1. Alimentação e nutrição: cursos em EAD com inscrições abertas

    Os cursos de especialização em Alimentação e Nutrição na Atenção Básica e Gestão da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, oferecidos pela ENSP, na modalidade a distância, estão com inscrições abertas para alunos até o dia 9 de novembro. Os cursos são desenvolvidos em parceria com a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição, do Departamento de Atenção Básica, da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde (CGAN/DAB/SAS/MS), com total de 200 vagas disponíveis em cada um deles.

  2. Conselheiros de Saúde no Brasil: inscrições abertas

    O Curso Nacional de Qualificação de Conselhos de Saúde está com edital aberto para seleção de alunos até 2 de outubro. Trata-se de uma parceria da Vice-Direção de Cooperação e Escola de Governo da ENSP/Fiocruz com a Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública e a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde para orientar a prática técnico-política dos conselhos de saúde no Brasil. Para concorrer à vaga, é necessário ser conselheiro municipal ou estadual de saúde, ser indicado pelo respectivo conselho de saúde, possuir conhecimentos básicos de informática, ter e-mail e disponibilidade de dez horas semanais para desempenhar as atividades propostas. As inscrições devem ser feitas na página da Educação a Distância da ENSP. Acesse o edital.

  3. Programa EAD/UAB oferece vagas para cursos

    Na terceira edição do convênio da ENSP, por meio da Educação a Distância, com a Universidade Aberta do Brasil, do Ministério da Educação (UAB/MEC), a Escola está com diversas vagas abertas para alunos e tutores em quatro cursos oferecidos no programa UAB/ENSP. Ao todo, são 1.100 vagas para alunos. São dois cursos de especialização (Ativação de processos de mudança na formação superior de profissionais de saúde e Gestão em saúde) e dois de aperfeiçoamento (Formação de facilitadores de educação permanente em saúde e Vigilância sanitária). Clayre Lopez, uma das coordenadoras do programa e integrante da EAD/ENSP, o grande salto do convênio é a parceria interministerial entre a saúde e a educação.

  4. Demanda por mestrado profissional cresce 145%

    "O compromisso da Escola com a formação de recursos humanos para o SUS é um diferencial", afirmou a coordenadora de Pós-Graduação da Fiocruz, Cristina Guilam, durante a mesa de abertura do II Seminário do Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde. Com a participação de 50 mestres já formados pelo curso e muitos dos profissionais que trabalharam em sua elaboração, o encontro debateu a evolução do mestrado profissional na Fiocruz, as conquistas e novos desafios dos cursos desenvolvidos nessa modalidade pela ENSP. Segundo Cristina, de 2006 a 2011, a procura por cursos de mestrado profissional na Fundação cresceu 145%, ao passo que o mestrado acadêmico teve aumento de 24,7%.

  5. Livro aborda 15 anos da regulação da ética em pesquisa

    A ENSP acaba de lançar o livro Comitês de ética em pesquisa: teoria e prática. A publicação nasceu da necessidade de sistematizar o embasamento teórico e a experiência acumulada nos últimos anos, após a constituição do sistema de regulação da ética na pesquisa que envolve seres humanos. Organizado pelo pesquisador da ENSP e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, Sergio Rego, e pela coordenadora-geral do Programa, Mariza Palácios, o livro tem 15 capítulos, distribuídos em quatro grandes partes. De acordo com Rego, a publicação é voltada para todos os interessados e, futuramente, estará disponível em acesso aberto.

  6. Recursos Educacionais Abertos: ENSP participa de oficina

    Com o objetivo de avaliar o processo de implementação da Rede Regional de Recursos Educacionais Abertos (REA Rede/OER) e trocar experiências sobre a integração dos repositórios das instituições pertencentes ao Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP/Opas), será realizada a Oficina da Rede REA/ERO na Bireme, de 1 a 3 de agosto de 2012, em São Paulo. A ENSP/Fiocruz, como coordenadora do Nodo-Brasil do CVSP, participará do evento que reunirá cerca de 25 representantes dos países pertencentes ao CVSP.

  7. Curso sobre Impactos da Violência na Saúde: inscrições abertas

    O curso de especialização Impactos da Violência na Saúde está com inscrições abertas até 15 de agosto. Há 90 vagas para o curso, que é oferecido na modalidade a distância e desenvolvido pela ENSP, em parceria com a Secretaria de Atenção à Saúde e a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. O público-alvo são gestores e profissionais lotados em diversas áreas da saúde. Os interessados devem se inscrever no endereço http://inscricao.ead.fiocruz.br/241.

     

  8. Conselheiros de saúde: Rede de Escolas elabora curso

    Dando partida a um projeto que visa qualificar 24 mil conselheiros de saúde, os integrantes da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública se reuniram nos dias 19 e 20 de julho, no Rio de Janeiro, para estruturar as bases do Curso Nacional de Qualificação de Conselhos de Saúde. Essa nova formação visa orientar a prática técnico-política dos conselhos de saúde no Brasil, capacitando seus conselheiros nos temas participação social, democracia, gestão, intersetorialidade e redes. O encontro contou com representantes de diversas escolas e centros formadores. Segundo a secretária executiva da Rede, Tânia Celeste, a ENSP é uma referência para o Ministério da Saúde no que se refere à formação nacional e suas ações facilitam a dinamização da Rede de Escolas e Centros Formadores.

  9. Material de educação permanente em acesso aberto

    Em direção à universalização de todo seu material didático, a ENSP acaba de dar um novo passo: o acesso livre ao conteúdo de mais um curso desenvolvido em um acordo de cooperação entre a Escola, a Fundação Nacional de Saúde (Funesa) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Desta vez, a disponibilização se refere à coleção de um material didático-pedagógico elaborado para apoiar as ações de educação permanente voltadas para gestores e trabalhadores do SUS no Estado de Sergipe. A ideia é que este material seja base para ações de educação permanente, capazes de levar a uma reflexão sobre as práticas realizadas, provocar a discussão coletiva e a socialização de saberes, além de ofertar ensino e tecnologias na área da saúde que possam apoiar a reorientação dos processos de trabalho. Todo o material já está disponível para download na Biblioteca Multimídia da ENSP e no Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP).

  10. Formatura do curso de especialização em Saúde da Família

    Nesta terça-feira (17/7), será a formatura de 360 trabalhadores da Estratégia de Saúde da Família de Mato Grosso do Sul. Oferecido a distância pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), o curso de especialização já atendeu 95% dos trabalhadores de Saúde da Família do Estado. Em dezembro de 2011, outros 400 trabalhadores já haviam concluído o curso.