1. Revista eletrônica do Mec publica projeto e ações voltadas para EAD

    A SEED - Secretaria de Educação a Distância do MEC mantem a Revista Eletrônica Seednet que tem o objetivo de divulgar instantaneamente (on-line) as notícias sobre os projetos e ações que estão sendo realizadas em EAD. A intenção é proporcionar à sociedade brasileira um maior conhecimento dos projetos que a SEED desenvolve em prol de uma educação de qualidade. Além disso, pretende usar o meio eletrônico para disseminar o conhecimento sobre Educação a Distância produzido no Brasil e no mundo visando estimular o uso das ferramentas tecnológicas na área da educação, bem como auxiliar os profissionais que atuam na área na realização de suas atividades.

  2. Dia Nacional da EAD é comemorado com evento no Forte do Leme

    No dia 27 de novembro, será comemorado o Dia Nacional da EAD. O Pólo Rio de Janeiro da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) com o apoio da ENSP realizará um evento, com a palestra A inclusão social através da Educação a Distância: Recursos tecnológicos para acesso de cidadão com restrição física à formação de qualidade, proferida por Antônio Borges, do Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ). A abertura do encontro será feita por Francisco Mamede de Brito Filho. A comemoração está marcada para às 9h30, no Forte Duque de Caxias, no Leme.

  3. EAD/ENSP na Revista e-Learning Brasil

    A revista e-Learning Brasil publicou a quarta edição de seu Anuário (2007/2008) com um balanço sobre o Prêmio e-Learning Brasil 2007, que contemplou a Educação a Distância da ENSP/Fiocruz com o terceiro lugar na categoria Modalidades Acadêmica, Projetos Acadêmicos, Educacional, Administração Pública e Relevante Contribuição Social. A EAD/ENSP também foi premiada como Referência Nacional 2007/2008.

  4. Cursos a distância: mudanças na avaliação

    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) já dispõe de novos instrumentos de avaliação para a educação superior a distância. Com eles, o instituto estará apto a fazer o credenciamento de instituições para a oferta dessa modalidade de ensino e de pólos de apoio presencial, além de autorizar cursos.

  5. Videomed apresentará documentário utilizado pelo EAD/ENSP

    O vídeo Encontro com os gestores da macrorregião de saúde de Montes Claros, que faz parte do Programa de Qualificação em Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde e que tem como uma de suas ações os cursos Gestão de Recursos Físicos e Tecnológicos (Refit) e Gestão de Projetos de Investimentos em Saúde (Investidores), no âmbito da Escola de Governo (EGS/ENSP/Fiocruz) será exibido no dia 09 de novembro no festival internacional de vídeo e cinema médico-científico Videomed Brasil 2007 na Sessão Vídeomed Cuba, às 16:30. O festival é promovido pelo Canal Saúde, da Fiocruz e acontece entre os dias 7 e 9 de novembro no Hotel Pestana Copacabana, Rio de Janeiro.

  6. Regras rígidas para o ensino a distância

    Regras rígidas vão controlar a abertura e o reconhecimento dos cursos de graduação a distância que, atualmente, atendem 575,7 mil estudantes em 205 cursos em todo o país. As instituições que não cumprirem as novas exigências do Ministério da Educação (MEC) serão descredenciadas e impedidas de atuar no segmento.

  7. Especialização a distância em saúde do trabalhador inaugura mais sete turmas

    Está acontecendo em Cruzeiro, São Paulo a inauguração de uma nova turma do curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, na modalidade a distância. O encontro presencial da turma, que é formada por 20 alunos, tem como objetivo desenvolver as primeiras atividades pedagógicas do curso e apresentar e ambientar os alunos na utilização do ambiente virtual de aprendizagem. Além disso, este o encontro presencial também colabora para o estreitamento da relação aluno-tutor. O encontro em Cruzeiro vai até o dia 19 de outubro.

  8. EAD/ENSP será apresentada no Encontro Nacional das Escolas de Governo

    A coordenadora da Educação a Distância da ENSP (EAD/ENSP), Lucia Dupret, será a palestrante do último dia do Encontro Nacional das Escolas de Governo em Saúde, nesta sexta - feira (28/09), no Auditório Térreo da ENSP. Na ocasião, Lúcia apresentará o EAD/ENSP e falará sobre O Programa EAD/ENSP e seu Potencial de Integração com a Rede de Escolas de Governo em Saúde. A palestra está marcada para às 9 horas.

  9. Seminário Web: e-Learning – Tendências e Caso de Sucesso

    Dia 26/9 (quarta-feira), às 16h, Francisco Antonio Soeltl, presidente da MicroPower, e Regina Guimarães de David, coordenadora de educação a distância e treinamento da Brasil Telecom, apresentarão gratuitamente o Seminário Web: e-Learning Tendências e Caso de Sucesso. As inscrições podem ser feitas até 24/9 ao meio-dia no site do e-Learning. As vagas são limitadas.

  10. América Latina: integrar pela educação

    O Ministério da Educação apresentou no 6º Encontro Internacional do Fórum Universitário do Mercosul (Fomerco) a intenção do governo brasileiro de criar a Universidade da Integração Latino-Americana (Unila). O projeto prevê a oferta de cursos de graduação, pós-graduação e pesquisa sobre temas de interesse comum dos países. A reunião do Fomerco aconteceu em Aracaju (SE), de 12 a 16 de setembro.