1. Uso de software livre beneficia programas de educação a distância

    As vantagens da utilização do software livre (SL) e sua aplicação em uma universidade do Sul do país foram os temas da mesa Software Livre: panorama do uso em EAD e tendências, realizada no segundo dia do XII Cread Mercosul. Os palestrantes, Sady Jacques, da Associação de Software Livre.org, e Paulo Rech Wagner, professor da PUC Virtual do RS, comentaram a importância da adesão ao SL, a economia que representa para as instituições e outras vantagens. Nesta quinta-feira (9/10), a ENSP realiza oficina para discutir o conjunto de estratégias para a construção do novo sistema baseado em software livre, para os cursos a distância. Confira os áudios na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  2. Parceria entre saúde e educação é destaque na abertura do XII Cread

    A educação a distância como estratégia para o acesso à educação e à saúde foi o principal tema da abertura do XII Cread Mercosul, promovido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) em parceria com o Consórcio Rede de Educação a Distância (Cread). A solenidade de abertura ressaltou a importância de propor uma reflexão sobre o papel da educação e da saúde como caminho para a justiça social e a cidadania, com ênfase na educação a distância; e o fortalecimento da parceria interministerial entre o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde no âmbito da promoção de políticas públicas, desenvolvimento de tecnologias e modelo pedagógico. Confira, na Biblioteca Multimídia da ENSP o áudio da abertura.

  3. Congresso de educação a distância reúne experiências internacionais no Rio de Janeiro

    Discutir a educação a distância no âmbito das políticas públicas, cidadania, tecnologia e desenvolvimento pedagógico é o foco do XII Congresso Internacional de Educação a Distância - Cread Mercosul/Sul 2008, que acontece de 5 a 8 de outubro, no Rio de Janeiro. Com o tema central Educação a distância e cidadania: um caminho para a justiça social, o evento reunirá congressistas de vários países para apresentar experiências e expectativas da EAD no mundo. Além do diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, a mesa de abertura do evento será formada por autoridades da área, como o secretário de Educação a Distância (Seed/Mec), Carlos Eduardo Bielschowsky, o representante interamericano do Cread, Armando Villarroel, e outros. O evento é realizado pelo Consórcio Rede de Educação a Distância (Cread) em parceria com a ENSP/Fiocruz.

  4. Comunicado para alunos do sistema Universidade Aberta do Brasil EAD/ENSP

    As datas de realização da aula inaugural e demais atividades acadêmicas do sistema Universidade Aberta do Brasil EAD/ENSP serão divulgadas, através deste sítio, a partir do dia 11 de outubro de 2008. Até lá, serão concluídas diversas etapas relacionadas à formação pedagógica de tutores, material didático etc., para que as atividades sejam iniciadas da forma mais satisfatória possível.

  5. ENSP realiza oficina de formação de tutores para cursos a distância UAB/MEC

    Até sexta-feira (3/09), acontece na ENSP a Oficina de Formação Inicial de Tutores-Pesquisadores de três dos cinco cursos oferecidos pela parceria da ENSP/Fiocruz com a Universidade Aberta do Brasil (UAB/MEC), por meio da Educação a Distância. A Oficina dos Cursos de Gestão em Saúde, Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde e Vigilância Sanitária conta com cerca de 60 participantes. A Oficina dos outros dois cursos - Facilitadores de Educação Permanente em Saúde e Gestão de Projetos de Investimentos de Investimentos em Saúde - está acontecendo no mesmo período na cidade de Itapetininga, São Paulo.

  6. Canal Saúde debate o papel da Educação a Distância na formação do profissional da Saúde

    O programa Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz, debate, nesta terça-feira (30/09), das 13h às 14h, a Educação a Distância (EaD) aplicada à formação profissional na saúde pública. Participam como debatedoras a coordenadora do Programa de Educação a Distância da Escola de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Lúcia Dupret, e Lillian Daisy, professora doutora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná, especialista em formação de professores em EaD. O Sala de Convidados é apresentado por Renato Farias.

  7. Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa: curso a distância realiza aula inaugural em Salvador

    Será realizada na próxima terça-feira, 23/09, em Salvador (BA), a aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa na modalidade à distância. Este curso é fruto de uma parceria entre a Área Técnica de Saúde do Idoso do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde e a Escola Nacional de Saúde Pública, por meio da Educação a Distância. O seu objetivo é formar profissionais de nível superior do setor saúde para atuarem na rede básica de assistência à saúde, com ênfase na estratégia saúde da família das regiões Norte e Nordeste do país.

  8. Educação a Distância: qualidade do ensino é foco de congresso internacional

    Termina nesta quarta-feira, 17/09, o 14º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Ao todo o evento teve quatro dias de duração e contou com apresenta de cerca de 1300 participantes. Segundo o presidente da Abed, Fredic Litto, o objetivo do encontro foi facilitar a troca de experiências sistematizadas. Para ele, o Brasil avançou, mas ainda está distante de experiências internacionais importantes e afirma que é necessário que sejam realizadas pesquisas qualitativas direcionadas para o desempenho dos alunos na modalidade, estudos de impacto da aprendizagem e dos cursos. Só com essas ações, diz ele, será possível alcançar a qualidade desejada.

  9. XII Congresso de Educação a Distância - Cread está com inscrições abertas para os cursos

    Educação a distância e cidadania: um caminho para a justiça social é o tema central do XII Congresso de Educação a Distância Cread Mercosul/Sul - 2008, que acontecerá de 5 a 8 de outubro no Rio de Janeiro. Além do tema central, o Congresso está dividido em quatro eixos temáticos e conta com nove cursos. Este ano, o Consórcio Rede de Educação a Distância (Cread) tem a parceria da ENSP para a realização do evento. O envolvimento da Escola faz jus à sua missão e experiência de instituição formadora, em âmbito nacional, de profissionais para atuação no campo da saúde. O objetivo do Cread é propor a reflexão sobre o papel da modalidade educativa a distância como caminho para a justiça social e cidadania.

  10. TV Univap disponibiliza depoimentos e entrevistas sobre EAD em sua página eletrônica

    Durante o IX Encontro Virtual Educa Zaragoza 2008 foram realizadas diversas entrevistas com personalidades, autoridades e educadores da Ibero-América e também foram gravados alguns relatos de experiências de sucesso da Educação a Distância no Brasil. Entre as gravações disponíveis no site é possível conferir a entrevista do Diretor da UNISUL Virtual, professor João Vianney sobre uma pesquisa que aborda a realidade da EAD no Brasil. A apresentção foi feita durante a reunião da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).