1. EAD/ENSP: seminário de avaliação aponta diretrizes e estratégias para 2009

    Este ano, a Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública completa sua primeira década de existência. Para avaliar sua trajetória, em especial os projetos e ações do último ano, a EAD/ENSP realizou, nos dias 15 e 16 de dezembro, seu 4º Seminário Interno. Além de toda a equipe da Educação a Distância, o evento também contou com a presença do diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho e dos vices-diretores da Escola.

  2. ABED comemora consolidação da Educação a Distância

    No dia 27 de novembro foi comemorado o Dia Nacional da Educação a Distância. A data foi instituída pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) há cinco anos e, para celebrar mais um aniversário, na quinta-feira (27/11), a ABED, em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), organizou um evento, em São Paulo, com o tema A nova imagem da educação. Este foi o terceiro ano consecutivo em que as entidades reuniram-se para celebrar a data, que teve a participação de renomados educadores.

  3. Oficina da Unasus discute piloto de especialização em saúde da família

    A Oficina do Projeto Piloto de Especialização em Saúde da Família da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Unasus) começa nesta segunda-feira (17/11) em Brasília. A Unasus é uma iniciativa proposta pelo Ministério da Saúde em cooperação com a OPAS/OMS. Para atingir seu objetivo, a Unasus utiliza o Campus Virtual em Saúde Pública como ferramenta de interoperabilidade entre as instituições envolvidas. A base da rede brasileira do Campus Virtual é coordenada pela ENSP.

  4. Seminário possibilita troca de experiências em EAD

    Aprofundar e consolidar temas abordados durante o curso a distância Métodos de Formação por Internet para Instituições Públicas, encerrado em agosto, e oferecer a oportunidade de troca de experiências aos participantes, entre os quais as escolas de governo, por meio de módulo presencial. Esse foi o objetivo da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) no seminário Educação a Distância na Administração Pública: Cursos Mistos e Redes Virtuais.

  5. Capes avalia funcionamento dos pólos da UAB

    O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa da Capes que promove a formação de professores para a educação básica por meio do ensino a distância, está levantando informações a respeito dos 555 pólos de apoio espalhados no País. O objetivo é produzir um diagnóstico acerca do funcionamento do sistema e garantir a qualidade dos cursos oferecidos. "Precisamos enxergar esses pólos com um olhar muito mais aprofundado, muito além das questões de infra-estrutura, por exemplo", explica o coordenador de Articulação Acadêmica da UAB, Aristeu de Oliveira Júnior.

  6. Projetos educacionais mediados pela tecnologia: o uso da EAD para atingir o foco

    O que é a tecnologia e como ela pode ser usada a favor da educação? Essas questões nortearam a mesa Inclusão Digital e Equidade: estratégias e resultados. O tema foi debatido durante o XII Congresso Internacional de Educação a Distância Cread Mercosul/Sul 2008, realizado no início do mês de outubro, no Rio de Janeiro. A mesa foi composta com a presença de Alexandre J. Romiszowski, consultor da Tecnologia, Treinamento e Sistemas Rio (TTS/Brasil) e Anthony Silvagni, professor de Medicina Familiar e Saúde Pública, na Nova Southeastern University College da Flórida, e mediada pelo gerente de tecnologia educacional da EAD/ENSP, Maurício De Seta. As apresentações das palestras estão disponíveis na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  7. O papel dos consórcios e redes na educação a distância

    Pensando na democratização do acesso à educação de qualidade por meio da oferta de ensino a distância, cada vez mais instituições de ensino se unem formando redes e consórcios no Brasil e no mundo. Durante o XII Congresso Internacional de Educação a Distância, que aconteceu no início do mês de outubro, no Rio de Janeiro, a representante do Cread/Brasil, Marlene Montezi Blois, e o diretor executivo do Cread, Armando Villarroel, apresentaram, detalhadamente, o que são, como se formam e quais são os objetivos das redes e consórcio da América Latina. As apresentações estão disponíveis na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  8. UAB e Unasus: formação profissional de nível superior na modalidade a distância

    A Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Universidade Nacional do Sistema Único de Saúde (Unasus) são os dois principais programas brasileiros voltados para a formação de profissionais de nível superior no país na modalidade a distância. Com o objetivo de apresentar o modelo, as características, aplicação, resultados e perspectivas desses projetos, o XII Congresso Internacional de Educação a Distância formou a mesa Educação a distância como estratégia para implementação de políticas públicas no Brasil: as experiências da UAB e da Unasus. As apresentações foram realizadas pelo diretor da UAB, Celso Costa, e Luis Carlos Lobo, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (Deges/MS). A mesa foi mediada pela coordenadora da EAD/ENSP, Lúcia Dupret. As apresentações estão disponíveis na Biblioteca Multimídia da ENSP.