1. Ensino a distância cresce 54% em 2006

    Dados da terceira edição do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (Abraead) revelam que o número de estudantes matriculados em cursos a distância cresceu 54% no ano passado, em relação a 2005. Já são 778 mil alunos cursando o ensino em EAD. Contabilizando apenas os alunos de graduação e pós-graduação, o aumento foi ainda maior: 91%. A informação é do site e-Learning Brasil.

  2. Nutrição indígena é tema de curso pioneiro da ENSP

    Acontece na ENSP a Oficina inicial de formação de tutores para o Curso de Pós-Graduação em Vigilância Alimentar e Nutricional para a Saúde Indígena na modalidade a distância. Este novo curso da ENSP é fruto de uma parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa/MS). O encontro teve início no dia 12 e vai até o dia 20 de abril. A oficina pretende formar dez tutores e cada um deles será responsável por um grupo de 25 alunos do curso.

  3. Inscrições para Cátedra em Londres vão até 16 de abril

    Foram prorrogadas, até 16 de abril, as inscrições de candidaturas para Cátedra em Tecnologias Educacionais Inovadoras, na Universidade de Londres. O programa tem como meta contribuir para a difusão de informações objetivas sobre a dinâmica da sociedade brasileira, em centros universitários de excelência no exterior. As atividades serão realizadas no período de maio a dezembro de 2007.

  4. ENAP lança livro Educação a Distância em Organizações Públicas

    Após a realização, no segundo semestre de 2006, de uma mesa-redonda de pesquisa-ação sobre educação a distância, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), promoveu debate para lançar o livro "Educação a distância em organizações públicas". Os autores e o público, que foram ao evento no dia 08 de março de 2007, assistiram palestra proferida pelo Sr. Marcos Formiga, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância. Clayre Maria Bonfim Lopes (ENSP/Fiocruz) é uma das autoras do livro.

  5. Inscrições de trabalhos para o 13º Congresso Internacional ABED

    O 13º CIED Congresso Internacional de Educação a distância tem como tema Em Busca de Novos Domínios e Novos Públicos Através da EAD, e será realizado em Curitiba (PR) entre os dias 02 e 05 de setembro. O evento abre espaço para que pesquisadores, educadores e dirigentes organizacionais possam apresentar seus trabalhos científicos baseados em investigação científica ou experiências inovadoras. As inscrições vão até o dia 22 de abril.

  6. Último dia de inscrições para coordenador de EAD na Uniararas

    Terminam nesta sexta-feira (16/03) as inscrições para o Processo Seletivo para a contratação de coordenador geral do Núcleo Interdisciplinar de Educação a Distância (Nead) sob o regime jurídico da CLT. Para ocupar o cargo, que tem carga horária de 44 horas semanais, é preciso ter curso superior completo e treinamento para EAD. O candidato interessado deve fazer a inscrição até às 21 horas, na pró-reitoria de Graduação localizada no Prédio Central do Centro Universitário Hermínio Ometto Uniararas, em Araras, São Paulo.

  7. Aprovada criação de subcomissão na Câmara para tratar de educação a distância

    Numa demonstração do crescimento da modalidade de ensino a distância, a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados decidiu criar, na quinta-feira (8/03), uma subcomissão especial voltada para o ensino a distância, o uso de novas tecnologias e a educação profissional. A necessidade de obter mais espaço em debates e projetos vem do número significativo de alunos que estudam nessa modalidade no Brasil. Em 2005, havia mais de 1,2 milhão de alunos matriculados na modalidade a distância, segundo o Anuário da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed).

  8. EAD/ENSP participa de Encontro Nacional de Tutores da ABED

    A Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) realizará, de 1 a 3 de abril, o 5º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância, em Recife, Pernambuco. Com o tema Uma Nação de Aprendizes em Educação a Distância, o evento reunirá especialistas em Educação a Distância de todo o país para atividades como mini-cursos, palestras, mesas-redondas, exposições, encontros e atividades sociais. Elomar Barilli e Cleide Leitão representarão a Educação a Distância da ENSP (EAD/ENSP/Fiocruz) no Encontro Nacional de Tutores, que será realizado durante o evento. As inscrições para o seminário podem ser feitas até 20 de março no site da ABED.