1. EAD: especialização em Saúde do Trabalho abre inscrições

    Estão abertas incrições para o curso de especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, na modalidade a distância. As dez vagas disponíveis são voltadas para o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Ribeirão Preto (SP). As inscrições acontecerão até o dia 16 de julho. Esse curso visa à formação de profissionais para apoiar a implementação das ações de Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS) com ênfase na Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador.

  2. ENSP elaborará material didático para servidor federal

    A ENSP, por meio do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), será responsável pela elaboração do material didático sobre política pública para o servidor público federal. O objetivo da ação, realizada em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), é a elaboração de conteúdo didático para a capacitação e instrução dos profissionais de saúde vinculados à atenção integral à saúde do servidor público. Coordenadora da equipe técnica e responsável pela elaboração do material, a pesquisadora do Cesteh/ENSP Rita Mattos ressaltou que a iniciativa se deu a partir das ações de saúde e segurança pública no serviço público federal, que até o momento eram dispersas e orientavam-se pelas Normas Regulamentadoras (NRS) do Ministério do Trabalho, destinadas ao trabalhador da iniciativa privada.

  3. Conexão EaD: novas entrevistas disponíveis em site

    O programa Conexão EaD, do Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília (UnB), publicou novas entrevistas com profissionais ligados à prática da Educação a Distância. Dentre os temas disponíveis estão: 'Redes sociais e a educação a distância', 'Acessibilidade para pessoas com deficiência visual em ambientes virtuais de aprendizagem', 'Práticas educativas inovadoras', 'Metodologia e pesquisa em educação a distância', entre outros.

     

  4. Livro discute uso das TICs no ensino a distância

    Foi lançado recentemente o livro As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Desenvolvimento de Profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. A obra é uma importante referência para a formação em Educação a Distância (EAD). O livro traz os avanços obtidos na prática do ensino a distância voltado ao desenvolvimento profissional de trabalhadores para o SUS. Disponível na internet, a obra conta com artigos da coordenadora geral de EAD da ENSP, Lúcia Dupret, e dos profissionais da equipe da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), Vinicius Araújo de Oliveira e Lina Sandra Barreto Brasil.

  5. ENSP recebe prêmio de instituto peruano

    Como fruto da cooperação internacional entre a ENSP e o Peru, o curso de especialização de Biossegurança em Saúde ofertado nesse país acaba de receber um prêmio do Instituto Nacional de Salud (INS) peruano. O prêmio é oferecido aos profissionais e instituições que contribuem para o progresso e melhoria da saúde pública do Peru. Como outros desdobramentos desta cooperação, também estão sendo desenvolvidos um livro de biossegurança para laboratórios, um projeto de assessoria técnica na área, além da elaboração de um guia normativo para laboratórios. A especialização, sob a responsabilidade da coordenadora do Núcleo de Biossegurança do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP (Nubio/DSSA), Telma Abdalla de Oliveira Cardoso, foi desenvolvida no âmbito da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

  6. Inscrições abertas para curso a distância sobre violência

     Estão abertas as inscrições, até o dia 11 de junho, para o curso de Impactos da Violência na Saúde, oferecido na modalidade a distância, com total de 500 vagas disponíveis para todo o Brasil. Este curso tem grande abrangência, sendo voltado para gestores e profissionais de saúde de nível superior de diversas frentes. Entre eles estão pessoas que trabalham com o tema da violência, população em situação de vulnerabilidade social, promoção da saúde e cultura de paz, prevenção e vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis. O edital também informa que, no segundo semestre de 2012, será lançado um edital de seleção para este mesmo curso, porém no nível de especialização. Os profissionais que já estiverem no curso de aperfeiçoamento não poderão concorrer a estas vagas. Acesse aqui o edital e confira todas as informações sobre público-alvo e inscrições.

  7. ENSP forma conselheiros de saúde

    Cientes da importância da comunicação e informação para o exercício do controle social, a Escola Nacional de Saúde Pública, em parceria com a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (Segep/MS) e com o Conselho Nacional de Saúde (CNS), desenvolveu o Curso de Informação e Comunicação em Saúde para o Controle Social. Oferecido na modalidade a distância, é voltado para conselheiros municipais, estaduais e nacionais de saúde e suas inscrições estão abertas até o dia 15 de maio. Na ENSP, a atividade está sob a coordenação das pesquisadoras Ilara Hämmerli Sozzi de Moraes e Silvia Rangel.