1. Acervo da UAB: novos livros em agosto

    O Ministério da Educação vai investir, este ano, R$ 27 milhões na aquisição de livros para os pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O objetivo é complementar o acervo bibliográfico já existente nos 291 pólos de apoio presencial espalhados por todo o Brasil. As obras começarão a chegar aos municípios em agosto.

  2. ENSP realizará videoconferência sobre teorias da aprendizagem

    Será realizada na quarta-feira (21/05) a videoconferência Epistemologia das teorias da aprendizagem: Foco na ação docente, que integra as estratégias pedagógicas da disciplina Metodologias para prática docente em Saúde Pública, oferecida nos cursos de mestrado e doutorado em Saúde Pública da ENSP/Fiocruz e ministrada pela professora Elomar Barilli.

  3. Competência, Certificação e EAD em debate

    Para discutir competência, certificação e EAD, o Painel ABED do Congresso Internacional e-Learning Brasil 2008 traz o Prof. Fredric Litto, presidente da ABED, Mavi Pólo, gerente de negócios da Pearson Education, Adriana Schneider, gerente de gestão educacional do SENAC Rio, Gustavo Rohde, diretor comercial da Datasul Educação Corporativa, e Luciano Sathler Guimarães, pró-reitor de EAD da Universidade Metodista de São Paulo.

  4. Abed promove webconferência sobre internet e educação a distância

    A Associação Brasileira de Educação a Distância Pólo Rio de Janeiro (Abed/Rio) vai realizar, no dia 10/04, a Webconferência Web 2.0 para Ensinar e Aprender com o Professor José Erigleidson da Silva. A Webconferência será realizada por meio de uma plataforma restrita que comporta poucos acessos simultâneos, por isso apenas as 50 primeiras pessoas receberão as informações necessárias para o acesso. Para solicitar a inscrição basta mandar um e-mail para barilli@fiocruz.br e solicitar a inscrição.

  5. EAD dá início a curso de formação de docente em educação profissional em saúde

    Foi dado o pontapé inicial para a formação de profissionais no Projeto Piloto do Curso de Formação de Docente em Educação Profissional Técnica na Área de Saúde na modalidade a distância. Nos dias 27 e 28 de março, foi realizada em Mato Grosso do Sul a primeira aula inaugural do curso. Voltado para a formação docente crítica, o curso incorpora valores e princípios da reforma sanitária brasileira como marcos conceituais. Além disso, adota a história das lutas sociais por saúde no Brasil como eixo de sustentação de sua estrutura curricular, dando subsídios para análise da complexa realidade do setor e do processo histórico de defesa da saúde pública.

  6. Uso de tecnologia é importante para escola

    O uso de tecnologias como ferramentas educacionais foi um dos temas discutidos no 3º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, realizado em Brasília. O secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação (SEED/MEC), Carlos Eduardo Bielschowsky, defendeu o fortalecimento da cultura tecnológica nas escolas. Segundo ele, a principal contribuição da tecnologia no ambiente escolar é a mudança da dinâmica na sala de aula, utilizando essa ferramenta para a promoção e transformação educacional.

  7. Lista de selecionados para o Curso de Especialização em Formação de Docentes para Educação Profissional Técnica na Área de Saúde

    A ENSP e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) acabam de divulgar a lista dos alunos selecionados para o Curso de Especialização em Formação de Docentes para Educação Profissional Técnica na Área da Saúde Projeto Piloto na modalidade a distância. Ao todo, 160 candidatos foram selecionados para vagas em Manaus (AM), Campo Grande (MS) e Salvador (BA).

  8. Premio e-Learning: inscrições vão até o dia 7/04

    Termina no dia sete de abril as inscrições para a sétima edição do Prêmio e-Learning Brasil 2008/2009. O objetivo deste prêmio é estimular organizações empresariais e de ensino do país a utilizarem recursos tecnológicos para promover o aprendizado contínuo de seus colaboradores e alunos, elevando seu nível de capacitação, desempenho e contribuição para os resultados e níveis de competitividade global das instituições brasileiras.

  9. Curso de extensão em Gestão de Iniciativas Sociais realiza oficina no Rio

    O curso de extensão em Gestão de Iniciativas Sociais (Gis), desenvolvido na modalidade a distância, realizou um encontro presencial no Rio de Janeiro. O curso tem como objetivo atualizar conhecimentos e práticas no campo das políticas públicas, da gestão de projetos sociais e da participação e do controle social. O segundo módulo do curso, intitulado Atualização em Políticas Públicas e Gestão Social, é coordenado por pesquisadores do Departamento de Ciências Sociais (DCS/ENSP).