1. América Latina: integrar pela educação

    O Ministério da Educação apresentou no 6º Encontro Internacional do Fórum Universitário do Mercosul (Fomerco) a intenção do governo brasileiro de criar a Universidade da Integração Latino-Americana (Unila). O projeto prevê a oferta de cursos de graduação, pós-graduação e pesquisa sobre temas de interesse comum dos países. A reunião do Fomerco aconteceu em Aracaju (SE), de 12 a 16 de setembro.

  2. Seminário Web: e-Learning – Tendências e Caso de Sucesso

    Dia 26/9 (quarta-feira), às 16h, Francisco Antonio Soeltl, presidente da MicroPower, e Regina Guimarães de David, coordenadora de educação a distância e treinamento da Brasil Telecom, apresentarão gratuitamente o Seminário Web: e-Learning Tendências e Caso de Sucesso. As inscrições podem ser feitas até 24/9 ao meio-dia no site do e-Learning. As vagas são limitadas.

  3. Educação a distância: debate na Câmara

    A questão da regulamentação da educação a distância no país dominou a pauta de discussões do 1º Simpósio Nacional de Ensino a Distância, realizado na quinta-feira (30/08), na Câmara dos Deputados. Também foram abordados temas como conteúdo, política e uso da tecnologia da modalidade de ensino.

  4. Seminário Internacional de Aprendizagem pelo Trabalho discutirá EAD

    Será realizado em São Paulo o 1º Seminário Internacional de Aprendizagem pelo Trabalho. O objetivo do evento é saber como a metodologia de Work-based Learning pode mudar o panorama da educação corporativa do ensino superior e do e-learning no Brasil e no mundo. A proposta é disseminar o conceito de Work-based e apresentar sugestões de como esta metodologia pode ser aplicada como alternativa ao atual modelo de ensino pelas universidades públicas, privadas e corporativas. O evento acontecerá no dia 5 de setembro, de 8h às 12h, no auditório do CIEE na Rua Tabapuã, nº 540, São Paulo.

  5. Revista E-duc@çãoVirtual recebe trabalhos para próxima edição

    A Revista E-duc@çãoVirtual recebe trabalhos para próxima edição. Os interessados podem submeter propostas até 30 de agosto para a Comissão Editorial da revista científica eletrônica E-duc@çãoVirtual, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). A temática do novo número é Educação a Distância: novas técnicas, novos métodos de ensinar.

  6. Associação brasileira de EAD promove palestra sobre gestão do conhecimento

    A Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed/RJ) realizará no dia 16 de agosto o encontro dos Pólos do Rio de Janeiro. A palestra Desafios da Gestão do Conhecimento nos processos de desenvolvimento de cursos a distância será apresentada por Fernando Goldman, engenheiro e presidente do Pólo/RJ da Associação Brasileira de Gestão do Conhecimento. De acordo com Elomar Barilli, da equipe da EAD/ENSP, este encontro tem como objetivo promover a discussão e a interação dos associados e amigos do Pólo do Rio de Janeiro e dos demais interessados em temas ligados à educação a distância.

  7. EAD/ENSP promove fórum para coordenadores e prefeitos

    A Educação a Distância da ENSP/Fiocruz vai realizar, nos dias 30 e 31 de julho, o Fórum de Prefeitos e Coordenadores de Pólos da Universidade Aberta do Brasil. De acordo com Lúcia Dupret, coordenadora da EAD/ENSP, o encontro visa construir vínculos entre os 23 municípios pólos que ofertarão os cinco cursos da EAD/ENSP pela Universidade Aberta do Brasil/MEC. Além disso, o encontro pretende facilitar a compreensão da natureza dos cursos oferecidos e fortificar as articulações intersetoriais entre saúde e educação. O diretor da ENSP, Antonio Ivo de Carvalho, fará a abertura do evento e abordará o tema O Município na promoção da saúde-educação-cidadania. A atividade acontecerá no Salão Internacional da ENSP a partir das 9h30.

  8. Pós em Vigilância Alimentar e Nutricional para Saúde Indígena em setembro

    A partir de setembro, a EAD/ENSP realiza o curso de Pós-Graduação em Vigilância Alimentar e Nutricional para Saúde Indígena, voltado para profissionais de formação superior na área da saúde das equipes multidisciplinares dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). O objetivo é formar profissionais de saúde na área de alimentação e nutrição, com a finalidade de colaborar para a construção e consolidação do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) e do Sistema Único de Saúde (SUS). O curso é uma parceria da Escola, por meio da EAD/ENSP, com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa/MS). O curso é uma demanda da Funasa e terá um total de 250 vagas.