1. Livro aborda 15 anos da regulação da ética em pesquisa

    A ENSP acaba de lançar o livro Comitês de ética em pesquisa: teoria e prática. A publicação nasceu da necessidade de sistematizar o embasamento teórico e a experiência acumulada nos últimos anos, após a constituição do sistema de regulação da ética na pesquisa que envolve seres humanos. Organizado pelo pesquisador da ENSP e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, Sergio Rego, e pela coordenadora-geral do Programa, Mariza Palácios, o livro tem 15 capítulos, distribuídos em quatro grandes partes. De acordo com Rego, a publicação é voltada para todos os interessados e, futuramente, estará disponível em acesso aberto.

  2. Recursos Educacionais Abertos: ENSP participa de oficina

    Com o objetivo de avaliar o processo de implementação da Rede Regional de Recursos Educacionais Abertos (REA Rede/OER) e trocar experiências sobre a integração dos repositórios das instituições pertencentes ao Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP/Opas), será realizada a Oficina da Rede REA/ERO na Bireme, de 1 a 3 de agosto de 2012, em São Paulo. A ENSP/Fiocruz, como coordenadora do Nodo-Brasil do CVSP, participará do evento que reunirá cerca de 25 representantes dos países pertencentes ao CVSP.

  3. Curso sobre Impactos da Violência na Saúde: inscrições abertas

    O curso de especialização Impactos da Violência na Saúde está com inscrições abertas até 15 de agosto. Há 90 vagas para o curso, que é oferecido na modalidade a distância e desenvolvido pela ENSP, em parceria com a Secretaria de Atenção à Saúde e a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. O público-alvo são gestores e profissionais lotados em diversas áreas da saúde. Os interessados devem se inscrever no endereço http://inscricao.ead.fiocruz.br/241.

     

  4. Conselheiros de saúde: Rede de Escolas elabora curso

    Dando partida a um projeto que visa qualificar 24 mil conselheiros de saúde, os integrantes da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública se reuniram nos dias 19 e 20 de julho, no Rio de Janeiro, para estruturar as bases do Curso Nacional de Qualificação de Conselhos de Saúde. Essa nova formação visa orientar a prática técnico-política dos conselhos de saúde no Brasil, capacitando seus conselheiros nos temas participação social, democracia, gestão, intersetorialidade e redes. O encontro contou com representantes de diversas escolas e centros formadores. Segundo a secretária executiva da Rede, Tânia Celeste, a ENSP é uma referência para o Ministério da Saúde no que se refere à formação nacional e suas ações facilitam a dinamização da Rede de Escolas e Centros Formadores.

  5. Material de educação permanente em acesso aberto

    Em direção à universalização de todo seu material didático, a ENSP acaba de dar um novo passo: o acesso livre ao conteúdo de mais um curso desenvolvido em um acordo de cooperação entre a Escola, a Fundação Nacional de Saúde (Funesa) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Desta vez, a disponibilização se refere à coleção de um material didático-pedagógico elaborado para apoiar as ações de educação permanente voltadas para gestores e trabalhadores do SUS no Estado de Sergipe. A ideia é que este material seja base para ações de educação permanente, capazes de levar a uma reflexão sobre as práticas realizadas, provocar a discussão coletiva e a socialização de saberes, além de ofertar ensino e tecnologias na área da saúde que possam apoiar a reorientação dos processos de trabalho. Todo o material já está disponível para download na Biblioteca Multimídia da ENSP e no Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP).

  6. Formatura do curso de especialização em Saúde da Família

    Nesta terça-feira (17/7), será a formatura de 360 trabalhadores da Estratégia de Saúde da Família de Mato Grosso do Sul. Oferecido a distância pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), o curso de especialização já atendeu 95% dos trabalhadores de Saúde da Família do Estado. Em dezembro de 2011, outros 400 trabalhadores já haviam concluído o curso.

  7. EAD: especialização em Saúde do Trabalho abre inscrições

    Estão abertas incrições para o curso de especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, na modalidade a distância. As dez vagas disponíveis são voltadas para o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Ribeirão Preto (SP). As inscrições acontecerão até o dia 16 de julho. Esse curso visa à formação de profissionais para apoiar a implementação das ações de Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS) com ênfase na Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador.

  8. ENSP elaborará material didático para servidor federal

    A ENSP, por meio do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), será responsável pela elaboração do material didático sobre política pública para o servidor público federal. O objetivo da ação, realizada em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), é a elaboração de conteúdo didático para a capacitação e instrução dos profissionais de saúde vinculados à atenção integral à saúde do servidor público. Coordenadora da equipe técnica e responsável pela elaboração do material, a pesquisadora do Cesteh/ENSP Rita Mattos ressaltou que a iniciativa se deu a partir das ações de saúde e segurança pública no serviço público federal, que até o momento eram dispersas e orientavam-se pelas Normas Regulamentadoras (NRS) do Ministério do Trabalho, destinadas ao trabalhador da iniciativa privada.

  9. Conexão EaD: novas entrevistas disponíveis em site

    O programa Conexão EaD, do Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília (UnB), publicou novas entrevistas com profissionais ligados à prática da Educação a Distância. Dentre os temas disponíveis estão: 'Redes sociais e a educação a distância', 'Acessibilidade para pessoas com deficiência visual em ambientes virtuais de aprendizagem', 'Práticas educativas inovadoras', 'Metodologia e pesquisa em educação a distância', entre outros.