1. Capes avalia funcionamento dos pólos da UAB

    O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa da Capes que promove a formação de professores para a educação básica por meio do ensino a distância, está levantando informações a respeito dos 555 pólos de apoio espalhados no País. O objetivo é produzir um diagnóstico acerca do funcionamento do sistema e garantir a qualidade dos cursos oferecidos. "Precisamos enxergar esses pólos com um olhar muito mais aprofundado, muito além das questões de infra-estrutura, por exemplo", explica o coordenador de Articulação Acadêmica da UAB, Aristeu de Oliveira Júnior.

  2. Projetos educacionais mediados pela tecnologia: o uso da EAD para atingir o foco

    O que é a tecnologia e como ela pode ser usada a favor da educação? Essas questões nortearam a mesa Inclusão Digital e Equidade: estratégias e resultados. O tema foi debatido durante o XII Congresso Internacional de Educação a Distância Cread Mercosul/Sul 2008, realizado no início do mês de outubro, no Rio de Janeiro. A mesa foi composta com a presença de Alexandre J. Romiszowski, consultor da Tecnologia, Treinamento e Sistemas Rio (TTS/Brasil) e Anthony Silvagni, professor de Medicina Familiar e Saúde Pública, na Nova Southeastern University College da Flórida, e mediada pelo gerente de tecnologia educacional da EAD/ENSP, Maurício De Seta. As apresentações das palestras estão disponíveis na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  3. O papel dos consórcios e redes na educação a distância

    Pensando na democratização do acesso à educação de qualidade por meio da oferta de ensino a distância, cada vez mais instituições de ensino se unem formando redes e consórcios no Brasil e no mundo. Durante o XII Congresso Internacional de Educação a Distância, que aconteceu no início do mês de outubro, no Rio de Janeiro, a representante do Cread/Brasil, Marlene Montezi Blois, e o diretor executivo do Cread, Armando Villarroel, apresentaram, detalhadamente, o que são, como se formam e quais são os objetivos das redes e consórcio da América Latina. As apresentações estão disponíveis na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  4. UAB e Unasus: formação profissional de nível superior na modalidade a distância

    A Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Universidade Nacional do Sistema Único de Saúde (Unasus) são os dois principais programas brasileiros voltados para a formação de profissionais de nível superior no país na modalidade a distância. Com o objetivo de apresentar o modelo, as características, aplicação, resultados e perspectivas desses projetos, o XII Congresso Internacional de Educação a Distância formou a mesa Educação a distância como estratégia para implementação de políticas públicas no Brasil: as experiências da UAB e da Unasus. As apresentações foram realizadas pelo diretor da UAB, Celso Costa, e Luis Carlos Lobo, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (Deges/MS). A mesa foi mediada pela coordenadora da EAD/ENSP, Lúcia Dupret. As apresentações estão disponíveis na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  5. EAD: instrumento inovador para educação e justiça social

    Pensar a educação a distância como estratégia que perpassa suas funções mais básicas - ir onde o aluno está, ser um processo mediado por tecnologia e oferecer horários alternativos de aprendizagem e trazer ao debate o uso dessa modalidade de ensino como instrumento gerador de oportunidades na busca incessante pela justiça social. Este é o nosso objetivo, afirmou Milta Torrez, da EAD/ENSP na primeira mesa redonda do XII Congresso Internacional de Educação a Distância intitulada Padrões de qualidade e Avaliação em EAD. Além de Milta, que participou como moderadora da mesa, o evento contou com as palestras de Mara Regina Lemes de Sordi da Unicamp/SP e Peter Bouhuijs, da Universidade de Stellenbosch da África do Sul. As apresentações das palestras podem ser acessadas na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  6. Cread Mercosul/Sul 2008 – Galeria de fotos

    Confira, na galeria de fotos do Informe ENSP, as imagens do XII Congresso Internacional de Educação a Distância - Cread Mercosul/Sul 2008, que tem como tema central Educação a distância e cidadania: um caminho para a justiça social e está ocorrendo no Rio de Janeiro (RJ).

  7. Uso de software livre beneficia programas de educação a distância

    As vantagens da utilização do software livre (SL) e sua aplicação em uma universidade do Sul do país foram os temas da mesa Software Livre: panorama do uso em EAD e tendências, realizada no segundo dia do XII Cread Mercosul. Os palestrantes, Sady Jacques, da Associação de Software Livre.org, e Paulo Rech Wagner, professor da PUC Virtual do RS, comentaram a importância da adesão ao SL, a economia que representa para as instituições e outras vantagens. Nesta quinta-feira (9/10), a ENSP realiza oficina para discutir o conjunto de estratégias para a construção do novo sistema baseado em software livre, para os cursos a distância. Confira os áudios na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  8. Parceria entre saúde e educação é destaque na abertura do XII Cread

    A educação a distância como estratégia para o acesso à educação e à saúde foi o principal tema da abertura do XII Cread Mercosul, promovido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) em parceria com o Consórcio Rede de Educação a Distância (Cread). A solenidade de abertura ressaltou a importância de propor uma reflexão sobre o papel da educação e da saúde como caminho para a justiça social e a cidadania, com ênfase na educação a distância; e o fortalecimento da parceria interministerial entre o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde no âmbito da promoção de políticas públicas, desenvolvimento de tecnologias e modelo pedagógico. Confira, na Biblioteca Multimídia da ENSP o áudio da abertura.

  9. Congresso de educação a distância reúne experiências internacionais no Rio de Janeiro

    Discutir a educação a distância no âmbito das políticas públicas, cidadania, tecnologia e desenvolvimento pedagógico é o foco do XII Congresso Internacional de Educação a Distância - Cread Mercosul/Sul 2008, que acontece de 5 a 8 de outubro, no Rio de Janeiro. Com o tema central Educação a distância e cidadania: um caminho para a justiça social, o evento reunirá congressistas de vários países para apresentar experiências e expectativas da EAD no mundo. Além do diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, a mesa de abertura do evento será formada por autoridades da área, como o secretário de Educação a Distância (Seed/Mec), Carlos Eduardo Bielschowsky, o representante interamericano do Cread, Armando Villarroel, e outros. O evento é realizado pelo Consórcio Rede de Educação a Distância (Cread) em parceria com a ENSP/Fiocruz.

  10. Comunicado para alunos do sistema Universidade Aberta do Brasil EAD/ENSP

    As datas de realização da aula inaugural e demais atividades acadêmicas do sistema Universidade Aberta do Brasil EAD/ENSP serão divulgadas, através deste sítio, a partir do dia 11 de outubro de 2008. Até lá, serão concluídas diversas etapas relacionadas à formação pedagógica de tutores, material didático etc., para que as atividades sejam iniciadas da forma mais satisfatória possível.