1. XII Congresso de Educação a Distância - Cread Mercosur/Sul recebe trabalhos até 10/08

    Foi prorrogado até o dia 10 de agosto o prazo de inscrições de trabalhos para o XII Congresso de Educação a Distância - Cread Mercosur/Sul, que acontecerá de 5 a 8 de outubro no Rio de Janeiro. Este ano, o Consórcio Rede de Educação a Distância (Cread) conta com a parceria da ENSP para a realização do evento. Além do tema central Educação a distância e cidadania: um caminho para a justiça social, o Congresso está dividido em quatro eixos temáticos. Cada autor poderá participar com até dois trabalhos.

  2. TV Univap transmite entrevistas realizadas durante o durante o IX Encontro Virtual Educa - Zaragoza 2008

    Durante o evento, foram realizadas mais de 2 horas de entrevistas com personalidades, autoridades e educadores da Ibero-América, como o ministro da Educação da Argentina, a ministra da Educação Superior da República Dominicana, o presidente do Parlamento Latino Americano, reitores do Brasil, Peru, República Dominicana e do presidente da União das Universidades da América Latina.

  3. Saúde na escola é tema da série Salto para o Futuro

    Após o período de férias, o programa Salto para o Futuro volta a ser transmitido ao vivo, nesta segunda-feira, 4, pela TV Escola, canal da Secretaria de Educação a Distância (Seed) do Ministério da Educação. A primeira série do programa aborda o tema Saúde e Educação, que põe em discussão a escola como espaço para construção social da saúde (participação da comunidade, afeto, solidariedade, diálogo, cultura) e para a consolidação de conhecimento, aquisição de habilidades, afetividade e cuidados com a saúde.

  4. Um país cada vez mais digital

    O número de brasileiros que acessam a internet cresceu seis pontos percentuais em relação a 2006, chegando a 34% em 2007. Dos domicílios no país, 24% já contam com computador. Os dados são da Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil 2007, publicada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br) do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

  5. Aula inaugural do Curso de Controle e Assistência da Tuberculose na ENSP

    Na próxima quarta-feira, 30 de julho, acontecerá na ENSP a aula inaugural do Curso de Atualização em Controle e Assistência da Tuberculose, na modalidade a distância. Com o tema A situação da tuberculose no Brasil e no mundo: perspectivas e desafios para seu controle, a palestra será proferida pelo diretor do Centro de Referência Professor Hélio Fraga/ENSP, Miguel Aiub Hijjar. Este curso foi elaborado pelo Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP/Fiocruz), por meio da Educação a Distância (EAD/ENSP) em parceria com o Fundo Global de Tuberculose Brasil. O evento será transmitido ao vivo pela internet na página eletrônica da Rede Fiocruz.

  6. Prorrogadas as inscrições de trabalhos para Congresso de EAD sobre cidadania e justiça social

    Foi prorrogado até o dia três de agosto o prazo de inscrições de trabalhos para o XII Congresso de Educação a Distância - Cread Mercosur/Sul, que acontecerá de 5 a 8 de outubro no Rio de Janeiro. Este ano, o Consórcio Rede de Educação a Distância (Cread) conta com a parceria da ENSP para a realização do evento. Além do tema central Educação a distância e cidadania: um caminho para a justiça social, o Congresso está dividido em quatro eixos temáticos. Cada autor poderá participar com até dois trabalhos.

  7. É possível fazer cursos totalmente a distância?

    Apesar do crescimento expressivo da Educação a Distância recentemente mensurável, entre outros fatores, pelo aumento na oferta de vagas de cursos a distância nas instituições , oferecer cursos no formato 100% não-presencial ainda divide especialistas. Quem defende a modalidade como saída para driblar a exclusão no Ensino Superior aposta na viabilidade do modelo apenas em longo prazo. Os mais radicais, no entanto, não a consideram viável nem assim. Continuam a defender 20% de aulas presenciais para manter o contato do aluno com o professor e sua integração social.

  8. Ministério da Educação lança Portal do Professor

    O Portal do Professor e o Banco Internacional de Objetos Educacionais são os mais novos instrumentos de auxílio ao trabalho dos professores e ao processo de formação. O ministro da Educação, Fernando Haddad, e o secretário de Educação a Distância, Carlos Eduardo Bielschowsky, lançaram o portal e o banco em Brasília.

  9. UAB: último dia de inscrições para alunos na modalidade a distância

    Hoje (19/06) é o último dia de inscrições para a seleção de alunos dos cinco cursos a distância da ENSP/Fiocruz, que fazem parte do Sistema Universidade Aberta do Brasil do Ministério da Educação (UAB/MEC). Ao todo, os cursos ofertarão 2.400 vagas, que serão distribuídas entre os pólos municipais de apoio presencial da UAB/MEC das regiões norte, nordeste e sudeste do país. Confira o edital de prorrogação e o edital original de seleção de alunos, ambos em formato PDF. Os cursos - Especialização em Gestão em Saúde; Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde; Aperfeiçoamento em Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde; Aperfeiçoamento em Gestão de Projetos de Investimentos em Saúde e Aperfeiçoamento em Vigilância Sanitária com início previsto para julho de 2008, formarão em níveis de especialização e aperfeiçoamento.

  10. Acervo da UAB: novos livros em agosto

    O Ministério da Educação vai investir, este ano, R$ 27 milhões na aquisição de livros para os pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O objetivo é complementar o acervo bibliográfico já existente nos 291 pólos de apoio presencial espalhados por todo o Brasil. As obras começarão a chegar aos municípios em agosto.