1. Vigilância Nutricional para Saúde Indígena lança edital para alunos e tutores

    A Educação a Distancia da ENSP lançou dois editais para o curso de Aperfeiçoamento em Vigilância Alimentar e Nutricional para Saúde Indígena, um para a seleção de tutores e outro para a seleção de alunos. Ao todo, foram disponibilizadas 20 vagas para tutores e 260 para alunos. O prazo de inscrição dos dois editais vai até o dia 15 de fevereiro. O objetivo deste curso é formar profissionais de saúde na área de alimentação e nutrição, com a finalidade de colaborar para a construção e consolidação do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) e do Sistema Único de Saúde (SUS). O curso é uma parceria da Escola, por meio da EAD/ENSP, com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa/MS).

  2. Republicação do edital de inscrição de tutores para o Curso de Aperfeiçoamento em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa

    Foi republicado o edital para seleção de tutores do Curso de Aperfeiçoamento em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa na Modalidade à Distância em função do não preenchimento de todas as vagas inicialmente ofertadas. O novo prazo de inscrição para seleção vai até o dia 21 de janeiro de 2008. O curso tem como objetivo capacitar profissionais da área de saúde e da assistência social, de nível superior e que já atuam na rede básica de assistência à saúde, para a realização de atividades que visam à prevenção de perdas, manutenção e a recuperação da capacidade funcional da população idosa, além do controle de fatores de interferência no estado de saúde dessa população. Ao todo, estão sendo oferecidas 13 vagas dividas entre a região norte e nordeste do país. O público alvo são profissionais de nível superior com experiência comprovada e pós-graduação na área da saúde do idoso ou saúde pública.

  3. Cursos a distância crescem 571%

    O crescimento do número de cursos de educação superior a distância é o maior destaque do Censo da Educação Superior de 2006, divulgado no final de dezembro de 2007, em Brasília. De 2003 a 2006, o número passou de 52 para 349, o que significa aumento de 571%.

  4. EAD lança edital de seleção de tutores presenciais para curso da UAB/Mec

    Estão abertas, até o dia 7 de janeiro de 2008, as inscrições para o processo seletivo de Tutores Presenciais dos pólos de Educação a Distância integrantes do Sistema Universidade Aberta do Brasil do Ministério da Educação que ofertarão os Cursos a Distância da ENSP/Fiocruz.No total serão oferecidas 46 vagas divididas entre os 23 pólos da ENSP que fazem parte da UAB/MEC. Confira a Retificação do Edital (texto completo). . Confira o Edital para seleção de tutores presenciais.

  5. EAD/ENSP avalia 2007 e elabora metas para 2008 em seminário interno

    Com a chegada do fim do ano todas as áreas da Escola fazem uma retrospectiva do trabalho de 2007 e elaboram metas para o ano que está chegando. Pensando nos avanços e conquistas, erros e acertos, toda a equipe da Educação a Distância da ENSP realizou nos dias 17 e 18 de dezembro o Seminário Interno EAD. O encontro, que teve como objetivo avaliar as ações já realizadas e fazer o planejamento para 2008, contou com a participação da coordenação geral, assessorias, coordenadores e tutores de cursos da EAD/ENSP.

  6. Bolsistas de pós-graduação poderão ser tutores em cursos da UAB

    Os bolsistas de pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia (CNPq/MCT) poderão ser tutores da Universidade Aberta do Brasil (UAB), sistema de educação a distância, em nível superior, para formação de professores da educação básica. A informação é do CNPq.

  7. Novo seminário sobre EAD em dezembro

    No dia 10 de dezembro será realizado o Seminário Nacional da EADANIPEAD, com o tema desafios da EAD. Em pauta novos instrumentos para avaliação da EAD: pólos, cursos e IES; o Sistema operacional da avaliação; a sistemática da avaliação externa para IES credenciada em EAD; e a proposta de regulamentação dos decretos (5773 / 5622). O encontro acontecerá no auditório do Centro Universitário UNIEURO, em Brasília (DF).

  8. Brasil cria observatório da inclusão digital

    Um observatório desenvolvido pelo Ministério do Planejamento em parceria com entidades da sociedade civil vai permitir o levantamento do número de iniciativas de inclusão digital existentes no país. O projeto de implantação do Observatório Nacional de Inclusão Digital (Onid) foi apresentado esta semana durante a 6ª Oficina de Inclusão Digital em Salvador, Bahia.

  9. EAD/RJ comemora Dia Nacional destacando a inclusão de deficientes

    É preciso entender a EAD como modelo pedagógico e não como sinônimo de tecnologia, disse a coordenadora da EAD/ENSP, Lúcia Dupret, no Dia Nacional da EAD, comemorado em 27 de novembro. O evento, promovido pelo Pólo Rio de Janeiro da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), teve a participação da ENSP e do Centro de Pesquisa de Pessoal do Exército Brasileiro (Cep). O objetivo do evento foi divulgar a educação a distância como modalidade educativa e promover parcerias que visam o desenvolvimento educacional e cultural do país.

  10. Revista eletrônica do Mec publica projeto e ações voltadas para EAD

    A SEED - Secretaria de Educação a Distância do MEC mantem a Revista Eletrônica Seednet que tem o objetivo de divulgar instantaneamente (on-line) as notícias sobre os projetos e ações que estão sendo realizadas em EAD. A intenção é proporcionar à sociedade brasileira um maior conhecimento dos projetos que a SEED desenvolve em prol de uma educação de qualidade. Além disso, pretende usar o meio eletrônico para disseminar o conhecimento sobre Educação a Distância produzido no Brasil e no mundo visando estimular o uso das ferramentas tecnológicas na área da educação, bem como auxiliar os profissionais que atuam na área na realização de suas atividades.