1. EAD/ENSP promove fórum para coordenadores e prefeitos

    A Educação a Distância da ENSP/Fiocruz vai realizar, nos dias 30 e 31 de julho, o Fórum de Prefeitos e Coordenadores de Pólos da Universidade Aberta do Brasil. De acordo com Lúcia Dupret, coordenadora da EAD/ENSP, o encontro visa construir vínculos entre os 23 municípios pólos que ofertarão os cinco cursos da EAD/ENSP pela Universidade Aberta do Brasil/MEC. Além disso, o encontro pretende facilitar a compreensão da natureza dos cursos oferecidos e fortificar as articulações intersetoriais entre saúde e educação. O diretor da ENSP, Antonio Ivo de Carvalho, fará a abertura do evento e abordará o tema O Município na promoção da saúde-educação-cidadania. A atividade acontecerá no Salão Internacional da ENSP a partir das 9h30.

  2. Pós em Vigilância Alimentar e Nutricional para Saúde Indígena em setembro

    A partir de setembro, a EAD/ENSP realiza o curso de Pós-Graduação em Vigilância Alimentar e Nutricional para Saúde Indígena, voltado para profissionais de formação superior na área da saúde das equipes multidisciplinares dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). O objetivo é formar profissionais de saúde na área de alimentação e nutrição, com a finalidade de colaborar para a construção e consolidação do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) e do Sistema Único de Saúde (SUS). O curso é uma parceria da Escola, por meio da EAD/ENSP, com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa/MS). O curso é uma demanda da Funasa e terá um total de 250 vagas.

  3. EAD/ENSP participa de congresso internacional sobre e-Learning

    Começa nesta quarta-feira (4/07) o 7º Congresso Internacional e-Learning Brasil. A coordenadora da EAD/ENSP, Lúcia Dupret, será uma das palestrantes do evento e sua mesa discutirá o tema Educação a Distância na Área de Saúde. Lúcia também vai falar sobre a experiência da EAD/ENSP. A idéia da sessão de abertura é compartilhar as visões sobre o tema do congresso, que este ano será Além do e-Learning - a influência das lideranças e da tecnologia no aprendizado, desempenho e resultados. O congresso acontece nos dias 4 e 5 de julho, em São Paulo.

  4. Vídeo utilizado pelo EAD/ENSP ganha prêmio em festival

    O vídeo Encontro com os gestores da macrorregião de saúde de Montes Claros foi contemplado com o Prêmio Especial Diploma para Vídeo durante o IV Certamen Internacional de Cine Medico, Salud y Telemedicina e o III Taller Internacional de Cine y Video Cientifico, realizado em Havana, Cuba, pelo Centro Nacional de Investigações Científicas e Fundo Nacional de Bens Culturais. O evento aconteceu de 4 a 8 de junho. O objetivo do vídeo é contribuir para o fortalecimento da discussão acerca dos desafios da gestão no SUS, principalmente sobre duas áreas específicas: gestão e incorporação de tecnologias e o fortalecimento da construção de rede de serviços loco-regionais.

  5. EAD/ENSP participa do Virtual Educa com trabalhos e estande

    Entre os dias 20 e 22 de junho acontecerá o IV Fórum de Capacitação e Formação Continuada com parte da programação oficial do VIII Encontro Internacional Virtual Educa, que acontecerá em São José dos Campos (SP), de 18 a 22 de junho, e tratará de assuntos relacionados aos novos sistemas de formação profissional e corporativa. Profissionais do EAD/ENSP participarão do evento apresentando trabalhos e na coordenação de mesas. O EAD também estará participando com um estande.

  6. Chamada de trabalhos para o IV Seminário e III Oficina ATIID 2007

    Estão abertas as inscrições de trabalho para o IV Seminário e III Oficina Acessibilidade, Tecnologia da Informação e inclusão Digital - ATIID 2007. Este evento, promovido pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), tem como objetivo contribuir para a sensibilização sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) com foco na inclusão social. Além disso, ele contribui para a divulgação, adoção e avaliação de políticas e programas de integração, das pessoas com deficiência, idosos ou excluídos economicamente, de maneira que os mesmos possam usufruir as potencialidades das TIC.

  7. Definido o novo secretário de Educação a Distância do MEC

    O novo secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação será o professor Carlos Eduardo Bielschowsky, atual presidente da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj). Sua posse deverá acontecer até o fim de maio, em Brasília. A Fundação Cecierj é responsável pelo consórcio do Cederj que congrega universidades públicas e particulares do Estado do Rio de Janeiro. O trabalho com alcance de êxito na instituição credencia o novo Secretário, tendo em vista sua competência demonstrada tanto na parte técnica, como na articulação política. A informação é do site e-Learning Brasil.

  8. EAD forma facilitadores e dá continuidade à política de educação permanente

    O Programa de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde do EAD/ENSP agendou seis oficinas Iniciais de Formação de Tutores para os meses de maio e junho. A primeira será realizada a partir desta quarta-feira (16/05). As oficinas serão realizadas em Castelo, no Espírito Santo, Montes Claros, em Minas Gerais, Rio das Ostras, no Rio de Janeiro, uma em Beberibe e duas em Fortaleza, no Ceará. Ao todo, 600 tutores participarão das primeiras aulas presenciais.