1. EAD/ENSP participa do Virtual Educa com trabalhos e estande

    Entre os dias 20 e 22 de junho acontecerá o IV Fórum de Capacitação e Formação Continuada com parte da programação oficial do VIII Encontro Internacional Virtual Educa, que acontecerá em São José dos Campos (SP), de 18 a 22 de junho, e tratará de assuntos relacionados aos novos sistemas de formação profissional e corporativa. Profissionais do EAD/ENSP participarão do evento apresentando trabalhos e na coordenação de mesas. O EAD também estará participando com um estande.

  2. Definido o novo secretário de Educação a Distância do MEC

    O novo secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação será o professor Carlos Eduardo Bielschowsky, atual presidente da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj). Sua posse deverá acontecer até o fim de maio, em Brasília. A Fundação Cecierj é responsável pelo consórcio do Cederj que congrega universidades públicas e particulares do Estado do Rio de Janeiro. O trabalho com alcance de êxito na instituição credencia o novo Secretário, tendo em vista sua competência demonstrada tanto na parte técnica, como na articulação política. A informação é do site e-Learning Brasil.

  3. Chamada de trabalhos para o IV Seminário e III Oficina ATIID 2007

    Estão abertas as inscrições de trabalho para o IV Seminário e III Oficina Acessibilidade, Tecnologia da Informação e inclusão Digital - ATIID 2007. Este evento, promovido pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), tem como objetivo contribuir para a sensibilização sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) com foco na inclusão social. Além disso, ele contribui para a divulgação, adoção e avaliação de políticas e programas de integração, das pessoas com deficiência, idosos ou excluídos economicamente, de maneira que os mesmos possam usufruir as potencialidades das TIC.

  4. EAD forma facilitadores e dá continuidade à política de educação permanente

    O Programa de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde do EAD/ENSP agendou seis oficinas Iniciais de Formação de Tutores para os meses de maio e junho. A primeira será realizada a partir desta quarta-feira (16/05). As oficinas serão realizadas em Castelo, no Espírito Santo, Montes Claros, em Minas Gerais, Rio das Ostras, no Rio de Janeiro, uma em Beberibe e duas em Fortaleza, no Ceará. Ao todo, 600 tutores participarão das primeiras aulas presenciais.

  5. Ensino a distância cresce 54% em 2006

    Dados da terceira edição do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (Abraead) revelam que o número de estudantes matriculados em cursos a distância cresceu 54% no ano passado, em relação a 2005. Já são 778 mil alunos cursando o ensino em EAD. Contabilizando apenas os alunos de graduação e pós-graduação, o aumento foi ainda maior: 91%. A informação é do site e-Learning Brasil.

  6. Nutrição indígena é tema de curso pioneiro da ENSP

    Acontece na ENSP a Oficina inicial de formação de tutores para o Curso de Pós-Graduação em Vigilância Alimentar e Nutricional para a Saúde Indígena na modalidade a distância. Este novo curso da ENSP é fruto de uma parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa/MS). O encontro teve início no dia 12 e vai até o dia 20 de abril. A oficina pretende formar dez tutores e cada um deles será responsável por um grupo de 25 alunos do curso.

  7. Inscrições para Cátedra em Londres vão até 16 de abril

    Foram prorrogadas, até 16 de abril, as inscrições de candidaturas para Cátedra em Tecnologias Educacionais Inovadoras, na Universidade de Londres. O programa tem como meta contribuir para a difusão de informações objetivas sobre a dinâmica da sociedade brasileira, em centros universitários de excelência no exterior. As atividades serão realizadas no período de maio a dezembro de 2007.

  8. ENAP lança livro Educação a Distância em Organizações Públicas

    Após a realização, no segundo semestre de 2006, de uma mesa-redonda de pesquisa-ação sobre educação a distância, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), promoveu debate para lançar o livro "Educação a distância em organizações públicas". Os autores e o público, que foram ao evento no dia 08 de março de 2007, assistiram palestra proferida pelo Sr. Marcos Formiga, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância. Clayre Maria Bonfim Lopes (ENSP/Fiocruz) é uma das autoras do livro.

  9. Inscrições de trabalhos para o 13º Congresso Internacional ABED

    O 13º CIED Congresso Internacional de Educação a distância tem como tema Em Busca de Novos Domínios e Novos Públicos Através da EAD, e será realizado em Curitiba (PR) entre os dias 02 e 05 de setembro. O evento abre espaço para que pesquisadores, educadores e dirigentes organizacionais possam apresentar seus trabalhos científicos baseados em investigação científica ou experiências inovadoras. As inscrições vão até o dia 22 de abril.