscrições para a segunda seleção de tutores para o Curso de Aperfeiçoamento Negociação do Trabalho no SUS. O curso, com carga horária de 180 horas, tem por objetivo desenvolver oportunidades educativas e informativas para gestores públicos e privados e trabalhadores de saúde no sentido de potencializar sua capacidade de negociação do trabalho em saúde, tendo como premissa os princípios e diretrizes do SUS e melhoria da qualidade dos serviços prestados, visando a consolidação e aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Negociação Permanente do SUS- SINNP-SUS. As inscrições podem ser feitas aqui.

  5. Oficinas discutem questões importantes para EAD

    A Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp), a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), juntamente com a Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (SEED/MEC), promovem o Projeto Oficinas de Educação Aberta e a Distância.

  6. Abertas inscrições para Prêmio E-Learning Brasil 2007

    Já estão abertas as inscrições para a sexta edição do Prêmio E-Learning Brasil 2007. O objetivo é estimular organizações empresariais e de ensino do país a utilizarem recursos para promover o aprendizado contínuo de seus colaboradores e alunos, elevando seu nível de capacitação, desempenho, contribuição para os resultados e níveis de competitividade global das instituições brasileiras.

  7. EAD inaugura Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador

    Pela primeira vez, o Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana está sendo realizado na modalidade a distância. O curso é fruto de parceria entre a Educação a Distância da ENSP e o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) com a Coordenação da Área Técnica de Saúde do Trabalhador (Cosat/MS). Com 184 alunos divididos em duas turmas, o primeiro encontro presencial está acontecendo simultaneamente nas cidades de Macapá, em Amapá, e Dourados, em Mato Grosso do Sul. O objetivo é qualificar profissionais do SUS para incorporar as relações entre produção, ambiente e saúde às práticas de saúde, visando solucionar problemas concretos, considerando o trabalho como determinante do processo saúde-doença e da degradação ambiental.

  8. Primeira turma do HumanizaSUS forma 140 alunos

    O Curso de Formação de Apoiadores para a Política Nacional de Humanização da Gestão da Atenção à Saúde está formando a sua primeira turma. De 29 de novembro a 02 de dezembro, o grupo de 140 alunos participará do terceiro e último encontro presencial do HumanizaSUS. Este curso é uma parceria do Ministério da Saúde com a ENSP e a Universidade Federal Fluminense. A Política Nacional de Humanização foi criada com o objetivo de melhorar o acesso, o acolhimento e a qualidade dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde à população. As medidas devem promover a saúde e humanizar o atendimento no setor público.